|
INSCRIÇÃO: | 00695 |
|
CATEGORIA: | PP |
|
MODALIDADE: | PP07 |
|
TÍTULO: | A MELHOR FORMA DE DIZER QUE SOMOS IGUAIS – UM VÍDEO PUBLICITÁRIO SOBRE MUDANÇA SOCIAL |
|
AUTORES: | WILLIAM GAMA DE SOUZA (Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOA); Alexis Aragão Couto (Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOA); Otavio Henrique Rodrigues Meloni (Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOA); Douglas Baltazar Gonçalves (Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOA); Gabriel Dias dos Anjos (Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOA) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | comunicação, propaganda, vídeo, diversidade, inclusão |
|
RESUMO |
O tema da Diversidade é preponderante para a discussão que envolve os meios de comunicação e nossa sociedade no século XXI. A possibilidade de voz conferida pela digitalização dos meios de expressão fortaleceu movimentos e grupos antes marginalizados pelos grandes órgãos de imprensa e divulgação midiática. Neste sentido, este trabalho pretende apresentar o tema da diversidade de maneira ampla, englobando diversos aspectos sociais deste conceito, por meio de uma produção audiovisual baseada no conceito de marketing social e mudança social. O trabalho será apresentado a partir de seu conceito e criação e seus consequentes passos técnicos e criativos de produção prática da campanha. |
|
INTRODUÇÃO |
O vídeo “Diversidade, a melhor forma de dizer que somos iguais” surgiu de uma atividade em grupo pensada a partir de uma proposta disciplinar do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA. A produção teve a orientação dos professores Douglas Gonçalves e Alexis Aragão e contou com os diversos desafios que compõem a construção de um vídeo: texto, imagem, edição, sonorização e montagem. Desta forma, o vídeo buscou aspectos amplos sobre o conceito de diversidade, envolvendo diferentes tipos de pessoas, afirmações, lutas e compreensões sociais que tornam nossa sociedade múltipla e, por isso, muito rica. A multiplicidade que buscamos desenvolver era o conceito chave para toda a produção, afinal a intenção era demonstrar visualmente, por características de reconhecimento imagético e textual verbal, que a soma das diferenças é o que nos confere uma “unidade” sociocultural. |
|
OBJETIVO |
O principal objetivo deste vídeo é desenvolver uma discussão sobre a importância da diversidade em nosso espectro social. Para isso, pensamos em atingir alguns objetivos específicos com a produção do material, delimitando os espaços minoritários de nossa sociedade, dando voz a alguns grupos que, historicamente, foram subjugados por este mesmo espaço social e conferindo um caráter esperançoso quanto à necessidade de reconhecer nas diferenças um importante ponto de partida para nos reconhecermos, respeitosamente, como iguais. |
|
JUSTIFICATIVA |
A complexidade social que presenciamos hoje exige maior esforço e dedicação do profissional de propaganda e publicidade na criação de peças e campanhas. Vivemos em um momento sócio histórico bastante rico e diverso, no qual não basta segmentar público e produzir para este sem considerar as demais forças sociais presentes. Isto ganha ainda mais força, quando pensamos na produção de campanhas de cunho educativo, com caráter reflexivo que ajudam a consolidar ideias e pensamentos ao nosso interlocutor: aquilo que podemos chamar de marketing social. Kotler e Roberto, em 1992, cunharam a expressão “marketing social” para “descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social”. Os mesmos autores apontaram que o marketing social se caracterizava por “representar uma tecnologia de administração de mudança social” (KOTLER; ROBERTO, 1992, p. 25). Assim, produzir uma propaganda capaz de atingir de maneira eficiente o público e que seja eficaz no seu processo de construção e transmissão