ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00675</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Conectando</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriela Tostes Rocha (Universidade Federal de Uberlândia); Vanessa Matos dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia); Bruna Lie Kasama Caixeta (Universidade Federal de Uberlândia); Clarice Rodrigues Bernardes (Universidade Federal de Uberlândia); Heloir Cristiano Schwaickardt (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;entretenimento, jornalismo, programa de TV, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper tem como objetivo explicitar as práticas que fundamentaram a construção do produto audiovisual "Conectando", um programa que mescla telejornalismo com entretenimento, no qual informa o seu público por meio de reportagens, entrevistas e apresentações artísticas. Esse projeto foi realizado como trabalho final para a disciplina de Telejornalismo II do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. O resultado do produto era gerar conteúdo de qualidade e vivenciar experiências do telejornalismo, como pré-produção, produção e pós-produção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta de criação do produto partiu da avaliação final da disciplina de Telejornalismo II, ministrada pela Profa. Dra. Vanessa Matos dos Santos, com intuito de aprofundar conhecimentos sobre o jornalismo televisivo. O projeto se iniciou com a elaboração, a partir das fases necessárias para a criação de um programa de TV, a ideia, o recorte temático, a pré-produção (sugestões de pautas, delimitação de conteúdo), processo de produção (identificação, escolha e marcação com fontes, roteirização, edição das reportagens) e por fim a gravação do programa e a sua edição final. O programa recebeu o nome de "Conectando", sendo um produto elaborado exclusivamente pela equipe de alunos e para avaliação final da disciplina de Telejornalismo II. O produto se tornou um espaço de experiência e aprendizado para os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, pois, além de todo o processo, foi utilizado o estúdio da TV Universitária da UFU com o apoio dos seus técnicos, possibilitando prática televisiva aos alunos. Mais precisamente, o programa "Conectando" propõe informar o seu público por meio de reportagens e entrevistas que trabalham a junção de informação e o entretenimento, abordando temáticas de forma aprofundada e da maneira mais ampla e inovadora possível. Além de um formato inteligente em questão de conteúdo e modo de fazer jovem. Utilizamos de uma linguagem parecida com o estilo descontraído do rádio, porém, ao mesmo tempo com seriedade e respeito pelos temas abordados. O nome surge da ideia de conectar pessoas, assuntos e opiniões. No processo de criação buscamos inovar, sendo realizadas tentativas de diferentes formas e abordagens do que já é produzido normalmente em outros programas televisivos informativos, o acréscimo de uma apresentação cultural no final do programa foi uma experimentação e o diferencial que propusemos. Trabalhamos ainda, na elaboração de uma reportagem com tradução em Libras na primeira edição do programa, visando acessibilidade a diferentes públicos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho visa à apresentação de um programa televisivo de conteúdos jornalísticos e de entretenimento, composto por reportagens e roteiro com teor informacional e experimental. Na produção da segunda edição do programa, o fator experimental foi diferencial na elaboração das pautas, visando contemplar um público amplo, com reportagens aprofundadas e elaboradas por meio de uma referência a temas cotidianos, como a mudança do comércio, o planejamento financeiro e a relação da economia com datas festivas, a prática de atividade física sem orientação médica e a presença de estudantes idosos em uma universidade. Além das reportagens, o programa trouxe em suas edições a pauta cultural, contribuindo para a inserção dessa temática no campo televisivo. Na primeira edição o programa contou com uma entrevista realizada com um grupo de dança e, na segunda, com a presença de uma orquestra que se apresentou no estúdio. Dessa forma, buscaram-se pautas informativas, apresentadas para um público cada vez maior, com uma linguagem que aproxima o telespectador, colocando-o em uma relação de reciprocidade com o apresentador, já que a proposta do nome "Conectando" foi fator crucial para tecer essa relação de proximidade entre apresentador e telespectador. As propostas apresentadas no trabalho tiveram o consentimento de todos os entrevistados, dentro do âmbito competido à ética jornalística e teve o intuito de ser relevante ao seu público jovem adulto com o incentivo a reflexão de reportagens do setor econômico, educacional e esportivo com a presença de especialistas nesses assuntos e tendo sua exibição no período de 12h às 12h30min.