INSCRIÇÃO: 00607
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Ato Poético
 
AUTORES: Milena Larissa Silva (Faculdades Integradas Rio Branco); Nathália Moreno Carlos (Faculdades Integradas Rio Branco); Carina Macedo Martini (Faculdades Integradas Rio Branco); Alexandre Henrique (Faculdades Integradas Rio Branco)
 
PALAVRAS-CHAVE: audição, áudio, binaural, poesia, podcast
 
RESUMO
Este artigo trata do estudo da Técnica de Áudio Binaural, bem como a produção de podcasts utilizando tal método. O projeto, de nome Ato Poético, tem como objetivo a dramatização de poemas da literatura mundial, utilizando efeitos e ruídos para compor as suas histórias, fazendo com que o ouvinte sinta-se no enredo contado. O artigo reflete também sobre o entendimento do som de modo geral, bem como a forma em que o ouvido humano o capta e como o cérebro humano transforma suas informações para ser entendido tal como é. Esta pesquisa debate desde os pilares teóricos até a aplicação solidificada na prática.
 
INTRODUÇÃO
A audição humana tem a capacidade de se conectar com os demais sentidos do corpo. Ao contrário da visão, a audição nunca repousa completamente e tem um importante papel na ativação da atenção. Além disso, ela dá a percepção espacial do ambiente em que o ouvinte está. A captação sonora feita pelo ouvido tem maior qualidade quando ocorre de forma binaural, ou seja, com os dois ouvidos, pois com apenas um ouvido o receptor perde informações adicionais que seriam importantes para o processo de cognição. ਀䔀猀琀攀 愀爀琀椀最漀 愀渀愀氀椀猀愀 攀 攀渀昀愀琀椀稀愀 愀 愀甀搀椀漀 戀椀渀愀甀爀愀氀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 甀搀椀漀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀⸀  O presente estudo engloba o projeto Ato Poético, que consiste na criação de uma série de podcasts que dramatizam poemas nacionais e internacionais de Domínio Público, utilizando efeitos e ruídos para compor o enredo das obras. E todo este processo é feito a partir da técnica de áudio binaural, fazendo com que o ouvinte tenha a sensação de estar dentro da história contada. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀甀搀愀爀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 䈀椀渀愀甀爀愀氀 攀 猀甀愀猀 愀瀀氀椀挀愀攀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀攀 漀戀爀愀猀 瀀漀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀漀渀漀爀愀 攀 氀椀琀攀爀爀椀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀Ⰰ 愀漀猀 爀攀挀攀瀀琀漀爀攀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀猀 瀀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀⸀ 䔀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 琀挀渀椀挀愀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀 攀 愀挀攀猀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀昀椀洀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 甀搀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 愀甀搀椀漀  漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀渀琀椀搀漀 愀 挀漀洀攀愀爀 愀 猀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 渀漀猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀 琀攀洀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀⸀ 준 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀甀搀椀漀 焀甀攀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀漀 愀 昀愀氀愀 攀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 猀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 攀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀搀愀猀⸀ 儀甀攀洀 攀猀挀甀琀愀 琀攀洀 愀 漀爀愀琀爀椀愀 洀愀椀猀 愀瀀爀椀洀漀爀愀搀愀Ⰰ  