da mensagem desejada é fundamental para a construção de campanhas sólidas e que, por isso mesmo, ficam no imaginário do público. 伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀爀 攀昀椀挀愀稀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 瘀攀渀搀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 搀漀 焀甀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀 洀攀猀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 漀甀 挀愀甀猀愀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 猀攀 昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀 愀洀瀀氀漀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀 猀攀甀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 渀漀猀 最爀甀瀀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀洀漀猀 愀琀椀渀最椀爀 挀漀洀 愀 瀀攀愀 漀甀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 焀甀攀 甀洀愀 愀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 渀漀 瀀漀搀攀 椀最渀漀爀愀爀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 洀漀爀愀椀猀 攀 琀椀挀漀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀漀 琀攀爀 攀洀 洀攀渀琀攀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 搀攀 吀嘀 渀攀猀琀攀猀 洀漀氀搀攀猀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 猀漀挀椀愀氀 攀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀⸀ 䬀漀琀氀攀爀 攀 刀漀戀攀爀琀漀 琀爀愀稀攀洀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 圀攀椀戀攀 猀漀戀爀攀 攀猀琀攀 愀猀瀀攀挀琀漀⸀ 䔀猀琀攀 愀甀琀漀爀 昀漀爀洀甀氀愀爀愀 挀漀洀漀 瀀爀攀挀攀椀琀漀 爀攀琀爀椀挀漀 愀 猀攀最甀椀渀琀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀㨀 ᰀ倠漀爀 焀甀攀 渀漀 猀攀 挀漀渀猀攀最甀攀 瘀攀渀搀攀爀 昀爀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 猀攀 瘀攀渀搀攀 猀愀戀漀渀攀琀攀㼀ᴀ†⠀㤀㤀㈀Ⰰ 瀀⸀⤀ 攀Ⰰ 猀漀戀爀攀 猀攀甀 攀猀挀漀瀀漀Ⰰ 愀戀爀椀愀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀 攀昀椀挀挀椀愀 攀洀 瘀攀渀搀攀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 愀 椀渀攀昀椀挀挀椀愀 攀洀 ᰀ瘠攀渀搀攀爀ᴀ†椀搀攀椀愀猀 攀 挀愀甀猀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 渀攀猀琀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀Ⰰ 圀攀椀戀攀 瀀攀猀焀甀椀猀漀甀 愀氀最甀洀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 挀漀洀 攀猀琀愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀攀爀挀攀戀攀甀 焀甀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 猀漀挀椀愀氀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀氀 愀漀 焀甀愀渀琀漀 攀氀攀 猀攀 瀀愀爀攀挀攀 挀漀洀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 ⠀圀䔀䤀䈀䔀 愀瀀甀搀 䬀伀吀䰀䔀刀 ☀ 刀伀䈀䔀刀吀伀Ⰰ 㤀㤀㈀⤀⸀
Portanto, buscamos desenvolver nossa peça audiovisual sobre os preceitos apontados por Weibe e Kotler & Roberto, tendo como temática a questão da diversidade em sua amplitude de significados. Para falar de Diversidade, precisávamos refletir sobre Intolerância, afinal era deste ponto que queríamos abordar o tema com o objetivo de desconstruir os motivos pelos quais algumas pessoas são marginalizadas socialmente. Segundo Fantini (2015), “o crescimento da intolerância nas sociedades tem se ampliado no mundo todo, nas formas mais tradicionais, como racismo, xenofobia, homofobia, intolerância social e religiosa, e particularmente no Brasil, em novas situações históricas”. Tal constatação demonstra a importância de discutir esses assuntos hoje, seja em nosso cotidiano acadêmico, pelos meios de comunicação de massa ou por intermédio de obras artísticas que toquem e alcancem o maior número de pessoas possível. Assim surgiu o vídeo de vinte e cinco segundos intitulado “Diversidade: a melhor forma de dizer que somos iguais”. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A produção audiovisual em publicidade é, sem dúvidas, uma das melhores formas de divulgar marcas, ideias e produtos. Tal fato se deve à comunicabilidade direta que a linguagem visual, apoiada na função conotativa da linguagem exerce sobre o interlocutor, trabalhando, consciente e inconscientemente, elementos de memória afetiva, representação prática do cotidiano e desejos subjetivos, dentre outros, como apontam Santee e Santos, “a função conativa está presente na maioria das vezes em que se tenta persuadir alguém de algo, como a propaganda, que pode possuir alguns traços da função poética e da referencial, mas a predominante é a conativa” (SANTEE e SANTOS, 2016, p.96).