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa televisivo desenvolvido na disciplina de Telejornalismo II oportunizou aos estudantes colocar em prática tudo que foi estudado teoricamente dentro da sala de aula, inclusive durante a disciplina de Telejornalismo I e corroborou para reforçar a execução vivencial do jornalismo em suas mais diversas funções de produção, reportagem, edição e apresentação televisiva. Tivemos que elaborar todo o projeto que compôs as edições, desde o agendamento de entrevistas para as reportagens, identidade visual, até o cumprimento técnico da realização de um programa que foi feito em estúdio e planejado para ir ao ar de modo ao vivo. O enriquecimento prático e a responsabilidade de produzir um programa assim, tendo estudantes em todas as funções gerou uma experiência enriquecedora da prática profissional do mercado. O programa "Conectando" tem propósito informativo, contendo reportagens e entrevistas com temáticas atuais. Para o alcance do público jovem, a proposta é incorporar o entretenimento na escolha das pautas, mas sem deixar as características jornalísticas para ter um programa com credibilidade. Pois "é preciso inovar e, além de inventar um formato novo, recriar um antigo, lançando-o na hora certa e adequando-o à nova realidade" (CANNITO, 2010). A aposta do grupo para o programa era a atração cultural no fim de cada edição, com foco na diversidade e na possibilidade de abrir espaço para novos públicos. O primeiro programa teve a participação de uma dupla de estudantes da Universidade Federal de Uberlândia que trouxe danças urbanas, como o hip hop e vogue. No segundo programa, o espaço foi para a Orquestra Philarmônica de Uberlândia. A decisão de ter algo cultural partiu de como a televisão, a partir de vários mecanismos internos acaba prejudicando as várias esferas da produção cultural, a arte, literatura, a ciência e filosofia. O foco está no jornalismo e pouco se fala sobre entretenimento em geral. Quando se fala, normalmente é pra demonstrar como esse entretenimento se torna refém da necessidade de audiência e da dinâmica do mercado. Para Bourdieu (1997) essa dinâmica ao invés de trazer os benefícios que a concorrência supostamente deveria trazer, como a pluralidade, a diversidade, faz com que as emissoras, jornais e afins acabem ficando cada vez mais parecidos, deixando esse campo cada vez mais homogêneo. Desse modo, o entretenimento no programa foi para que não "tenha-se esse produto muito estranho que é o 'jornalismo televisivo', que convém todo mundo, que confirma coisas á conhecidas, e, sobretudo que deixa intactas as estruturas mentais" (BOURDIEU, 1997). As pautas para as entrevistas e reportagens são de assuntos atuais, que estão em discussão na sociedade por despertarem interesse nas pessoas. Como o público alvo é composto por jovens adultos, os temas apontam para interesses desse nicho. Além disso, a escolha das fontes, assim como os entrevistados é feita visando à qualidade da informação e foco na atração do telespectador pelos temas abordados e pelo entretenimento cultural que é incorporado nas edições.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A edição apresentada trata-se da segunda edição do programa "Conectando". E, foi realizada seguindo os conceitos da edição anterior, como era previsto no projeto, com reportagens do cotidiano, entrevista no estúdio e encerramento com algo cultural, além de dois apresentadores para comandarem o programa. O conteúdo da segunda edição foi elaborado a partir das escolhas das reportagens que iriam ao ar. Os produtores trouxeram opções, e em reunião em sala de aula, junto com a Prof. Dra. Vanessa Matos, escolhemos quais matérias seriam viáveis, pensando no público alvo de adolescentes a idosos, e na atualidade. A partir das escolhas das reportagens, decidimos qual seria o entrevistado para estar no estúdio e abordar mais profundamente um dos temas das reportagens. Pensando na relevância, por ser apresentado no fim do ano de 2017, trouxemos uma economista para continuar o assunto sobre os gastos no fim do ano. A especialista em planejamento financeiro e docente da Universidade Federal de Uberlândia, Tayla Machado Guimarães, foi a escolhida. Já, no primeiro programa tivemos uma reportagem sobre o problema de verbas para a cultura na cidade de Uberlândia e a equipe aproveitou o gancho para trazer a dupla de dançarinos para comentar sobre a importância da verba e apresentar dois estilos de danças urbanas, o hip hop e o vogue. Como não tivemos nenhuma pauta voltada para cultura, a atração cultural foi escolhida a partir da vontade do grupo de ter algo voltado para música, já que na primeira edição tivemos a dança. Assim, a Orquestra Philarmônica de Uberlândia foi escolhida. Outro critério de seleção foi que a orquestra se apresentaria em dezembro, utilizando a agenda cultural da cidade. A escolha da orquestra pôde completar o que era proposto desde o inicio da criação do programa, atrair novos públicos por meio da cultura diversificada. Quando todo o programa estava quase fechado, a professora Vanessa Matos dos Santos trouxe uma proposta para turma de trazer um correspondente internacional, aproveitando dois alunos da classe que estavam em Portugal. Assim, a aluna Ana Luisa Nogueira Alves foi a nossa correspondente trazendo um boletim sobre a Universidade de Moinho. Enquanto a decisão das pautas foi feita em uma reunião/aula, a produção jornalística, no caso de elaboração de roteiro e decisões foi realizada online, não gerando deslocamento e reserva de tempo na agenda da equipe, inclusive a elaboração do boletim. Deixando isso apenas para a produção das reportagens, como gravação de off e encontro com as fontes. O nome do programa, "Conectando" foi apontado após um processo de brainstorm, a partir da interatividade, internet e programação personalizada presentes nos meios de comunicação. A palavra "conectando" possibilita a ideia de estar se conectando com a informação, além do mais de dar a ideia que "a televisão é uma mídia que permite - e promove  a recepção coletiva" (CANNITO, 2010). A produção de vinheta, GCs (gerador de caracteres), edição e gravação como um todo foram desenvolvidas pela equipe de técnicos da TV Universitária da UFU, com indicações da equipe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa "Conectando", como produto audiovisual feito como parte do processo de avaliação da disciplina Telejornalismo II teve duas edições gravadas, sendo que o estilo foi mantido e com rotações nas seguintes funções: apresentadores, produtores, editor de texto, repórteres e editor. A realização ocorreu por parte dos alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, com o apoio dos técnicos e cinegrafistas da TV Universitária da UFU, com supervisão e orientação da professora Vanessa Matos dos Santos. Os alunos eram responsáveis pela produção de pautas, roteiros e reportagens. As edições e gravações dos programas e das reportagens foram realizadas com o apoio dos técnicos da TV Universitária. Foi definida uma hierarquização para todo o processo, o que contribuiu para o andamento da construção do programa. A equipe composta por oito alunos foi dividida em dois produtores, responsáveis pelas pautas, um editor de texto, que elaborou o roteiro e o espelho do programa, três repórteres, realização das reportagens e da edição delas, dois apresentadores, para a apresentação do programa no estúdio e um editor, que "não apenas tem de fazer todos trabalharem em um nível consistentemente elevado, mas também precisa fazê-los trabalhar como equipe." (ZETTL, 2011). Para o segundo programa foram realizadas três reportagens, com um repórter diferente para cada uma delas, e com o apoio do cinegrafista da TV Universitária para a gravação e do editor de imagem do mesmo instituto para a edição. O "Conectando" teve duas apresentadoras e foi dividido em três blocos. O primeiro iniciou com a escalada, dividida entre as duas apresentadoras. Em seguida entrou com a reportagem sobre educação financeira e terminou com a entrevista no estúdio com uma especialista em planejamento financeiro. O segundo bloco contou com a reportagem sobre o consumo de suplementos e o boletim internacional, realizado pela aluna do curso que está fazendo intercâmbio em Portugal. O boletim foi gravado por celular e enviado para o editor por e-mail. O terceiro e último bloco teve uma reportagem sobre idosos nas universidades, após a matéria, no estúdio, a Orquestra Philarmônica de Uberlândia se apresentou, encerrando o programa. Antes de tocarem a música tema do filme "A Bela e a Fera", as duas apresentadoras conversaram com o maestro e se despediram do público. No dia da gravação, todos estavam presentes no estúdio para acompanhar, além do cinegrafista responsável por filmar o programa. Como foi o segundo programa, a equipe estava mais preparada para o momento da gravação, mesmo em diferentes funções. Se, no primeiro programa tivemos dificuldades em conseguir fontes para a reportagem sobre a verba, adequar o horário dos dançarinos para o dia da gravação e fazer alguns ajustes na hora porque a entrevistada não compareceu; no segundo, não ocorreram imprevistos. A professora Vanessa Matos dos Santos ficou na cabine junto com os operadores que operavam o som, o VT e o TP durante a gravação. A edição das reportagens e do programa foi realizada pelo programa Adobe Premiere Pro. Com todo esse processo a equipe de alunos pode vivenciar a elaboração e execução de um programa de TV, além de gerar produtos de caráter experimental com qualidade. Desse modo, as reportagens atingiram diversas propostas de conteúdo, visando tudo o que foi aprendido durante a disciplina de Telejornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Este trabalho é resultado de uma das propostas de atividades obrigatórias para a formação no curso de jornalismo da UFU. Tratou-se de parte fundamental para a melhora profissional e prática de seus envolvidos, pois promoveu a oportunidade de irmos a campo executarmos produções audiovisuais e cumprir com prazos como se fosse um programa pertencente a emissora comum. Dada a dedicação de cada um em desenvolver um bom serviço nas diferentes funções que ocupamos, foi possível produzir um programa bem pensado, executado e finalizado. Esta oportunidade de trabalho em equipe possibilitou a identificação de cada um com maior afinidade de funções em que pode desenvolver seu melhor e visualizar que este pode ser um cargo a ser mirado após a graduação. A experimentação com o "Conectando" colocou a equipe a correr riscos, pois estava sendo proposto algo que não é comum, um produto jornalístico e com entretenimento. Desse modo, a aplicação de teorias contribuiu na hora de colocar em prática a técnica e os conhecimentos obtidos, até mesmo no momento de improvisar ou reverter situações indesejadas, como a dificuldade de fontes para a reportagem sobre o corte de verba e a não aparição da fonte, ambos no primeiro programa. No mais, independente das dificuldades inerentes à produção, captação de imagens e edição técnica, ficamos satisfeitos com o resultado final das edições do programa "Conectando" e com a aprovação de todos do grupo de trabalho na disciplina.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ZETTL, Herbert. Manual de produção de televisão.  São Paulo: Cengage Learning, 2011.<br><br>CANNITO, Newton Guimarães. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio.  São Paulo: Summus, 2010.<br><br>BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Tradução, Maria Lúcia Machado.  Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.<br><br> </td></tr></table></body></html>