ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00585</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Pontos Cegos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Daniella Alves Amarante (Universidade Anhembi Morumbi); Anderson Gonçalves Barbosa da Silva (Universidade Anhembi Morumbi); Carollyne Freitas dos Santos (Universidade Anhembi Morumbi); Mayara Caixeta Silva (Universidade Anhembi Morumbi); Diego Fernandes do Nascimento (Universidade Anhembi Morumbi); Jully Caroline Santos da Cruz (Universidade Anhembi Morumbi); Camila Rolli Conti (Universidade Anhembi Morumbi); Fabio Fiori Avellar Filho (Universidade Anhembi Morumbi); Bianca Barbosa dos Santos (Universidade Anhembi Morumbi); Giovanna Parise Pollo (Universidade Anhembi Morumbi); Danielle Silva Valente (Universidade Anhembi Morumbi); Larissa Idalgo Infante (Universidade Anhembi Morumbi); Isabele Gomes Cavalcante Correia (Universidade Anhembi Morumbi)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Conflitos, Drama, Ficção, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">"Pontos Cegos" é uma série ficcional com dez episódios que retrata a história de um grupo de jovens amigos e suas relações, onde em seu piloto (primeiro episódio) ocorre a morte de uma das personagens principais. No decorrer da série, cada episódio abordará a relação da vítima com cada suspeito, revelando ao fim, no último episódio, o verdadeiro assassino. Com uma estrutura narrativa baseada em grandes produções audiovisuais, nacionais e internacionais, como "13 Reasons Why", "Scream Queens" e "O Rebu", temos como projeto uma série que abordará as relações complicadas entre pais e filhos, traumas de infância, homossexualidade, traição entre casais e amigos, sexo e violência. Como público alvo visamos atingir principalmente o público jovem que, atualmente, é o grande consumidor de séries ficcionais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto "Pontos Cegos" baseia-se na narrativa de séries nas quais ocorrem um assassinato entre um grupo de amigos, tornando todos ao entorno suspeitos. O episódio piloto conta o anteceder de uma festa, a festa e o assassinato. Os episódios seguintes abordam a história de cada personagem, sua relação com a vítima e quais eram seus motivos para cometer o possível assassinato. O formato da série é um formato atual, atingindo o público jovem adulto. A linguagem será parecida com outras séries do gênero suspense e drama como "13 Reasons Why", "Pretty Little Liars", "How to Get Away With Murder" e "O Rebu", não apresentando cenas muito violentas. As referências audiovisuais influenciaram as áreas que participam efetivamente do projeto. A equipe ofereceu propostas que se desenvolveriam durante o processo para que obtivessem ao final um produto de qualidade, são elas: O roteiro adequado ao público-alvo; o artigo científico abordando os métodos de interpretação auxiliando no processo de laboratório dos atores, ensaios e na desenvoltura dos personagens; a direção de arte aprofundada em cada estrutura relacionada ao personagem para uma adequada construção de cenário e figurino; a fotografia que enfatiza o uso de enquadramentos e planos com mais movimento e ritmo nas cenas; a sonoplastia que complementará a temática, ambiente e gênero da série; a coordenação de produção e produção executiva atendendo a demanda de equipe e elenco; e por fim, a direção geral alinhando toda a equipe para um bom funcionamento do todo. O grupo no decorrer do processo almejou que o trabalho coletivo, o gerenciamento de tarefas, a distribuição de funções e organização de acordo com cada etapa contribuíssem para um excelente resultado final, seja em forma, conteúdo e autenticidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como objetivo, o projeto visa explorar o formato de produto audiovisual