ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00646</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Última Chance</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Leandro da Silva Alves (Universidade Cruzeiro do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assalto , Chance, Periferia, Sequestro, Útima</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Última Chance é o seriado que conta histórias fictícias de pessoas que vivem na periferia, retratando os mais variados acontecimentos em cada episódio. O objetivo é mostrar situações que as pessoas da periferia podem vivenciar. O episódio piloto produzido para apresentação deste projeto tem como tema um sequestro. O formato do projeto segue o padrão de seriado, que apresenta em cada episódio uma trama única, que não se repete ou continua no episódio seguinte. O gênero teledramaturgia permite contar histórias fictícias com enredo criado ou inspirado em fatos reais, para serem exibidos periodicamente em curto tempo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia do projeto surgiu do pensamento de que as pessoas que vivem marginalizadas convivem com acontecimentos que parecem obrigatórios para rotular a periferia como local perigoso e de péssima qualidade de vida e, ao se acostumar com a sociedade estereotipando e sempre mostrando o pior destes locais, os moradores acabam aceitando este rótulo. O título Utima Chance vem do conceito de que as pessoas da periferia tem uma única chance em suas vidas para alcanaçar a vitória. Mas a rotina é que faz o ser humano viver de forma mecânica e não observar criticamente o mundo ao seu redor, ou seja, estar ocupado com o cotidiano por muito tempo pode também cegar e, assim, mostrar a escuridão como um excesso de luz e não como uma ausência dela. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Propor um seriado chamado Última Chance, com inspiração na periferia da cidade de São Paulo, cenário que sofre com os mesmos problemas sociais de qualquer classe e transborda cada vez mais seu talento e criatividade para sociedade. Útima Chance é o resultado da observação dos problemas recorrentes, que fazem parte do cotidiano da periferia. Isso fez com que a produtora criasse o universo do seriado a partir dos temas e personagens que surgem desta região. A partir disso foi produzido um piloto como exemplo da temática dessa produção, em busca de convencer que a periferia é um painel de talentos e inspirações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tema escolhido para desenvolver o seriado foi a periferia. Mas desde o embrião da ideia, nunca foi o intuito da produtora retratar essa região como favela e sim como áreas afastadas dos centros urbanos da cidade de São Paulo. A periferia é onde está localizada nossa instituição de ensino e é, também, onde os integrantes da produtora moram. O nome dado ao seriado Última Chance veio da observação de que as pessoas se conformam com a realidade em que vivem, limitando-se em sua própria zona de conforto. No episódio piloto do seriado, o título Última Chance é representado na trama. O personagem César, uma pessoa superficial, vive mostrando para os outros aquilo que ele não é. Essa ostentação por parte de César acaba motivando os personagens Carlos, Júlio e Inácio a sequestrá-lo, porém, a gangue de Carlos está cega ao imaginar que tudo seria fácil e que alguém na periferia possui dinheiro suficiente para lhes dar uma vida diferente da qual já vivem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Primeiro concebendo a ideia, passamos alguns dias pensando em tudo o que podemos contar para as pessoas. Então o roteiro foi escrito a partir da nosso processo criativo. Nos dez primeiros minutos do roteiro, apresentamos os personagens, contamos as suas motivações e seus interesses. Como o episódio tem 24 minutos, nos atentamos a fazer uma base sólida de sentimentos entre os personagens e o público. Baseando-se em nosso ponto de vista, a série não traz uma visão estereotipada da periferia, mas assim um diferencial para série. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em uma noite depois de ir à escola, Inácio, Júlio e Carlos se reúnem em uma casa abandonada na rua da escola, apesar dos ratos e do mau cheiro eles gostam deste local, ninguém os incomoda. Sentados conversando sobre coisas aleatórias, surge o assunto de o por que os MCs ganham muito dinheiro. Após algum tempo de conversa, eles decidem que vão ganhar muito dinheiro. Chegando em casa depois de um dia de trabalho, César desce de um carro preto, se despede do motorista, ao olhar do outro lado da rua, ele vê os três garotos saindo de dentro da casa, acena para eles e se vira, ao levantar o braço para fazer o gesto, a manga da camisa escorrega um pouco pelo braço, revelando um relógio dourado e grande. Na mesma casa que vão todos os dias depois da aula, eles se reúnem, com algumas armas de brinquedo, uma corda, fita adesiva, máscaras e uma cadeira. Esperam pacientemente pela chegada de César. Carlos havia entrado na rede social do rapaz para olhar um pouco da vida dele, pois tinha reparado no relógio de ouro e no  carrão que veio na noite anterior. Pensando em roubar o relógio e quem sabe até extorquir dinheiro do rapaz com chantagens e ameaças à vida dele, o trio preparou tudo que achavam necessário. Ao acordar, Cesar se vê amarrado em uma cadeira, com fita adesiva na boca. Ele está confuso e tonto, com muita dor na nuca, aonde recebera a pancada, o lugar está escuro, não consegue identificar nem uma forma. Começa a se mexer freneticamente, tentando se libertar, o desespero toma conta dos seus pensamentos, ele começa a suar de medo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A elaboração deste projeto experimental fez com que a produtora Anônimos trabalhasse em grupo de uma forma organizada e profissional, desde as primeiras etapas de definição da temática do projeto e as pesquisas para fundamentar a sua escolha, até o último processo de pós-produção do produto audiovisual e os ajustes necessários na parte escrita. Foi posto em prática todo o conteúdo de quatro anos de estudo, tanto teórico quanto prático. Última Chance mostrou à produtora de maneira real tudo aquilo que os professores aconselharam durante os oito semestres do curso: organização, pró-atividade, um bom cronograma, rigidez com prazos, ética e, principalmente, como montar e apresentar um conteúdo original, bem embasado e que entretenha os espectadores. A produção desse seriado apresentou diversos obstáculos. Por periferia (com as mudanças econômicas e sociais recentes) se tratar de um assunto relativamente novo, algumas fontes tradicionais não possuíam uma informação atualizada que era necessária. Foi preciso buscar informações de fontes menos ortodoxas, como jornais e artigos científicos. Fundamentar a visão de periferia da produtora foi uma das tarefas mais difíceis. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Field, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001<br><br>Comparato, Doc. Da criação ao roteiro, teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009. <br><br> </td></tr></table></body></html>