ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00664</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campo de Batalhas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Laila Moufid Mansour (Faculdade Cásper Líbero)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Animação em &#8203;stop-motion &#8203;, Copa do Mundo, Conflitos, Pacificação, Dualidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A animação em stop-motion "Campo de Batalhas" aborda a Copa do Mundo sob a perspectiva da dualidade entre pacificação e guerra, notada ao longo de sua exibição. Enquanto grandes conflitos e contrariedades são momentaneamente encobertos pelas notícias sobre o evento esportivo, um combate é iniciado nos campos de futebol e em suas torcidas que, trajadas em seus uniformes, demonstram grande devoção ao seu país de origem através de um nacionalismo exacerbado. A atividade foi proposta na disciplina de Direção de TV com o intuito de avaliação por parte da docente de cada aluno individualmente através da criação de uma narrativa de até 1 minuto relacionada ao tema "Copa do Mundo". O presente trabalho é resultado de tal proposta e foi idealizado e produzido por Laila Mansour, estudante do 7º semestre de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Animação em stop-motion é um gênero audiovisual no qual os objetos de cena são movimentados e fotografados frame a frame de modo a criar a sensação de movimento quando feita a projeção sequencial das fotografias. Tal técnica origina-se dos primórdios do cinema, no qual muitos experimentos eram feitos para a criação de movimento e ilusões através da câmera. Como citado por Flávio Gomes de Oliveira (2010), já é possível notar a presença de efeitos especiais no filme Voyage to the Moon (1902), de Georges Méliès, no qual o diretor mescla cenas de atores com objetos estáticos e em movimento para criar ilusão de ótica. Foi durante a filmagem deste filme que o diretor descobriu a técnica do stop-action, onde a filmagem era interrompida por um instante e retomada posteriormente para criar efeitos. Tal método é o princípio básico para produção de animações em stop-motion. A técnica é constantemente utilizada em filmes de animação de grande sucesso mundial, como O Estranho Mundo de Jack (1993), A Fuga das Galinhas (2000) e A Noiva Cadáver (2005). No Brasil, o primeiro filme de animação em stop-motion foi Minhocas, lançado em 2013. Mesmo com a evolução tecnológica da computação gráfica, que permitiu o progresso nos efeitos especiais e filmes de animação, o método do stop-motion ainda é frequentemente usado por consagrados diretores, como Tim Burton. Em "Campo de Batalhas", curta-metragem desenvolvido para a disciplina Direção em TV do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, o stop-motion foi utilizado como uma forma distinta de apresentação da narrativa, já que permite uma movimentação mais orgânica da cena. Tal dinâmica foi essencial para o desenvolvimento da história, que, juntamente com a sonoplastia, permitiu a fluidez necessária das ações. A alternância entre pacificação e conflitos, principal temática abordada ao longo da obra, é mostrada através da mise en scene, ocorrida frente a um cenário fixo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Analisando as obras audiovisuais desenvolvidas com a temática Copa do Mundo, sejam estas publicitárias ou reportagens jornalísticas, percebe-se a predominância do viés nacionalista, enfatizando constantemente a denominação do Brasil de "país do futebol". Tendo tal fato em vista, buscou-se apresentar uma visão distinta sobre o evento futebolístico sem a atribuição de pré-conceitos já estabelecidos e distanciando-se da representação da emoção de torcedor. Assim, o principal objetivo da narrativa é fazer uma crítica à Copa do Mundo, associando-a a um conflito armado, ao mesmo tempo em que é mostrado o efeito pacificador desta (o que também pode ser considerado um problema, já que a alienação é um fato comum no período em que esta ocorre). Desta forma, tem-se como finalidade a reflexão por parte do espectador para que este possa desenvolver um pensamento crítico em relação à temática abordada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a definição do tema "Copa do Mundo" para o desenvolvimento de obras audiovisuais individuais pela docente da disciplina Direção em TV, buscou-se a representação de uma visão pessoal sobre o evento esportivo. Para tal, a abordagem da temática simbolizou a reflexão da aluna responsável pela produção do curta-metragem para com a mesma. Como explicitado por Leite (2003), "o filme é antes de tudo a soma de técnicas e de linguagem que têm como produto uma versão da realidade". Assim, ao analisar a paixão motivada pela competição em muitos torcedores e jogadores, que emocionam-se e demonstram grande nacionalismo, pôde-se traçar um paralelo ao movimento de paixão à nação mãe ocorrido