TÍTULO: | PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS PARA O CLIENTE WOOLE㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀刀甀琀攀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀 䄀氀挀愀氀搀攀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䌀猀瀀攀爀 䰀戀攀爀漀⤀㬀 䰀甀椀稀愀 䜀攀洀攀氀氀椀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䌀猀瀀攀爀 䰀戀攀爀漀⤀㬀 䈀䔀䄀吀刀䤀娀 䈀伀䤀一 䜀䄀䤀䐀夀匀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䌀猀瀀攀爀 䰀戀攀爀漀⤀㬀 䜀䤀匀䔀䰀䰀䔀 䴀䄀刀吀䤀一匀 䌀䄀刀刀伀娀娀䤀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䌀猀瀀攀爀 䰀戀攀爀漀⤀㬀 䨀준匀匀䤀䌀䄀 䰀伀匀䄀一伀 䐀䔀 䄀匀匀䤀匀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䌀猀瀀攀爀 䰀戀攀爀漀⤀㬀 䄀䜀䄀吀䠀䄀 䔀唀䜀䔀一䤀伀 䘀刀䄀一䌀伀 䐀䔀 䌀䄀䴀䄀刀䜀伀 倀䄀刀䄀嘀䔀一吀䤀 ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䌀猀瀀攀爀 䰀戀攀爀漀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀椀挀椀挀氀攀琀愀Ⰰ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 匀琀愀爀琀甀瀀Ⰰ 圀漀漀氀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 䴀愀渀渀愀稀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 猀琀愀爀琀甀瀀 搀攀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀 圀漀漀氀攀 ⴀ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀搀漀爀愀 搀攀 甀洀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀漀 搀攀 爀漀琀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀椀挀氀椀猀琀愀猀 ⴀ 挀漀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀⸀ 䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 搀攀 猀攀琀漀爀 攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 匀圀伀吀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀 攀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀猀 攀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀⸀ 䄀猀 愀攀猀 挀爀椀愀搀愀猀 猀漀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 攀 挀爀椀愀爀 攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 瀀切戀氀椀挀漀猀 瀀爀椀漀爀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀漀氀漀挀愀爀 愀 圀漀漀氀攀 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 洀甀搀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 椀最甀愀氀 瀀愀爀愀 椀最甀愀氀 攀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀猀琀愀 愀 愀猀猀甀洀椀爀 甀洀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 瀀爀漀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀愀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 䴀愀渀渀愀稀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀瀀氀椀挀愀爀 琀攀漀爀椀愀猀Ⰰ 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 瀀爀琀椀挀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 倀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 昀漀椀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀 挀氀椀攀渀琀攀 攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀漀渀搀椀稀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀 猀攀爀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 攀洀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 爀攀愀氀 攀 挀愀瀀愀稀 搀攀 猀甀瀀爀椀爀 猀甀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 愀瀀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 搀攀 猀攀琀漀爀 攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 匀圀伀吀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀 攀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀猀 攀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀⸀
Escolhemos como cliente a Woole, uma startup de mobilidade urbana que visa facilitar o uso da bicicleta como transporte por meio de um sistema de navegação para ciclistas em um aplicativo em desenvolvimento. Este oferecerá rotas personalizadas calculadas com base em segurança, topografia e rapidez, sempre levando em conta a preferência do usuário e seu grau de experiência. Também terá mapeado locais bike-friendly e será colaborativo, possibilitando que os usuários incluam informações como condições de via, compartilhem rotas e avaliem estabelecimentos. Acredita ser uma startup que maximiza a experiência do ciclista urbano e impacta positivamente a mobilidade urbana como um todo, tendo como propósito “tornar cidades mais humanas, sustentáveis e para todos”.倀愀爀愀 漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀 猀漀氀甀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 愀琀甀愀 挀漀洀漀 甀洀 愀瀀漀椀漀 爀攀愀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀愀爀愀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀⸀ 匀漀洀愀搀漀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 琀攀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 搀愀爀 椀渀挀椀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 瀀切戀氀椀挀漀猀 瀀爀椀漀爀椀琀爀椀漀猀 攀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 戀爀愀渀搀 氀漀瘀攀爀猀Ⰰ 昀漀爀琀愀氀攀挀攀渀搀漀 愀 椀洀愀最攀洀 攀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 圀漀漀氀攀 渀漀 洀攀椀漀 挀椀挀氀猀琀椀挀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 圀漀漀氀攀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 猀甀愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 搀攀 渀攀最挀椀漀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 倀漀爀 猀攀甀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 愀椀渀搀愀 攀猀琀愀爀 攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 琀攀爀 猀椀搀漀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀Ⰰ 猀漀洀愀搀漀 猀漀氀椀挀椀琀愀漀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 