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INSCRIÇÃO: | 00690 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO01 |
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TÍTULO: | A importância do papel social do jornalismo nos trabalhos experimentais da agência júnior㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀氀椀渀攀 搀攀 䈀愀爀爀漀猀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀 䌀栀愀氀攀琀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㬀 䄀渀愀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 䜀漀渀愀氀瘀攀猀 搀攀 䘀漀渀琀攀猀 ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㬀 䄀渀琀漀渀椀漀 搀愀 刀漀挀栀愀 攀 匀椀氀瘀愀 䘀椀氀栀漀 ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀最渀挀椀愀 樀切渀椀漀爀Ⰰ 䤀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䴀椀渀漀爀椀愀猀Ⰰ 倀爀琀椀挀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䌀攀渀琀爀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ⠀䌀䔀䨀漀爀⤀Ⰰ 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 ⠀䔀匀倀䴀ⴀ匀倀⤀ 攀砀椀猀琀攀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 甀渀椀爀 琀爀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 攀洀 甀洀 切渀椀挀漀 氀甀最愀爀⸀ 匀漀 攀氀攀猀㨀 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䄀最渀挀椀愀 䌀漀洀䌀漀爀瀀 攀 䰀愀戀䘀漀爀⸀
O centro proporciona a seus alunos uma experiência em diversos formatos e suportes jornalísticos. Os alunos são responsáveis desde a escolha da pauta, passando pelas entrevistas, produção de textos, vídeos e imagens, até o cumprimento de deadline, sob orientação docente, saindo a cada semestre com portfólio e agenda de contatos renovada. 一漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 漀猀 琀攀洀愀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 昀漀爀愀洀 漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 洀椀渀漀爀椀愀猀⸀ 䄀猀猀甀渀琀漀猀 氀椀最愀搀漀猀 愀 爀愀挀椀猀洀漀Ⰰ 栀漀洀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 攀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀氀愀猀猀攀猀 攀猀琀椀瘀攀爀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 渀漀 猀攀 爀攀猀甀洀攀 愀 椀渀琀攀爀洀攀搀椀愀爀 漀猀 挀愀洀瀀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀 椀渀猀攀爀椀爀 渀漀瘀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀⸀ 伀 䌀䔀䨀漀爀 琀攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀爀琀椀挀漀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 搀愀 渀漀漀 搀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀
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c. Oficina de Radiojornalismo 搀⸀ 伀昀椀挀椀渀愀 搀攀 嘀搀攀漀
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OBJETIVO |
O objetivo do Centro Experimental de Jornalismo é trabalhar na prática os conceitos e técnicas aprendidos em sala aula, sem abrir mão das questões éticas. Assim o aluno se familiariza com a rotina da profissão e lida com discussões contemporâneas, preparando-se para o mercado de trabalho. 䄀漀 挀爀椀愀爀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀爀漀瀀挀椀漀 瀀愀爀愀 搀攀戀愀琀攀猀Ⰰ 猀甀最攀猀琀攀猀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 挀漀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀 挀愀甀猀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀猀 猀甀爀最攀洀 渀愀琀甀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 攀 挀漀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀挀爀攀琀愀⸀
Nessa teia de relações, o CEJor estimula o aluno a se aprofundar na prática jornalística, com a própria atuação. Cremilda Medina afirma:
[...] o jornalista é um leitor cultural. Cada encontro com o Outro é um aprendizado, uma leitura surpreendente que nos cerca. Mas também, quem depara com esse leitor cultural que sente, observa e escuta se abre para à autodescoberta, porque se entrega por inteiro, sem a máscara declaratória tradicional. Realiza-se o ato dialógico. A experiência de vida substitui a encenação jornalística e o caos da condição humana se organiza numa alternativa de coautoria. (MEDINA, 2003, p. 77).
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JUSTIFICATIVA |
Com o mercado saturado de profissionais, empresas e veículos buscam pessoas que não só possuam experiência e desenvoltura na profissão, mas que tragam propostas inovadoras e saibam lidar com os debates atuais da sociedade. Em uma contemporaneidade em que o leitor pode se posicionar de maneira facilitada e qualquer pessoa pode produzir conteúdo, graças à ampliação do acesso da população à internet e a smartphones, o profissional de jornalismo precisa se destacar nesse sentido.
