ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00641</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;NEXTEL</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Carla Melo (Universidade Metodista de São Paulo); Marco Antônio Cirillo (Universidade Metodista de São Paulo); Giovanni Bem Palmieri (Universidade Metodista de São Paulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Publicitária, Nextel, identidade, digital, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O artigo refere-se ao trabalho de conclusão de curso de alunos do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo, que tinham como tema do projeto:  Prospect - A realidade do mercado publicitário e a concorrência entre as agências . A missão seria elaborar uma campanha publicitária para um novo posicionamento de marca da Nextel, uma das maiores empresas de telefonia móvel do país. O projeto se deu com diversas pesquisas realizadas para entender melhor hábitos e consumo do público alvo da campanha, além de realizar um plano de mídia integrado as estratégias desenvolvidas pelo grupo, e desenvolver peças com uma nova mensagem, não fugindo da identidade já existente pela marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Presente no Brasil desde 1997, a Nextel foi pioneira ao unir a tecnologia Iden (rádio) ao uso do aparelho celular e conquistou mais de 3,8 milhões de clientes. Em 2012, a operadora entrou no 3G e tem expandido a oferta do novo serviço cada vez mais. Em cerca de cinco anos de atuação, a Nextel conquistou um market share expressivo no segmento pós-pago no estado do RJ (14,14%) e em SP (7,11%), seus principais mercados. Para garantir a melhor experiência aos clientes, a operadora realizou uma série de ativações em sua infraestrutura de rede. Em junho de 2014, passou a oferecer 4G no Rio de Janeiro e já conquistou 15,73% do mercado, com 1.046,0 mil linhas. E, em dezembro de 2016, passou a ofertar a frequência também na Grande São Paulo. O mercado de telecomunicações é um ambiente desafiador, de alta competitividade, velocidade de mudança, agressões da imprensa e público detrator. Em geral, os consumidores pouco diferenciam uma operadora da outra e já estão habituados a desconfiar das empresas. Sendo o quinto player do mercado, a Nextel, para se destacar e poder competir, começou a fazer diferente. Em 2015, a operadora lançou um modelo inovador de relaciona- mento com o consumidor, oferecendo planos totalmente flexíveis, com pacotes de voz e dados nos tamanhos P, M e G. Em outras palavras, o cliente pode montar o plano como desejar e não pagar a mais pelo que não usa  aspectos que trazem o melhor custo-benefício do mercado. A flexibilização dos planos, entretanto, foi apenas o início. Em junho de 2016, a oper- adora lançou uma nova campanha institucional com a assinatura  Tá nas suas mãos , fazendo alusão a três aspectos que estão nas mãos dos consumidores: o celular, a Nextel (serviço) e o poder de escolha que ele próprio detém. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do projeto foi produzir uma campanha publicitária, desenvolvendo um novo conceito criativo e um novo posicionamento de marca para Nextel, tendo como referência todo o seu histórico já construído no mercado, e para isso foram desenvolvidas várias peças, seguindo o o conceito criativo estudado e criado pelo grupo. Dentro do projeto, também foi necessário a criação de um filme publicitário, com duração de 1 minuto e um mesmo comercial com duração de 30 segundos. O novo comercial para marca trabalha sempre mostrando esteriótipos de pessoas que se assemelham com o público alvo da campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">lientes de todas operadoras de telefonia em geral, sempre buscam optar os melhores benefícios, presando sempre a credibilidade, confiança e o quanto tais operadoras serão honestas nas propostas de seus serviços, e com a Nextel não seria diferente. Não abrindo mão de firmar a credibilidade que Nextel prega em passar, o grupo além de focar em disseminar um pouco a antiga ideia que os clientes criaram em cima da operadora, a proposta também seria mostrar que novas experiências poderiam