INSCRIÇÃO: 00580
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: Sonhos de Maio
 
AUTORES: Weverson Junior Santos do Nascimento (Universidade do Oeste Paulista); Thaisa Sallum Bacco (Universidade do Oeste Paulista)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo humanizado , Lumen et Fides, Presidente Prudente, Videodocumentário,
 
RESUMO
Sonhos de Maio é um documentário que trata da Associação de Desenvolvimento de Crianças Limitadas - Lumen et Fides, localizada em Presidente Prudente (SP), que há 30 anos oferece tratamento na área de saúde e educação, atendendo crianças e adultos com deficiências múltiplas e transtorno do espectro do autismo em habilitação. O filme, de 67 minutos, traça um panorama das três décadas de atendimento a partir do jornalismo humanizado, promovendo as visões dos atendidos, profissionais e fundadores que contribuíram com a história da instituição. O documentário foi desenvolvido a partir de uma pesquisa científica que tinha como proposta contributiva levar ao conhecimento da sociedade os atendimentos oferecidos e como a instituição pode contribuir na vida da pessoa com deficiência.
 
INTRODUÇÃO
No mundo existem diversos tipos de deficiências. Elas podem ser congênitas, adquiridas no período de gestação, terem origem genética (hereditárias) e se apresentarem nos primeiros dias de vida de um indivíduo ou podem ser consequência de doenças, traumas e lesões. ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 切氀琀椀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀漀 挀攀渀猀漀 搀攀洀漀最爀昀椀挀漀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 ⠀䤀䈀䜀䔀Ⰰ ㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 㐀㔀⸀㘀 㘀⸀ 㐀㠀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀挀氀愀爀愀爀愀洀 琀攀爀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 甀洀愀 搀愀猀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀甀搀椀琀椀瘀愀Ⰰ 洀漀琀漀爀愀Ⰰ 洀攀渀琀愀氀 漀甀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀 愀 ㈀㌀Ⰰ㤀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ Em Presidente Prudente, o último levantamento feito pelo IBGE (2010), apontou que 43.936 pessoas possuem pelo menos uma das deficiências investigadas: visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. No município, o IBGE (2010) apresentou que existem 58 entidades de assistência social e de saúde, classificadas sem fins lucrativos. ਀唀洀愀 搀攀猀猀愀猀 攀渀琀椀搀愀搀攀猀  漀 琀攀洀愀 搀漀 瘀椀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀爀椀愀渀愀猀 䰀椀洀椀琀愀搀愀猀 ⴀ 䰀甀洀攀渀 攀琀 䘀椀搀攀猀Ⰰ 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀 猀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀猀 挀漀洀漀 渀攀甀爀漀洀漀琀漀爀愀猀 攀 渀攀甀爀漀洀甀猀挀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 昀猀椀挀愀猀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 挀漀洀漀 氀椀洀椀琀愀攀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀⸀ 䔀洀 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 倀爀甀搀攀渀琀攀Ⰰ 愀 氀椀洀椀琀愀漀 昀猀椀挀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 䤀䈀䜀䔀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 ㄀㔀⸀㤀㤀㌀ 挀愀猀漀猀⸀ 䄀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 䰀甀洀攀渀 琀愀洀戀洀 栀愀戀椀氀椀琀愀 愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 搀漀 愀甀琀椀猀洀漀 ⠀吀䔀䄀⤀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀⸀  Caracterizada como instituição filantrópica, a Lumen foi fundada em 15 de maio de 1987, por um grupo de pais com filhos deficientes. Eles tinham como objetivo melhorar a funcionalidade e independência de seus filhos, assim como socializá-los (LUMEM ET FIDES, 2012, p.6). A Lumen completou 30 anos em 2017 e atualmente atende 150 pessoas do município e região.਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀愀 䰀甀洀攀渀 攀琀 䘀椀搀攀猀 渀漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 挀漀洀 氀椀洀椀琀愀攀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 攀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 搀漀 愀甀琀椀猀洀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 攀洀戀愀猀漀甀 漀 瘀椀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 匀漀渀栀漀猀 搀攀 䴀愀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瘀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀愀 䰀甀洀攀渀 攀琀 䘀椀搀攀猀 渀漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 挀漀洀 氀椀洀椀琀愀攀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 攀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 搀漀 愀甀琀椀猀洀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 ㌀  愀渀漀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 琀爀愀愀爀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 栀椀猀琀爀椀挀漀 挀漀洀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀愀琀漀猀 漀挀漀爀爀椀搀漀猀 渀愀猀 琀爀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 渀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 猀愀切搀攀 攀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ 匀漀渀栀漀猀 搀攀 䴀愀椀漀 琀攀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀Ⰰ 漀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 搀漀 愀甀琀椀猀洀漀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 䰀甀洀攀渀 攀琀 䘀椀搀攀猀 渀愀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀 漀 愀瀀漀椀漀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 渀愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 猀漀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀愀焀甀攀氀愀猀 愀猀猀攀最甀爀愀搀愀猀 愀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 漀甀 挀漀洀甀洀 愀 琀漀搀漀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀 愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 昀漀椀 洀愀渀琀椀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 氀愀爀攀猀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 漀 挀漀渀瘀瘀椀漀 攀 愀 猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 搀攀 渀漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀⸀ Ao se tratar de igualdade e integração social, o decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, regulamentou a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência no exercício de seus direitos básicos, como a educação, a saúde, o trabalho, o lazer e a previdência social, decorrentes da constituição e das leis que propiciem o bem-estar pessoal, social e econômico (BRASIL, 1999).਀䌀漀洀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 愀猀猀攀最甀爀愀搀漀猀 瀀漀爀 氀攀椀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 挀愀戀攀 愀漀 倀漀搀攀爀 倀切戀氀椀挀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 漀 瀀氀攀渀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 挀漀洀漀 愀 攀搀甀挀愀漀 攀 愀 猀愀切搀攀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 漀昀攀爀攀挀攀爀 攀猀猀攀猀 搀漀椀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 攀洀 甀洀 猀 氀甀最愀爀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 攀洀 ㄀㤀㠀㜀 愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀爀椀愀渀愀猀 䰀椀洀椀琀愀搀愀猀 ⴀ 䰀甀洀攀渀 攀琀 䘀椀搀攀猀Ⰰ 攀洀 搀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀愀椀猀 昀甀渀搀愀搀漀爀攀猀 渀愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 渀愀 爀攀搀攀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 爀攀最甀氀愀爀 攀洀 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 倀爀甀搀攀渀琀攀 ⠀匀倀⤀⸀ 䠀 ㌀  愀渀漀猀Ⰰ 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 漀昀攀爀攀挀攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 洀甀氀琀椀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 愀甀琀椀猀洀漀 攀 搀愀猀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 ⠀渀攀甀爀漀洀漀琀漀爀愀 攀 渀攀甀爀漀洀甀猀挀甀氀愀爀⤀⸀ A escolha da instituição Lumen para a produção do videodocumentário foi motivada por oferecer continuidade do tratamento oferecido independente da idade ou condição física, psíquica e motora do assistido. Também por possuir tratamento de equoterapia (considerado o primeiro centro do Brasil dentro de uma instituição), além de sala de estímulos multissensoriais pioneira no município. E por ser a primeira entidade a realizar atendimento do transtorno do espectro do autismo em Presidente Prudente (SP).਀伀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀漀 昀椀氀洀攀 瀀爀漀瀀攀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 愀 䰀甀洀攀渀 攀琀 䘀椀搀攀猀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀攀搀愀最最椀挀愀猀 攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 渀愀 爀攀愀 搀愀 猀愀切搀攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 ㌀  愀渀漀猀 攀 挀漀洀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀⸀ A relevância social do audiovisual está em proporcionar a disseminação de informações sobre a Lumen et Fides que contribui com atendimentos voltados à saúde e à educação da pessoa com deficiência e assim revelar, a partir de um videodocumentário, o papel da instituição para as famílias que possuem pessoa com deficiência e para estudantes e profissionais das áreas de atuação (saúde e educação).