A cibercultura, misturando tecnologia, imaginário e socialidade, está no cerne dos impactos socioculturais, pondo em jogo essa mistura inusitada e paradoxal entre razão aplicada, busca de tatilidade (agregações das mais diversas) e pensamento mágico-religioso. [...] Se a tecnocultura dessacralizou a vida social, a cibercultura contemporânea parece possibilitar novas formas de reencantamento social. (LEMOS, 2002, p. 266).
O CEJor além de aprimorar as técnicas jornalísticas do aluno, possibilita que ele desenvolva sua sensibilidade, seu repertório cultural e sua capacidade de ler o mundo como autor sensível. Principalmente ao abordar questões latentes na sociedade quanto a minorias e inclusão social. Para Medina, há diversos riscos em colocar o foco, no ambiente acadêmico, apenas na técnica:
As técnicas de trabalho – as que informam o aprendiz de jornalismo – pecam por esquematismo tanto no que se refere às decisões éticas quanto à inventividade estética. Aplica-se o modelo mental quem, o quê, quando, onde, como e por quê, equaciona-se a notícia por um lead sumário (abertura da matéria jornalística) e narra-se um fragmento da história por meio da pirâmide invertida. Aparentemente esta técnica (e suas variantes próximas), já impregnada na memória profissional, é um sucesso histórico a partir do século XIX. Estão aí as agências de notícias internacionais que consagraram as fórmulas. (MEDINA, 2003, p. 36)
Assim, ao promover discussões sobre temas de interesse dos próprios alunos e que afetam a sociedade de maneira mais ampla, como o racismo, as questões de gênero e a inclusão social, o CEJor ajuda a formar profissionais mais completos para atuação no mercado de trabalho. Trabalhando a discussão das pautas, os métodos de apuração, as formas de apresentação do conteúdo, a edição e a publicação de matérias, os estudantes unem o aprendizado do método jornalístico com a divulgação e discussão de temas relevantes para a sociedade.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀Ⰰ 琀漀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 甀洀愀 最爀愀搀攀 栀漀爀爀椀愀 挀漀洀 愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀⸀ 䄀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 搀攀 猀攀最甀渀搀愀 愀 猀攀砀琀愀Ⰰ 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 琀愀爀搀攀Ⰰ 搀愀猀 㐀栀 猀 㠀栀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 搀攀洀愀渀搀愀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀 搀攀搀椀焀甀攀 甀洀 搀椀愀 搀愀 猀甀愀 猀攀洀愀渀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 昀椀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 䠀 搀甀愀猀 攀砀挀攀攀猀㨀 愀 漀昀椀挀椀渀愀 搀攀 嘀搀攀漀 攀 愀 愀最渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀愀 䌀漀洀䌀漀爀瀀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀攀 搀漀椀猀 搀椀愀猀 瀀漀爀 猀攀洀愀渀愀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀愀 漀昀椀挀椀渀愀 搀攀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀Ⰰ 漀 䔀洀瀀爀攀攀渀搀愀䨀漀爀Ⰰ 漀猀 栀漀爀爀椀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀氀琀漀爀椀愀 猀漀 洀愀爀挀愀搀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀
A partir da grade horária, o aluno deve realizar a escolha de três oficinas, por ordem de preferência, e encaminhá-las por e-mail ao professor coordenador do CEJor. Os critérios para seleção são:
1. Adequação da oficina ao semestre伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀 渀漀 愀渀琀攀挀椀瀀愀爀 攀猀猀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 氀攀琀椀瘀漀⸀ 一漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 甀洀 愀氀甀渀漀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 䌀漀洀䌀漀爀瀀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀猀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀Ⰰ 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 椀渀搀椀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀氀甀渀漀猀 渀攀猀琀攀 攀猀琀最椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀
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Alunos que desistiram das atividades para as quais se inscreveram no semestre anterior ficam impossibilitados de participar do CEJor durante o semestre subsequente. Desempenho positivo em uma oficina é levado em consideração para a seleção no semestre seguinte.
3. Participação em outras oficinas䄀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀愀 愀最渀挀椀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀 愀 爀漀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀
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Os primeiros alunos a se inscreverem possuem preferência.
