INSCRIÇÃO: 00704
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP01
 
TÍTULO: Campanha “Vida no Trânsito”
 
AUTORES: RENATO BRUNO CAVALLE (Universidade Guarulhos); FABIO MARTINS (Universidade Guarulhos)
 
PALAVRAS-CHAVE: Agência Experimental, Agência Júnior, Responsabilidade Social, ,
 
RESUMO
A agência experimental da Universidade Guarulhos, ECOS, reiniciou suas atividades em 2017, após a troca da mantenedora. Tem como principal foco o desenvolvimento da comunicação para o incentivo a atividades sociais e de bem-estar da comunidade local. A principal atividade desenvolvida no ano de relançamento partiu de uma necessidade da Prefeitura de Guarulhos: uma campanha de conscientização e responsabilidade no trânsito para veiculação durante o mês de maio de 2017, nacionalmente conhecida como Maio Amarelo. O portfólio selecionado foi produzido considerando dados estatísticos que comprovam que a distração de motoristas pelo uso de aparelhos eletrônicos enquanto dirigem tem aumentado os acidentes fatais no trânsito. Também segundo dados estatísticos, a combinação entre consumo de álcool e direção ainda é a maior responsável pelos acidentes de trânsito com vítimas fatais.
 
INTRODUÇÃO
A reestruturação da Agência Experimental ECOS em 2017 contou com a reformulação dos estúdios de rádio e TV, além da aquisição de novos equipamentos voltados para a produção. Os alunos puderam desenvolver atividades em contato com a comunidade local e também com outros curso da Universidade, como gastronomia, por exemplo. Desde a retomada das atividades, houve grande interação com entidades, organizações não governamentais e serviços públicos, o que originou uma série de produtos de comunicação, como palestras, eventos e campanhas. Cabe destacar que, um dos principais focos da agência, é o atendimento, orientada para a construção de um bom briefing e oferecendo serviços de comunicação a quem carece dela, como secretarias e movimentos sociais, entre outros. Um exemplo disso foi a primeira e principal campanha, desenvolvida para ser utilizada pela Prefeitura de Guarulhos nas ações sociais que pretendiam promover a conscientização para dados alarmantes e crescentes de vítimas fatais em acidentes de trânsito. Foi verificado crescimento no número de acidentes de trânsito e atropelamentos por conta da distração de motoristas e pedestres no uso de aparelhos celulares. Há diversas campanhas em todo o mundo alertando para essa prática maléfica. Outro dado estatístico muito relevante quando o assunto é trânsito é o consumo de álcool por motoristas. Segundo dados da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego do estado de São Paulo, o consumo de álcool e o excesso de velocidade são as principais causas de acidentes com vítimas fatais no trânsito e rodovias paulistas. A campanha visava à conscientização de motoristas para possibilitar redução nesses números.
 
OBJETIVO
Simplesmente oferecer um espaço, ou uma estrutura física, não compõe aprendizado em si. A Agência Experimental da UNG entende que o aluno precisa ter contato com pessoas. Pessoas que demandem comunicação e que se beneficiem do que uma campanha pensada e analisada, com foco estratégico pode oferecer. Trabalhar com quem tem carência em comunicação propicia o aprendizado do zero, fazendo com que todas as ferramentas de comunicação sejam exercitadas, desde o briefing, passando pela criação e produção. Realizar o atendimento e ter contato com os clientes ensina mais que propaganda. Realiza a empatia de fato. Na prática. Ver uma produção funcionando, exibida em outdoors e redes sociais é mola que impulsiona os integrantes da agência na busca de resultados e mais aprendizado. Assim, já no primeiro ano, a agência realizou eventos e parcerias e proporcionou visibilidade a quem tinha propostas sérias de cunho social e poucas oportunidades de comunicá-las.
 
JUSTIFICATIVA
Pode-se considerar como restritivo, porém, oferecer comunicação a quem precisa dela, mas não tem condições de tê-la, representa mais que somente permitir o aprendizado ou cumprir alguma determinação do MEC. Significa democratizar a voz e a palavra, ressignificar o ato de comunicar. Significa inserir, integrar e dar vazão a quem procura melhorar sua comunidade e usar a comunicação como forma de catalisar processos e acelerar o aculturamento. O trabalho de comunicação institucional de interesse público, as campanhas de conscientização não são novas, mas aqui entendemos que é papel da universidade estimular seu desenvolvimento e permitir maior participação da sociedade no papel transformador que cada indivíduo tem.਀ "Diante dessa nova visão de extensão universitária, esta passa a se constituir parte integrante da dinâmica pedagógica curricular do processo de formação e produção do conhecimento, envolvendo professores e alunos de forma dialógica, promovendo a alteração da estrutura rígida dos cursos para uma flexibilidade curricular que possibilite a formação crítica." (JAZINE, 2004, p. 2).਀ O que esperamos deste posicionamento é oferecer ao aluno e à sociedade experiência e visão diferentes sobre qual a real missão da comunicação, que é vender produtos, também, não nos enganemos, mas, de outra forma, prestar o seu papel social.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A Agência Experimental está de portas abertas à comunidade e deixa clara sua vocação de desenvolver atividades voltadas ao âmbito social. Sabendo disso, é comum que secretarias, ONGs e entidades de assistenciais procurem a ECOS para sugerir o desenvolvimento de campanhas de conscientização, alerta e utilidade pública. Assim, o primeiro passo é o desenvolvimento do briefing junto ao cliente. Em um dos casos, no desenvolvimento de uma campanha contra DST, a Secretaria de Saúde de Guarulhos veio fazer, presencialmente, a exibição do briefing, trazendo as informações necessárias para o desenvolvimento da campanha. Os alunos debateram o tema, desenvolveram o planejamento e a equipe de criação ficou responsável pelo desenvolvimento das peças.਀伀 挀氀椀攀渀琀攀 爀攀挀攀戀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 猀甀戀瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 匀圀伀吀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 愀攀猀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀  瀀攀渀猀愀搀漀 猀漀戀 愀 戀愀琀甀琀愀 搀漀 䴀䤀堀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 琀攀渀搀漀 瀀漀猀猀攀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ  挀愀瀀愀稀 搀攀 搀愀爀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 猀 愀攀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 渀漀 搀攀瀀攀渀搀愀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀攀 挀爀椀愀漀⸀  O produto que será abordado, por exemplo, foi trazido pela Secretaria de Trânsito de Guarulhos. O briefing foi estruturado e a demanda passada aos alunos. Com a orientação do professor responsável, atendimento e planejamento fizeram a leitura do briefing, pensaram na abordagem, estratégia e melhore forma de sensibilizar o target. Passaram o que deveria ser dito à criação, que foi responsável por dar forma e função ao conteúdo. O resultado pode ser notado na cidade de Guarulhos, em peças impressas e digitais. Essa primeira e importante ação abriu portas para mais duas atividades posteriores desenvolvidas com secretarias municipais.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀漀爀琀昀氀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀 猀攀最甀椀爀 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 瀀漀椀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀 䔀䌀伀匀 瀀爀攀瀀愀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ嘠椀搀愀 渀漀 吀爀渀猀椀琀漀ᴀ† 猀洀戀漀氀漀 搀漀 焀甀攀 昀漀椀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㜀⸀ O primeiro ponto analisado foi o briefing recebido da Prefeitura de Guarulhos. Segundo ele, as peças criadas seriam utilizadas em material impresso, como folders e panfletos, em outdoors espalhados pela cidade, nas redes sociais e em todo conteúdo de internet lançado pela Secretaria de Transportes e Trânsito. Ainda segundo o material, as peças deveriam ser produzidas de forma que pudessem oferecer leitura e adaptação a todos os meios em que fosse veiculada. A mensagem teria de ser criativa e gerar empatia junto ao target, sem a pretensão de ser panfletária e óbvia, mas sim, educativa e didática.਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 攀猀琀椀氀漀 漀甀琀搀漀漀爀Ⰰ 挀漀洀 椀洀瀀愀挀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 洀愀渀椀瀀甀氀愀搀愀猀Ⰰ 攀洀 昀甀渀漀 搀漀 愀琀漀 愀 猀攀爀 爀攀挀爀椀洀椀渀愀搀漀⸀ Uma peça traz uma alteração no traçado de uma estrada com um recado alusivo ao uso inadequado de álcool ao conduzir veículos; outra altera o velocímetro de um carro explicitando que a escolha por velocidade excessiva pode nos levar a caminhos indesejados; enfim, três peças fazem alusão ao uso de aparelhos celulares enquanto se conduz um veículo. Mais uma vez a ideia foi utilizar imagens impactantes e recados diretos.਀䄀 愀猀猀漀挀椀愀漀 攀渀琀爀攀 椀洀愀最攀洀 攀 琀攀砀琀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 攀 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 搀攀挀漀搀椀昀椀挀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Foram produzidas, no total, 10 peças de conscientização, como parte de uma grande campanha “Vida no Trânsito” parte da ação “Maio Amarelo” em Guarulhos. Deste total, cinco foram selecionadas como portfólio para a submissão.਀䄀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀猀 攀 爀攀挀愀搀漀猀 挀氀愀爀漀猀 攀 爀攀挀爀椀洀椀渀愀琀爀椀漀猀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 甀洀愀 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 渀漀  愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀挀椀氀⸀ 䄀 唀一䜀 琀攀洀 甀洀 挀漀爀瀀漀 搀攀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 攀 搀漀挀攀渀琀攀猀 切渀椀挀漀Ⰰ 搀攀搀椀挀愀搀漀 攀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 攀渀最愀樀愀搀漀⸀ 䄀猀猀椀洀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 猀甀瀀攀爀愀爀 愀猀 愀搀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 爀攀最椀漀渀愀氀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀⸀ Pensamos que campanhas de conscientização são muito populares no meio publicitário e no caso do Projeto Vida no Trânsito, por exemplo, a ideia da Prefeitura era causar impacto na sociedade mostrando que pequenos gestos, muitos corriqueiros em nosso cotidiano, não devem acontecer ao mesmo tempo em que se conduz um veículo.਀䌀漀洀 戀愀猀攀 渀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 爀攀挀愀搀漀猀 挀氀愀爀漀猀Ⰰ 攀砀瀀氀挀椀琀漀猀 攀 挀漀洀 愀瀀攀氀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀⸀ 䄀猀 瀀攀愀猀 挀爀椀愀搀愀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 攀猀猀愀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 攀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀漀 洀猀 搀攀 洀愀椀漀⸀  Foi muito bom acompanhar o compartilhamento das postagens e os resultados com base nas interações do público com as peças e na repercussão espontânea que a campanha atingiu.਀倀漀搀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 最爀愀渀搀攀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瘀ⴀ氀愀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 愀氀最漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 瀀漀搀攀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀⸀ São essa conquistas que impulsionam a ECOS a prosseguir contribuindo em conjunto com a comunidade local e a sociedade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䨀䔀娀䤀一䔀Ⰰ 䔀⸀ 䄀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 䌀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 攀 愀 䔀砀琀攀渀猀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 ㈀뀀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䔀砀琀攀渀猀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ ㈀  㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 眀眀眀⸀甀昀洀最⸀戀爀⼀挀漀渀最爀攀砀琀⼀䜀攀猀琀愀漀⼀䜀攀猀琀愀漀㄀㈀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㐀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 刀攀搀攀猀 搀攀 䤀渀搀椀最渀愀漀 攀 攀猀瀀攀爀愀渀愀㨀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀愀 攀爀愀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀⸀ 㐀뀀 䔀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀愀搀漀猀 䌀䔀吀 Disponível em: http://www.cetsp.com.br਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 䴀愀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

Celularé a terceira maior causa de mortes no transito no brasil diz pesquisa ਀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀猀愀漀ⴀ瀀愀甀氀漀⼀猀攀洀愀渀愀ⴀ渀愀挀椀漀渀愀氀ⴀ琀爀愀渀猀椀琀漀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀挀攀氀甀氀愀爀ⴀ攀ⴀ愀ⴀ琀攀爀挀攀椀爀愀ⴀ洀愀椀漀爀ⴀ挀愀甀猀愀ⴀ搀攀ⴀ洀漀爀琀攀猀ⴀ渀漀ⴀ琀爀愀渀猀椀琀漀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ搀椀稀ⴀ瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀最栀琀洀氀 Acesso em: 17 Mar. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