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INSCRIÇÃO: | 00595 |
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CATEGORIA: | PT |
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MODALIDADE: | PT14 |
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TÍTULO: | Consumo em jogo: o consumo familiar pela perspectiva de um board game |
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AUTORES: | Otavio Henrique Rodrigues Meloni (Centro Universitário Oswaldo Aranha); Isabelle Brandão Gama (Centro Universitário Oswaldo Aranha); Edilberto Cardoso Venturelli (Centro Universitário Oswaldo Aranha); Juliana Maria Meira Martins (Centro Universitário Oswaldo Aranha) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Consumismo, Board Game, Perfil Familiar, Comportamentos do Consumidor, |
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RESUMO |
O consumismo tem se tornado cada vez mais presente em nossa sociedade, sendo reflexo dos novos comportamentos dos consumidores, o que se deve, no contexto familiar, à reestruturação da família e aos novos papéis de compra que cada um de seus membros assumiu. Neste sentido, este trabalho pretende apresentar a estrutura e a metodologia de produção de um board game que assume caráter crítico e conscientizador quanto ao consumo familiar. Surgido de uma proposta de sala de aula, o projeto ganhou corpo desde a proposta do tema feita pelo mestre Edilberto Cardoso Venturelli e se consolidou em ideias que pudessem torná-lo dinâmico. Dessa forma, pretende-se demonstrar a importância do tema e a relevância da interatividade na fixação de conceitos. |
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INTRODUÇÃO |
Não é de hoje que se discute o quão importante é a presença dos jogos para a formação social do homem, seja em uma esfera diacrônica, entendendo como jogo qualquer prática lúdica e competitiva, seja por um viés sincrônico, analisando a medida dos jogos em nossa vida atual.䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 攀猀猀愀 愀昀椀爀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 最愀洀攀 ᰀ䌠漀渀猀甀洀漀 攀洀 䨀漀最漀ᴀ†昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 猀漀氀椀挀椀琀愀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀漀 䌀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䌀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀Ⰰ 猀漀戀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䔀搀椀氀戀攀爀琀漀 䌀愀爀搀漀猀漀 嘀攀渀琀甀爀攀氀氀椀⸀ 䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 戀甀猀挀愀 攀氀攀渀挀愀爀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 昀愀洀椀氀椀愀爀 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 挀爀琀椀挀愀 愀漀 挀漀渀猀甀洀漀 攀砀愀最攀爀愀搀漀⸀ 伀 挀漀渀猀甀洀椀猀洀漀Ⰰ 洀愀焀甀椀愀搀漀 搀攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 椀渀愀琀愀Ⰰ 猀攀最甀攀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀渀搀漀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀 猀攀渀搀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀攀搀漀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀砀攀洀瀀氀漀 搀椀猀猀漀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 焀甀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 最愀渀栀漀 搀攀 洀攀猀愀搀愀 愀氀挀愀渀愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀攀搀漀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀搀甀氀琀漀 焀甀攀 琀洀 猀甀愀猀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 猀攀甀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀 渀愀 挀漀洀瀀爀愀⸀
Pensar em jogos em nossos dias requer um refinamento do conceito, principalmente no caso específico que conduz este trabalho. Para Serra: “o jogo é um fenômeno universal, presente em todas as épocas e civilizações, a permanência do lúdico em todo o percurso histórico e civilizacional, no mundo das crianças, dos jovens e dos adultos, é um bom indicador de sua importância” (SERRA, 1999, P.1). É desta importância citada por Serra que queremos partir para nossa discussão. |
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OBJETIVO |
