INSCRIÇÃO: | 00632 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA05 |
TÍTULO: | Distorção |
AUTORES: | Leila Cristina Vieira Belem (Faculdade Cásper Líbero); Marcelo Soler (Faculdade Cásper Líbero) |
PALAVRAS-CHAVE: | Roteiro, Perseguição, Curta-metragem, Desenvolvimento, Paranoia |
RESUMO | |
O roteiro realizado pela aluna do curso de Rádio, Televisão e Internet da Faculdade Cásper Líbero teve o intuito ser a base para a produção de um curta-metragem para o Projeto Interdisciplinar como forma de aprendizado das diversas disciplinas do curso. A criação do roteiro tem como principal objetivo narrar a vida de dois personagens que sofrem com sentimentos de perseguição. Além disso, a intenção do roteiro é destacar o uso da tecnologia em excesso atualmente podendo acarretar em doenças mentais como mostrado em reportagens, sendo essa paranoia psicológica a ideia central do roteiro desenvolvida em sequências repetidas de acossa. | |
INTRODUÇÃO | |
O roteiro “Distorção” foi desenvolvido pela aluna do 6º semestre do curso de Rádio, Televisão e Internet para o Projeto Interdisciplinar, solicitado como requerimento para a aprovação nas disciplinas Fotografia, Direção de Arte, Direção de Atores, Edição para TV e Rádio da Faculdade Cásper Líbero.ऀ䄀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀洀 琀攀洀愀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 洀愀猀 戀愀猀攀愀搀漀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 昀漀椀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 昀愀氀愀爀 搀漀 愀琀甀愀氀 瘀挀椀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 搀攀 焀甀攀 漀 洀甀渀搀漀 搀攀椀砀漀甀 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 搀漀 氀愀搀漀 搀攀 昀漀爀愀 攀 愀最漀爀愀 渀愀瘀攀最愀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 眀攀戀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 氀攀瘀愀爀 愀氀最甀渀猀 甀猀甀爀椀漀猀 愀 甀洀愀 昀椀砀愀漀 攀洀 挀攀氀甀氀愀爀 攀 瀀愀爀愀渀漀椀愀 搀攀 瀀攀爀猀攀最甀椀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀攀氀漀 䌀礀戀攀爀 倀愀爀愀渀漀椀愀Ⰰ 漀 洀攀搀漀 搀攀 焀甀攀 愀氀最甀洀 琀攀 瀀攀爀猀攀最甀攀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀愀爀愀 琀攀 瀀攀最愀爀⸀ “Delusions involving technology, and specifically the internet, are increasingly common, and fear-reality statistics suggest computer-related fears are very widespread. These fears form a continuum from the widely understandable and realistic to the unrealistic, and frankly paranoid.” (J. MASON, Oliver, STEVENSON Caroline, e FREEDMAN Fleur. NBCI, 2014)ऀऀ倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 搀漀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 琀愀渀琀漀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 琀攀洀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 攀洀 瀀攀爀漀搀漀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀漀 愀爀琀椀最漀 猀漀戀爀攀 䌀礀戀攀爀 倀愀爀愀渀漀椀愀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 一䌀䈀䤀 ⠀一愀琀椀漀渀愀氀 䌀攀渀琀攀爀 昀漀爀 䈀椀漀琀攀挀栀渀漀氀漀最礀 䤀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀⤀㬀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀昀椀渀椀攀猀 搀攀 漀戀猀攀猀猀漀 攀 昀椀砀愀漀Ⰰ 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 瀀猀椀挀漀琀攀爀愀瀀攀甀琀愀 攀 愀氀最甀洀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 攀砀瀀氀漀爀愀洀 漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀愀⸀ Acreditamos ser importante falar sobre o tema, uma vez que traz uma análise das mídias sociais nas vidas das pessoas, isso apresenta a atual realidade de muitos jovens que vivem no mesmo universo sempre com os olhos fixos na tela do celular.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 䐀椀猀琀漀爀漀 昀漀椀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 瘀挀椀漀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 甀猀漀 攀 愀戀甀猀漀 搀攀猀挀漀洀攀搀椀搀漀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 攀 愀猀 瀀愀爀愀渀漀椀愀猀 焀甀攀 漀 甀猀漀 攀砀挀攀猀猀椀瘀漀 搀攀氀愀猀 瀀漀搀攀洀 挀愀甀猀愀爀 瀀愀爀愀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 猀甀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀栀愀洀愀爀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀愀氀攀猀 攀 搀漀攀渀愀猀 洀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 愀渀猀椀攀搀愀搀攀 攀 漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 搀攀 瀀攀爀猀攀最甀椀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 瀀漀搀攀洀 瘀椀爀 愀 