䐀攀猀搀攀 愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀愀 吀嘀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 最愀渀栀漀甀 昀漀爀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 攀氀攀瘀愀渀搀漀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀 愀漀猀 洀愀椀猀 愀氀琀漀猀 瀀愀琀愀洀愀爀攀猀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 匀漀 洀甀椀琀漀猀 漀猀 瘀搀攀漀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 瀀爀攀洀椀愀搀漀猀 攀洀 最爀愀渀搀攀猀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 攀洀瀀愀琀椀愀 焀甀攀 攀猀琀攀猀 愀樀甀搀愀爀愀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀渀琀爀攀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 洀愀爀挀愀猀 焀甀攀 栀漀樀攀 猀漀 洀攀琀昀漀爀愀猀 搀攀 渀漀猀猀愀 爀漀琀椀渀愀⸀
No âmbito do marketing social, a comunicação audiovisual segue linha similar de importância e utilidade, seja em campanhas publicitárias para divulgar programas específicos do poder público, ou mesmo em momentos conceituais de algumas marcas que afirmam seus compromissos com temas transversais à nossa sociedade e ao consumo, como a sustentabilidade, a segurança no trânsito, o bom uso dos medicamentos, etc.匀攀最甀椀渀搀漀 攀猀琀愀 氀椀渀栀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀愀氀漀最愀渀琀攀 挀漀洀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 漀 琀攀洀愀 搀愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀甀渀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 琀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 愀洀戀椀攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀 攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 攀洀 瀀氀愀渀漀 瀀爀砀椀洀漀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 挀氀漀猀攀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 洀愀爀挀愀爀 愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 昀愀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 漀氀栀愀爀 攀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 最攀猀琀甀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 愀琀漀爀⸀ 䔀渀焀甀愀搀爀愀爀 戀攀洀Ⰰ 挀漀洀 猀攀渀猀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀 攀 攀猀琀琀椀挀漀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀搀漀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀椀猀愀猀 攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 昀椀氀洀愀搀愀猀 攀 挀愀瀀琀甀爀愀搀愀猀 攀洀 挀愀搀愀 瀀氀愀渀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀愀 洀攀椀漀 挀愀洀椀渀栀漀 愀渀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 戀漀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 昀愀氀愀渀搀漀⸀ ⠀䜀䔀刀䈀䄀匀䔀Ⰰ ㈀ ㈀⤀⸀ 䄀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 昀甀渀搀漀 渀攀甀琀爀漀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 漀 瀀爀攀琀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀漀甀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀挀漀氀栀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 漀氀栀愀爀 愀漀猀 愀琀漀爀攀猀Ⰰ 猀攀洀 焀甀攀 渀攀渀栀甀洀 漀甀琀爀漀 椀琀攀洀 瀀甀搀攀猀猀攀 挀漀渀昀甀渀搀椀爀 漀甀 挀爀椀愀爀 爀甀搀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀琀漀爀⸀ 伀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀洀 漀 瀀愀渀漀 搀攀 昀甀渀搀漀 瀀爀攀琀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀漀甀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀攀 渀漀猀猀愀 昀漀爀洀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀漀猀 猀攀甀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀 愀漀 琀漀搀漀 栀攀琀攀爀漀最渀攀漀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 洀愀椀漀爀椀愀 攀 搀攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀 愀瀀愀最愀洀攀渀琀漀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 猀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀⸀
Por fim, utilizamos como sonorização para a peça audiovisual uma narração direta do texto, construído pelo grupo, para a propaganda, optando por não inserir nenhuma trilha sonora específica de fundo. A intenção, aqui, era evidenciar a completude da mensagem através da união do texto verbal com o texto visual.嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 琀漀搀愀 瀀愀爀琀攀 琀挀渀椀挀愀 攀 挀愀猀琀椀渀最 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 搀椀爀攀椀琀漀 搀漀 甀猀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 瀀爀攀攀渀挀栀椀搀漀 攀 愀猀猀椀渀愀搀漀 攀 琀愀洀戀洀 甀猀愀洀漀猀 漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 挀洀攀爀愀 䐀匀䰀刀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ 섀甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀 昀漀爀愀洀 攀搀椀琀愀搀漀猀 渀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 渀愀 䄀最渀挀椀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀 ጀ†䄀䌀䤀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 攀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 戀愀椀砀愀搀愀 搀攀 戀愀渀挀漀 搀攀 甀搀椀漀 最爀愀琀甀椀琀漀 挀漀洀 氀椀挀攀渀愀 瀀愀爀愀 甀猀漀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 漀 夀漀甀琀甀戀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 瀀攀愀 攀洀 瘀漀最愀Ⰰ 猀攀最甀椀洀漀猀 甀洀 挀爀椀琀攀爀椀漀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀⸀ 倀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 搀愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 甀洀 搀攀 猀攀甀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 猀攀爀椀愀 琀漀 攀砀挀氀甀搀攀渀琀攀 焀甀愀渀琀漀 猀攀 瀀爀漀搀甀稀猀猀攀洀漀猀 愀氀最漀 焀甀攀 爀攀昀漀爀愀猀猀攀 琀愀椀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 琀攀洀愀 瀀攀氀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 焀甀攀 挀漀渀猀琀爀椀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 渀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䔀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 最爀甀瀀漀猀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀猀 挀漀洀漀 洀椀渀漀爀椀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 愀昀椀爀洀愀猀猀攀 猀甀愀 昀漀爀愀 攀 渀漀 漀猀 挀漀氀漀挀愀猀猀攀 挀漀洀漀 瘀琀椀洀愀猀 瀀愀猀猀椀瘀愀猀 搀愀焀甀攀氀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 渀漀猀 瀀愀爀攀挀攀甀 猀攀爀 愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 猀甀愀猀 氀甀琀愀猀 搀椀爀椀愀猀⸀
A partir deste ponto, definiu-se que seria necessário produzir o texto que comporia o vídeo. O texto, portanto, funcionaria como um pequeno roteiro que nortearia a composição imagética da produção, ao menos em suas linhas gerais. A escrita do texto deveria abranger o maior número de situações possível em um curto espaço de tempo e ainda encadear uma sequência lógica de ideias que fosse capaz de conferir à produção visual o crescente que desejávamos desde a formulação do conceito. Neste sentido, optou-se por um texto em versos, de cunho mais poético que pudesse dialogar com o tema e as “histórias” que ali seriam representadas. 䌀漀洀 漀 琀攀砀琀漀 瀀爀漀渀琀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀攀 瀀攀渀猀漀甀 渀漀 攀氀攀渀挀漀Ⰰ 渀愀 氀漀挀愀漀 攀 渀愀 氀漀挀甀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 唀渀椀䘀伀䄀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀瘀愀洀 挀漀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 琀愀渀琀漀 渀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 昀猀椀挀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 攀猀昀攀爀愀猀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀椀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 猀椀渀攀爀最椀愀 攀渀琀爀攀 漀 渀愀爀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 琀攀砀琀漀 攀 漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 攀洀瀀爀攀猀琀愀爀愀洀 猀甀愀猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 漀戀爀愀⸀
O comercial foi produzido em estúdio, com plano de fundo preto para evidenciar os atores e suas especificidades visuais e editado em acordo com a leitura do texto produzido pelo narrador da peça. Ressalta-se a gradual perspectiva de enquadramento e foco nos atores em suas emoções de acordo com a crescente proposta pelo texto narrado: espécie de conforto adquirido ao longo da projeção proposta pela escrita: a ideia de que disseram ser impossível, mas você realizou, provou ser diferente. Ao final da produção, chegamos a um vídeo de 25 segundos de duração, totalmente pensado, produzido e gravado por alunos do primeiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da UniFOA, desde seu conceito mais básico, até o tratamento final de imagem e som. |
|
CONSIDERAÇÕES |