seriado que tem sido cada vez mais procurado de forma massiva pelos jovens brasileiros. Além disso, aproveitando que o nosso formato de produto audiovisual é cada vez mais consumido e que esse consumo massivo se dá nas mais diferentes plataformas, como é o caso da televisão e da internet, pretendemos buscar métodos de divulgação e comercialização desse projeto, sendo a divulgação realizada em festivais audiovisuais e a comercialização principalmente em plataformas online como "Netflix" e "Amazon Prime". Desta forma, queremos expandir o projeto para que ele se desenvolva e repercuta para a criação de outras temporadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Escolhemos esse formato de projeto pois o mercado de séries está crescendo cada vez mais no Brasil, como no caso do Netflix que está apostando em séries brasileiras, principalmente depois do sucesso mundial de 3%, que foi a série estrangeira mais assistida nos Estados Unidos e com um contrato de renovação para sua segunda temporada. Além disso, o tema de suspense e drama vem se provando uma fórmula de sucesso em séries do mundo inteiro. Temas recorrentes dentro da sociedade como relações complicadas entre pais e filhos, traumas de infância, homossexualidade e homofobia, traição, sexo e violência, ajudam o nosso projeto a expor (subconscientemente) tabus para que o espectadores construam reflexões e entendam alguns pontos que existem no nosso dia a dia. Juntamente com o piloto, e pensando na transmídia da série, a personagem principal terá um blog, onde posta assuntos relacionados a área de moda e por onde as pessoas conseguirão encontrar diversas cenas exclusivas sobre a série. Assim conseguiremos instigar os telespectadores a investigar o crime por conta própria e provocar uma imersão maior do público no projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por se tratar de uma série para jovens, o estilo de linguagem que usamos se torna o coração pulsante do projeto, uma boa plástica em torno da história desperta muita atenção no espectador, mesmo que subconscientemente. Adotamos um estilo não linear dos fatos, onde as cenas são colocadas fora da ordem de cronologia, mostrando a festa, o crime e tudo que ocorreu a sua volta, para que o público faça conexões entre os motivos de cada um e o homicídio que foi cometido. Para que esse estilo de narrativa funcione, será necessária a abundância de flashbacks e flashfowards durante a série, imergindo o público na história e fazendo com que se sintam guiados pelo passado e futuro de cada personagem, criando uma aproximação ou repulsa por determinadas histórias de acordo com a sua própria identificação pessoal. Essa dualidade de sentimentos é importante para as opções de caminhos que a trama vai tomando. Incluir uma sequência de planos de cenas diferentes é uma técnica que pretendemos aplicar para dar a noção de simultaneidade entre os acontecimentos e não destacando a vida de um personagem para que ele não se torne o alvo suspeito mais óbvio, daremos o devido destaque a cada um em momentos estratégicos para justamente confundir o espectador e não deixá-lo convicto do final da temporada. O clima da festa é carregado de ar mórbido, pois queremos dar a ideia de que algo ruim acontecerá ali, diferente das outras cenas onde mostraremos o cotidiano, a vida e as relações dos personagens da maneira mais natural possível. O som será outro fator muito importante para a narrativa pois ajudará a reforçar e demarcar as passagens de tempo, além de também intensificar as emoções presentes em cada cena junto a colorização que também contribuirá nesse ponto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia central do projeto é fazer com que o telespectador fique preso a narrativa, descobrindo juntamente com os personagens o desfecho dessa