洀愀椀猀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀 洀愀椀漀爀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 瘀攀渀栀愀 愀 攀砀攀挀甀琀愀爀⸀  Produtos sonoros com teor educacional e/ou cultural são tão importantes, pois conseguem alcançar o nicho de pessoas portadoras de deficiência visual, tornando-se uma ótima opção para o aprendizado e absorção de conhecimento. ਀䌀漀洀 愀 攀猀挀甀琀愀 戀椀渀愀甀爀愀氀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀爀 渀漀 攀猀瀀愀漀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 猀漀渀猀⸀ 䤀猀猀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 瀀漀爀焀甀攀 愀 愀甀搀椀漀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀漀渀猀 攀 爀甀搀漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀漀 洀攀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 焀甀攀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀⸀ 伀 挀爀攀戀爀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀 琀甀搀漀 愀焀甀椀氀漀 攀 昀愀稀 氀椀最愀攀猀 挀漀洀 愀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 猀椀最渀椀昀椀挀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 漀甀瘀椀搀漀⸀ O presente artigo reafirma a sua importância e reforça o porquê de se estudar novas formas de produtos sonoros na comunicação, retomando as peças radiofônicas que existiram, mas que passaram a ser tão negligenciadas após o surgimento e popularização da televisão. É possível reavivar o áudio integrando-a com as tecnologias de ponta que se tem hoje, agregando a produção de áudio para fins de entretenimento e a viabilização financeira palpável, o que dá suporte para a produção em larga escala e para a transmissão para a grande massa. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀漀攀琀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 漀戀爀愀猀 攀洀 搀漀洀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀 搀漀猀 瀀漀攀洀愀猀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䄀琀漀 倀漀琀椀挀漀 瀀攀氀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀攀 猀漀渀漀爀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀甀猀 攀渀爀攀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 甀洀愀 戀甀猀挀愀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 愀猀 漀瀀攀猀 搀攀 挀愀瀀琀愀攀猀 挀漀爀爀攀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 琀挀渀椀挀愀 戀椀渀愀甀爀愀氀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ Para a captação do áudio binaural, no nosso caso, é feita em um estúdio acústico e é necessária a utilização de dois microfones de lapela, um em cada orelha de uma cabeça de isopor, o que representa aproximadamente uma distância de 18 centímetros entre um microfone e outro. Esta técnica é diferente das técnicas usadas para as gravações usuais de áudio binaural, pois o método mais frequente é a utilização da chamada dummy head, que simula a anatomia do torso humano, o que faz com que o áudio seja captado com a percepção espacial real dos ouvidos humanos. A escolha da utilização de microfones de lapela e cabeça de isopor ocorreu através de pesquisas, pois este método é o mais viável financeiramente, visto que o equipamento dummy head tem um custo elevado. ਀一漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 漀 愀琀漀爀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀 漀 瀀漀攀洀愀 愀漀 爀攀搀漀爀 搀愀 挀愀戀攀愀 搀攀 椀猀漀瀀漀爀 焀甀攀 攀猀琀 挀漀洀 漀猀 搀漀椀猀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀 搀攀 氀愀瀀攀氀愀 渀愀猀 漀爀攀氀栀愀猀Ⰰ 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 漀猀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 甀搀椀漀 洀漀渀漀 搀漀猀 氀愀搀漀猀 攀猀焀甀攀爀搀漀 攀 搀椀爀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀 猀攀渀猀愀漀 