਀䔀洀 琀攀爀洀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 渀漀爀琀攀漀甀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 洀漀猀琀爀愀ⴀ猀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀 漀 甀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 焀甀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀 攀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Sonhos de Maio foi realizado a partir dos resultados de uma pesquisa científica realizada na disciplina de Projeto Experimental como requisitos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que identificou as contribuições da Lumen et Fides no atendimento de crianças e adultos com deficiências múltiplas e o transtorno do espectro do autismo. A pesquisa buscou identificar quais eram as famílias atendidas pela instituição; como funcionavam os serviços oferecidos pela unidade, em especial, aqueles pioneiros no atendimento como equoterapia e sala de estímulos multissensoriais e quais eram as histórias dos pacientes atendidos pela instituição que poderiam auxiliar a sociedade a entender melhor o trabalho.਀ 倀愀爀愀 爀攀瘀攀氀愀爀 攀猀猀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 渀漀 瘀椀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀漀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀愀 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀椀瀀漀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀攀挀甀琀愀爀 攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 昀漀椀 愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 漀 洀甀渀搀漀 攀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 琀爀愀搀甀稀椀搀愀 攀洀 渀切洀攀爀漀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䜀椀氀 ⠀㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀㈀㜀⤀Ⰰ  甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 瘀椀猀漀 最攀爀愀氀 搀攀 琀椀瀀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀挀攀爀挀愀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 昀愀琀漀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀  爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀  瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 攀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 搀椀昀挀椀氀 猀漀戀爀攀 攀氀攀 昀漀爀洀甀氀愀爀 栀椀瀀琀攀猀攀猀 瀀爀攀挀椀猀愀猀 攀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ᴀ A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e como método o estudo de caso, que permitiu aos pesquisadores conhecerem a Lumen et Fides de forma aprofundada. ਀倀愀爀愀 夀椀渀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 漀 洀琀漀搀漀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀搀漀爀 爀攀琀攀渀栀愀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀猀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀愀 瘀椀搀愀 爀攀愀氀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 漀猀 挀椀挀氀漀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 搀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 最爀甀瀀漀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 攀猀挀漀氀愀爀⸀ 䐀攀猀琀攀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀Ⰰ  爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 洀攀渀挀椀漀渀愀爀 焀甀攀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 漀 洀琀漀搀漀 愀甀砀椀氀椀漀甀 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀⸀ Os instrumentos para coleta de dados utilizados se dividiram em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com entrevistas em profundidade do tipo semiaberta e pesquisa e análise documental. Como ponto de partida, a pesquisa bibliográfica foi realizada para embasamento teórico sobre os temas deficiência e documentário.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䰀愀欀愀琀漀猀 攀 䴀愀爀挀漀渀椀 ⠀㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀㄀㘀㘀⤀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 愀 猀攀爀 攀猀琀甀搀愀搀漀Ⰰ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 挀漀洀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 昀漀椀 攀猀挀爀椀琀漀Ⰰ 搀椀琀漀 漀甀 昀椀氀洀愀搀漀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ᴀ†伀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 戀甀猀挀愀爀愀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 㠀  氀攀椀琀甀爀愀猀 攀 昀椀挀栀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 伀攀猀琀攀 倀愀甀氀椀猀琀愀 ⠀唀渀漀攀猀琀攀⤀ 攀 琀愀洀戀洀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀⸀ A pesquisa de campo foi utilizada para obter informações sobre o objeto de estudo e conhecer melhor os atendidos pela Lumen. Lakatos e Marconi (2010, p.169) definem que a pesquisa de campo é utilizada com o objetivo de conseguir informações ou conhecimentos acerca de um problema, “[...] para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou, ainda, de descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles.” Os pesquisadores estiveram a campo, convivendo na Lumen, durante 15 dias e observaram o trabalho desenvolvido pela instituição, levantando informações por meio de pré-entrevistas sobre o desenvolvimento histórico dos 30 anos, os atendimentos nas áreas de saúde e educação e busca por personagens que iriam compor o videodocumentário, ou seja, tornou-se fundamental também para levantar os nomes das fontes que seriam entrevistadas em profundidade.਀匀攀最甀渀搀漀 䐀甀愀爀琀攀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀 搀漀椀猀 琀椀瀀漀猀㨀 愀 愀戀攀爀琀愀 攀 猀攀洀椀愀戀攀爀琀愀⸀ 䄀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 昀漀椀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀洀椀愀戀攀爀琀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀琀椀甀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀 猀攀爀 愀氀琀攀爀愀搀漀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀搀愀瀀琀瘀攀氀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 昀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 一攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 ㈀㜀 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 伀 挀爀椀琀爀椀漀 搀攀 猀攀氀攀漀 昀漀椀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀愀猀 搀漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 䰀甀洀攀渀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ Outra técnica para coleta de dados foi a pesquisa e análise documental utilizada para acompanhar a evolução da Lumen ao longo dos 30 anos, em material disponível pela instituição. Para Gil (2012, p.51), a análise documental pode ser utilizada como técnica quando “[...] a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com objetivos da pesquisa.”਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 氀攀瘀愀渀琀漀甀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 愀琀愀猀 搀攀 爀攀甀渀椀攀猀Ⰰ 攀猀琀愀琀甀琀漀猀Ⰰ 搀攀挀爀攀琀漀猀 搀攀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 ⠀䘀攀搀攀爀愀氀Ⰰ 䔀猀琀愀搀甀愀氀 攀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀⤀Ⰰ 愀琀攀猀琀愀搀漀猀 搀攀 攀渀琀椀搀愀搀攀 戀攀渀攀昀椀挀攀渀琀攀 搀攀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 挀攀爀琀椀搀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀 樀甀爀搀椀挀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀猀攀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 漀戀琀攀瘀攀 昀漀琀漀猀 攀 瘀搀攀漀猀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀猀搀攀 猀甀愀 昀甀渀搀愀漀 愀琀 漀猀 搀椀愀猀 搀攀 愀琀甀愀椀猀 攀 昀漀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 猀漀氀椀挀椀琀愀搀愀猀 猀 昀愀洀氀椀愀猀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ A análise dos resultados foi realizada pela técnica da triangulação dos dados coletados. Para Triviños (1987, p.138), este tipo de análise busca abranger máxima descrição, explicação e compreensão do foco em estudo: “Parte de princípios que sustentam que é impossível conceber a existência isolada de um fenômeno social, sem raízes históricas, sem significados culturais e sem vinculações estreitas e essenciais como uma macrorrealidade social.”਀一攀猀琀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀Ⰰ 漀猀 搀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 昀漀爀愀洀 挀爀甀稀愀搀漀猀 攀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 焀甀攀 洀漀琀椀瘀愀爀愀洀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 焀甀愀椀猀 愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀愀 䰀甀洀攀渀 攀琀 䘀椀搀攀猀 渀漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 挀漀洀 氀椀洀椀琀愀攀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 攀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 搀漀 愀甀琀椀猀洀漀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Sonhos de Maio buscou aproximar o público da realidade da pessoa com deficiência sustentado em dois macrotemas: história da instituição e seus atendimentos. Dentro destes recortes os microtemas possibilitaram construir de forma intercalada blocos que definissem o trabalho e os reflexos dos atendimentos na vida da pessoa com deficiência.