ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00681</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O mundo é nosso: uma campanha audiovisual promocional para a Gol Linhas Aéreas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marcelle Medeiros Teixeira (Universidade Veiga de Almeida); Luanna Leal de Miranda Brigagão (Universidade Veiga de Almeida); Pedro Henrique de Santana Gouvêa (Universidade Veiga de Almeida); Thiago do Nascimento Lima (Universidade Veiga de Almeida); Evângelo Leal Gasos (Universidade Veiga de Almeida)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;campanha audiovisual, companhia aérea, mídias digitais, viagem , Gol Linhas Aéreas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como um projeto realizado para a disciplina de Produção Publicitária para TV e Cinema, ofertado pelo curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida, o grupo desenvolveu um produto audiovisual que visa estimular a venda de passagens aéreas internacionais, por meio de uma das maiores companhias aéreas do Brasil, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes. O vídeo realizado apresenta quatro personagens com perfis distintos e os leva a destinos com características opostas às suas qualidades e hábitos. Com isso, alguns paradigmas são desconstruídos de modo a impulsionar o espectador no processo de construção do desejo por novas experiências.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Companhia Gol Linhas Aéreas Inteligentes oferta uma ampla gama de destinos, passagens a preços competitivos em relação ao mercado, a garantia de serviços de qualidade e a segurança no voo. Devido à crise econômica enfrentada pelo país, aliada à sazonalidade do serviço, a proposta da Campanha é atrair o público-alvo da Companhia e capturar novos clientes de modo a gerar um interesse maior por viagens internacionais e, como consequência direta, aumentar as vendas. O vídeo foi desenvolvido por alunos do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, sob orientação do Professor Evângelo Gasos. Todas as etapas de produção foram executadas pelos componentes da equipe ou tiveram sua supervisão direta. O episódio possui a duração de três minutos e cinco segundos e foi idealizado para ter sua veiculação em plataformas digitais, assim como o Facebook e Youtube. Por compreender a importância e o efeito que a arte pode gerar nos espectadores, o grupo se preocupou em criar um conteúdo que permitisse ir além de um simples produto audiovisual, abrindo espaço para questionamentos da sociedade contemporânea, que mesmo vivenciando um processo de mudanças em diversos âmbitos, ainda se vê rígida quantos aos gostos e pensamentos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do projeto é apresentar os diversos destinos da companhia aérea Gol por meio de uma promoção chamada  O mundo é nosso realizada com quatro jovens cariocas. Os protagonistas do filme publicitário são duas mulheres e dois homens com perfis totalmente distintos uns dos outros. Isso foi feito para que os espectadores pudessem se identificar com um deles ou com algumas de suas qualidades. Objetiva-se também gerar expectativa, pois o destino de cada personagem só é descoberto momentos antes de viajarem. Como os países selecionados não se assemelham aos seus perfis e hábitos, há uma intenção de fazer com que o público da Gol amplie seus horizontes, a partir de uma imersão na individualidade de cada personagem, o que pode levar o espectador a sair da zona de conforto e cogitar novas experiências, desmistificando, assim, os destinos aéreos disponibilizados pela empresa. Segundo SCHMITT, (2002, p. 71), as experiências são acontecimentos individuais que sucedem como o resultado de um estímulo oriundo do Marketing, que são provocados antes da compra com a observação direta e/ou participação nos acontecimentos, além de poderem ser virtuais, imaginários ou reais. Portanto, o vídeo atua como uma ferramenta de Marketing para vender a experiência de viagem, de modo que o público receba estímulos ao se identificar com o perfil dos personagens. O aumento da viralização nas mídias online é desejável e necessário. Segundo ANDRADE; MAZZON; KATZ, (2006, p. 8), tal processo é capaz de capturar a atenção do consumidor estrategicamente, de modo que ele passe de um receptor passivo a um emissor ativo, influenciando sua rede de contatos online e atuando como um verdadeiro agente de venda. Este processo aumenta a interatividade dentro da rede, gera curtidas na página, além dos comentários e compartilhamentos, e propagam a Companhia para que a mesma venda a experiência da viagem a um preço acessível. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho não só cumpre com a proposta da disciplina, como também foi idealizado como portfólio para futuras oportunidades dentro do mercado de trabalho. Inicialmente, por meio da disciplina Produção Publicitária para TV e Cinema, ofertada pelo curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida, foi possível compreender boa parte da extensão teórica da área audiovisual. Além disso, foram realizadas visitas ao estúdio da Tv Uva com o intuito de compreender clara e detalhadamente o funcionamento do ambiente de gravação, seus equipamentos e finalidades. Ao que se refere ao meio profissional, a construção do vídeo se adequa aos interesses do mercado de trabalho, pois o planejamento foi organizado a partir das etapas aprendidas em sala de aula, como a construção do briefing, a idealização dos personagens, a elaboração do roteiro, o contato com o local de filmagem e o uso dos equipamentos. Tudo foi idealizado com o intuito de adequar o trabalho ao perfil do consumidor da Marca e atuar de maneira inovadora quanto ao método de se comunicar. A veiculação em Plataformas Online -Facebook, YouTube e site da Gol- é feita não só por conta da duração, mas também por se tratar de uma campanha voltada aos jovens, que são extremamente ativos e conectados, o que possibilita um maior engajamento na campanha, que objetiva sua viralização entre as mídias online. Olivieri (2003, p.18) sustenta a ideia da possibilidade de um diálogo horizontal por meio das redes sociais, agindo não mais como uma hierarquia virtual, o que gera um fluxo maior de comunicação por meio dos compartilhamentos digitais na contemporaneidade, um dos objetivos da campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como o tema do vídeo era de livre escolha, cada integrante do grupo realizou um brainstorm individualmente e o levou na primeira reunião de pauta. A intenção desse processo foi identificar um tema em comum a todos os participantes. Assim, o tema  viagens foi acordado e, a partir disso, foi selecionada a companhia aérea Gol Linhas Aéreas Inteligentes devido, principalmente, ao seu público-alvo mais jovem, o que permite uma linguagem atual, inovadora e inspiradora. Foram realizadas pesquisas acerca das possíveis personas pertencentes à faixa etária jovem-adulto da Marca e, após os resultados, as mesmas foram designadas a cada um dos componentes do grupo, para que os personagens fossem construídos com veracidade a partir de suas atuações. Quando o roteiro foi projetado, uma das maiores preocupações foi a locação do projeto. Um dos componentes do grupo cedeu sua casa para que fossem realizadas as primeiras cenas, mas ainda assim houve a necessidade da gravação dentro do aeroporto, porém, o contato demandou tempo e persistência. Inicialmente a realização seria no Aeroporto Santos Dumont que, por ser menor e apenas trabalhar com voos domésticos, o grupo acreditou ter menos burocracia. Após diversas tentativas frustradas, foi realizado o contato com o Aeroporto Internacional Tom Jobim, onde finalmente houve a autorização via e-mail. Neste momento, a versão final do roteiro já havia sido realizada, assim como as falas, escolha de ângulos, autorizações e storyboard. Como primeiro método avaliativo da disciplina, o retorno se deu com a autorização do professor responsável, Evângelo Gasos, para realização prática do trabalho. Foram utilizadas duas câmeras pertencentes aos próprios alunos do grupo, a Canon T5i e Dji Osmo. Pela falta de disponibilidade de equipamentos de iluminação, foi utilizada apenas a iluminação natural do ambiente. Como os dois dias de gravação ocorreram no horário da manhã, não tivemos muita dificuldade em achar bons ângulos e uma iluminação de qualidade. Para a boa captação do áudio, o professor Diego Brotas, que leciona a disciplina de Produção Publicitária para Mídias Sonoras, auxiliou no processo, disponibilizando o estúdio de som da Universidade. Ele esteve presente nas gravações, junto ao profissional responsável