O principal objetivo do game é apresentar comportamentos do consumidor familiar em situações cotidianas, problematizando o consumismo exagerado. Optou-se pelo modelo baseado no modelo de board game para que o público-alvo deste trabalho pudesse interagir com ele, fazendo com que haja uma maior fixação do conceito apresentado. Dessa forma, visa-se provocar o senso crítico dos observadores sobre o consumismo a partir de frases e citações musicais que fazem referência a situações vividas pela maior parte da população. Acreditamos, ainda, que este material pode ser amplamente aplicado em escolas, alcançando um público maior e mais novo para que esse senso crítico seja instigado cada vez mais cedo, de maneira que a mudança de comportamento desses consumidores ocorra gradativamente até a fase adulta. |
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JUSTIFICATIVA |
Desde sempre, a humanidade recorreu a propostas coletivas que medissem, entre outras coisas, força, inteligência, agilidade, destreza e, que de certa forma, premiasse aqueles que melhor se saíssem nestes desafios. Assim, nossa sociedade ocidental moderna se moldou sobre uma estrutura básica que relaciona a realidade cotidiana à ficcionalidade lúdica dos jogos, uma contribuindo para a existência e permanência da outra. Antes, porém, cabe a ressalva de que recuperar a importância dos jogos para a formação primitiva de nossa sociedade se trata de um recurso formulatório e não de uma comparação direta entre épocas, os massacres ocorridos no Coliseu romano, por exemplo, eram tratados como jogos de sobrevivência. 䤀洀攀爀猀漀猀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀愀 焀甀愀氀 漀猀 樀漀最漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀 攀 氀切搀椀挀愀Ⰰ 漀 焀甀愀渀琀漀 漀猀 樀漀最漀猀 愀樀甀搀愀洀 愀 渀漀猀 昀漀爀洀愀爀 挀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 漀甀 栀愀戀椀氀椀搀漀猀漀猀 攀洀 愀氀最甀洀愀 爀攀愀㼀 䘀漀挀愀ⴀ猀攀Ⰰ 愀焀甀椀Ⰰ 渀愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 挀漀洀漀 瀀爀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀 攀渀爀愀椀稀愀搀愀 攀洀 渀漀猀猀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀猀 樀漀最漀猀⸀ 倀愀爀愀 漀 昀椀氀猀漀昀漀 瀀漀氀漀渀猀 娀椀最洀甀渀琀 䈀愀甀洀愀渀Ⰰ 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 猀攀 琀漀爀渀愀爀愀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 猀甀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 ጀ†猀攀洀瀀爀攀 攀洀 挀漀渀猀琀爀甀漀 ጀ†猀攀爀椀愀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 瘀攀渀搀瘀攀氀 搀攀渀琀爀漀 搀愀焀甀攀氀攀 最爀甀瀀漀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 挀漀渀瘀瘀椀漀 ⠀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ ㈀ 㠀⤀⸀ 䔀猀琀攀 昀椀氀猀漀昀漀 愀椀渀搀愀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀㨀
O consumismo, em aguda oposição às formas de vida precedentes, associa a felicidade não tanto à satisfação de necessidades (...), mas a um volume e uma intensidade de desejos sempre crescentes, o que por sua vez implica o uso imediato e a rápida substituição dos objetos destinados a satisfazê-la. (BAUMAN, 2008, p. 44)䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀渀猀甀洀漀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 猀攀 挀漀渀昀甀渀搀攀洀 渀愀猀 挀栀愀洀愀搀愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 䈀愀甀洀愀渀 愀瀀漀渀琀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 挀漀爀爀漀戀漀爀愀渀搀漀 挀漀洀 攀猀琀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀椀洀漀猀 攀猀琀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 焀甀愀猀攀 椀渀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 攀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 渀漀猀 漀昀攀爀攀挀攀 琀愀渀琀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀攀 搀攀猀攀樀漀猀 攀昀洀攀爀漀猀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 洀愀氀 渀漀猀 愀瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 琀愀氀 猀愀琀椀猀昀愀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 猀漀戀爀攀 漀戀猀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀愀 焀甀攀 渀漀猀 昀愀稀 瘀漀氀琀愀爀 愀漀 洀攀爀挀愀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀漀猀 甀洀 爀攀渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 爀攀渀漀瘀愀漀 ⠀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ ㈀ 㠀⤀⸀