戀椀渀愀甀爀愀氀⸀ 䄀瀀猀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀攀猀 搀漀椀猀 挀愀渀愀椀猀 猀漀 洀椀砀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀搀椀漀 攀 攀猀琀攀 甀搀椀漀  椀渀挀爀攀洀攀渀琀愀搀漀 挀漀洀 攀昀攀椀琀漀猀 攀 爀甀搀漀猀 搀攀 搀漀洀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 一漀 䄀琀漀 倀漀琀椀挀漀Ⰰ 漀 䘀漀氀攀礀  甀琀椀氀椀稀愀搀漀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀愀猀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀瘀愀洀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 攀 爀甀搀漀猀 洀甀椀琀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 攀 焀甀攀 渀漀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 最爀愀琀甀椀琀愀⸀ 䄀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 嘀椀挀琀漀爀✀猀 倀椀愀渀漀 匀漀氀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 䌀漀爀瀀猀攀 䈀爀椀搀攀 ⠀㈀  㔀⤀  甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 瀀漀攀洀愀 倀愀爀愀 儀甀Ⰰ 洀愀猀 渀漀猀 戀愀猀攀愀洀漀猀 渀愀 樀甀爀椀猀瀀爀甀搀渀挀椀愀 搀愀 䰀攀椀 㤀㘀㄀ Ⰰ 䌀愀瀀⸀ 䤀嘀Ⰰ 䄀爀琀⸀ 㐀㘀Ⰰ 椀琀攀洀 嘀䤀䤀䤀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 渀漀  漀 昀漀挀漀 搀愀 漀戀爀愀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 猀攀爀瘀椀渀搀漀 搀攀 戀愀猀攀Ⰰ 攀 漀 琀攀洀瀀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀  渀昀椀洀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 愀瀀氀椀挀愀爀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀攀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀漀洀 瀀愀最愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 愀猀 搀攀琀洀⸀ Como técnica para o projeto Ato Poético, é utilizado o áudio estéreo aumentado, atenuando os efeitos de espacialidade por meio do software H3D, desenvolvido pela empresa Longcast. Este se beneficia de métodos e técnicas atualmente utilizadas na síntese de imagens 3D, permitindo criar misturas binaural complexas e dinâmicas. O H3D permite visualizar e editar a posição dos sons.਀ऀ䄀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 猀攀爀瘀椀漀  挀爀漀猀猀洀攀搀椀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀最椀渀愀 瘀椀爀琀甀愀氀 搀愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 䄀甀搀椀琀 ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀甀搀椀琀瀀爀漀搀甀挀漀攀猀⸀眀椀砀猀椀琀攀⸀挀漀洀⼀愀甀搀椀琀⤀Ⰰ 焀甀攀  愀搀愀瀀琀瘀攀氀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 琀愀戀氀攀琀猀 攀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀⸀ 䄀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 琀愀洀戀洀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 挀愀渀愀氀 漀昀椀挀椀愀氀 搀愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 䄀甀搀椀琀 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀 攀 瀀攀氀漀 匀漀甀渀搀䌀氀漀甀搀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Ato Poético é um projeto de áudio que visa transmitir poemas de grandes nomes da Literatura Brasileira e da Literatura Internacional a partir da técnica de Áudio Binaural. Com o Ato Poético, é possível desfrutar de poemas com a sensação ambiente e percepção espacial de seus enredos, bem como a sensação de possuir um narrador junto ao receptor, levando o ouvinte a uma experiência de imersão e envolvimento.਀䠀 甀洀 愀琀漀爀 搀攀 瘀漀稀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀Ⰰ 䌀愀猀 倀爀漀攀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 漀猀 瀀漀攀洀愀猀⸀ 䠀 琀愀洀戀洀 攀昀攀椀琀漀猀 攀 爀甀搀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀愀 猀攀渀猀愀漀 攀猀瀀愀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 攀渀爀攀搀漀 搀漀 瀀漀攀洀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀⸀ 䠀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 攀 搀攀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀⸀ 儀甀愀渀琀漀  搀甀爀愀漀Ⰰ 挀愀搀愀 瀀攀愀 瀀漀猀猀甀椀 搀漀椀猀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 