猀攀甀 猀攀爀瘀椀漀 瘀椀爀愀氀Ⰰ 攀氀攀渀挀愀洀漀猀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 圀漀漀氀攀 挀漀洀漀 甀洀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 爀漀琀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀椀挀氀椀猀琀愀猀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀攀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀 攀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀氀攀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀 搀攀 氀愀渀愀爀 愀 洀愀爀挀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀 昀漀爀琀攀Ⰰ 搀攀猀攀樀瘀攀氀 攀 戀攀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀爀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 攀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 戀爀愀渀搀 氀漀瘀攀爀猀 ⴀ 猀攀渀搀漀 愀 猀攀最甀渀搀愀 漀甀琀爀愀 搀攀洀愀渀搀愀 愀瀀漀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀
De tal forma, o plano também objetiva criar e fortalecer relacionamento com públicos que identificamos como prioritários para a Woole - imprescindível em um plano de relações públicas -, sendo eles: usuários do aplicativo, influenciadores do meio, imprensa, não ciclistas, prefeitura, associações e parceiros. Esses foram pensados em maior ou menor grau de relacionamento, priorizando as necessidades iniciais para efetividade do plano, com estratégias de comunicação definidas a partir das particularidades de cada público. |
A realização do planejamento estratégico de relações públicas para a Woole se dá pela necessidade da empresa em ter um planejamento de comunicação bem estruturado que acompanhe e faça com que a execução dos seus objetivos de negócio sejam alcançados.倀攀氀漀 昀愀琀漀 搀愀 圀漀漀氀攀 猀攀爀 甀洀愀 猀琀愀爀琀甀瀀 攀洀 昀愀猀攀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 琀攀爀 愀攀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀愀 瘀椀爀愀氀椀稀愀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 甀琀椀氀椀稀攀洀 漀 猀攀甀 猀攀爀瘀椀漀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀洀愀渀搀愀 搀攀 渀攀最挀椀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 琀爀愀稀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 圀漀漀氀攀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 瀀爀砀椀洀愀 搀攀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 瀀漀猀琀甀爀愀 搀攀 洀愀爀挀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 愀最攀渀琀攀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀愀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀⸀ 匀漀洀愀搀漀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀攀椀漀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀Ⰰ 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 猀攀樀愀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 爀漀琀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀椀挀氀椀猀琀愀猀⸀
Com isso, foi elaborada uma proposta de ações de comunicação que envolvem diferentes públicos, abordam ferramentas de comunicação massiva e ações nos meios digitais e offline. Bem como estratégias que possam ajudar em possíveis problemas ligados à comunicação que sustentem todas as fases do lançamento do aplicativo para o mercado, conquista e fidelização de seus usuários e posicionamento de marca de forma integrada no que tange sua comunicação. Visto que a marca Woole ainda é pouco conhecida, é necessário, em um primeiro momento, uma divulgação massiva para que seja conhecida por um número considerável de pessoas. Somado a isso, seu serviço de rotas personalizadas é um diferencial que pode destacá-la, isso porque existe uma carência por parte dos ciclistas de tecnologias que ofereçam rotas de qualidade, além de ser um dos assuntos mais buscados por esse grupo. 䄀氀椀渀栀愀搀漀 愀椀渀搀愀 愀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 ⴀ 琀漀爀渀愀爀 挀椀搀愀搀攀猀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀愀猀Ⰰ 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀 攀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 ⴀ 攀 愀椀渀搀愀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀搀漀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 瀀氀愀渀漀 挀漀氀漀挀愀爀 愀 圀漀漀氀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀最攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 洀甀搀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 椀最甀愀氀 瀀愀爀愀 椀最甀愀氀 攀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀猀琀愀 愀 愀猀猀甀洀椀爀 甀洀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 瀀爀ⴀ愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀愀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 渀漀爀琀攀愀搀漀爀愀 搀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 挀愀洀椀渀栀漀猀Ⰰ 甀洀愀 愀渀愀氀漀最椀愀 攀渀琀爀攀 攀猀挀漀氀栀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀 愀猀 搀攀 爀漀琀愀Ⰰ 昀攀椀琀愀猀 渀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 圀漀漀氀攀 愀瀀愀爀攀挀攀 攀洀 甀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀 猀攀渀搀漀 甀洀愀 愀樀甀搀愀 漀甀 甀洀愀 攀猀挀漀氀栀愀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀愀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 倀愀爀愀 攀昀攀琀椀瘀愀爀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀洀 搀漀椀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀㨀 ᰀ嘠漀挀 攀猀挀漀氀栀攀 漀 猀攀甀 挀愀洀椀渀栀漀⸀ 䄀 圀漀漀氀攀 琀攀 愀樀甀搀愀ᴀ†攀 ᰀ嘠漀挀 昀愀稀 攀猀挀漀氀栀愀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀⸀ 䄀 圀漀漀氀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀愀 搀攀氀愀猀ᴀ⸠
Acreditamos que essa estratégia de comunicação propiciará identificação por parte dos públicos, pois, além de evidenciar algo comum a todos, que é a pluralidade de escolha de caminhos, apresenta que cada pessoa gerencia sua própria vida. De modo indireto, ainda expressa o respeito que é preciso ter com a escolha do outro e a equidade que deve existir entre elas. Visto que ainda existe resistência perante a bicicleta como transporte na cidade, ao colocarmos ela como uma possibilidade, acreditamos que seja uma forma de quebrar a barreira existente e de se aproximar dos públicos sem imposição, a fim de conquistar a confiança deles. |
Para a elaboração de um plano de comunicação estratégico para a Woole, foi necessário a utilização de métodos de coleta de dados, os quais visavam uma vasta compreensão do seu negócio, assim como do cenário no qual está inserida. Foram utilizados briefing, análise setorial, ambiente operacional, mapeamento de público, análise SWOT e pesquisas quantitativas e qualitativas. 倀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀洀漀猀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 搀愀搀漀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀猀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 猀琀愀爀琀甀瀀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀攀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㜀㔀⤀Ⰰ ᰀ 漀 爀攀猀甀洀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀愀搀漀猀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀漀 愀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀愀 爀攀愀氀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 搀愀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀ᴀ⸠
Já para uma ampla compreensão do cenário, o método utilizado foi de análise setorial, o qual elucidou a influência dos principais macroambientes no negócio, definido por Kunsch (2003, p. 255) como “um conjunto de variáveis ou fatores externos econômicos, sociais, políticos, legais, demográficos, tecnológicos, culturais e ecológicos que influenciam direta e indiretamente a vida das organizações”. Além de compreender como se dá o funcionamento do setor das startups do ramo da tecnologia da informação com foco em mobilidade urbana, bem como os movimentos do mercado das bicicletas e seus principais concorrentes, diretos e indiretos. Segundo Kotler (1998), para que uma empresa se mantenha estrategicamente posicionada no mercado em que está inserida, é preciso que ela tenha em seu radar seus concorrentes e constantemente observe preços, serviços, distribuição, entre outros itens que são necessários para que se atinjam os objetivos traçados.䌀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 攀氀攀猀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀 挀漀洀 漀 猀攀琀漀爀 攀洀 焀甀攀 愀 圀漀漀氀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 挀漀洀漀 洀琀漀搀漀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㈀ ㌀⤀ 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 ᰀ漠 挀攀渀爀椀漀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀ⴀ挀栀愀瘀攀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 椀洀瀀漀爀琀愀爀 愀猀 攀渀攀爀最椀愀猀 攀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀ⴀ氀漀猀 攀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀漀猀 漀甀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀瀀漀椀猀 攀砀瀀漀爀琀ⴀ氀漀猀 瀀愀爀愀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀砀琀攀爀渀漀ᴀⰠ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 琀爀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 椀渀挀椀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀㨀 挀椀挀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 最漀瘀攀爀渀漀 攀 昀漀爀洀愀搀漀爀攀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀⸀
Já para avaliar a interdependência que existe entre a Woole e seus públicos, assim como a relevância de relacionamento e as características de cada um deles, foi realizado um mapeamento de público, seguindo o método de Fábio França (2009, p. 277) que diz que qualquer empresa, a partir do momento em que é fundada, têm uma interdependência corporativa com diferentes públicos, que envolve objetivos, aspectos jurídicos, administrativos, sociais e de negócios.䄀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 匀圀伀吀 愀 昀椀洀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀戀琀椀搀愀猀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 愀洀攀愀愀猀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀砀琀攀爀渀漀 攀 愀猀 昀漀爀愀猀 攀 昀爀愀焀甀攀稀愀猀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 甀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 洀愀椀猀 愀猀猀攀爀琀椀瘀愀 搀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䄀瀀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 挀爀甀稀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 爀甀洀漀猀 昀愀瘀漀爀瘀攀椀猀 攀 猀攀渀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
