ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00657</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A moda, a influência e a interatividade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Leandro Oliveira Fernandes (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA); Camila Batista da Costa (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA); Juliana Antônia Rodrigues Lima (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA); José Carlos da Silva Junior (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA); Pedro Gabriel Teleste Evaristo de Souza (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA); Gabrielle Menezes da Silveira (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA); Juliana Lopes de Almeida Souza (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Moda, Look, Digital influencer, Anúncio impresso, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem como objetivo elaborar um anúncio publicitário no meio impresso para um cliente real do segmento da Moda. Um anúncio publicitário impresso, sobretudo na revista, é direcionado de forma segmentada. Por elementos verbais e visuais, o anúncio impresso é intencional e pretende persuadir seu público-alvo Para o alcance do objetivo, foi escolhida uma cliente real, a designer de moda e influenciadora digital Calile Lopes. Para a elaboração do anúncio publicitário impresso foi importante desenvolver um plano de comunicação, na medida em que se propôs a divulgação do trabalho da cliente no mercado da Moda. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho busca desenvolver um anúncio publicitário impresso para a cliente designer de moda Calile Lopes, que já possui uma marca própria. Contudo, em razão de não ter uma identidade visual definida, nunca veiculou campanha publicitária para divulgação do seu trabalho e prospecção de clientes. O conceito do anúncio foi promover o serviço de personal stylist e influenciadora digital, transmitindo a ideia de que as pessoas não precisam gastar muito para estar na moda, e que a moda tem um papel importante, pois as roupas falam pelas pessoas, e elas se ligam ao papel social que desempenhamos no mundo. A proposta de mensagem do anúncio foi trabalhar com a sustentabilidade e a reutilização de materiais. O Objetivo é desenvolver em seu público alvo a noção de saber se vestir de forma sustentável, com autenticidade, sem apelar para consumo de tendências, que não necessariamente refletem a personalidade e a individualidade de cada um. Além disso, outra preocupação da designer é a conscientização de que as pessoas não precisam consumir excessivamente para estar na moda, recompor as peças, elaborar novos looks sem ter que adquirir novas peças de roupas. Nesse cenário atual, de popularização da moda e da fragmentação da tradicional dicotomia moda e classe social elevada, como conceitos que necessariamente devam caminhar juntos, é que se insere a campanha desenvolvida para Calile Lopes. A designer tem como objetivo engajar pessoas a desenvolverem estilos pessoais marcados por sua proposta de uso da moda de forma sustentável, autêntica e criativa. Ela apresenta um estilo inspirador, criando combinações que sejam confortáveis para o dia a dia, mas ao mesmo tempo sofisticadas. O estilo pode ser definido como urbano-chic, voltado para o público feminino em geral, mas sobretudo para uma parcela de potenciais clientes constituída de mulheres empoderadas, com alto grau de formação, independentes, autênticas, estáveis financeiramente e posicionadas profissionalmente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo do anúncio publicitário foi promover o serviço de personal stylist e influenciadora digital, transmitindo a ideia de que as pessoas não precisam de muito para estar na moda. Neste sentido, a moda tem um papel mais importante do que se imagina, pois as roupas falam pelas pessoas, e elas se ligam ao papel social que desempenhamos no mundo. O presente trabalho tem como objetivos específicos: elaborar um conceito e uma mensagem para o anúncio publicitário, desenvolver um posicionamento da cliente no mercado, compreender o público alvo da cliente, criar um anúncio impresso para promover o serviço da Calile Lopes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A influenciadora digital Calile Lopes já possui notoriedade nas redes sociais, mas ainda não possui uma identidade visual profissional que expresse o que ela realmente almeja. Através do trabalho proposto neste semestre, foi delineado um posicionamento para a marca Calile Lopes, que consiste em entender os valores e os diferenciais, e assim desenvolver uma imagem para o mercado. O trabalho se justifica em diversas formas, tanto do lado experimental do aprendizado como proposta em um trabalho de faculdade, quanto o conceitual da sua temática. O segmento da Moda é pouco conhecido e explorado pelos publicitários. Foram necessárias pesquisas e compreensão deste universo de mercado para escolher uma cliente que fosse de acordo com a proposta do trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento do trabalho de forma prática e teórica, em um primeiro momento, realizou-se um briefing para compreensão das características marcantes da cliente. Através de pesquisa exploratória, foi feita análise das teorias do segmento de Moda, assim como uma pesquisa descritiva para a identificação do público alvo e dos possíveis concorrentes. Analisou-se o atual posicionamento de mercado da cliente e, com base nas pretensões coletadas no briefing inicial, foi projetado o posicionamento desejado. Em uma reunião com a designer, para elaboração de um brefing, definiu-se pelo posicionamento no mercado como digital influencer e designer de moda, que instiga em seu público alvo a ideia de não se influenciar por modismos e o consumo excessivo, idealizando a noção de saber se vestir com autenticidade e estilo, através da sustentabilidade