洀攀椀漀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O desenvolvimento do presente estudo e as produções sonoras propostas na temática do trabalho possibilitaram mostrar as suas aplicações no mundo audiovisual e os efeitos causados nos receptores quando são expostos a experiências audíveis. Trabalha-se com foco na propriocepção, cognição e sensações causadas dentro do corpo humano, fazendo uma breve dissertação do processo de recepção dos sons no canal auditivo e suas implicações no sistema sensorial. ਀ऀ伀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 渀漀 搀攀戀愀琀攀 搀攀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 焀甀攀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 愀漀 爀攀搀漀爀 搀漀 洀甀渀搀漀㨀 漀 섀甀搀椀漀 䈀椀渀愀甀爀愀氀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 瀀漀甀挀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 洀琀漀搀漀⸀ 준 搀椀昀挀椀氀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 漀戀琀攀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 愀爀琀椀最漀猀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 ጀ†漀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 最爀愀渀搀攀 愀爀猀攀渀愀氀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 焀甀攀  瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 洀愀椀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 昀猀椀挀愀⸀ 䌀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 瀀漀甀挀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 攀砀瀀氀漀爀愀洀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 甀搀椀漀 戀椀渀愀甀爀愀氀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  愀樀甀搀愀爀 愀 攀渀愀氀琀攀挀攀爀 攀猀琀攀 洀琀漀搀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀Ⰰ 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀爀攀昀攀爀攀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 昀漀渀攀猀 搀攀 漀甀瘀椀搀漀 攀 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀愀洀 瀀漀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 琀攀渀栀愀洀 洀愀椀漀爀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 猀攀樀愀洀 椀渀挀氀甀猀椀瘀漀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀⸀ O processo que utilizamos é importante para apresentar aos profissionais e estudantes da área de audiovisual uma maneira de fácil acesso e de baixo custo para a captação de áudio binaural, gerando maior viabilização e incentivo para a prática da técnica. Para estudos posteriores, os pesquisadores podem utilizar a técnica do projeto Ato Poético como base para o aperfeiçoamento do Binaural, por meio de outros métodos de captação. E, como resultado do produto, conseguimos alcançar proximidade da sensação biauricular, assim como proposto desde o início do projeto, com a boa interpretação do ator, bem como a distribuição de variados efeitos sonoros como incremento. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀唀吀伀Ⰰ 䠀攀椀琀漀爀 䴀漀爀愀攀猀⸀ 匀椀猀琀攀洀愀猀 搀攀 猀渀琀攀猀攀 搀攀 甀搀椀漀 戀椀渀愀甀爀愀氀 攀 琀攀猀琀攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀氀椀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 㐀㌀ 昀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䜀爀愀搀甀愀漀⤀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀夀匀一䔀Ⰰ 䰀甀椀稀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 伀琀攀爀漀⸀ 䄀 渀漀瘀愀 戀戀氀椀愀 搀漀 猀漀洀⸀ ㄀⸀ 攀搀⸀ 吀椀洀戀甀爀椀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀椀愀 搀漀 攀䈀漀漀欀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀䄀Ⰰ 刀攀最椀猀 刀漀猀猀椀 䄀氀瘀攀猀⸀ 䄀甀爀愀氀椀稀愀漀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 椀洀攀爀猀椀瘀漀猀⸀ ㈀ 㐀 昀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀⤀⸀ 䔀猀挀漀氀愀 