Entretanto, foi possível concluir que ainda existiam algumas lacunas de informação em relação à determinados públicos da Woole, sendo assim, avaliamos necessária a aplicação de quatro pesquisas do tipo aplicada, que “é conduzida com o propósito de examinar e resolver problemas práticos, constituindo-se como ferramenta de grande relevância para o processo de planejamento da área” (LOPES; PENAFIERI, 2011, p. 286) para coleta de dados essenciais.䔀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀氀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 戀漀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 ᰀ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀攀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 瀀漀搀攀爀 昀漀爀洀甀氀愀爀 挀漀洀 挀氀愀爀攀稀愀 愀 猀椀琀甀愀漀ⴀ瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 瀀氀愀渀漀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 最攀爀愀氀 愀 猀攀爀 愀搀漀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀甀愀 挀漀渀搀甀漀⸀ 伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 渀漀猀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀漀搀攀洀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 愀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 攀 渀愀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀猀 ⠀䰀伀倀䔀匀㬀 倀䔀一䄀䘀䤀䔀刀䤀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ ㈀㠀㘀⤀⸀
Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os ciclistas, imprescindível para o entendimento das motivações, hábitos de vida e modo como consomem informação, seguida de uma segunda etapa, na qual foi aplicada uma pesquisa quantitativa com o mesmo público, que nos possibilitou quantificar e validar o peso das questões levantadas na primeira etapa, além de conhecer melhor os ciclistas de São Paulo e identificar quais são os principais desafios do universo ciclístico na cidade.䄀 昀椀洀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 猀攀 搀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 氀椀搀愀洀 挀漀洀 洀愀爀挀愀猀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 挀漀洀 攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 倀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀 挀椀挀氀椀猀琀愀 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 攀渀砀攀爀最愀洀 愀 戀椀挀椀挀氀攀琀愀 攀 焀甀愀氀 愀 昀愀瘀漀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 甀洀 戀漀洀 挀漀渀瘀瘀椀漀 挀漀洀 漀 洀漀搀愀氀⸀
Por meio desses métodos de coleta de dados primários e secundários, foi possível traçar um diagnóstico visando a compreensão das oportunidades de comunicação e de relacionamento para o cliente. Para sua elaboração, utilizamos como metodologia a Teoria Apreciativa, a qual “canaliza a energia organizacional de forma positiva, afastando o foco dos problemas e direcionando os esforços das interações humanas para a busca de soluções inovadoras”, segundo Ligia de Almeida (2014, p. 4). 倀愀爀愀 渀漀爀琀攀愀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀漀 䘀戀椀漀 䘀爀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀 焀甀攀 ᰀ漠 愀挀攀爀琀漀 搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 漀 砀椀琀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀ᴀ†⠀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 㤀㤀㜀⤀⸀ 伀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 昀漀椀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 戀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀愀 圀漀漀氀攀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀洀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀洀漀猀 猀甀愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 攀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀 攀 挀椀挀氀椀猀洀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀 昀愀瘀漀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 圀漀漀氀攀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 愀 洀愀爀挀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀爀砀椀洀愀 攀 椀最甀愀氀 瀀攀爀愀渀琀攀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 焀甀攀 愀琀甀愀 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀愀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀⸀
Foi estabelecida como ideia norteadora do plano algo que é comum à todas as pessoas: as escolhas de caminhos feitas na vida. Com isso, fazemos uma analogia com as escolhas de rotas feitas no aplicativo e alinhamos a estratégia com o propósito da Woole de escolher lutar por uma cidade mais humana, sustentável e para todos. 倀愀爀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 攀猀猀愀 椀搀攀椀愀 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀漀洀 搀漀椀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀㨀 ᰀ嘠漀挀 攀猀挀漀氀栀攀 猀攀甀 挀愀洀椀渀栀漀Ⰰ 愀 圀漀漀氀攀 琀攀 愀樀甀搀愀ᴀ†攀 ᰀ嘠漀挀 昀愀稀 攀猀挀漀氀栀愀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 愀 圀漀漀氀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀愀 搀攀氀愀猀ᴀ⸠ 一攀氀攀猀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀洀漀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀Ⰰ 攀 愀 圀漀漀氀攀 猀攀 琀漀爀渀愀 愀氀最甀洀 焀甀攀 瀀漀搀攀 愀樀甀搀愀爀 漀甀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀愀 搀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀
Para implementação do plano de comunicação foi desenvolvido três programas: institucional, de divulgação e de relacionamento.