É nesta sociedade de consumo em que estão inseridas famílias inteiras, com sua estrutura renovada, porém profundamente imersas na concepção consumista de representação social. Ernesto Michelangelo Giglio, em sua obra “O comportamento do consumidor”, de 2008, define família com cinco diferentes papéis, são eles: biológico, psicológico, como realização pessoal, sociológico e econômico. E de acordo com essa divisão, cada papel assume um perfil específico e distinto de consumo. Na constituição da família, cada vez mais flexível de acordo com os novos arranjos sociais, todos os integrantes passeiam pelos papéis do consumo em alguma escala, seja como influenciador, decisor ou comprador. 䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 琀漀搀愀 愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 爀攀挀漀爀爀攀洀漀猀 愀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 戀漀愀爀搀 最愀洀攀Ⰰ 猀椀洀椀氀愀爀 愀漀猀 樀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 攀 戀攀洀 猀甀挀攀搀椀搀漀猀 樀漀最漀猀 焀甀攀 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀爀愀洀 搀挀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 䈀愀渀挀漀 䤀洀漀戀椀氀椀爀椀漀 攀 䨀漀最漀 搀愀 嘀椀搀愀⸀ 伀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 搀愀 爀攀愀 搀攀 樀漀最漀猀 䐀愀渀椀攀氀 䜀甀氀愀爀琀攀 搀攀昀椀渀攀 漀猀 戀漀愀爀搀 最愀洀攀猀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 洀愀渀攀椀爀愀㨀
Jogos de tabuleiro consistem em uma superfície dividida em setores com peças móveis. [...] Geralmente, os jogos de tabuleiro utilizam combinações de movimentos com regras definidas, nas quais em cada turno o jogador deve fazer seu movimento. Esse modelo de jogo exige mais intelecto do que físico e costuma ter jogabilidade mais demorada e lenta. Entretanto, torna-se um jogo extremamente desafiador e técnico. (GULARTE, 2010. p. 19).䘀漀椀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 攀猀琀攀 挀愀爀琀攀爀 ᰀ搠攀猀愀昀椀愀搀漀爀 攀 琀挀渀椀挀漀ᴀⰠ 渀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀瀀漀椀愀爀 渀漀猀猀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 戀漀愀爀搀 最愀洀攀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀搀漀爀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 猀攀甀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 洀攀搀椀爀 椀渀琀攀氀攀挀琀漀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀Ⰰ 挀漀洀瀀攀琀椀爀 攀 愀椀渀搀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 洀愀椀猀 挀爀琀椀挀愀 攀 瀀爀砀椀洀愀 搀愀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O Jogo do Consumo surgiu de uma proposta de trabalho avaliativo, em grupo, apresentada pelo professor Edilberto Cardoso Venturelli, na disciplina de Psicologia Aplicada à Comunicação e ao Comportamento do Consumidor, do curso de Publicidade e Propaganda da UniFOA. Este trabalho tinha como requisito representar de forma abstrata/surrealista um dos perfis de consumidor selecionados pelo docente e sorteados em sala de aula. A apresentação deveria ser realizada em cartazes de 50x70cm, em papel Paraná, com paspatur de papel cartão preto, disposição própria para exposição do material desenvolvido. Ao grupo coube como tema o “consumidor familiar”. 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 戀椀戀氀椀漀最爀愀昀椀愀 椀渀搀椀挀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 瀀愀爀愀 猀甀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 爀攀昀氀攀砀漀⸀ 䌀漀洀漀 漀戀爀愀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ传 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䌀漀渀猀甀洀椀搀漀爀ᴀ†搀攀 䔀爀渀攀猀琀漀 䴀椀挀栀攀氀愀渀最攀氀漀 䜀椀最氀椀漀 ⠀㈀ 㠀⤀ 愀氀洀 搀攀 猀椀琀攀猀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 攀 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 焀甀攀 瘀攀爀猀愀瘀愀洀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀 愀 攀猀猀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀椀猀挀甀琀椀甀 攀 猀甀最攀爀椀甀 椀搀攀椀愀猀 瘀椀猀愀渀搀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 琀漀洀愀爀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 戀漀愀爀搀 最愀洀攀猀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀漀洀甀渀猀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 挀攀爀琀愀 洀攀搀椀搀愀Ⰰ 愀樀甀搀愀洀 愀 渀漀猀 椀渀猀攀爀椀爀 愀椀渀搀愀 洀甀椀琀漀 樀漀瘀攀渀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 攀 渀愀 氀最椀挀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 攀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 焀甀攀 搀椀琀愀 漀 爀椀琀洀漀 搀攀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 樀漀最漀猀Ⰰ 渀漀猀 挀栀愀洀漀甀 洀愀椀猀 愀 愀琀攀渀漀 漀 ᰀ䨠漀最漀 搀愀 嘀椀搀愀ᴀ†焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 搀攀猀挀爀椀漀 搀攀 瘀攀渀搀愀 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 䔀猀琀爀攀氀愀 漀 猀攀最甀椀渀琀攀 琀攀砀琀漀㨀 ᰀ吠爀椀氀栀攀 漀 猀攀甀 挀愀洀椀渀栀漀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀漀 猀甀挀攀猀猀漀℀ 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀愀 愀 猀甀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀Ⰰ 最愀渀栀攀 搀椀渀栀攀椀爀漀Ⰰ 挀愀猀攀 攀 琀攀渀栀愀 昀椀氀栀漀猀⸀ 伀 䨀漀最漀 搀愀 嘀椀搀愀 愀 猀椀洀甀氀愀漀 搀愀 瘀椀搀愀 爀攀愀氀 挀漀洀 洀甀椀琀愀 搀椀瘀攀爀猀漀ᴀ⸠