倀漀氀椀琀挀渀椀挀愀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀唀䈀䔀刀Ⰰ 䐀愀瘀椀搀 䴀椀氀攀猀㬀 刀唀一匀吀䔀䤀一Ⰰ 刀漀戀攀爀琀 䔀⸀ 吀挀渀椀挀愀猀 䴀漀搀攀爀渀愀猀 搀攀 䜀爀愀瘀愀漀 搀攀 섀甀搀椀漀⸀ 㜀⸀ 攀搀⸀ 吀爀愀搀⸀ 䔀搀猀漀渀 䘀甀爀洀愀渀欀椀攀眀椀挀稀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀唀匀娀䬀䄀吀Ⰰ 䴀愀甀爀漀⸀ 䴀切猀椀挀愀Ⰰ 渀攀甀爀漀挀椀渀挀椀愀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 渀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 䄀氀氀甀挀挀椀 ☀ 䄀猀猀漀挀椀愀搀漀猀 䌀漀洀甀渀椀挀愀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀匀匀伀匀Ⰰ 倀爀椀猀挀椀氀愀 匀椀氀瘀愀㬀 匀伀唀娀䄀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀甀最甀猀琀漀 搀攀 倀愀甀氀愀㬀 䘀䤀伀刀䤀一䤀Ⰰ 䄀渀愀 䌀氀愀甀搀椀愀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 愀甀搀椀琀椀瘀漀 攀 挀漀最渀椀琀椀瘀漀 渀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 昀愀氀愀 渀漀 爀甀搀漀 攀洀 椀搀漀猀漀猀⸀ 䐀椀猀琀切爀戀椀漀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 倀漀渀琀椀昀挀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 ⠀倀唀䌀⤀Ⰰ 瘀⸀ ㈀㘀⸀ 渀⸀ 㐀⸀㨀 㠀㐀 ⴀ㠀㐀㈀Ⰰ 搀攀稀攀洀戀爀漀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 刀漀搀漀氀昀漀 䌀漀攀氀栀漀 搀攀⸀ 匀椀渀攀猀琀攀猀椀愀 挀漀洀漀 挀漀渀搀椀漀 瀀愀爀愀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀㨀 唀洀愀 挀漀渀樀攀挀琀甀爀愀⸀ 倀攀爀挀攀瀀琀愀 ⴀ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䌀漀最渀椀漀 䴀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 倀愀爀愀渀Ⰰ 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䌀漀最渀椀漀 攀 䄀爀琀攀猀 䴀甀猀椀挀愀椀猀 ⠀䄀䈀䌀䴀⤀Ⰰ 瘀⸀ ㌀⸀ 渀⸀ ㈀⸀㨀 ㄀㜀 ጀ†㌀㈀Ⰰ 樀甀氀栀漀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀䰀䰀䔀Ⰰ 匀氀漀渀 搀漀⸀ 䴀椀挀爀漀昀漀渀攀猀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䴀切猀椀挀愀 攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ ㈀  ㈀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀䰀䰀䔀Ⰰ 匀氀氀漀渀 搀漀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 倀爀琀椀挀漀 搀攀 䄀挀切猀琀椀挀愀⸀ ㌀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䴀切猀椀挀愀 攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䄀䰀䰀Ⰰ 圀椀氀氀攀洀 嘀愀渀 䐀攀⸀ 䴀甀猀椀挀 椀渀 栀漀猀瀀椀琀愀氀猀⸀ ㄀⸀ 攀搀⸀ 一漀瘀愀 夀漀爀欀Ⰰ 唀匀䄀㨀 刀甀猀猀攀氀氀 匀愀最攀 䘀漀甀渀搀愀琀椀漀渀Ⰰ ㄀㤀㐀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀娀䠀䄀一䜀Ⰰ 夀甀砀甀愀渀⸀ 倀攀爀挀攀瀀琀甀愀氀 氀攀愀爀渀椀渀最 愀渀搀 戀椀渀愀甀爀愀氀 瀀爀漀挀攀猀猀椀渀最⸀ ㈀㐀 昀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀⤀⸀ 䔀瘀愀渀猀琀漀渀Ⰰ 䤀氀氀椀渀漀椀猀㨀 一漀爀琀栀眀攀猀琀攀爀渀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀礀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀刀刀唀䐀䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 섀甀搀椀漀 ㌀䐀㨀 攀昀攀椀琀漀 ㌀䐀 攀洀 昀漀渀攀猀 搀攀 漀甀瘀椀搀漀 攀猀琀爀攀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀琀攀挀洀甀渀搀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀昀漀渀攀ⴀ搀攀ⴀ漀甀瘀椀搀漀⼀㄀㄀㘀㠀㌀ⴀ愀甀搀椀漀ⴀ戀椀渀愀甀爀愀氀ⴀ攀昀攀椀琀漀ⴀ㌀搀ⴀ攀洀ⴀ昀漀渀攀猀ⴀ搀攀ⴀ漀甀瘀椀搀漀ⴀ攀猀琀攀爀攀漀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㤀 䴀愀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀唀匀䈀刀䄀匀䤀䰀㨀 䄀爀琀⸀ 㐀㘀 搀愀 䰀攀椀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䄀甀琀漀爀愀椀猀 ⴀ 䰀攀椀 㤀㘀㄀ ⼀㤀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀樀甀猀戀爀愀猀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀琀漀瀀椀挀漀猀⼀㄀ 㘀㈀㔀㔀㐀㌀⼀愀爀琀椀最漀ⴀ㐀㘀ⴀ搀愀ⴀ氀攀椀ⴀ渀ⴀ㤀㘀㄀ ⴀ搀攀ⴀ㄀㤀ⴀ搀攀ⴀ昀攀瘀攀爀攀椀爀漀ⴀ搀攀ⴀ㄀㤀㤀㠀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  伀甀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀一䜀䌀䄀吀⸀ 䘀爀漀洀 嘀椀爀琀甀愀氀 刀攀愀氀椀琀礀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀氀漀渀最挀愀琀⸀昀爀⼀愀戀漀甀琀ⴀ氀漀渀最挀愀琀⼀栀椀猀琀漀爀礀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㤀 䄀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䜀䔀 䔀䐀䜀䔀㨀  䤀渀琀攀爀愀甀爀愀氀 䰀攀瘀攀氀 䐀椀昀昀攀爀攀渀挀攀猀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀椀猀氀攀⸀栀愀渀漀瘀攀爀⸀攀搀甀⼀䌀栀㄀㄀䄀甀搀䈀爀愀椀渀䰀漀挀⼀䌀栀㄀㄀䤀渀琀攀爀䰀漀甀搀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㌀ 䄀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