e reutilização de peças de roupas. Para fazer uma pesquisa descritiva, foi necessário utilizar do instrumento de pesquisa, questionário para a investigação do público-alvo, assim como a identificação de prospects que tornem seu trabalho rentável, como, por exemplo, parcerias no meio digital e na imprensa, que consistem na divulgação de marcas e produtos, patrocínios, ofertas de serviços entre outros. Criou-se então um conceito para o anúncio publicitário impresso para a cliente Calile Lopes, respeitando seus objetivos e personalidade. Definido o conceito de campanha e o público alvo, realizou-se ensaio fotográfico para elaboração de peças publicitárias para o meio impresso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta foi elaborar um anúncio impresso. Neste sentido, o intuito foi criar um Ad de jornal e Ad de revista como peças chaves, para o meio impresso, divulgando a cliente. As peças seguiram o conceito proposto pela campanha e exploram o recurso de interatividade. No Ad de revista, o anúncio foi produzido com o software Adobe Photoshop CC e Illustrator, tipografia Baron Neue Black, Exo 2 e Anime ace, papel couchê, no formato 22cm x17cm, fotos realizadas com a câmera Canon EOS 70D, paleta de cores em amarelo e bege, cores mais neutras para destacarem a combinação dos looks e atingir a proposta da interatividade. Utiliza-se uma página inteira, ímpar, o leitor pode ousar e criar diferentes combinações de peças e montar um look para a modelo. Para este anúncio em revista foi selecionada a Glamour, um periódico mensal, que abriga vários cadernos no segmento na moda. Optamos pelo caderno Top moda/News, que já é direcionado para o público alvo da cliente. Para ilustrar todo conceito da campanha publicitária que abriga a ideia da recombinação e reutilização de peças do guarda-roupa, que podem se transformar em novos looks. Elaboramos uma peça que dispõe um cabide de roupas a esquerda com a seguinte pergunta: Você sabe se vestir bem? , e logo abaixo traz no texto uma chamada para o leitor interagir com a proposta  ajude a modelo a combinar algumas pelas e mostre que é possível montar um look com o que se tem no guarda-roupa . Por meio de 3 roletas giratórias o leitor pode propor várias combinações, e na lateral esquerda, ao lado das roletas, algumas dicas e diálogos com o leitor no decorrer das escolhas, tais como:  o redator disse combinar? Troque a palavra combinação por composição ,  jaqueta, camiseta, bata, camisão. É você quem decide. Ah, não se esqueça dos acessórios tá?!  ,  se vale tudo, agora é hora de ousar, com uma calça com fenda, por exemplo ,  sem querer fazer propaganda, mas desde o chinelo que todo mundo usa até as botinha é você quem decide . Ao lado dessa interatividade, um texto que diz  Para Calile Lopes, Fashion, Desing e Publicitária, é possível montar um look incrível, sem precisar de roupas caras , no final à direita o logotipo da Calile e o direcionamento para seu instagram. Como complementação, foi proposto também um Ad de jornal, com o intuito de manter a mesma identidade visual apresentada no Ad de revista, veiculando a campanha por 60 dias com 8 inserções, no jornal O Tempo, página ímpar, inteira, paleta de cores em amarelo e azul, tipografia Baron Neue Black, Exo 2 e Anime ace. O ensaio fotográfico foi realizado com a câmera Canon EOS 70D. A inserção da peça no jornal acontecerá aos sábados, dia que normalmente o público se questiona sobre o que vestir para eventos do final de semana. Aliado ao conceito de reaproveitamento, tanto do papel quanto das roupas da modelo a peça faz a abordagem  Esse jornal pode ser reaproveitado amanhã. Suas roupas, hoje , reforçando a ideia da recombinação das peças, seguido de uma indicação sobre a cliente" Calile Lopes, mestre na arte de reinventar o guarda-roupa e logo abaixo a peça empoderando o leitor" O editor disse reinventar? Eu digo, reutilizar, reorganizar, remontar, reusar, relaxar , seguido do logotipo da cliente e o direcionamento para o instagram. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto foi desenvolvido através da criação de um conceito para um anúncio publicitário impresso, que tinha como objetivo posicionar a digital influencer Calile Lopes no mercado da moda. Durante a definição do conceito, o planejamento da campanha e, a pesquisa de mercado realizada, proporcionou aprendizado e conhecimentos técnicos do mercado publicitário. Para entender o papel da moda na sociedade, foi importante fazer pesquisa científica e mercadológica para perceber que se vestir bem não está atrelado ao consumismo. É interessante destacar que para desenvolver um cliente como imagem e marca, foram necessários vários processos e procedimentos. A proposta do anúncio impresso foi encaixar o público consumidor da Calile Lopes dentro do que se gosta de usar, recombinando peças e montando novos looks. E como digital influencer, Calile, quer levar isso até as pessoas, de uma forma criativa e autêntica, montando looks com a característica do estilo de sustentabilidade e reutilização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Trad. Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.<br><br>CARACIOLA, Carolina Boari. A influência da moda na sociedade contemporânea. Texto disponível em: http://www.modadocumenta.com.br/anais/anais/5-Moda-Documenta-2015/07-Sessao-Tematica-Moda-e-Sociedade-percursos diversos/CarolinaBoari_ModaDocumenta2015_a-influencia-da-moda.pdf. Acesso em 14/11/2017.<br><br>ECO, Umberto. Social Life as a Sign System. Londres: Jonathan Cape Ltd, 1972.<br><br>LEHNERT, Gertrud. História da moda do século XX; Rio de Janeiro: Alemanha: Könemann, 2001.<br><br>MARQUES, João Paulo Haddad. Precisamos falar dos digital influencers. Texto disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2017/10/26/precisamos-falar-dos-digital-influencers.html. Acesso em 13/11/2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>