ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00712</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A importância da água para sobrevivência</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Talles de Paula Figueiredo (Fundação Oswaldo Aranha); Larissa Almeida de Paula (Fundação Oswaldo Aranha); Alexis Aragão Couto (Fundação Oswaldo Aranha); Edilberto Cardoso Venturelli (Fundação Oswaldo Aranha)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Mídia externa, Outdoor, Consumo, Água</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A água desempenha uma função muito importante para o planeta Terra pois necessitamos dela para a sobrevivência. O presente trabalho foi desenvolvido por alunos do Centro Universitário de Volta Redonda  UniFOA, no qual foi desenvolvido uma peça publicitária para ser veiculada em outdoor, a fim de provocar impacto visual e consequentemente ecoar pensamentos a respeito do tema acima abordado. O outdoor é uma mídia externa de alto impacto e permite atingir uma quantidade maior de pessoas, nos aproximando ainda mais do nosso objetivo, que é a conscientização em função do uso da água. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A água está presente em aproximadamente todos os ciclos de vida, pois nós seres vivos, indistintamente, dependemos dela pra sobreviver. Seja para produzir alimentos, cozinhar, como também para higiene pessoal, limpeza de bens e consumo próprio em busca de energia. O uso da água não envolve somente questões de sobrevivência, envolve conjuntamente o sustento e rentabilidade financeira, pois existem pessoas que dependem dela em sua esfera de trabalho. Segundo a estatística feita por Freitas (2017), de toda água do nosso planeta, menos de 3% do volume de água é doce, e desses 3% mais de 99% se encontra em forma de gelo, ou aquíferos subterrâneos. No Brasil se encontra 12% das reservas de água doce do nosso planeta, e isso o diferencia dos demais, pois se destaca por ter grande potencial em águas disponível. Mas isso não quer dizer que o país não venha sofrer com certas crises por falta d'água. O Brasil tem uma desvantagem quando o assunto é educação ambiental, e com isso, acaba desencadeado outros problemas como o consumo inadequado ou até desperdício. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) possui um projeto lançado com o objetivo de preservar e dar suporte para nosso meio ambiente. A CEDAE atualmente trabalha com distribuição de águas tratadas e tratamento de esgotos do estado do Rio de Janeiro. O presente trabalho procura manter o foco em campanhas sobre a importância da água, apoiando-se nas atuais causas em que o Brasil se encontra. Mostrar através da publicidade em mídia externa (outdoor), a diferença que a água proporciona em nosso ambiente e promover indagações na sociedade sobre um melhor entendimento a respeito da causa que está sendo aborda. Nos apropriamos de orientações direcionadas pelos professores Alexis Aragão Couto e Edilberto Cardoso Venturelli, e através de pesquisas realizadas como material de apoio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo do trabalho foi desenvolver um anúncio publicitário para ser veiculado em outdoor, que venha conscientizar a população sobre a importância da água para a sobrevivência. Considerando que o desperdício de água é um fator gerador e determinante de alguns problemas ambientais que o mundo vem enfrentando nas últimas décadas. Existe a necessidade de alcançar e alertar a população enquanto é tempo, então, nada mais justo que utilizar um meio de comunicação eficiente (outdoor) que comunique a mensagem de forma clara e objetiva. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Lean Institute Brasil, define o ato de desperdiçar como: qualquer atividade que consome recursos, mas não cria valor para o cliente. De acordo com o Rodolfo Alves Pena, que publicou no site do Brasil Escola, o desperdício de água no Brasil vem aumentando gradativamente, e as atividades humanas é uma das principais responsáveis por tal acontecimento. Isso acaba acarretando vários fatores negativos para o país, como por exemplo a economia, já que agricultores e fazendeiros dependem deste recurso para produzir alimentos e gerar fonte de renda, não desprezando os demais problemas como: extinção de espécies, aparições de doenças, desmatamento, entre outros. O uso racional da água atua na mudança de hábitos e costumes em que a sociedade foi moldada. Portanto, faz-se necessário alcançar o maior número de pessoas para promover esta mudança e despertar o interesse de reeducar-se mediante a situação ambiental que o país se encontra. Reeducar uma sociedade pré-moldada não é uma tarefa fácil, mas, partimos do princípio que, a mudança sucede muita das vezes, de uma ação individual. Com isso, a intenção pode gerar interferência coletiva a partir do impacto desta ação. Este foi o questionamento que deu base para o início do nosso trabalho: Como atingir a população de modo eficaz e consciente? A fusão de ideias e questionamentos foi fundamentada pela realidade de consumo hídrico do Brasil em função da ausência deste conhecimento na sociedade. Foi partindo daí que produzimos uma peça publicitária para ser veiculada em outdoor de maneira dinâmica. Sua veiculação acontecerá na estação mais chuvosa do ano, pois o impacto da campanha será causado com a ajuda da água da chuva. Segundo Ana Paula Cesar em A mídia outdoor e a cidade (2009)  o outdoor, especificamente, é uma das mídias exteriores mais representativas utilizadas atualmente pelo mercado publicitário. Seu poder de comunicação é significativo, a ponto de ser tratado como mídia convencional, ao lado de outras importantes mídias, como o rádio, o jornal, a revista e a televisão . (NOGUEIRA, 2009, p.5) Sem dúvida, é um tipo de mídia que possui um resultado positivo na campanha publicitária, porque além de divulgar, reforça abundantemente a marca, o produto ou a intenção anunciada. Como o nosso objetivo é fazer um apelo de conscientização, consideramos este tipo de mídia o mais adequado para alcançar nosso propósito com maestria. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi estabelecido um trabalho avaliativo em sala de aula, na disciplina de Introdução à Publicidade e Propaganda, do curso de Publicidade e Propaganda na instituição UniFoa, lecionada por Alexis Aragão Couto, com a participação de Edilberto Cardoso Venturelli. Nesta, os alunos deveriam desenvolver trabalhos voltados para impactos causados no meio ambiente. A apresentação da ideia teria que ser exibida em um tipo de mídia de escolha dos próprios alunos. Os procedimentos metodológicos para execução deste trabalho foram estudos voltados à realidade ambiental do Brasil, buscando entender e conhecer qual a necessidade mais evidente a ser trabalhada. Foi escolhido abordar a temática de um recurso muito utilizado e pouco preservado: a água. O primeiro passo para realização do trabalho foi escolher o tipo de mídia para veiculação da peça. A mídia que consideramos mais conveniente e ao mesmo tempo apelativa, foi o outdoor. Logo, para que impacto fosse na mesma proporção do nosso objetivo, resolvemos usar o outdoor de modo interativo, aproveitando a água da chuva para passar a mensagem tão esperada. O outdoor foi dividido em duas camadas com peças diferentes que se completam ao cair da chuva. A camada de cima, é composta por árvores sem sua copa representando o desgaste causado pela falta da água. Ainda na camada superior, temos uma frase de efeito, a assinatura do Governo do Rio de Janeiro e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), acompanhado de um fundo branco, responsável por dinamizar toda ideia do trabalho. Mídias externas como outdoor geralmente não operam campanhas com fundo branco, pois o material utilizado para reprodução das peças publicitárias, é o papel. O papel em contato direto com a chuva, além de molhar, fica transparente, exibindo o material colado da campanha anteriormente realizada. Foi partindo justamente desta ideia, que criamos a interação do nosso trabalho. Na segunda camada da campanha, a peça é constituída por árvores, agora acompanhas de sua copa bem verde, representando a vitalidade que uma planta tem quando sempre é irrigada. Ou seja, esta camada estará sobreposta na parte de baixo da primeira, proporcionando a interação ao cair da chuva. O fundo branco da primeira camada ficará molhado e transparente, exibindo a camada de baixo que contém as características acima mencionadas. A aparição de folhagens fortificadas aparentemente causado pela água da chuva, denota o conceito base do trabalho, que é, a conscientização em função do uso e importância da água para a sobrevivência, seja da flora ou até da própria humanidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Temos o outdoor como mídia externa escolhida, com duas peças impressas em papel 90g, no tamanho padrão 9mx3m. Veiculado em centros urbanizados, no período de maior índice pluviométrico pois exige participação da água da chuva para completar a interação da mensagem com o público. A peça foi desenvolvida através do programa Adobe Photoshop CC 2017 com imagens disponibilizadas pelo Freepik (banco de imagem gratuito). É composta por três troncos de árvore secos, dispostos em frente a um background branco, que posteriormente, quando exposto à chuva, revelará as copas das árvores dando a ideia de transformação causada pela presença da água. Ao lado direito das árvores, será incluída a frase  A natureza se transforma com a água. Este anúncio também.", cuja tipologia é a Arial Black. No canto inferior esquerdo foram colocados os órgãos responsáveis pela campanha. A montagem da peça para exposição será feita em sobreposição da camada superior, com os troncos secos, sobre a camada inferior com as copas das árvores. Desta forma, completamos o processo de dinamização do anúncio publicitário, pois a chuva resulta a finalização da mensagem, almejando provocar impacto na sociedade, ilustrando de madeira clara a importância da água para a sobrevivência. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desejo neste trabalho foi demonstrar uma forma inteligente e criativa para conscientização da sociedade em função da importância da água para nossa sobrevivência e também a do nosso planeta. A abundância de água presente no mundo nos leva a pensar que ela nunca irá acabar, porém com o constante crescimento populacional, falta de cuidados e uma educação efetiva podem ser fatais. É necessário, antes que seja tarde, usar dos meios de comunicação para demonstrar que ainda podemos fazer algo para reverter essa situação de forma inteligente. Neste caso é necessário a demonstração de quão danoso pode ser a falta de cuidados com a água e sucessivamente com a natureza. O êxito do trabalho se encontra em conseguir causar impacto, demonstrando as consequências futuras, ajudando a desenvolver senso de responsabilidade para com as gerações futuras. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">NOGUEIRA, Ana Paula Cesar Vaz Guimarães. A mídia outdoor e a cidade. Faculdade Integradas Rio Branco - São Paulo, 2009. <br><br>No dia Mundial da Água ONU critica desperdício e pede ações de reaproveitamento. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/no-dia-mundial-da-agua-onu-critica-desperdicio-e-pede-acoes-de-reaproveito. Acesso em: Acesso em: 17/04/2018 <br><br>FREITAS, Eduardo de. Água potável - Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua-potavel.htm. Acesso em Acesso em: 19/04/2018 <br><br>PENA, Rodolfo F. Alves. Desperdício de água - Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/desperdicio-agua.htm. Acesso em: Acesso em: 17/04/2018 <br><br>Desperdício de água. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/desperdicio-de-agua/ . Acesso em: 19/04/2018 <br><br>ERNESTO, Ricardo Rose. Consequências da escassez da água. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-consequencias-da-escassez-de-agua/84522/ Acesso em: 19/04/2018 <br><br>A importância da água. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-agua/ Acesso em: 19/04/2018 <br><br>Definição de Lean Institute Brasil sobre desperdício. Disponível em: https://www.lean.org.br/conceitos/28/desperdicio---definicao-lean.aspx Acesso em: 20/04/2018 <br><br> </td></tr></table></body></html>