5. Conflito de horários䌀愀戀攀 愀漀 愀氀甀渀漀 挀漀渀挀椀氀椀愀爀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀砀琀爀愀挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 挀漀洀 愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀⸀
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Sempre que possível, o estudante é direcionado à escolha feita por ele.
Ao final de cada semestre, os professores orientadores de cada oficina promovem um feedback individual com cada aluno participante, com a finalidade de dar tanto uma devolutiva relacionada às pautas produzidas, quanto a questões comportamentais e aspectos que podem auxiliar o estudante a desenvolver o perfil profissional como jornalista.䌀漀洀 攀猀猀愀 爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 攀渀砀攀爀最愀爀 挀漀洀漀 猀甀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀洀 搀漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀 愀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 瀀愀甀琀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䌀漀洀漀 漀戀猀攀爀瘀愀 䬀愀爀愀洀 ⠀㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㌀ ⤀Ⰰ ᰀ洠甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 搀椀昀挀椀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀琀 焀甀攀 瀀漀渀琀漀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀渀昀甀渀搀攀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 挀栀愀洀愀搀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᴀ⸠
Na prática do CEJor, os alunos aprendem a entender as necessidades do mercado de trabalho sem abandonar as questões de cunho social. Para Bucci, o jornalismo deve perseguir os fatos, a fim de cumprir sua função social, antes de ser um negócio, mantendo a objetividade e o equilíbrio como pilares da boa reportagem (BUCCI, 2000).䄀猀 瀀愀甀琀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 琀攀洀愀猀 搀攀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀爀愀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀攀洀 渀漀 猀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 焀甀攀 愀猀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 ጀ†漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 ጀⰠ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 焀甀攀 氀攀攀洀 ጀ†漀 瀀切戀氀椀挀漀 ጀ⸠ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 猀甀愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀⸀
Cada oficina apresenta suas particularidades de processos, métodos e técnicas, como veremos abaixo.
ComCorp一漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 甀洀愀 愀最渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 䌀漀洀䌀漀爀瀀 琀攀洀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 爀攀愀椀猀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 猀漀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 挀漀洀漀 搀攀猀挀爀椀琀漀 愀 猀攀最甀椀爀㨀
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2. A partir da seleção, a equipe da agência analisa, detalhadamente, a comunicação do cliente. São verificadas as redes sociais, a visibilidade na imprensa, site e todo o histórico de comunicação com seus stakeholders;㌀⸀ 匀漀 愀最攀渀搀愀搀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀椀猀 挀漀洀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㬀
4. Após a conversa com a empresa, o plano de comunicação é criado e levado para aprovação;㔀⸀ 䌀漀洀 愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 猀漀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀搀愀猀 愀猀 愀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀
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No primeiro encontro, o professor responsável pelo Laboratório de Formatos Híbridos em Jornalismo estabelece os formatos de narrativa a serem trabalhados ao longo do semestre. Dessa forma o trabalho passa pelas seguintes fases:
1. Curadoria e observatório nacional e internacional de linguagens e inovações no jornalismo;㈀⸀ 刀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀㬀
3. Produção dos conteúdos;㐀⸀ 嘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 渀漀 倀漀爀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀㬀
5. Interação com outras oficinas e veiculação dos produtos em diferentes plataformas, como a revista Plural.㘀⸀ 䐀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀㨀
a. Filmagem em 360°;戀⸀ 팀挀甀氀漀猀 搀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀爀琀甀愀氀㬀
c. Aplicativos de realidade aumentada;搀⸀ 䌀洀攀爀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀⸀
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Nessa oficina o aluno desenvolve um projeto empreendedor jornalístico com objetivo de montar uma empresa viável. Ela é orientada por um professor em encontros semanais de uma hora. O aluno monta o projeto baseado no Business Model Canvas (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011), que consiste em definir nove tópicos sobre a empresa: atividades-chave, parceiros, recursos necessários, proposições de valor, relacionamento com clientes, canais de distribuição, segmentos de clientes, custos e fluxos de receitas. Cada etapa é desenvolvida em uma semana de consultoria. Ao final do semestre o aluno apresenta o projeto para a Incubadora de Negócios da ESPM. Os empreendedores que finalizarem os pré-requisitos terão a possibilidade de incubar fisicamente sua empresa jornalística, com o apoio da escola.
Agência de Jornalismo䄀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 挀漀渀琀椀搀愀猀 渀愀 愀最渀挀椀愀 猀椀洀甀氀愀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀搀愀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀⸀ 匀漀 漀椀琀漀 漀昀椀挀椀渀愀猀㨀 倀氀甀爀愀氀 ⠀爀攀瘀椀猀琀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀⤀Ⰰ 倀漀爀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 嘀搀攀漀Ⰰ 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䰀椀渀欀愀搀漀猀 渀愀 섀爀攀愀 ⠀瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⤀Ⰰ 䐀攀 伀氀栀漀 渀愀 䌀愀爀爀攀椀爀愀 ⠀戀氀漀最 猀漀戀爀攀 挀愀爀爀攀椀爀愀猀⤀ 攀 倀攀猀瀀漀渀琀漀 攀洀 倀愀甀琀愀 ⠀戀氀漀最 搀攀 洀漀搀愀⤀⸀
Cada oficina possui as características relacionadas ao meio em que se desenvolve: revista impressa, portal, rádio, TV, blog. As oficinas, porém, possuem um processo comum de produção, resumido em:
1. Reuniões de pautas semanais com o professor editor e outros participantes;㈀⸀ 䔀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀愀搀氀椀渀攀猀 挀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀㬀
3. Produção e apuração da pauta: pesquisas, entrevistas, captação de imagens, vídeos e fotos;㐀⸀ 䔀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 甀搀椀漀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀㬀
5. Publicação da matéria no espaço específico;㘀⸀ 䄀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 攀 昀攀攀搀戀愀挀欀㬀
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O CEJor é dividido em quatro agências, a Agência de Jornalismo, a Agência de Comunicação Corporativa (ComCorp), o Laboratório de Formatos Híbridos (LabFor) e o EmpreendaJor. No ano de 2017, ganharam destaque na produção matérias sobre questões de inclusão social de minorias nas oficinas da Agência de Jornalismo e no LabFor, como pode ser visto a seguir.
1. Agência de Jornalismo䄀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 䄀最渀挀椀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 渀漀 猀甀瀀漀爀琀攀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀攀 挀愀搀愀 漀昀椀挀椀渀愀⸀ 䄀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 眀攀戀 瀀漀猀猀甀攀洀 搀漀洀渀椀漀 瀀爀瀀爀椀漀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀猀瀀⸀攀猀瀀洀⸀戀爀⼀ 瀀愀爀愀 漀 倀漀爀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 嘀搀攀漀Ⰰ 刀搀椀漀Ⰰ 䰀椀渀欀愀搀漀猀 攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㬀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀搀攀漀氀栀漀渀愀挀愀爀爀攀椀爀愀⸀挀漀洀⼀ 瀀愀爀愀 漀 戀氀漀最 猀漀戀爀攀 挀愀爀爀攀椀爀愀猀 攀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀攀猀瀀漀渀琀漀攀洀瀀愀甀琀愀⸀挀漀洀⼀ 瀀愀爀愀 漀 戀氀漀最 搀攀 洀漀搀愀⸀ 䄀 愀最渀挀椀愀 瀀漀猀猀甀椀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 瀀漀爀琀愀氀 䈀伀䰀 焀甀攀 瀀甀戀氀椀挀愀 愀氀最甀洀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀
As produções das oficinas de Vídeo e do Linkados na Área são veiculadas, também, no YouTube. A oficina de Radiojornalismo tem parceria com Rádio CBN, que veicula mensalmente reportagens produzidas pelos alunos no projeto Universidade no Ar. A oficina de Vídeo tem parceria com o Canal Futura, que também divulga produções dos alunos. As edições da revista Plural são impressas e possuem também uma versão digital, disponível no Portal de Jornalismo.
a. Plural – revista impressa 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 猀攀洀攀猀琀爀愀氀Ⰰ 最甀椀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 琀攀洀愀 愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀⸀ 倀漀猀猀甀椀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 渀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 䄀猀 洀愀琀爀椀愀猀 搀愀 倀氀甀爀愀氀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 瀀漀猀猀甀攀洀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀猀 琀攀洀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀⼀漀甀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 攀洀 ㈀ 㜀 昀漀爀愀洀㨀
● “Refugiados”, edição número 10, produzida no segundo semestre de 2016 e veiculada no primeiro semestre de 2017;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ传瀀爀攀猀猀漀ᴀⰠ 攀搀椀漀 渀切洀攀爀漀 Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㜀 攀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 愀渀漀㬀
● “50 anos de 1968”, edição número 12, produzida no segundo semestre de 2017 e veiculada no primeiro semestre de 2018.
b. Portal de Jornalismo 伀 倀漀爀琀愀氀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 眀攀戀Ⰰ 挀漀洀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 搀攀 琀攀洀愀猀 最攀爀愀椀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀愀漀⸀ 䔀洀 ㈀ 㜀Ⰰ 最愀渀栀愀爀愀洀 攀猀瀀愀漀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀㨀
● “Coletivos feministas propõem marchas e paralisações em março”, de 10 de março; ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ䤠洀瀀爀攀渀猀愀 攀猀瀀愀渀栀漀氀愀 爀攀瀀攀爀挀甀琀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀ᴀⰠ 搀攀 ㌀ 搀攀 洀愀爀漀㬀
● “‘Roupa não deveria ter gênero’, diz stylish, em evento na ESPM-SP”, de 11 de maio; ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ㠠 氀椀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀洀瀀漀搀攀爀愀搀愀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 䈀伀䰀 渀漀 搀椀愀 ㈀㌀ 搀攀 洀愀椀漀㬀
● “Mulheres relatam assédio e alternativas à opressão masculina nos meios de transporte”, de 27 de setembro;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ倠爀漀昀攀猀猀漀爀Ⰰ 椀渀猀琀椀琀甀琀漀 攀 洀搀椀愀 琀爀愀琀愀洀 搀愀 䄀䤀䐀匀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 渀漀 洀甀渀搀漀ᴀⰠ 搀攀 ㈀㔀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀⸀
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Da produção de matérias mensais para aa parceria com a Rádio CBN, em 2017 destacam-se os seguintes programas com tema social: ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ倠爀漀猀琀椀琀甀椀漀ᴀⰠ 焀甀攀 琀爀愀搀甀稀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 猀攀砀漀 攀 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 攀洀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ 㜀㬀
● “Mulheres Negras e o Padrão de Beleza”, que fala sobre a representatividade desse segmento na mídia e o que isso implica no ideário de beleza, veiculada em junho de 2017; ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ䔠搀甀挀愀漀 匀攀砀甀愀氀ᴀⰠ 焀甀攀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 攀搀甀挀愀漀 猀攀砀甀愀氀 瀀愀爀愀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 攀洀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㜀㬀
● “Discurso do Ódio”, que fala sobre a origem desse tipo de discurso e de preconceitos, veiculada em outubro de 2017;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 䄀氀洀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 刀搀椀漀 䌀䈀一Ⰰ 愀 漀昀椀挀椀渀愀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀瘀攀 攀洀 ㈀ 㜀 甀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 瀀漀搀挀愀猀琀猀⸀ 一攀猀猀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 琀爀猀 瀀漀搀挀愀猀琀猀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀猀 攀洀 甀洀 猀椀琀攀 瀀爀瀀爀椀漀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀甀氀栀攀爀攀猀焀甀攀爀攀猀椀猀琀椀爀愀洀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀⤀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 琀漀爀琀甀爀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀⸀
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Produção de material audiovisual para o Portal de Jornalismo, atendendo a parcerias com o Canal Futura e com o portal BOL. As matérias cunho social foram:☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ㜠 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀猀 洀愀椀猀 挀漀洀甀渀猀 猀漀昀爀椀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀洀 瀀切戀氀椀挀漀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 䈀伀䰀 渀漀 搀椀愀 ㈀㤀 搀攀 洀愀椀漀㬀
● “Conheça seis destaques da Nova Lei de Migração sancionada em maio”, publicada no BOL no dia 16 de junho;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ䈠愀稀愀爀 渀愀 嘀椀氀愀 䴀愀爀椀愀渀愀 愀樀甀搀愀 洀愀椀猀 搀攀 洀椀氀栀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀漀爀 愀渀漀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 倀漀爀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 搀椀愀 ㈀㠀 搀攀 洀愀爀漀㬀
● “Reportagem audiovisual mostra o Memorial da Resistência, em SP”, publicada no Portal de Jornalismo no dia 6 de junho.
e. De Olho Na Carreira – blog sobre carreiras 䈀氀漀最 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 挀愀爀爀攀椀爀愀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䴀攀猀洀漀 攀洀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 猀攀最洀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 猀漀挀椀愀氀 昀漀爀愀洀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀猀⸀
● “Repórter esportivo fala sobre racismo no jornalismo e no futebol”, publicada em 2 de junho;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 挀漀渀琀愀洀 猀攀 漀爀椀攀渀琀愀漀 猀攀砀甀愀氀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀 渀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 먀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㜀㬀
● “Blog de torcedoras dá voz às mulheres no jornalismo esportivo”, publicada em 6 de outubro;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ匠甀挀攀猀猀漀 渀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 渀漀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀愀 挀漀爀 搀愀 瀀攀氀攀Ⰰ 最愀爀愀渀琀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 㠀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀⸀
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Trabalhos práticos de captura de imagens e entrevistas com os principais fotojornalistas brasileiros. O material é utilizado em outros produtos do CEJor. Em 2017 alguns trabalhos que contemplam temas de caráter social foram:☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ䄠爀琀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀 漀甀 甀爀戀愀渀愀㨀 甀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀 瀀愀爀愀 漀 漀氀栀愀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 먀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀㬀
● “Mulheres no século XXI ainda são oprimidas e buscam respeito”, publicado em 25 de setembro;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ촠渀搀椀漀猀 瀀爀漀琀攀猀琀愀洀 挀漀渀琀爀愀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 倀切戀氀椀挀漀 攀 昀攀挀栀愀洀 愀 愀瘀⸀ 倀愀甀氀椀猀琀愀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 㐀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀㬀
● “A arte popular como forma de resistência cultural”, publicado em 17 de maio.
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Blog com foco no mundo da moda, como tendências, looks, desfiles, marcas. Em 2017, a moda plus size e as questões de gênero foram abordadas de maneira a trazer esses temas, que geram preconceitos e tabus na sociedade. As matérias com temas sociais veiculadas em 2017 no blog foram:☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ䌠漀椀猀愀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀㼀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 㜀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀㬀
● “Mercado publicitário investe na diversidade”, publicada em 26 de outubro;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ䐠漀渀愀猀 搀攀 甀洀 攀猀琀椀氀漀 愀甀琀渀琀椀挀漀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 ㈀㘀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀㬀
● “Quem faz moda para 52% dos brasileiros?”, publicada em 21 de setembro;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ删甀愀 䜀䜀㨀 漀渀搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 漀瀀攀猀 搀攀 爀漀甀瀀愀 琀愀洀愀渀栀漀 最爀愀渀搀攀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 㐀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀㬀
● “Inclusão fashion: conheça o projeto Periferia Inventando Moda”, publicada em 12 de maio; ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 ᰀ䴠愀爀椀渀愀 刀椀戀攀椀爀漀Ⰰ 搀漀渀愀 搀愀 洀愀爀挀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀 䴀愀爀爀 䐀攀挀椀Ⰰ 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 洀漀搀愀 猀攀洀 最渀攀爀漀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 搀椀愀 搀攀 洀愀爀漀⸀
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Programa de entrevistas veiculado na internet que traz convidados para falar de sua carreira. O Linkados na Área é veiculado no YouTube e no Portal de Jornalismo. No ano de 2017 foram entrevistados personagens que trataram de temas de inclusão social, como:☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 䴀漀搀攀氀漀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀 䴀愀爀椀愀 䌀氀愀爀愀 搀攀 䴀攀氀漀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 攀洀 㐀 搀攀 樀甀氀栀漀㬀
● Rapper Rashid, programa veiculado em 20 de maio;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 匀氀愀洀洀攀爀 刀漀戀攀爀琀愀 䔀猀琀爀攀氀愀 䐀✀䄀氀瘀愀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 攀洀 ㈀㘀 搀攀 愀戀爀椀氀⸀