Partindo do conceito apresentado pelo jogo, aliado às teorias e aos conceitos lidos na bibliografia e vistos em aula, decidiu-se desenvolver um jogo de tabuleiro que pudesse representar o consumo familiar e, de certa forma, ajudasse seus jogadores a compreender como tal tipo de consumo representa um comportamento social coletivo cotidiano em nossas vidas. O board game foi produzido no software de criação Corel Draw e após a finalização da montagem, o trabalho foi fixado e exposto em uma das áreas comuns do nosso campus universitário, onde os demais alunos e profissionais poderiam visualizá-lo e interagir com ele.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 戀漀愀爀搀 最愀洀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 昀漀椀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀攀渀猀愀搀漀 渀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀猀猀攀洀 攀渀琀爀攀 挀漀爀攀猀 攀 琀攀砀琀漀猀⸀ 伀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 瀀漀爀 愀琀 焀甀愀琀爀漀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 猀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 瀀漀爀 瀀椀渀漀猀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 伀 樀漀最漀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 ㈀㈀ 挀愀猀愀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀猀 瀀漀爀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 琀攀砀琀漀 搀攀 挀漀洀愀渀搀漀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 挀漀洀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 瀀攀爀昀椀氀 昀愀洀椀氀椀愀爀 漀甀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀攀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀猀挀漀氀愀爀攀猀 攀 攀挀漀渀漀洀椀愀 渀愀猀 挀漀渀琀愀猀 攀 挀漀渀猀甀洀漀 攀砀挀攀猀猀椀瘀漀Ⰰ 猀攀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 搀甀愀猀 挀愀猀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 挀漀渀猀琀愀洀 琀爀攀挀栀漀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀洀 愀漀 挀漀渀猀甀洀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 猀 昀愀洀氀椀愀猀⸀ 匀攀甀猀 挀漀洀愀渀搀漀猀 漀爀椀攀渀琀愀洀 漀 樀漀最愀搀漀爀 愀 愀瘀愀渀愀爀 漀甀 爀攀琀爀漀挀攀搀攀爀 愀氀最甀渀猀 瀀愀猀猀漀猀㬀 焀甀愀渀搀漀 椀渀搀椀挀愀搀漀Ⰰ 愀氀最甀洀 戀攀渀攀昀挀椀漀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 愀氀最漀 戀漀洀 攀 焀甀愀渀搀漀 栀 漀 爀攀琀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 猀甀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 渀漀 挀漀渀猀甀洀漀 猀漀 瀀愀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 挀漀爀爀攀漀⸀ 䠀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 爀漀氀攀琀愀 愀漀 挀攀渀琀爀漀 焀甀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀 渀漀 氀甀最愀爀 搀攀 甀洀 搀愀搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀 焀甀攀 挀漀渀琀洀 㐀 瀀愀爀琀攀猀 ⴀ 挀愀搀愀 甀洀愀 挀漀洀 漀 渀切洀攀爀漀 焀甀攀 挀愀猀愀猀 搀攀 焀甀攀 漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 搀攀瘀攀 愀瘀愀渀愀爀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 漀 樀漀最漀⸀
Os personagens principais deste jogo, compõe a ilustração central do tabuleiro, o cenário que é composto por representações de integrantes de uma família, assim como seus bens. É importante ressaltar que todas as ilustrações foram retiradas de banco de dados online chamado Freepik. As cores utilizadas foram escolhidas de acordo com o disco cromático, de forma a criar harmonia e clareza visual. Após a finalização do design do game, iniciou-se a montagem do mesmo. Como exigência do professor, o trabalho deveria ser exposto, portanto, deveria estar na vertical, o que se tornou um desafio. Pensando na mecânica do jogo, a estratégia de montagem requeriu recursos inusitados, tais como: adesivo de placa imantada colocada acima do papel paraná, adesivo de vinil contendo a arte do game e fita adesiva preta em sua margem como detalhe, um CD fixado como roleta em um parafuso na parte de trás da base do tabuleiro e por fim, para fazer os pinos ficarem de pé foram recortadas bases metálicas, coladas a eles para que aderissem ao contato com a base, completando a montagem.䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 樀漀最漀 攀洀 琀漀搀愀 愀 猀甀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瀀爀漀最爀攀猀猀漀Ⰰ 瀀爀攀稀漀甀 瀀漀爀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 戀漀渀猀 栀戀椀琀漀猀⼀爀攀挀漀洀瀀攀渀猀愀 漀甀 洀愀甀猀 栀戀椀琀漀猀⼀瀀甀渀椀漀Ⰰ 挀漀洀甀洀 愀漀 洀漀搀攀氀漀 搀漀猀 戀漀愀爀搀 最愀洀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 攀 焀甀攀 瀀爀漀瀀椀挀椀漀甀 甀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 樀 挀漀猀琀甀洀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀爀 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 伀甀琀爀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀最爀攀猀猀漀 搀愀猀 樀漀最愀搀愀猀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 昀椀渀愀氀 搀愀猀 挀愀猀愀猀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 甀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 渀漀 挀漀渀猀椀最愀 琀攀爀洀椀渀愀爀 漀 樀漀最漀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 ᰀ爠攀猀琀愀爀琀ᴀ†愀甀琀漀洀琀椀挀漀⸀ 䔀猀琀愀 椀搀攀椀愀 猀甀爀最椀甀 搀攀 渀漀猀猀愀猀 氀攀椀琀甀爀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 攀 搀愀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 挀漀氀攀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 昀椀稀攀洀漀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 搀椀昀挀椀氀 挀爀椀愀爀 甀洀 昀椀渀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀 樀漀最漀 戀愀猀攀愀搀漀 攀洀 愀氀最漀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 琀攀爀洀椀渀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀洀 搀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 挀椀挀氀漀Ⰰ 洀愀猀 椀洀攀搀椀愀琀愀洀攀渀琀攀 椀渀椀挀椀愀洀 漀甀琀爀漀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 爀漀琀椀渀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
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CONSIDERAÇÕES |
Percebemos, com a realização deste trabalho, que o desenvolvimento de nossa sociedade criou diversos tipos de consumo e, por consequência, de consumidores. Tal movimento ganha uma dimensão representativa dentro do núcleo familiar, já que os consumidores que o compõem representam diversos segmentos, faixa etária e grupos culturais que proporcionam um consumo que dialoga o coletivo (necessidades e desejos da família) e o individual (necessidades e desejos de cada membro do núcleo). 吀愀氀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀挀椀氀椀愀搀愀 挀漀洀 愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 挀漀洀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀琀攀猀 搀愀猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀猀Ⰰ 渀漀猀 氀攀瘀漀甀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 攀猀琀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀 焀甀愀猀攀 瀀爀椀洀椀琀椀瘀愀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀渀猀琀爀甀琀漀爀愀 搀攀 渀漀猀猀漀 挀愀爀琀攀爀 猀漀挀椀愀氀㨀 漀猀 樀漀最漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀氀攀最攀洀漀猀 漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 戀漀愀爀搀 最愀洀攀 瀀漀爀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 攀氀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 ⠀愀 昀愀洀氀椀愀⤀ 琀愀渀琀漀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀洀 瀀爀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 樀漀最愀爀 樀甀渀琀漀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 樀漀最漀猀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 猀漀戀爀攀 ᰀ攠搀甀挀愀漀ᴀ†昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀 渀攀猀琀攀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㠀 Ⰰ 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀⸀
Compreendemos, após a construção e a prática com o jogo criado que sua composição de progressão e regras possibilita a junção da ludicidade, da competição e da conscientização, promovendo, portanto, um aprendizado ao mesmo tempo em que se constrói um ambiente descontraído sobre temáticas tão densas. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ 娀礀最洀甀渀琀⸀ 嘀椀搀愀 瀀愀爀愀 䌀漀渀猀甀洀漀㨀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 洀攀爀挀愀搀漀爀椀愀⸀
Rio de Janeiro: Zahar, 2008.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䜀䰀䤀伀Ⰰ 䔀爀渀攀猀琀漀 䴀椀挀栀攀氀愀渀最攀氀漀⸀ 䌀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䰀䄀刀吀䔀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀⸀ 䨀漀最漀猀 䔀氀攀琀爀渀椀挀漀猀 ⴀ 㔀 䄀渀漀猀 搀攀 䤀渀琀攀爀愀漀 攀 䐀椀瘀攀爀猀漀⸀ 刀椀戀攀椀爀漀 倀爀攀琀漀 ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀瘀愀猀 䤀搀攀椀愀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀刀刀䄀Ⰰ 䴀⸀ 䌀⸀ 伀猀 樀漀最漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 攀洀 倀漀爀琀甀最愀氀㨀 䄀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 氀切搀椀挀愀猀 攀 愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 愀最爀挀漀氀愀猀 攀 瀀愀猀琀漀爀椀猀⸀ 嘀漀氀甀洀攀 䤀⸀ 嘀椀氀愀 刀攀愀氀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 搀漀 搀漀甀琀漀爀愀洀攀渀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 吀爀猀ⴀ漀猀ⴀ洀漀渀琀攀猀 攀 䄀氀琀漀 䐀漀甀爀漀⸀ 㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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