猀甀爀最椀爀 挀漀洀 愀 椀洀愀最攀洀 搀椀猀琀漀爀挀椀搀愀 焀甀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 挀愀甀猀愀 渀漀猀 猀攀甀猀 甀猀甀爀椀漀猀Ⰰ 愀氀琀攀爀愀渀搀漀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 焀甀攀 愀 樀愀渀攀氀愀 搀漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 攀 搀漀 挀攀氀甀氀愀爀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 愀 渀漀瘀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀攀猀猀攀 琀攀洀愀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀 漀 搀攀 攀砀瀀漀爀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 搀攀椀砀愀洀 搀攀 猀攀爀 椀渀琀攀爀瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀 瀀愀猀猀愀洀 愀 猀攀爀 瘀椀爀琀甀愀椀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀攀 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 渀漀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀洀 挀漀洀 渀椀渀最甀洀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 猀攀甀猀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀⸀ 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀甀氀愀 猀 爀攀猀猀愀氀琀愀 焀甀攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀攀 琀漀爀渀愀洀 昀爀漀甀砀愀猀 挀漀洀漀 搀椀稀 漀 猀漀挀椀氀漀最漀 娀礀最洀甀渀琀 䈀愀甀洀愀渀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀琀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瘀甀氀渀攀爀瘀攀椀猀 攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 洀甀渀搀漀 瘀椀爀琀甀愀氀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 渀漀瘀漀猀 愀洀椀最漀猀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 甀洀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 攀 猀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀爀 猀攀 攀砀瀀漀爀 愀漀 瀀爀砀椀洀漀⸀ O roteiro em gênero ficcional permitiu explorar todas essas questões psicológicas, o uso de redes sociais de forma excessiva, a ausência de diálogos e maior detalhe as emoções e reações dos atores, porém de forma mais solta, visto que a ficção não se prende tanto a realidade, facilitando assim a construção das diversas situações de encontros sem depender da cronologia do real, mesmo que a essência do tema seja verdadeira e factual.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀猀 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 䐀椀猀琀漀爀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 搀攀 瀀漀甀挀漀 攀洀 瀀漀甀挀漀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 琀攀渀猀漀 搀漀猀 搀漀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀甀洀攀渀琀愀猀猀攀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 挀愀搀愀 搀椀愀 焀甀攀 猀攀 瀀愀猀猀愀瘀愀 甀洀 攀猀琀愀瘀愀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 愀漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀攀洀 渀攀渀栀甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 搀椀氀漀最漀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀洀 昀愀氀愀爀 瀀漀爀 猀椀 瀀爀瀀爀椀漀猀Ⰰ 攀砀椀猀琀椀渀搀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀爀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 椀猀猀漀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀猀愀 椀搀攀椀愀 昀椀砀愀 搀攀 瀀攀爀猀攀最甀椀漀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 攀砀椀猀琀愀 甀洀愀 搀切瘀椀搀愀 猀漀戀爀攀 攀猀琀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 攀 搀攀猀攀渀挀漀渀琀爀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ O Roteiro Distorção foi elaborado a partir da análise de outros roteiros cinematográficos como por exemplo Amnésia, em inglês Memento, e The Folowing de Christopher Nolan e O brilho eterno de uma mente sem lembranças, em inglês Eternal Sunshine Of the Spotless Mind de Charlie Kaufman, utilizando como base de construção da estrutura. Além disso, foram utilizados o livro Story de Robert McKee e outros produtos audiovisuais, os quais a partir desses eram pensados como foram estruturados de maneira escrita auxiliando na visualização de cada detalhe presente na história. “Um roteiro logo percebi, é uma história contada em imagens. É como um substantivo: isto é, um roteiro trata de uma pessoa, ou pessoas num lugar, ou lugares, vivendo a sua coisa”. (FIELD, 2001 p 15)㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀攀洀愀 攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 洀甀搀愀爀愀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀 瀀漀爀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 椀搀攀椀愀 攀爀愀 昀甀最椀爀 搀漀 