਀伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 挀漀洀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀猀 爀攀愀椀猀 搀攀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 琀洀 愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀 攀洀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 渀漀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 猀漀洀攀渀琀攀 ᰀ漠 焀甀Ⰰ 焀甀攀洀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀Ⰰ 漀渀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 攀 瀀漀爀 焀甀ᴀ†攀 猀椀洀 漀 ᰀ攠 搀愀ᴀ†搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀  Determinado o caminho o próximo passo foi aprofundar os estudos sobre o gênero documentário. Para Nichols (2010), real ou ficcional, documentar é o ato de contar histórias que podem ser divididas em dois tipos. A escolhida pelo grupo para nortear a pesquisa que relevou em Sonhos de Maio é conhecida como documentário de representação social, chamado também de não ficção, que tem como objetivo explorar e proporcionar novas visões de mundo, ou seja, parte da necessidade de relatar histórias e compreender o processo de onde estão inseridas. ਀伀甀琀爀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀爀琀攀 攀洀 匀漀渀栀漀猀 搀攀 䴀愀椀漀 昀漀椀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 匀漀甀稀愀 ⠀㈀  㜀⤀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀 搀 焀甀愀渀搀漀 愀 渀漀琀挀椀愀 愀樀甀搀愀 渀漀 攀渀挀愀搀攀愀洀攀渀琀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 瀀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 渀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀⸀ ᰀ匠攀 樀 攀砀椀猀琀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 猀椀渀琀攀琀椀稀愀 漀 氀攀愀搀Ⰰ 爀攀挀漀爀爀攀爀 愀 攀氀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀愀 攀昀椀挀愀稀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀愀爀愀 愀最椀氀椀稀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀爀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀爀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 ᰀ瀠漀爀焀甀猀ᴀ⸠ ⠀匀伀唀娀䄀Ⰰ ㈀  㜀⤀  Para Carvalho (2006), o principal objetivo de todo documentário jornalístico é buscar o máximo de informações sobre um determinado tema através de entrevistas, captação de imagens ilustrativas, e de uma edição formadora do discurso ou da abordagem sobre um assunto em profundidade, cercando todos os seus ângulos.਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀攀 椀渀椀挀椀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 椀搀攀椀愀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀愀椀爀 搀漀 瀀愀瀀攀氀⸀ 䌀漀洀漀 昀漀椀 搀椀琀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 挀漀洀漀 愀氀椀挀攀爀挀攀 琀漀搀愀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀愀渀琀漀甀 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀 渀漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 洀切氀琀椀瀀氀愀 攀 漀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 搀漀 愀甀琀椀猀洀漀 渀漀猀 猀攀甀猀 ㌀  愀渀漀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ Para o desenvolvimento do filme Sonhos de Maio os processos foram divididos em pré-produção, produção e pós-produção. ਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 攀渀琀爀愀爀愀洀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 愀 猀攀爀 爀攀瘀攀氀愀搀漀 渀漀 瘀椀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 琀攀洀瀀漀 椀渀琀攀最爀愀氀 搀甀爀愀渀琀攀 ㄀㔀 搀椀愀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀猀 攀 琀攀爀愀瀀椀愀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 攀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀  瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀 琀愀洀戀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀  As setes histórias de pessoas com deficiências retratadas em Sonhos de Maio (Gabriele Tavares, Enzo Ferraz, Jessé Ferraz Lorenzo Alves, Bruno Chiantaretto, Rafael Honório e Manuela Miranda) foram selecionadas a fim de retratar famílias que representassem as diferentes realidades trabalhadas pela instituição, trazendo também o relato humanizado de quem tem ou convive com a deficiência.਀倀愀爀愀 匀漀甀稀愀 ⠀㈀  㜀⤀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 漀 氀甀最愀爀 漀渀搀攀 漀 搀攀瀀漀攀渀琀攀 ᰀ朠愀渀栀愀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 瘀漀稀ᴀⰠ 洀愀猀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 挀甀樀漀 愀氀椀挀攀爀挀攀  漀 攀洀戀愀琀攀 攀渀琀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ ᰀ䔠猀猀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀漀稀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀攀 瀀漀猀猀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 漀甀 挀漀渀挀氀甀猀漀⸀ᴀ†⠀匀伀唀娀䄀Ⰰ ㈀  㜀⤀ Após a etapa de apuração, iniciou-se a proposta de filmagem de Sonhos de Maio que partiu da concepção de Puccini (2007) ao interpretar o modelo sugerido por Rabiger que transcreve evidências e preocupações. Neste modelo, sugere-se pensar na hipótese de trabalho e interpretação, tema e exposição do tema, sequências de ação, personagens principais, público-alvo e expectativa de resposta de audiência, entrevistas, estrutura e resolução. Este modelo foi seguido nas etapas de pesquisa de campo e auxiliou para que os pesquisadores chegassem à produção do documentário.਀一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 猀漀戀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 匀漀渀栀漀猀 搀攀 䴀愀椀漀⸀ 䄀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀漀 椀渀挀椀漀 搀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 昀愀稀椀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀洀 挀漀洀漀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 渀漀 甀猀漀 搀攀 琀攀爀洀椀渀漀氀漀最椀愀猀⸀ 一攀猀琀愀 漀挀愀猀椀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀洀 瘀搀攀漀Ⰰ 琀漀洀愀渀搀漀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 搀攀 渀漀 漀猀 椀渀昀攀爀椀漀爀椀稀愀爀⸀  Na produção, durante duas semanas os pesquisadores conseguiram produzir 27 entrevistas que totalizaram 11 horas brutas de material captado e também foram gravadas 14h35 minutos de imagem que demonstravam a realidade dos personagens e da instituição. ਀䄀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀  洀愀爀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 挀愀瀀琀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 倀甀挀挀椀渀椀 ⠀㈀  㜀⤀ 爀攀猀猀愀氀琀愀 焀甀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 愀搀焀甀椀爀攀 琀漀琀愀氀 挀漀渀琀爀漀氀攀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ Sobre as entrevistas, Puccini (2007) reforça que as estruturações dos trechos servem apenas como uma base para que se possa pensar nas sequências de imagens intercaladas ou sobrepostas às entrevistas. ਀儀甀愀渀琀漀  挀爀漀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 匀漀渀栀漀猀 搀攀 䴀愀椀漀 爀攀挀攀戀攀甀 甀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 渀漀 挀爀漀渀漀氀最椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 爀攀瘀攀氀愀搀漀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 洀攀猀挀氀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀猀 愀琀攀渀搀椀搀漀猀⸀ 倀甀挀挀椀渀椀 ⠀㈀  㜀⤀ 爀攀猀猀愀氀琀愀 焀甀攀 攀猀琀愀 愀漀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀猀 挀漀洀漀 猀甀爀瀀爀攀猀愀 攀 猀甀猀瀀攀渀猀攀⸀ No processo de pós-produção, as entrevistas transcritas foram cruciais para construção do roteiro do filme. Um processo desgastante para extrair do material bruto fragmentos importantes e o desafio da sequência dos personagens contar somente uma história. ਀䔀渀挀攀爀爀愀搀愀 愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 匀漀渀栀漀猀 搀攀 䴀愀椀漀  甀洀 昀椀氀洀攀 搀攀 㘀㜀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 猀攀琀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 猀攀 挀爀甀稀愀洀 攀洀 甀洀 切渀椀挀漀 氀甀最愀爀㨀 愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀爀椀愀渀愀猀 䰀椀洀椀琀愀搀愀猀 ጀ†䰀甀洀攀渀 攀琀 䘀椀搀攀猀Ⰰ 攀洀 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 倀爀甀搀攀渀琀攀 ⠀匀倀⤀⸀ 伀 瘀椀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 洀漀猀琀爀愀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀 瘀椀搀愀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀 愀 爀攀昀氀攀琀椀爀 漀 瘀愀氀漀爀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀ 刀攀瘀攀氀愀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 ㌀  愀渀漀猀 搀攀 昀甀渀搀愀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀猀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 渀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 猀愀切搀攀 攀 攀搀甀挀愀漀 瀀愀爀愀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 洀切氀琀椀瀀氀愀 攀 漀 吀䔀䄀⸀ Sonho faz referência aos relatos escutados pelos pesquisadores ao longo da pesquisa na instituição Lumen et Fides. Exemplo: sonhos dos pais fundadores em encontrar o melhor lugar e o melhor atendimento a seus filhos e sonhos de que as políticas públicas se voltem à pessoa com deficiência. Maio faz referência ao aniversário da instituição Lumen, no dia 15 de maio de 1987, mas também porque no dia 15 de maio comemora-se o Dia Internacional das Famílias, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU).਀伀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 匀漀渀栀漀猀 搀攀 䴀愀椀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 攀洀 搀漀椀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 昀攀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀漀洀攀洀漀爀愀漀 瀀爀椀瘀愀搀愀 搀漀猀 ㌀  愀渀漀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 挀攀爀椀洀渀椀愀 渀漀 搀椀愀 ㄀㈀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 䌀愀猀愀 搀漀猀 䴀搀椀挀漀猀 攀洀 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 倀爀甀搀攀渀琀攀 ⠀匀倀⤀ 攀 爀攀挀攀戀攀甀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 攀砀ⴀ瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 搀愀 䰀甀洀攀渀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀漀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀⸀  Já o lançamento público aconteceu no dia 31 de maio no Campus II da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Na ocasião estiveram presentes entrevistados, profissionais da Lumen, colaboradores, autoridades públicas, imprensa, familiares e professores. ਀匀漀渀栀漀猀 搀攀 䴀愀椀漀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀切戀氀椀挀愀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀焀䔀䔀氀䬀眀娀礀樀欀䄀⤀ 攀 爀攀挀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀挀椀洀愀 搀攀 㐀   瘀椀攀眀猀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
Sonhos de Maio buscou documentar as contribuições da Lumen et Fides no atendimento a deficientes com limitações múltiplas e transtorno do espectro do autismo ao longo de 30 anos de sua história. ਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 焀甀攀 搀攀猀搀攀 猀甀愀 昀漀爀洀愀漀 瀀爀攀稀愀 瀀漀爀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 甀洀 猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 栀愀戀椀氀椀琀愀爀 愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ 匀攀甀猀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 瀀椀漀渀攀椀爀漀猀Ⰰ 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㤀 Ⰰ 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 愀 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 倀爀甀搀攀渀琀攀 ⠀匀倀⤀ 爀攀挀甀爀猀漀猀 愀渀琀攀猀 渀漀 瘀椀猀琀漀猀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀 挀愀猀漀 搀愀 攀焀甀漀琀攀爀愀瀀椀愀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀 渀愀 焀甀愀氀 愀 䰀甀洀攀渀  瀀椀漀渀攀椀爀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 挀漀洀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀  Outro importante relato em destaque é que a Lumen não contribui somente nos atendimentos de saúde e educação, mas também fora com a socialização da pessoa com deficiência, ou seja, o trabalho de estimular a funcionalidade e independência do indivíduo. Apresenta também a realidade de uma entidade que não contribui somente com seus assistidos, mas oferece apoio às famílias no que diz respeito à aceitação do diagnóstico e a manutenção deste ao longo dos anos. ਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀爀愀稀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 洀甀渀搀漀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀漀 猀漀 琀爀愀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 猀漀 洀椀渀椀洀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀漀 渀漀 挀愀猀漀 搀愀猀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀⸀ 䌀漀氀漀挀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 搀椀猀挀甀猀猀漀 琀愀洀戀洀 漀 琀攀洀愀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀 猀攀爀 瀀愀甀琀愀搀漀Ⰰ 洀愀猀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 漀甀瘀椀爀 愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀洀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀洀甀渀猀 搀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀⸀  A utilização do videodocumentário mostra o valor de uma instituição que oferece apoio a diversas famílias, o que muitas vezes não seria encontrado pelos pais. O documentário revela para sociedade um mundo real que precisa ser discutido e disseminado, ou seja, a importância da integração da pessoa com deficiência.