surpreende-los, propondo sempre aproxima-los ainda mais a marca, trazendo identificação com a marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O intuito do filme foi mostrar que a Nextel se adapta a pessoas com diferentes identidades, mostrando que ela é uma operadora diferente das outras e que coloca a satisfação dos seus clientes como prioridade. Optamos por uma linguagem clara e objetiva, sem locução, apenas com lettering em um fundo laranja, para dar maior impacto, deixando-o mais atrativo visualmente, seguindo a identidade da marca. Seus vários cortes entre as imagens servem para transmitir velocidade e modernidade, além de terem sido escolhido cenas que ficassem marcadas ao publico alvo da campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para representar com fidelidade a identidade de cada um, optamos por frames em plano aberto que enfatizam a personalidade de pessoas e estereótipos, assim como o uso de elementos gráficos que representam e complementam cada arquétipo criado nas peças. A escolha de cada frame do vídeo foi realizada por banco de imagens. Com uma trilha musical jovial e marcante, foi possível fazer a identificação da mesma junto aos atores do vídeo, fugindo de todo e qualquer indiferença que a mesma pudesse ter com os atores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com o projeto Integrado do 8o período de Publicidade e Propaganda, voltado para a comunicação publicitária do mercado de telefonia móvel, tivemos a oportunidade de nos aprofundar e compreender melhor as particularidades desse setor, com o auxílio de todo o conteúdo não só passado ao longo deste semestre, como de todos outros que tivemos até então. Além de todo aprendizado acadêmico, o projeto proporcionou a toda a agência Madness uma experiência nova, mesmo sendo o último de sete projetos que antecederam. Mergulhamos de cabeça em um universo totalmente diferente do nosso habitual que foi trabalhar em concorrência com as outras agências do semestre. Sem contar, na autonomia que foi adquirida no desenvolvimento do projeto, fazendo com que  andássemos com os próprios pés e tomássemos decisões mais sólidas, com um cliente real e de grande influência no mercado. E esse cliente, no caso a Nextel, nos fez ter em mãos um grande desafio: desenvolver uma campanha de reposicionamento de marca. Desde o começo do projeto, quando nos foi proposto esse tema e principalmente o cliente, sabíamos que iria ser um grande desafio por conta da imagem que as pessoas já tinham da marca e pelo tempo de mercado que ela possuía. Só que isso não foi barreira para que não usássemos da criatividade e da pesquisa, para descobrir qual era o público que estávamos conversando e quais expectativas eles possuíam. Desta forma conseguimos de maneira clara e ao mesmo tempo divertida, mostrar esse novo posicionamento, dizendo que Nextel apresenta uma nova ideia e que aquela do rádio, ficou para trás sem ao menos dizer nada sobre isso. Uma cara mais leve e com um conceito mais promissor, de ser digital. Sem contar com a ligação de trazer a personalidade dos planos que a Nextel possuí, com a personalidade das pessoas, seus diferentes gostos e escolhas e que isso é um grande diferencial em relação às outras operadoras do mercado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">NEXTEL. Site oficial. Disponível em <https://www.nextel.com.br/> Acessado em 04 de Junho de 2017.<br><br>MUNDO DAS MARCAS. Nextel, esse é o nosso jeito. Disponível em <http://mundodasmar- cas.blogspot.com.br/2006/06/nextel-direto-esse-o-nosso- jeito.html> Acessado em 04 de Julho de 2017. <br><br>MELHOR PLANO. Compare Planos de Celular. Disponível em <https://melhorplano.net/planos- de-celular> Acessado em 08 de Julho de 2017.<br><br>PRESSREADER. Operadoras de telefonia perdem clientes até março. Disponível em <https:// www.pressreader.com/brazil/valor- econ%C3%B4mico/20170522/281921657986191> Acessa- do em 10 de Julho de 2017.<br><br>TELEBRASIL. O desempenho do setor de telecomunicações. Disponível em <http://www.tele- brasil.org.br/panorama-do-setor/desempenho-do-setor> Acessado em 10 de Julho de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>