tragédia. Vitória, personagem principal, decide fazer uma festa que será realizada em sua casa, pois os seus pais estarão fora da cidade. No decorrer da festa a morte de um dos seis amigos é revelada. Todos viram suspeitos e agora todos os seus segredos serão revelados até que achem o culpado. Nosso projeto é uma série de dez episódios, contando com aproximadamente trinta minutos por episódio, que serão veiculados por plataformas online como Netflix e Amazon Prime. A série "Pontos Cegos" se passa na cidade de São Mendes, onde moram seis amigos: Vitória, Camila, Karen, Gustavo, Erick e Isabela. Nosso público-alvo foi escolhido de acordo com uma pesquisa realizada pelo grupo. Nela obtivemos dados comprovando que a maior parte do público que assiste séries nessa mesma descrição está entre as idades de 12 à 24 anos. Além disso, é um público que se identifica com a narrativa e que consome séries por meio de plataformas online. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto  Pontos Cegos passou por um grande processo desde o seu início. Muitas propostas aplicadas se alteraram para que o produto final fosse de qualidade. Como por exemplo, as referências audiovisuais sofreram algumas alterações. As inspirações se mantiveram, a história e os personagens também, porém o roteiro sofreu mudanças nos diálogos e no público-alvo. O artigo científico caminhou paralelamente com o processo, atribuindo artifícios para o direcionamento dos atores que, apesar de não terem a oportunidade de realizar muitos ensaios devido ao tempo limitado do elenco, ajudou na ativação de sentimentos e busca do personagem. A direção de arte foi a área que se resolveu rapidamente, pois no decorrer do processo evoluiu com a construção de cenários e figurinos. A sincronia estética colaborou no percurso como um todo. Já na direção de fotografia, não foram utilizados tantos planos e enquadramentos de movimento como planejado, pois o tempo reduzido nas diárias, a falta de equipamentos e o espaço nas locações, não permitiram que a ideia inicial se concretizasse. O som direto e a trilha sonora se alinharam para complementarem o produto final, sendo uma união extremamente importante para ambientar o telespectador e conecta-los ao sentimento que a cena quer transmitir. A coordenação de produção e produção executiva souberam como solucionar imprevistos e atenderam a demanda de equipe e elenco, dando suporte para as outras áreas quando necessário. Já a direção geral iniciou o projeto alinhando as funções porém, no decorrer do processo, a equipe trabalhou de forma individual. Já ao final de todas as etapas, a direção retomou a postura inicial e conseguiu realinhar a equipe. Os caminhos foram trilhados e a realização do projeto concluída. A equipe considera que  Pontos Cegos teve como maior recompensa o processo e não necessariamente o resultado. As etapas do desenvolvimento e a concepção dele proporcionaram crescimento pessoal e profissional a todos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AMERICAN HORROR STORY: 1ª TEMPORADA. Direção de Alfonso Gomez-Rejon, Bradley Buecker e Miguel Arteta. Roteiro de Ryan Murphy. Série. Drama, fantasia, suspense e terror. Estados Unidos da América. 2011. 540 min. Colorido. <br><br>BEFOREIFALL. Ry-RussoYong. Roteiro de Maria Maggenti. Filme. Drama. USA. OpenRoadFilms. 2017. 99 min. Colorido<br><br>BIG LITTLE LIES. Direção de Jean-Marc Vallée. Roteiro de David E. Kelley e Liane Moriarty. Minissérie. Crime, drama e mistério. Estados Unidos da América. 2017. 376 min. Colorido.<br><br>FINAL DESTINATION 2. Direção de David R. Ellis. Roteiro de Eric Bress, J. Mackye Gruber e Jeffrey Reddick. Filme. Mistério e terror. Canadá e Estados Unidos da América. 2003. 90 min. Colorido.<br><br>HOUSE, M.D: 1ª Temporada. Direção de Bryan Singer, David Shore e Keith Gordon. Roteiro de David Shore. Série. Drama e mistério. 