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䐀攀挀爀攀琀漀 渀먀 ㌀⸀㈀㤀㠀Ⰰ 搀攀 ㈀  搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㄀㤀㤀㤀⸀ 刀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀 愀 䰀攀椀 渀漀 㜀⸀㠀㔀㌀Ⰰ 搀攀 ㈀㐀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㄀㤀㠀㤀Ⰰ 搀椀猀瀀攀 猀漀戀爀攀 愀 倀漀氀琀椀挀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 䤀渀琀攀最爀愀漀 搀愀 倀攀猀猀漀愀 倀漀爀琀愀搀漀爀愀 搀攀 䐀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀渀猀漀氀椀搀愀 愀猀 渀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀漀琀攀漀Ⰰ 攀 搀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀瘀椀搀渀挀椀愀猀⸀ 倀愀氀挀椀漀 搀漀 倀氀愀渀愀氀琀漀 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀䘀Ⰰ ㈀  搀攀稀⸀ ㄀㤀㤀㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀氀愀渀愀氀琀漀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀挀椀瘀椀氀开 ㌀⼀搀攀挀爀攀琀漀⼀䐀㌀㈀㤀㠀⸀栀琀洀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㔀 樀愀渀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䴀愀爀挀椀愀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 倀䨀㨀䈀爀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 䔀搀⸀  㜀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀挀愀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀瀀樀戀爀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀攀渀猀愀椀漀猀㜀开搀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 搀攀 洀愀爀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 倀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 䤀渀㨀 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀㬀 䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㈀⸀攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 㘀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀一匀吀䤀吀唀吀伀 䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䜀䔀伀䜀刀䄀䘀䤀䄀 䔀 䔀匀吀䄀吀촀匀吀䤀䌀䄀 ጀ†䤀䈀䜀䔀 ㈀ ㄀ ⸀ 䌀愀爀琀椀氀栀愀 搀漀 䌀攀渀猀漀 ㈀ ㄀ 㨀 倀攀猀猀漀愀 挀漀洀 䐀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䤀䈀䜀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀攀猀猀漀愀挀漀洀搀攀昀椀挀椀攀渀挀椀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀愀瀀瀀⼀猀椀琀攀猀⼀搀攀昀愀甀氀琀⼀昀椀氀攀猀⼀瀀甀戀氀椀挀愀挀漀攀猀⼀挀愀爀琀椀氀栀愀ⴀ挀攀渀猀漀ⴀ㈀ ㄀ ⴀ瀀攀猀猀漀愀猀ⴀ挀漀洀ⴀ搀攀昀椀挀椀攀渀挀椀愀爀攀搀甀稀椀搀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀 猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀瘀愀 䴀愀爀椀愀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 䴀愀爀椀渀愀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 㜀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀䴀䔀一 䔀吀 䘀䤀䐀䔀匀⸀ ㈀㔀 愀渀漀猀⸀ 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 倀爀甀搀攀渀琀攀㨀 倀爀漀最爀愀昀 倀爀漀樀攀琀漀猀 䜀爀昀椀挀漀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀ⴀ⸀ 䔀搀椀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀 䨀甀戀椀氀攀甀 搀攀 倀爀愀琀愀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 㔀⸀攀搀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀㨀 搀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀  瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ ㈀  㜀⸀ ㈀㌀㘀 昀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䴀甀氀琀椀洀攀椀漀猀⤀ ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䄀爀琀攀猀Ⰰ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 眀眀眀⸀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀搀椀最椀琀愀氀⸀甀渀椀挀愀洀瀀⸀戀爀⼀搀漀挀甀洀攀渀琀⼀㼀挀漀搀攀㴀瘀琀氀猀   㐀㌀㤀㘀㄀㤀☀昀搀㴀礀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䐀伀一 伀一ⴀ䰀䤀一䔀 刀攀瘀椀猀琀愀 䐀椀最椀琀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 渀⸀㘀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀㌀ⴀ㄀㤀 Ⰰ 愀最漀⸀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀搀椀愀氀渀攀琀⸀甀渀椀爀椀漀樀愀⸀攀猀⼀搀攀猀挀愀爀最愀⼀愀爀琀椀挀甀氀漀⼀㐀  㘀㤀㐀㘀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 樀愀渀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀⸀ 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 ⠀椀渀⤀搀攀昀椀渀椀搀愀猀㨀 愀瀀爀漀砀椀洀愀攀猀 攀 搀椀瘀攀爀最渀挀椀愀猀 攀渀琀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䌀愀氀椀最爀愀洀愀 ⴀ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀洀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 攀 䴀搀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀㌀Ⰰ 渀⸀㄀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀挀愀氀椀最爀愀洀愀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㘀㐀㠀㜀㈀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䤀嘀䤀턀伀匀Ⰰ 䄀甀最甀猀琀漀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀  瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 挀椀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 攀洀 攀搀甀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀 Ⰰ㄀㤀㠀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀夀䤀一Ⰰ 刀漀戀攀爀琀 欀⸀ 䔀猀琀甀搀漀 搀攀 䌀愀猀漀㨀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 洀琀漀搀漀猀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