挀氀椀挀栀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀攀爀猀攀最甀椀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 瘀琀椀洀愀 攀 甀洀 瀀攀爀猀攀最甀椀搀漀爀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 攀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 瀀攀爀猀攀最甀椀漀 洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 猀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 漀挀漀爀爀攀渀搀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀Ⰰ 猀甀愀 攀猀猀渀挀椀愀 猀攀 洀愀渀琀椀渀栀愀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 漀戀猀攀猀猀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瘀攀椀漀 搀攀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀攀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀琀漀爀攀猀⸀ Após a definição do tema perseguição e paranoia criada pelas redes sociais, foram criadas etapas do desenvolvimento do roteiro. Para que isso fosse possível eram estabelecidas reuniões semanais para análise do que já havia sido escrito pela roteirista. As etapas para a criação foram: Referências; Definição do conflito e story line; Argumento; Personagens; Escaleta, ou seja, todas as etapas de pré-produção (PUCCINI, 2012). Como havia sido definido que o produto final não teria diálogos ou qualquer tipo de fala, o roteiro foi todo construído em cima desse argumento de que os personagens seriam expressivos e os encontros repetitivos.ऀ䘀甀最椀渀搀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 切渀椀挀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 瘀愀爀椀愀 搀攀 甀洀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀Ⰰ 栀漀爀愀 猀攀渀搀漀 漀 漀氀栀愀爀 搀攀 䰀甀渀愀Ⰰ 栀漀爀愀 猀攀渀搀漀 漀 搀攀 吀栀攀漀Ⰰ 爀攀洀漀渀琀愀渀搀漀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
A criação e construção do roteiro dentro do ambiente universitário para estudantes de audiovisual permite que seja aplicada a teoria a prática. A execução de desenvolvimento do roteiro permite ao aluno que seus conhecimentos, talentos e horizontes sejam melhores explorados e ampliados, uma vez que para isso foram necessárias pesquisas para o tema, referências, ideias, criação e estruturação clara de forma que a compreensão da história seja possível, para assim alcançar o objetivo de finalização do projeto como um todo, sendo o roteiro a base de desenvolvimento do curta-metragem.ऀ唀洀 搀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 䐀椀猀琀漀爀漀 昀漀椀 愀 椀渀攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 搀椀氀漀最漀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀 愀琀攀渀漀 昀漀猀猀攀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀愀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 猀攀渀琀椀愀洀 攀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀爀椀愀渀搀漀 洀愀椀漀爀攀猀 搀攀猀挀爀椀攀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 挀攀渀愀 焀甀攀 椀愀洀 搀攀猀搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀琀 爀攀愀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀琀攀爀愀攀猀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 挀攀渀愀猀⸀ 䔀爀愀 洀愀椀猀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀漀 攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀洀漀 椀猀猀漀 昀椀挀愀爀椀愀 渀愀 挀洀攀爀愀⸀ 䔀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 搀攀猀愀昀椀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀漀 琀攀洀愀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 洀愀椀漀爀 愀琀攀渀漀 愀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀洀 猀攀爀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀漀爀 琀爀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀愀攀猀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 琀椀爀愀搀愀猀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 搀椀爀攀漀 搀攀 愀琀漀爀攀猀 攀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀氀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
MCKEE, Robert. Story – Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte e Letra, 2013. NOLAN, Christopher, Memento – Script. Disponível em NOLAN, Christopher, The Following – Script. Disponível em KAUFMAN, Charlie, Eternal Sunshine of The Spotless Mind – Script. Disponível em㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀猀琀攀瀀栀攀渀昀漀氀氀漀眀猀⸀挀漀洀⼀爀攀猀漀甀爀挀攀ⴀ搀漀挀猀⼀猀挀爀椀瀀琀猀⼀攀琀攀爀渀愀氀开猀甀渀猀栀椀渀攀开漀昀开琀栀攀开猀瀀漀琀氀攀猀猀开洀椀渀搀⸀瀀搀昀㸀⸀ Acesso em 19 de abril de 2018.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |