INSCRIÇÃO: 00691
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Paratleta Rodrigo Parreira
 
AUTORES: Giovana Oliveira Sousa (Universidade Federal de Uberlândia); Ellen Ferreira de Melo (Universidade Federal de Uberlândia); Bruno Rafael do Prado (Universidade Federal de Uberlândia); Maryna Paula Ajej Pinto (Universidade Federal de Uberlândia); Michelli de Oliveira Rosa (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Augusta de Paula Ribeiro (Universidade Federal de Uberlândia); Rafael Duarte Oliveira Venancio (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Cristina Menegotto Spannenberg (Universidade Federal de Uberlândia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Facebook, Assessoria, Paradesporto, Paratleta, Vídeo Promocional
 
RESUMO
O presente trabalho detalha o desenvolvimento e produção de um vídeo promocional feito para a divulgação do paratleta de atletismo, Rodrigo Parreira, em sua página do Facebook (@RodrigoParreiraParatleta) antes de sua ida ao Mundial de Atletismo Londres 2017. Produzido para contemplar o plano de comunicação desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental II, o vídeo é uma forma de apresentar Parreira para a comunidade e possíveis patrocinadores. Nesse cenário, a produção conta um pouco da infância do paratleta e de como ele se tornou um duplo medalhista nas Paralímpiadas Rio 2016. A proposta é que esse material seja um elo entre o público e Parreira, fortalecendo sua representatividade e identidade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀戀攀爀氀渀搀椀愀  愀 猀攀最甀渀搀愀 洀愀椀漀爀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀 攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 瀀漀爀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀挀漀渀洀椀挀愀猀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 最攀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 猀愀渀攀愀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀 攀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀愀 昀漀爀愀 搀漀 瀀愀爀愀搀攀猀瀀漀爀琀漀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀猀攀 切氀琀椀洀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 渀漀 琀攀洀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 爀攀挀攀戀攀爀⸀ Vislumbrando o horizonte que vai além dos atletas em formação, a POD1UM, agência de comunicação paradesportiva criada pelo grupo para colocar esse projeto experimental em prática, também enxerga aqueles que já competem e colhem os frutos do treinamento, representando a cidade e seus clubes em torneios dentro e fora do estado.਀伀 瘀搀攀漀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀 ᰀ删漀搀爀椀最漀 倀愀爀爀攀椀爀愀㨀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 甀洀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀ᴀ† 甀洀愀 搀愀猀 愀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 䤀䤀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ጀ†栀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ Visando a construção de um produto focado na representação de Rodrigo enquanto paratleta, o material foi produzido de maneira que, de forma rápida, contássemos um pouco de sua história e mostrando, também, a maior conquista de sua carreira até o presente momento: as medalhas de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O resultado é um produto que Rodrigo pode apresentar em eventos, propagandas e como “cartão de visita” em empresas e potenciais patrocinadores, além de ser um meio de fortalecimento de sua imagem perante a comunidade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 昀漀椀 挀甀洀瀀爀椀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 搀漀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀 刀漀搀爀椀最漀 倀愀爀爀攀椀爀愀⸀ De forma específica, buscamos ajudar a promover a carreira de Parreira, divulgar ao público seu potencial e conquistas e estimular na população e mídia uberlandense a identificação com seus paratletas. Em um contexto geral, Parreira representa a força do paradesporto no Brasil e o quanto um desempenho que gera tantos frutos ao país e merece reconhecimento, ainda é desvalorizado.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 切氀琀椀洀漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀漀 䤀䈀䜀䔀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 爀攀瘀攀氀漀甀 焀甀攀 㘀Ⰰ㈀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 瀀漀猀猀甀椀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 漀猀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀ 㐀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀漀 ㄀㈀ 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀洀 渀攀猀猀攀 最爀甀瀀漀⸀ 䔀猀猀攀 渀切洀攀爀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀 挀漀渀昀攀爀攀 愀漀 瀀愀爀愀搀攀猀瀀漀爀琀漀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀稀愀漀 攀渀琀爀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 攀 猀攀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 攀猀猀攀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 洀愀椀猀 椀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 渀漀 猀攀甀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀ Além disso, o paradesporto é capaz de modificar a percepção que a sociedade tem das pessoas com deficiência, mostrando que não existe limitação física capaz de restringir a prática de exercícios físicos. Diante desse cenário, o grupo entendeu a necessidade do reconhecimento dos paratletas, que são fruto da capacidade social do esporte enquanto ferramenta de inclusão, que pode transformar a realidade de pessoas com e sem deficiência, e mais que isso, são eles que fazem do paradesporto brasileiro um dos mais premiados do mundo.਀一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀瘀愀洀漀猀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀 挀栀愀洀愀猀猀攀 愀 愀琀攀渀漀 攀 甀洀 洀攀椀漀 渀漀 焀甀愀氀 攀猀琀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 愀洀瀀氀愀 攀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瘀搀攀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 昀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瀀漀猀琀愀搀漀 攀洀 猀甀愀 瀀最椀渀愀 眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀刀漀搀爀椀最漀倀愀爀爀攀椀爀愀倀愀爀愀琀氀攀琀愀⸀ 倀愀爀愀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 攀猀猀愀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 甀洀 挀愀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 甀洀 搀攀猀琀椀渀漀 瀀愀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 攀洀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 攀 瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀⸀ 준 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀㬀 昀挀椀氀 搀攀 甀猀愀爀㬀 渀漀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 搀攀 愀焀甀椀猀椀漀 搀攀 猀漀昀琀眀愀爀攀㬀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀㬀 昀漀爀渀攀挀攀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀 愀椀渀搀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 漀 挀漀渀琀爀漀氀攀 搀攀 瀀爀椀瘀愀挀椀搀愀搀攀⸀ É nesse cenário que o formato de vídeo se destaca. Segundo o site do Facebook voltado para empresas, contando a rede social e o Instagram,਀  mais de 100 milhões de horas de conteúdos do tipo são assistidas todos os dias. Entre 2012 e 2015, vimos um crescimento global de 616% na publicação de vídeos em nossas plataformas, e estimativas da Cisco apontam que o formato vai representar 75% do volume de dados na web até 2020.(FACEBOOK PARA EMPRESAS, 2016)਀  A nível experimental, o trabalho de comunicação realizado pela agência POD1UM apresentou uma nova perspectiva de assessoria para Uberlândia e região e surgiu como uma oportunidade de vivenciar na prática os conceitos apreendidos ao longo da formação no curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia.਀一漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 最爀愀渀搀攀 昀漀爀愀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀爀爀攀椀爀愀 攀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀猀 攀猀琀 渀漀 攀椀砀漀 刀椀漀ⴀ匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀漀猀 愀 愀琀氀攀琀愀猀 猀攀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 甀渀椀漀 搀漀 琀愀氀攀渀琀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 琀爀椀渀最甀氀漀 洀椀渀攀椀爀漀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀猀 攀 最攀爀愀渀搀漀 甀洀 挀椀挀氀漀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 搀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 搀漀 瀀愀爀愀搀攀猀瀀漀爀琀漀 氀漀挀愀氀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Rodrigo Parreira da Silva é natural de Rio Verde-GO, e vive em Uberlândia-MG desde criança. O paratleta possui representatividade no paradesporto local, com resultados expressivos também a nível nacional e mundial, fazendo com que seja figura constante nas convocações da seleção brasileira de atletismo. Parreira é medalhista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, com uma prata no salto em distância e um bronze nos 100 metros rasos, ambas na classe T36 (atleta com deficiência física causada por paralisia cerebral). Quando o projeto estava se encerrando, já no Mundial de Atletismo Londres 2017, Rodrigo conquistou mais uma prata no salto em distância e um bronze nos 200 metros rasos. Tais conquistas renderam, também, Moções de Aplauso e homenagem na Câmara Municipal de Uberlândia.਀伀 瘀搀攀漀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀 ᰀ删漀搀爀椀最漀 倀愀爀爀攀椀爀愀㨀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 甀洀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀ᴀⰠ 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 爀瀀椀搀愀Ⰰ 愀琀爀愀琀椀瘀愀 攀 甀猀甀愀氀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ  甀洀 挀愀爀琀漀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀猀 搀漀 刀漀搀爀椀最漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀 搀攀 愀氀琀漀 爀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀ 匀甀愀 瀀爀漀搀甀漀  愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 愀攀猀 搀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 倀伀䐀㄀唀䴀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀䤀⸀ Ao definir as ações que contemplariam o plano de comunicação, ficou evidente para o grupo que, em função do consumo crescente de mídias sociais, seria imprescindível atuar fortemente nesse meio. Atualmente o facebook é a mídia social mais popular no mundo e, segundo o site IDG News Service, foi a primeira rede a superar o 1 bilhão de membros. Nesta perspectiva, o Facebook permite agilidade no acesso às informações, promove uma espécie de globalização que interliga regiões, usuários e amplia esse conhecimento, dando um novo significado aos conceitos de tempo e espaço.਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 攀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 琀攀砀琀漀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀Ⰰ 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 甀洀 瘀搀攀漀 愀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 愀渀琀攀猀 搀愀 瘀椀愀最攀洀 愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀攀 䄀琀氀攀琀椀猀洀漀 攀洀 䰀漀渀搀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 刀漀搀爀椀最漀 倀愀爀爀攀椀爀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 挀椀搀愀搀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 挀漀洀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀Ⰰ 猀漀渀栀漀猀 攀 搀攀猀愀昀椀漀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀漀甀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀漀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 攀猀瀀漀爀琀攀猀⸀ Através de pesquisas, análise de similares e reuniões periódicas entre o grupo, orientadores, atleta e treinador, ficou definido que o melhor cenário seria seu centro de treinamento, que fica no SESI Gravatás na cidade de Uberlândia. A escolha desse espaço para compor a imagem é também uma forma de representar o local em que Rodrigo Parreira assimila os desafios e se prepara para continuar vencendo cada um deles.਀伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 搀攀 洀漀搀漀 愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀Ⰰ 搀漀 椀渀挀椀漀 愀漀 昀椀洀Ⰰ 挀漀洀 猀漀洀 攀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀Ⰰ 猀甀愀 戀爀攀瘀攀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 攀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀氀攀 昀愀稀 搀攀 洀攀氀栀漀爀㨀 挀漀爀爀攀爀 攀 猀愀氀琀愀爀⸀ 伀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀爀爀攀椀爀愀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 攀 愀 漀瀀漀 瀀漀爀 昀漀挀愀爀 攀洀 愀氀最甀渀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀攀 猀甀愀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 猀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀氀最甀渀猀 愀爀琀椀昀挀椀漀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 攀洀漀漀 搀攀 猀甀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ A filmagem do vídeo envolveu quatro câmeras, duas delas CANON T5, a câmera de um celular iPhone 6 e a Handycam SonyHD, isso possibilitou a captação de vários ângulos, desde abertos com Parreira realizando um treinamento das provas que compete, até mais fechados, focando em suas expressões e em detalhes envolvidos na sua preparação. As imagens foram capturadas em um único dia de treinamento.਀䔀洀 昀甀渀漀 搀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 挀氀椀洀琀椀挀愀猀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀 搀愀 搀椀挀漀 搀漀 愀琀氀攀琀愀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀搀愀 瀀攀氀漀 挀愀渀猀愀漀 攀 猀甀愀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 最爀愀瘀愀爀 愀猀 昀爀愀猀攀猀 搀椀琀愀猀 瀀漀爀 倀愀爀爀攀椀爀愀 攀洀 甀洀 漀甀琀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀 猀椀渀挀爀漀渀椀稀愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀搀椀漀⸀ 䄀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀愀 渀漀 圀椀渀搀漀眀猀 䴀漀瘀椀攀 䴀愀欀攀爀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 匀漀渀礀 嘀攀最愀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A ideia de criar um plano de comunicação surgiu depois que levantamos informações a respeito dos possíveis clientes e aplicamos questionários para a comunidade e imprensa. As pesquisas foram necessárias para que traçássemos o norte e todo o projeto.਀倀愀猀猀愀搀愀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 搀攀昀椀渀椀爀 焀甀攀 愀 倀伀䐀㄀唀䴀 愀琀攀渀搀攀爀椀愀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀洀瀀氀椀愀爀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 漀戀琀攀爀 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀Ⰰ 愀瀀漀椀漀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䌀漀洀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀⸀ 䌀漀洀 愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 搀攀 焀甀攀 渀漀猀猀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀氀椀攀渀琀攀 猀攀爀椀愀 漀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀 刀漀搀爀椀最漀 倀愀爀爀攀椀爀愀Ⰰ 搀攀洀漀猀 椀渀挀椀漀  攀砀攀挀甀漀 搀愀猀 愀攀猀⸀ O produto final alcançado por esse trabalho foi um vídeo construído a partir da história de Rodrigo e é, basicamente, dividido em duas partes. Na primeira, com imagens em preto em branco, Parreira é mostrado se preparando para competir e conta um pouco de sua infância e a maneira como as pessoas descreviam seu futuro de forma negativa. Parreira observa uma foto sua enquanto criança e conta que nasceu com paralisia cerebral, o que o faz lembrar das frases que ouvia quando menor. Nesse momento, recorda que diziam que ele não conseguiria andar e que dependeria da mãe em tudo que fizesse. É justamente nesse ponto que Rodrigo Parreira amarra seu tênis de corrida e se concentra em posição de largada para vencer esses obstáculos. O paratleta conta que reuniu essas palavras ruins e as fez de motivação.਀伀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瘀搀攀漀  焀甀愀渀搀漀 刀漀搀爀椀最漀 挀漀洀攀愀 愀 挀漀爀爀攀爀⸀ 一攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀猀猀愀洀 愀 猀攀爀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀 攀 漀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀 愀瀀愀爀攀挀攀Ⰰ 爀攀瀀攀琀椀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 攀 猀愀氀琀愀渀搀漀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀猀 瀀爀漀瘀愀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 挀漀洀瀀攀琀攀 攀 昀漀椀 洀攀搀愀氀栀椀猀琀愀⸀ 伀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀 猀甀愀 洀漀琀椀瘀愀漀 攀 攀猀昀漀爀漀 攀洀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀⸀ 刀漀搀爀椀最漀 愀瀀愀爀攀挀攀 猀漀爀爀椀渀搀漀 挀漀洀 甀洀 瀀爀 搀漀 猀漀氀 攀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀氀栀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀 挀漀洀 漀 甀渀椀昀漀爀洀攀 搀愀 猀攀氀攀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 攀 愀猀 洀攀搀愀氀栀愀猀 漀氀洀瀀椀挀愀猀 渀漀 瀀攀椀琀漀⸀ 伀 瘀搀攀漀 猀攀 攀渀挀攀爀爀愀 挀漀洀 倀愀爀爀攀椀爀愀 挀漀爀爀攀渀搀漀 攀洀 搀椀爀攀漀  挀洀攀爀愀Ⰰ 瀀愀爀愀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 洀漀猀 渀漀 樀漀攀氀栀漀Ⰰ 挀愀渀猀愀搀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 漀爀最甀氀栀漀猀漀 攀洀 搀椀稀攀爀Ⰰ 琀愀氀 挀漀洀漀 愀瀀愀爀攀挀攀 渀漀 焀甀愀搀爀漀Ⰰ ᰀ攠甀 猀漀甀 刀漀搀爀椀最漀 倀愀爀爀攀椀爀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 愀琀氀攀琀愀 瀀愀爀愀氀洀瀀椀挀漀 攀 洀攀搀愀氀栀椀猀琀愀 搀漀猀 樀漀最漀猀 刀椀漀 ㈀ ㄀㘀ᴀ⸠ É importante ressaltar que, ao longo de todo o vídeo, as falas de Rodrigo Parreira são dispostas na tela em texto. A escolha por esse recurso vem de um reforço pelo que o atleta quer dizer, e por uma questão de acessibilidade. Atualmente, as pessoas com deficiência auditiva representam 1,1% da população brasileira. Segundo Portal Brasil (2016, s.p), o Censo de 2010 realizado pelo IBGE apontou que, no país, 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos. A presença do texto com função semelhante a de uma legenda garante o acesso dessas pessoas ao conteúdo, sem prejuízo de interpretação.਀伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀 攀洀 眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀刀漀搀爀椀最漀倀愀爀爀攀椀爀愀倀愀爀愀琀氀攀琀愀 渀漀 搀椀愀  㔀⼀ 㜀⼀㈀ ㄀㜀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 ᰀ传氀 瀀攀猀猀漀愀氀℀ 吀甀搀漀 戀漀洀㼀 䄀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 倀漀搀㄀甀洀 瀀爀攀瀀愀爀漀甀 甀洀 瘀搀攀漀 洀甀椀琀漀 氀攀最愀氀 瀀愀爀愀 渀漀猀 愀渀椀洀愀爀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 䴀甀渀搀椀愀氀⸀ 䌀甀爀琀愀洀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀攀洀 攀 瘀愀洀漀猀 樀甀渀琀漀猀 渀愀 琀漀爀挀椀搀愀℀℀℀ ⌀刀漀搀爀椀最漀渀漀倀伀䐀㄀唀䴀ᴀ⸠
 
CONSIDERAÇÕES
A produção do vídeo promocional significou, basicamente, levar uma pequena parte de toda a história, dedicação e desempenho de Rodrigo ao público que ele representa vestindo a camisa da Seleção Brasileira mundo afora. Aqui, Parreira é apenas um entre os milhares de paratletas pelo Brasil que, em sua grande maioria, não possuem apoio tanto financeiro quanto emocional para continuar seu trabalho.਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 氀椀漀 焀甀攀 昀椀挀漀甀 瀀愀爀愀 漀 最爀甀瀀漀 昀漀椀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 漀 瀀愀爀愀搀攀猀瀀漀爀琀漀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀愀 爀攀愀 搀攀 愀琀甀愀漀 漀甀 搀愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ  氀椀搀愀爀 挀漀洀 猀漀渀栀漀猀Ⰰ 搀攀猀愀昀椀漀猀Ⰰ 漀戀猀琀挀甀氀漀猀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 栀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 攀洀 挀甀爀琀漀 瀀爀愀稀漀⸀ No ponto de vista acadêmico, o grupo colocou em prática ações como apuração, roteirização, produção e edição, em um produto realizado especificamente para mídias sociais, uma realidade cada vez mais unânime diante do cenário tecnológico em que vivemos. Além disso, o vídeo representa um pouco do que o jornalismo faz, que é conhecer pessoas e contar histórias.਀䌀愀搀愀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 漀 刀漀搀爀椀最漀 昀漀椀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀⸀ 䘀漀椀 最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 漀 瀀愀爀愀搀攀猀瀀漀爀琀漀 瀀漀猀猀甀椀Ⰰ 椀渀猀琀椀最愀爀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 猀愀戀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀琀愀爀 愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀漀 瀀愀爀愀琀氀攀琀愀 攀 搀愀 猀甀愀 昀愀洀氀椀愀⸀ Todo o tempo em que nos dedicamos a esse projeto foi apenas o primeiro passo na carreira dos integrantes do grupo e um pontapé inicial no fortalecimento da imagem do paratleta. Há ainda um longo caminho a ser percorrido. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ 倀伀刀吀䄀䰀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 愀瘀愀渀漀猀Ⰰ 猀甀爀搀漀猀 愀椀渀搀愀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 搀攀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀爀愀猀椀氀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀椀搀愀搀愀渀椀愀ⴀ攀ⴀ樀甀猀琀椀挀愀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㤀⼀愀瀀攀猀愀爀ⴀ搀攀ⴀ愀瘀愀渀挀漀猀ⴀ猀甀爀搀漀猀ⴀ愀椀渀搀愀ⴀ攀渀昀爀攀渀琀愀洀ⴀ戀愀爀爀攀椀爀愀猀ⴀ搀攀ⴀ愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  樀甀氀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀 䌀攀渀猀漀 䤀䈀䜀䔀⸀ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀戀最攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀栀漀洀攀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㈀ 漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䨀愀挀焀甀攀猀 搀攀 䰀椀洀愀㬀 䌀伀刀刀쨀䄀Ⰰ 䈀愀爀戀愀爀愀 刀愀焀甀攀氀 搀漀 倀爀愀搀漀 䜀椀洀攀渀攀稀㬀 吀伀刀刀䔀匀Ⰰ 倀愀琀爀挀椀愀 䰀甀瀀椀漀渀⸀ 伀 甀猀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀 搀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 䌀漀氀愀戀漀爀䀀ⴀ䄀 刀攀瘀椀猀琀愀 䐀椀最椀琀愀氀 搀愀 䌀嘀䄀ⴀ刀䤀䌀䔀匀唀Ⰰ 瘀⸀ 㜀Ⰰ 渀⸀ ㈀㠀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 瀀漀搀攀爀 搀漀 瘀搀攀漀 渀愀 攀爀愀 搀漀 洀漀戀椀氀攀⸀ 䤀渀⸀ 䘀愀挀攀戀漀漀欀 瀀愀爀愀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀琀ⴀ戀爀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀戀甀猀椀渀攀猀猀⼀渀攀眀猀⼀瘀椀搀攀漀ⴀ洀漀戀椀氀攀ⴀ攀爀愀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