em períodos de grandes guerras. Ao mesmo tempo, as sensações de paz e alegria, constantemente associadas ao período de Copa do Mundo, precisavam ser abordadas, já que o evento não se caracteriza somente pelo caráter competitivo. Assim, representa-se a transição entre um movimento de guerra e um momento de paz. Para o desenvolvimento da narrativa, escolheu-se o método de animação stop-motion, visto que este permite a movimentação da cena de maneira dinâmica, havendo grandes alterações na temática sem causar estranhamento no espectador. Tal fato deve-se à transição gradual entre os diferentes momentos, sem movimentos bruscos, o que contribuiu na representação da história. Além disso, considerando-se a proposta individual do projeto, adotou-se tal técnica por sua praticidade e baixo custo, permitindo assim o desenvolvimento da narrativa imaginada sem grandes comprometimentos em sua qualidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No que se refere aos métodos e técnicas, foi utilizada uma narrativa linear, na qual ocorre a apresentação dos personagens, desenvolvimento da trama e conclusão. A animação em stop-motion foi desenvolvida artesanalmente, através de desenhos a mão livre do cenário (mapa múndi), dos personagens e dos objetos que compõem a cena. As fotografias foram feitas por meio de um Smartphone, sendo todas as imagens retratadas a partir do mesmo ângulo e com a mesma iluminação para que a sensação de movimento e continuidade fosse viabilizada. A edição e pós-produção foi desenvolvida por meio do programa Adobe Premiere, no qual a sequência de fotografias foi montada, além de tratamento em suas cores para ressaltar o seu contraste. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curta-metragem de animação em stop-motion "Campo de Batalhas" foi produzido e idealizado por uma estudante de Rádio, TV e Internet como atividade da disciplina de Direção de TV. Após a definição da abordagem da temática através da narrativa, foram buscadas referências de peças audiovisuais que pudessem contribuir na criação do conceito a ser utilizado. Com o estabelecimento da técnica, foram desenvolvidos o cenário e os personagens representados através de desenhos a mão livre. Depois, foram feitas as fotografias, que posteriormente foram transferidas ao computador, organizadas e editadas no formato de vídeo. A sonoplastia e correção de cores foram as últimas etapas antes da conclusão da obra audiovisual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">De acordo com as conclusões da aluna e professora envolvidas no processo de criação da obra, foi possível primeiramente traçar o perfil da produtora do curta-metragem e de sua visão sobre a temática proposta. Além disso, tal iniciativa permitiu o desenvolvimento de um projeto individual, o que contribuiu para o aprendizado de todas as etapas de criação por parte da estudante, desde a pesquisa até a pós-produção. Este, inclusive, foi o maior ensinamento da experiência: a necessidade de uma pré-produção pautada em referências para que o projeto pudesse ser executado de maneira eficiente. Tal proposta de atividade é significativa para o autoconhecimento dos estudantes, além de ser um grande exercício para a criatividade, já que é necessário desenvolver um projeto de qualidade com baixo orçamento e recursos em um curto período de tempo. O maior desafio da atividade proposta foi o processo de idealização e produção do produto, já que foi necessário um desenvolvimento artesanal dos componentes do stop-motion em um curto período de tempo. Para os espectadores, acredita-se que o projeto "Campo de Batalhas" possibilita a reflexão e constituição de pensamento crítico, já que aborda uma temática popular de maneira distinta. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">OLIVEIRA, Flávio Gomes de. Panorama e Proposições da Animação em Stop Motion. Disponível em <https://culturavisual.fav.ufg.br/up/459/o/2010_Flavio_Gomes_de_Oliveira.pdf>. Acesso em 14 de abril de 2018. <br><br>Guaraná Antarctica: World Cup Cheer - Stop Motion. Produção: DM9DDB/ 1 mais 2 Studios. Direção de animação: Fábio Seixas. Disponível em: <https://vimeo.com/28832020>. Acesso em 04 de março de 2018.<br><br>Women World Cup Goals - Paper Stackbook Stopmotion. Produção: Yune. Disponível em <https://vimeo.com/129867524>. Acesso em 04 de março de 2018. <br><br> World Cup 2014 in 90 Seconds: a Stop Motion Animation. Produção: The Guardian UK. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RF1gedXWHpE>. Acesso em 04 de março de 2018. <br><br>Germany is the Worldcup Winner in Brazil. Produção: não especificado. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=anFEqZcyZ98v>. Acesso em 04 de março de 2018. <br><br>Fifa World Cup 2014 Stop Motion. Produção: Sherlyne Cutan. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c8qTXpJeZLg>. Acesso em 04 de março de 2018. <br><br> </td></tr></table></body></html>