do estúdio que coletou o material e o disponibilizou posteriormente. Para estabilizar a imagem, foi utilizado um tripé pertencente a um dos componentes do grupo. Apesar do seu tamanho (1,5m de altura) limitar algumas ideias anteriormente pensadas, isso abriu espaço para a criatividade, como o posicionamento das câmeras no alto do banco do aeroporto ou por cima de malas. Apenas duas manhãs foram utilizadas para as gravações, o que pressionou o grupo a manter o foco e organização, para que o trabalho pudesse ter suas etapas dentro dos prazos planejados inicialmente, de modo a ter o processo de pós-produção realizado com calma e dedicação, por um de nossos integrantes no programa Sony Vegas. Para o primeiro dia de gravação, foi filmado o período anterior ao aeroporto, ou seja, o momento em que os participantes acordam, organizam suas malas, se arrumam e tomam café da manhã. A partir do uso das roupas escolhidas afirmamos os estereótipos criados com base nas personas. Na cena da personagem Sofia Dias, a intenção foi projetar uma ideia de dúvida em relação ao que levar para a viagem, visto que o destino era uma incógnita e obrigou os personagens a selecionarem tanto roupas de frio quanto de calor, para que estivessem preparados para qualquer programação. O segundo dia de gravação foi no aeroporto e houve uma certa dificuldade em relação ao trajeto, pois todos dependiam de transporte público, como BRT e ônibus, que fazem parada dentro do local. Devido a quantidade de pessoas, as malas e equipamentos atrapalharam o percurso até lá. Dentro do local, deu-se início às filmagens e, ao contrário do que pensávamos, em momento algum fomos parados ou questionados sobre termos ou não a autorização de gravar ali. Tudo ocorreu dentro do programado, as cenas conseguiram ser realizadas dentro do tempo e ainda houve um insight quanto à inserção de uma nova cena, onde todos os personagens se cruzam dentro do aeroporto, em um mesmo ambiente, porém, passam despercebidos um do outro por ainda não se conhecerem. No momento da edição, identificamos um grande problema que nos obrigou a repensar metade da gravação já realizada no aeroporto. Para dar continuidade ao suspense, realizamos a entrega dos envelopes por parte da suposta produção da companhia aérea, onde dentro deles haviam papéis que diziam o destino de cada um dos personagens. No primeiro momento, por se tratarem de destinos totalmente contrários aos perfis de cada um, a intenção era trazer à tona a dúvida e a insegurança por meio da reação dos personagens. Então, esse clima pesado seria desconstruído no episódio seguinte. Utilizamos falas como:  Na Turquia as mulheres usam burca, né? Metade da minha mala é maquiagem e  Olha, não vou ter que acordar cedo para fazer passeios não, né? . Como o comercial foi projetado para ser veiculado pela própria companhia aérea Gol, chegamos à conclusão que esse primeiro vídeo estaria agindo totalmente contra o projeto, desestimulando a ideia da viagem aos locais escolhidos, e correndo o risco de confundir os espectadores. A regravação no local não era uma possibilidade pois não havia disponibilidade por parte do grupo para regravar essa parte pela manhã ou regravar tudo à noite, para que não houvesse erro de continuidade entre as cenas. Foi cogitada a gravação do recebimento das cartas no estúdio de fotografia da Universidade, porém, como estava próximo ao período de provas, não havia horários disponíveis. Uma terceira alternativa foi a solicitação da gravação dentro de uma das salas de aula, que parecia ser a melhor alternativa. Após conseguirmos a autorização, um dos componentes sugeriu que as falas anteriormente citadas fossem cortadas, e que apenas a reação de cada personagem sobre seu destino fosse exibida. Tal ideia fez com que as falas carregadas de preconceito e negativismo sobre as viagens fossem excluídas do projeto, além da própria cena continuar se passando dentro da ambientação do aeroporto. Sendo assim, o restante da edição foi realizado de maneira mais tranquila e foram inseridos alguns takes retirados do Youtube para a apresentação dos países, o que seria inviável para o grupo construir. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante todo o início do vídeo, uma pequena introdução à proposta é feita em narração em off, onde nosso locutor, um amigo de classe, propõe aos espectadores uma situação fictícia de acordo com a idealizada no projeto, e anuncia que somente a Gol poderia fazer algo tão inusitado e inovador. O discurso é feito na cena, que consiste em uma visão do planeta Terra em aproximação de um aeroporto e, ao final desse take, o logotipo da Companhia ganha destaque. O passo seguinte foi expor quatro rotinas diferentes referentes aos personagens, com ações comuns do dia-a-dia, que demonstram o perfil de cada um por meio de transições dinâmicas entre as cenas que delimitavam cada bloco. Utilizamos a técnica de easter egg a partir da inserção de elementos para as composições das cenas, na cor institucional da marca, o laranja, assim criando inconscientemente no espectador, a proximidade com a Gol. Feita a imersão do espectador no mundo de cada personagem, o projeto partiu para a etapa seguinte, onde cada personagem se apresenta através de narração em off, para que reforce de maneira explícita o perfil de cada participante. Neste momento, os personagens chegam individualmente ao aeroporto onde se desenvolve a maior parte do vídeo, e continuam realizando mais ações que descrevem sua personalidade, para que seja intensificado o contraponto que está prestes a acontecer, com a descoberta de seus destinos. A cena que constitui o momento de revelação de cada rumo busca confrontar o estado de alegria em que cada personagem se encontra durante todo processo, e o atual estado de surpresa e insegurança ao descobrir que irão à locais totalmente incompatíveis com seu perfil. O grupo buscou explorar a curiosidade do espectador ao mostrar as reações dos participantes e também ao finalizar com o anúncio do locutor pedindo aos espectadores para que continuem a acompanhar as aventuras dos quatro por meio das redes sociais, onde seria exposto o diário de bordo de cada participante. Neste momento, a cena mostra um avião decolando para os supostos destinos e o vídeo finaliza com o logotipo da Marca, reforçando sua identificação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Viver no que chamamos de zona de conforto pode ser extremamente prejudicial ao indivíduo, e, com esse projeto, o grupo pretende evidenciar que o mundo pode ser mais diverso e que as pessoas podem ser mais tolerantes às diferenças sociais, culturais e regionais. Foi vista a oportunidade de unir uma experiência de um diário de bordo à um conceito de papel social da empresa, visto que houve a compreensão e o entendimento de que viajar e conhecer o inusitado pode abrir portas para a maior aceitação do dissemelhante, além de agregar vivência e experiências jamais imaginadas, tornando-as únicas e marcantes. Tal categoria expressa a importância do material audiovisual vinculado à internet, de modo a estimular o espectador a consumir de forma simplificada o que é de seu interesse. Dessa forma, a inserção do material produzido nas mídias digitais propicia o processo interativo entre a empresa e seu público. O recurso audiovisual aplicado em mídias online possibilita maior abrangência e eficiência nos resultados projetados no processo comunicacional. Conclui-se que o papel de uma grande companhia aérea é mais que levar pessoas até seus destinos, é instigar as pessoas a conhecerem além do que podem esperar, é surpreender seus clientes com experiências múltiplas, é fazer com que cada sonho encontre o seu caminho, é atribuir mais do que valor financeiro a cada embarque. Espera-se que esse projeto transmita mais do que interesse e curiosidade em continuar acompanhando a saga de nossos protagonistas, mas também que possa viabilizar a criação do laço emotivo e identificação com cada um deles e, consecutivamente com a marca, que foi o maior incentivo do grupo em cada etapa percorrida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">OLIVIERI, L. A importância histórico-social das redes. In. Manual de Redes Sociais e tecnologia. Coord. Carlos Portugal Gouvêa, Fernanda Rezende Vidigal. Joachim Knoop. Editora Friendrich Ebert Stitftung. 2003. <br><br>ANDRADE, J.; MAZZON, J..; KATZ, S. Boca-a-Boca Eletrônico: explorando e integrando conceitos de marketing viral, buzz marketing e word-of-mouse. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2006. <br><br>SCHMITT, B. Marketing experimental. São Paulo: Nobel, 2002. <br><br> </td></tr></table></body></html>