2004. 964 min. Colorido.<br><br>HOW TO GET AWAY WITH MURDER. Direção: Peter Nowalk. Produção: Scott Collins e Tracy Bellomo. Série. Drama. Duração: 43 min. Colorido. ABC Studios.<br><br>KING KONG. Direção de Peter Jackson. Roteiro de Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson, Merian C. Cooper e Edgar Wallace. Filme. Ação, Aventura, Drama, Romance. Alemanha, Estados Unidos da América e Nova Zelândia. 2005. 187 min. Colorido.<br><br>MEANGIRLS. Mark Waters. Roteiro de Tina Fey. Filme. Comédia. USA. Paramount Pictures. 2004. 97 min. Colorido.<br><br>O REBU. Direção de Paulo Silvestrini, Walter Carvalho e Luisa Lima. Roteiro de George Moura e Sérgio Goldemberg. Novela. Mistério. Brasil. 2014. Colorido.<br><br>PERRENGUE. MTV. Direção: Tatiana de Lamare. Roteiro: Renata Corrêa, Gabriel Maria Gustavo Rademacher. Série. Drama. Duração: 23 min. 13 episódios. Colorido. Disponível em: MTV.<br><br>PRETTY LITTLE LIARS. Direção de I. Marlene King e Chad Lowe. Roteiro de I. Marlene King, Sara Shepard e Oliver Goldstick. Série de TV. Drama, mistério e romance. Estados Unidos da América. 2010. 9300 min. Colorido.<br><br>RIVERDALE. Direção de Lee Toland Krieger. Roteiro de Greg Berlanti e Roberto Aguirre-Sacasa. Série. Crime, Drama e Mistério. Estados Unidos da América. 2017. 516 minutos. Colorido.<br><br>STRANGER THINGS. Direção de Matt Duffer e Ross Duffer. Roteiro de Matt Duffer, Ross Duffer e Justin Double. Série de TV. Ficção Cientifica, Drama e Mistério. Estados Unidos da América. 2016. 867 min. Colorido.<br><br>THIRTEEN REASONS WHY. Produção: Joseph Incaprera, Diana Son, Tom McCarthy, Joy Gorman Wettels. Série. Drama adolescente. Duração: 49  61 min. 13 episódios. Colorido. Disponível em: Netflix.<br><br>http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/migracao-de-tvs-para-internet-tendencia-diz-especialista-18273434 (Acessado em 15/04/2017 às 11:45)<br><br>https://netshow.me/blog/evolucao-da-televisao-como-internet-esta-mudando-forma-de-assistir-videos/ (Acessado em 15/04/2017 às 11:45)<br><br>http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-a-internet-esta-esmagando-a-televisao/ (Acessado em 15/04/2017 às 11:46)<br><br>https://www.eurekalert.org/pub_releases/2015-01/ica-fol012615.php (Acessado em 15/04/2017 às 11:46)<br><br>https://media.netflix.com/pt_pt/press-releases/netflix-binge-new-binge-scale-reveals-tv-series-we-devour-and-those-we-savor-1 (Acessado em 15/04/2017 às 11:47)<br><br>http://apaixonadosporseries.com.br/series/as-melhores-temporadas-de-2010/ (Acessado em 14/04/2017 às 17:17)<br><br>http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/as-10-melhores-series-de-2010/ (Acessado em 14/04/2017 às 17:19)<br><br>http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/as-10-melhores-series-de-2011/ (Acessado em 14/04/2017 às 17:20)<br><br>http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/as-10-melhores-series-de-2012/ (Acessado em 14/04/2017 às 17:22)<br><br>http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/as-10-melhores-series-de-2013/ (Acessado em 14/04/2017 às 17:22)<br><br>http://www.ligadoemserie.com.br/2013/12/as-10-melhores-series-de-2013/#.WPEvMtLyvIU (Acessado em 14/04/2017 às 17:22)<br><br>http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/as-10-melhores-series-de-2014/ (Acessado em 14/04/2017 às 17:22)<br><br>http://www.ligadoemserie.com.br/2014/12/as-10-melhores-series-de-2014/#.WPEvStLyvIU (Acessado em 14/04/2017 às 17:23)<br><br>https://www.oficinadanet.com.br/post/16636-as-10-melhores-series-para-assistir-na-netflix-segundo-nota-do-imdb (Acessado em 14/04/2017 às 17:26)<br><br>http://marianakalil.com.br/por-ai/quer-tirar-o-pijama-e-nao-sabe-com-qual-roupa-ficar-em-casa-amiga-mari-ajuda/ (Acessado em 26/07/2017 às 