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O Laboratório de Formatos Híbridos propõe aos alunos um jornalismo ligado a ferramentas tecnológicas, utilizando drones, realidade virtual, exposições transmídia entre outros. Em 2017, em trabalhos conjuntos com a revista Plural, foram realizadas pautas de caráter social, como:∀†吀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀洀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀甀洀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀瀀爀攀猀猀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 渀愀 攀搀椀漀 渀切洀攀爀漀 ⸀
• Visita ao Memorial da Resistência, com realização de foto em 360 graus do local, na edição número 12.∀†吀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀洀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀甀洀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀 搀攀 㤀㘀㐀Ⰰ 渀愀 攀搀椀漀 渀切洀攀爀漀 ㈀⸀
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CONSIDERAÇÕES |
O Centro Experimental de Jornalismo da ESPM-SP permite que o aluno vivencie na prática os conceitos e técnicas aprendidos em sala de aula. O estudante participa de todas as etapas do processo de produção jornalística, passando pela discussão da pauta, realização de entrevistas, produção de conteúdos em texto, foto, vídeo e áudio, edição e publicação.伀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 琀攀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀琀甀愀爀 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀椀猀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 猀漀戀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀Ⰰ 攀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀攀 琀挀渀椀挀漀猀 攀 搀攀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀 椀渀猀琀愀氀愀攀猀⸀
O aluno é estimulado a ter iniciativa de sugerir pautas sobre assuntos de interesse público e a produzir reportagens que promovam a discussão de temas emergentes na sociedade, como as matérias de inclusão social das minorias. Pautas relativas a racismo e a questões de gênero, por exemplo, ganham espaço no CEJor.一愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 愀瀀爀攀渀搀攀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀猀 爀漀琀椀渀愀猀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 猀攀洀 攀猀焀甀攀挀攀爀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 琀椀挀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 琀攀洀 琀愀洀戀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀攀愀爀 愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 搀攀猀搀攀 樀 猀甀愀 爀攀搀攀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀猀 渀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀⸀
A produção de matérias sobre temas de inclusão de minorias reforça nos alunos a importância do jornalismo, cujo papel social nunca deve estar dissociado da atividade profissional, fundamental para a construção da democracia.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀唀䌀䌀䤀Ⰰ 䔀甀最渀椀漀⸀ 匀漀戀爀攀 준琀椀挀愀 攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䄀刀䄀䴀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 䨀漀猀 䌀愀猀琀椀氀栀漀猀⸀ 䄀 琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䴀伀匀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 瘀椀搀愀 猀漀挀椀愀氀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 琀攀挀攀爀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀㨀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ 匀愀☀⌀㜀㜀㬀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀匀吀䔀刀圀䄀䰀䐀䔀刀Ⰰ 䄀氀攀砀愀渀搀攀爀㬀 倀䤀䜀一䔀唀刀Ⰰ 夀瘀攀猀⸀ 䈀甀猀椀渀攀猀猀 䴀漀搀攀氀 䜀攀渀攀爀愀琀椀漀渀㨀 䤀渀漀瘀愀漀 攀洀 䴀漀搀攀氀漀猀 搀攀 一攀最挀椀漀猀㨀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 瀀愀爀愀 瘀椀猀椀漀渀爀椀漀猀Ⰰ 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀 攀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀爀椀漀猀 昀 䄀氀攀砀愀渀搀攀爀⸀ 伀猀琀攀爀眀愀氀搀攀爀Ⰰ 夀瘀攀猀 倀椀最渀挀甀爀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 刀䨀 㨀 䄀氀琀愀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䘀戀椀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀⸀ 䐀愀 刀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀㨀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ 䈀伀伀䌀㨀 䈀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 伀渀ⴀ氀椀渀攀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀漀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀瀀攀爀攀椀爀愀ⴀ昀愀戀椀漀ⴀ爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀ⴀ樀漀爀渀愀氀椀猀琀椀挀愀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 洀愀爀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀 挀漀洀漀 猀漀Ⰰ 瘀漀氀甀洀攀 ⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀⸀ ㈀⸀ 䔀搀⸀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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