Este trabalho possibilitou aprendizados diversos em sua produção, desde o conhecimento técnico sobre a produção de vídeos publicitários em formato televisivo, como a proposta de texto específico para este gênero, a construção de um conceito de campanha de mudança social e as etapas de produção prática como a seleção de casting, fotografia, filmagem, edição de vídeo e de áudio.䄀漀 氀漀渀最漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 攀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 椀渀搀椀挀愀爀愀洀 焀甀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀爀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀漀 洀漀洀攀渀琀漀⸀ 嘀椀瘀攀洀漀猀 甀洀愀 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 瘀洀 猀攀 琀漀爀渀愀渀搀漀 洀猀挀愀爀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 瀀攀爀瘀攀爀猀漀猀 挀漀渀琀爀愀 洀椀渀漀爀椀愀猀 攀 最爀甀瀀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 洀攀渀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀⸀
Percebemos, portanto, que o vídeo publicitário é um gênero muito interessante para trabalhar temáticas sociais que dizem respeito a todos nós, pela maneira e amplitude com que pode atingir o interlocutor. Campanhas de mudança social e disseminação de ideias positivas são necessárias para efetivar alguns conceitos e desmistificar certos padrões e modelos que não dialogam com nossa atualidade pujante e repleta de novos discursos socialmente construídos e experimentados. 伀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 猀漀挀椀愀氀 瀀漀猀猀甀椀Ⰰ 渀攀猀琀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 攀洀 洀漀搀攀氀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀 愀漀猀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 搀攀 瘀攀渀搀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 洀愀爀挀愀猀Ⰰ 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀洀漀猀 甀洀 攀猀瀀愀漀 猀漀挀椀愀氀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀挀甀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 挀甀樀漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 攀 愀 攀昀攀琀椀瘀愀漀 搀愀 攀焀甀椀搀愀搀攀 猀攀樀愀洀 洀漀搀攀氀愀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䠀䄀䰀䠀唀䈀Ⰰ 匀愀洀椀爀愀⸀ 䘀甀渀攀猀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀⸀ ⸀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 㘀㌀ 瀀⸀ 䐀䔀 䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 一攀氀氀礀⸀ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀㨀 䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀愀 猀攀搀甀漀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 㜀㔀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀一吀䤀一䤀Ⰰ 䨀漀漀 숀渀最攀氀漀⸀ 刀愀稀攀猀 搀愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀㨀 愀 猀攀最爀攀最愀漀 椀洀愀最椀渀爀椀愀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 匀䤀䜀 倀猀椀挀愀渀氀椀猀攀⸀ 倀瀀⸀ ㌀ⴀⰀ ㈀ 㔀⸀䤀渀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀猀椀最⸀漀爀最⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ 㘀⼀ 㐀⼀一㘀开䔀洀倀愀甀琀愀㈀⸀瀀搀昀 ⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 㤀⼀ 㐀⼀㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 刀愀稀攀猀 搀愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀⸀ 匀漀 䌀愀爀氀漀猀㨀 䔀搀甀昀猀挀愀爀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䔀刀䈀䄀匀䔀Ⰰ 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 倀爀椀洀攀椀爀漀 䘀椀氀洀攀⸀ 䐀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 攀 瀀攀渀猀愀渀搀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀爀琀攀猀 攀 伀昀挀椀漀猀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀㬀 刀伀䈀䔀刀吀伀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 䰀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 匀漀挀椀愀氀㨀 䔀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 愀氀琀攀爀愀爀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ 㤀㤀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䔀䔀Ⰰ 一攀氀氀椀攀 刀攀最漀⸀ 匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䜀漀椀愀洀爀椀挀漀 䘀⸀ 倀⸀ 搀漀猀⸀ 䄀猀 昀甀渀攀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 渀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 倀愀渀漀爀愀洀愀⸀ 䜀漀椀渀椀愀Ⰰ 瘀⸀ 㘀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㘀ⴀ㤀㠀Ⰰ 愀最漀⼀搀攀稀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|