O Programa Institucional Woole consiste na construção de um manual institucional de comunicação que aborda posicionamento de marca, mídias sociais e relacionamento com o governo. Também contempla uma ação de apresentação e relacionamento com a imprensa, que visa posicionar a Woole como uma startup de tecnologia e inovação com propósito. Objetiva definir as diretrizes de comunicação institucional Woole para que sirvam de base para a construção dos relacionamentos com seus públicos de interesse.䄀 愀漀 搀攀猀猀攀 倀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ ᰀ圠漀漀氀攀 攀洀 倀爀椀洀攀椀爀愀 䴀漀ᴀⰠ 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 圀漀漀氀攀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 焀甀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀ⴀ氀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 猀琀愀爀琀甀瀀 搀攀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀 攀 椀渀漀瘀愀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀爀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 挀漀渀昀椀瘀攀氀⸀ 䔀猀猀攀 攀瘀攀渀琀漀 甀洀愀 瀀攀愀 挀栀愀瘀攀 瀀愀爀愀 漀 戀漀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀愀猀 愀攀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀爀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 圀漀漀氀攀 猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 愀猀猀甀洀椀爀 甀洀愀 瀀漀猀琀甀爀愀 搀攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀猀琀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 搀甀愀猀 昀愀猀攀猀 攀 漀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 猀攀爀 搀攀 刀␀㐀⸀㜀㠀㌀Ⰰ㐀㔀⸀
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A ação “Escolha Woole” consiste em torná-la conhecida perante todos os públicos que a cercam, evidenciando seu conceito de lançamento no mercado. Ela é composta por duas fases que visam divulgar a marca de diversas maneiras, fazendo com que haja uma identificação e aproximação dos públicos, além da utilização de forma enfática das mídias sociais dela. São elas: “Você faz escolhas todos os dias” – produção e divulgação de um vídeo conceito e “Woole Bike Stop: ponto móvel na cidade para manutenção de bicicletas.” – uma bicicleta itinerante que passará por pontos conhecidos da cidade de São Paulo, com divulgação da Woole, distribuição de águas e tutorial do aplicativo.䔀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 愀漀㨀 戀愀猀攀愀爀 愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 搀攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 圀漀漀氀攀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 甀猀愀渀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 挀愀洀椀渀栀漀猀㬀 洀漀猀琀爀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 瘀搀攀漀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 戀椀挀椀挀氀攀琀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀愀 攀猀挀漀氀栀愀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀㬀 昀愀稀攀爀ⴀ猀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀瘀攀渀椀搀愀猀 攀 挀椀挀氀漀瘀椀愀猀 攀洀 焀甀攀 漀猀 挀椀挀氀椀猀琀愀猀 瀀愀猀猀愀洀Ⰰ 愀戀爀愀渀最攀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀最椀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀㬀 唀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 渀愀猀 愀攀猀⸀ 伀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 猀攀爀 搀攀 刀␀ 㔀㜀⸀㤀㌀㜀Ⰰ㐀 ⸀
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A primeira ação do programa é a “Laboratório de Influência” e visa iniciar um relacionamento com influenciadores do meio ciclístico. Somado a isso, será feito um convite para a contribuição do influenciador na construção de um material que contribua para a promoção da boa convivência e respeito no trânsito por meio da educação (fase 3 – produção da Cartilha “Rua para todos”).䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 愀氀挀愀渀愀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀㨀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀 洀愀爀挀愀 搀漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 搀漀 洀攀椀漀 挀椀挀氀猀琀椀挀漀㬀 琀漀爀渀愀爀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 愀 椀渀琀攀渀漀 最攀渀甀渀愀 搀愀 圀漀漀氀攀 搀攀 猀攀爀 甀洀 愀最攀渀琀攀 愀琀椀瘀漀 渀愀 挀愀甀猀愀 搀愀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀㬀 爀攀挀攀戀攀爀 愀瘀愀氀椀愀攀猀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 漀 猀攀爀瘀椀漀⸀ 䔀 愀琀椀渀最椀爀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 漀甀 渀漀 搀漀 洀攀椀漀 挀椀挀氀椀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⸀