23:30)<br><br>https://www.cashola.com.br/blog/moda/roupas-quentinhas-para-ficar-em-casa-sem-perder-o-estilo-764 (Acessado em 26/07/2017 às 23:44)<br><br>https://br.pinterest.com/explore/looks-com-colete-jeans/ (Acessado em 26/07/2017 às 23:54) <br><br>https://br.pinterest.com/explore/vestido-com-tenis/ (Acessado em 26/07/2017 às 23:55)<br><br>https://blogbomastral.wordpress.com/category/moda/page/2/ (Acessado em 27/07/2017 às 00:10)<br><br>http://chic.uol.com.br/homem/noticia/calca-de-moletom-mostramos-8-exemplos-de-como-a-moda-masculina-pode-ser-dar-bem-com-este-item-tao-controverso (Acessado em 27/07/2017 às 00:33)<br><br>https://br.pinterest.com/pin/226868899951279828/ (Acessado em 27/07/2017 às 00:35) <br><br>https://br.pinterest.com/explore/cal%C3%A7a-preta-masculina/ (Acessado em 27/07/2017 às 00:43)<br><br>https://br.pinterest.com/pin/558094578810752840/ (Acessado em 27/07/2017 às 00:44)<br><br>https://br.pinterest.com/explore/bermuda-moletom/ (Acessado em 27/07/2017 às 00:49) <br><br>https://www.metrossexuais.com.br/roupas-vestuario-masculino/bermudass/bermudas-de-moletom-masculina (Acessado em 27/07/2017 às 00:50) <br><br>http://darkstillos.blogspot.com.br/2015/01/ (Acessado em 27/07/2017 às 00:26) <br><br>http://darkstillos.blogspot.com.br/2015/01/ (Acessado em 27/07/2017 às 00:27) <br><br>https://tudocommoda.com/looks/looks-com-tenis-branco/ (Acessado em 27/07/2017 às 00:40) <br><br>http://paratodasasfestas.blogspot.com.br/2013/03/como-fazer-uma-hp-house-party-perfeita.html (Acessado em 29/07/2017 às 19:38) <br><br>https://www.redcupbrasil.com.br/category/copo-vermelho/ (Acessado em 29/07/2017 às 19:56) <br><br>https://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/2015/06/06/quartos-de-adolescente-tem-que-ter-personalidade-veja-projetos-de-7-a-26-m.htm?mode=list&foto=4 (Acessado em 01/09/2017 às 19:40) <br><br>https://br.pinterest.com/explore/quartos-hipster/?lp=true (Acessado em 01/09/2017 às 20:12) <br><br>http://niinasecrets.com.br/2016/quartos-em-branco-e-rosa-que-seu-lado-menininha-vai-amar/ (Acessado em 01/09/2017 às 20:23) <br><br>http://www.girlsallaround.com/minimal-bedroom-style/ (Acessado em 01/09/2017 às 20:34) <br><br>https://br.pinterest.com/explore/quartos-hipster/?lp=true (Acessado em 01/09/2017 às 22:05)<br><br>http://read.tidal.com/article/15-tv-series-with-amazing-soundtracks-share (Acessado em 16/08/2017 às 18:13)<br><br>http://observer.com/2017/04/10-best-tv-show-soundtracks/ (Acessado em 16/08/2017 às 18:20) <br><br>http://www.cineset.com.br/10-melhores-diretores-da-atualidade-do-cinema/ (Acessado em 03/09/2017 às 21:45)<br><br>http://geekness.com.br/melhores-diretores-do-cinema/ (Acessado em 03/09/2017 às 22:03)<br><br>http://www.casacinepoa.com.br/giba/dm07.htm (Acessado em 03/09/2017 às 22:16)<br><br>http://mixdeseries.com.br/as-5-series-produzidas-por-grandes-diretores-de-hollywood/ (Acessado em 03/09/2017 às 22:24)<br><br>https://www.masterclass.com/classes/shonda-rhimes-teaches-writing-for-television (Acessado em 23/04/2017 às 17:07)<br><br>http://www.sindcine.com.br/site/tabelas.aspx (Acessado em 25/10 às 19:01)<br><br>http://www.sindcine.com.br/site/conteudo_site/tabelas/tabelas_2016_2017/TELEFILMES_SERIES_MINISSERIES_NOVELAS_CONTEUDO_AUDIOVISUAL_DE_PRODUCAO_INDEPENDENTE.pdf (Acessado em 25/10 às 19:16)<br><br>https://www.tubarao2000.com.br/item_locacao.asp?id=669 (Acessado em 26/10 às 21:00)<br><br>https://www.diskfilms.com.br/travelling (Acessado em 27/10 às 09:00<br><br>https://www.youtube.com/user/filmriot (Acessado em 02/07/2017 às 15:11)<br><br>https://www.youtube.com/watch?v=kZD62GYgOVM&list=PLHyem5uRiQhhtKhqn3eaGQ3eXzsd1lt_h (Acessado em 02/07/2017 às 15:29)<br><br>https://www.youtube.com/watch?v=D85HmR825wM&t=300s (Acessado em 02/07/2017 às 15:36)<br><br> </td></tr></table></body></html>