As estratégias específicas são: falar da causa da mobilidade urbana no discurso de aproximação com influenciadores do meio; e realizar uma conversa ao vivo para que os influenciadores conheçam o porta-voz da Woole e suas intenções genuínas com a causa.䄀 愀漀 ᰀ䘠椀搀攀氀椀搀愀搀攀 圀漀漀氀攀爀ᴀ†昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 圀漀漀氀攀 攀 戀甀猀挀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀攀猀猀愀 愀漀⸀ 䔀氀愀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 琀爀猀 昀愀猀攀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 渀漀 猀 搀愀爀 椀渀挀椀漀 愀 攀猀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 昀漀爀琀愀氀攀挀ⴀ氀漀 攀 猀甀猀琀攀渀琀ⴀ氀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 攀 愀 昀椀搀攀氀椀稀愀漀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ 匀漀 攀氀愀猀㨀
1) Momentos de interação com o usuário: promove interações contínuas via e-mail e notificações push. Será usada uma automação de e-mails ativos e outra para usuários inativos.㈀⤀ ऀ䌀氀甀戀攀 搀漀猀 圀漀漀氀攀爀猀㨀 最爀甀瀀漀 渀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀爀 挀漀洀漀 甀洀 挀愀渀愀氀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀漀爀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 圀漀漀氀攀 攀 猀攀甀猀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 昀爀甀洀Ⰰ 攀猀猀攀 挀愀渀愀氀 琀攀爀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀渀琀渀甀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 琀攀洀愀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀 渀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀⸀
3) Encontro dos Woolers: eventos com os usuários mais engajados que abordam temas que agregam valor às suas experiências com a marca. Em um período de dois anos, sugerimos a seguinte distribuição de temas, com início no mês de outubro de 2018 (por consequência, os encontros serão realizados nos meses de outubro, janeiro, abril e julho): Pedalada coletiva; Conversa sobre ciclismo feminino; Workshop de criatividade e inovação; Conversa sobre boa convivência/respeito no trânsito; Oficina de conserto de bike; Conversa sobre mobilidade urbana; Workshop de tecnologia e bicicleta; Pedalada coletiva.㐀⤀ 䔀猀猀愀 愀漀 挀漀渀琀愀 愀椀渀搀愀 挀漀洀 甀洀愀 昀愀猀攀 攀砀琀爀愀Ⰰ 搀攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 氀椀猀琀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀 瀀愀爀愀 愀 圀漀漀氀攀Ⰰ 攀渀琀爀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 攀氀攀猀 攀 攀渀瘀椀愀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀⸀
Os objetivos dessa ação são: promover a satisfação dos usuários do aplicativo a fim de gerar um sentimento de exclusividade e pertencimento à marca; fidelizar os usuários do aplicativo; e monitorar críticas, sugestões e demandas dos usuários, para a melhoria contínua do aplicativo.䨀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀㨀 瀀愀甀琀愀爀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 攀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀琀椀瘀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 搀攀 猀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 瀀愀爀挀攀椀爀愀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 焀甀攀 攀猀挀漀氀栀攀 猀攀甀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀㬀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀 洀攀椀漀 漀昀昀氀椀渀攀㬀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 猀攀渀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 洀愀爀挀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 挀椀挀氀椀猀琀愀猀 栀 甀洀愀 瀀爀攀搀椀猀瀀漀猀椀漀 攀洀 愀甀砀椀氀椀愀爀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 戀攀渀攀昀椀挀椀攀洀 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀㬀 攀 最攀爀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 攀砀挀氀甀猀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 挀漀渀琀愀琀漀 瀀爀砀椀洀漀 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀⸀
Teremos como investimento do terceiro programa o valor de R$ 55.229,36, incluindo todos os custo, impostos e horas de agência. |