INSCRIÇÃO: 00719
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA07
 
TÍTULO: Memórias do Picadeiro: a verdadeira arte de sorrir
 
AUTORES: Luiz Felipe Simões Cranwell Corrêa (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Erivam Morais de Oliveira (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Nadjine Hochleitner Terhoch (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
 
PALAVRAS-CHAVE: circo, foto-áudio- reportagem, transmidialidade, ,
 
RESUMO
O presente artigo busca explicar o processo e os fundamentos da criação de uma foto-਀甀搀椀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀 䴀攀洀爀椀愀猀 搀漀 倀椀挀愀搀攀椀爀漀㨀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 arte de sorrir. A ideia é inserir o ouvinte no universo circense através da਀琀爀愀渀猀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀 昀漀琀漀猀Ⰰ 猀漀渀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀椀琀漀爀攀猀挀愀猀 propriamente selecionados a fim de ambientar esse leitor. Com cinco circos visitados਀渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 爀攀愀挀攀渀搀攀爀 愀 挀栀愀洀愀 搀漀 挀椀爀挀漀 que vem se apagando com o passar dos anos.
 
INTRODUÇÃO
A história do circo no mundo remonta a milênios atrás. Na China, foram encontradas obras de arte que representavam apresentações de equilibristas para a realeza da China antiga. Durante o Império Romano, o famoso Circo Maximus foi inaugurado no século VI a.C, e após um grande incêndio no ano 40 a.C, foi substituído pelo emblemático Coliseu. ਀ 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䰀攀椀瘀愀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀ 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 䐀愀琀愀昀漀氀栀愀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀愀 ᰀ䠠戀椀琀漀猀 䌀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀漀猀 倀愀甀氀椀猀琀愀猀ᴀⰠ 昀漀椀 挀漀渀猀琀愀琀愀搀漀 焀甀攀 ㈀㐀─ 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 渀甀渀挀愀 栀愀瘀椀愀洀 椀搀漀 愀漀 挀椀爀挀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀猀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ䴠攀洀爀椀愀猀 搀漀 倀椀挀愀搀攀椀爀漀㨀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 愀爀琀攀 搀攀 猀漀爀爀椀爀ᴀⰠ 甀洀 氀椀瘀爀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀攀猀琀攀 愀爀琀椀最漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀琀漀ⴀ甀搀椀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ No projeto contamos as histórias das pessoas que vivem para levar alegria tanto no interior do estado quanto na capital, bem como daqueles que participam de apresentações periódicas das grandes companhias circenses na própria capital. A narrativa é composta de perfis que contam histórias de artistas circenses, explicando o por quê de fazerem parte das companhias de circo e qual é a motivação para continuar viajando com esses coletivos. Os circos que acompanhamos para o projeto foram: Circo di Napoli, Circo dos Sonhos, Circo Zanni, Circo Spacial e o Circo Joy. São circos que, de alguma forma, contribuíram (e continuam contribuindo) para a concepção e o desenvolvimento do que é a arte circense hoje no Brasil e possibilitaram registrar por meio da fotografia e do áudio momentos expressivos desta arte que faz parte da memória do país. A foto-áudio-reportagem foi intitulada “Pelo Mundo ESPM: Circo” e foi realizada para mostrar os bastidores desse projeto, contando dificuldades e motivações dos realizadores como contadores dessas histórias que fazem parte da memória da cultura circense.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 昀漀琀漀ⴀ甀搀椀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ倠攀氀漀 洀甀渀搀漀 䔀匀倀䴀㨀 䌀椀爀挀漀ᴀ†昀漀椀 洀漀猀琀爀愀爀 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 䴀攀洀爀椀愀猀 搀漀 倀椀挀愀搀攀椀爀漀㨀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 愀爀琀攀 搀攀 猀漀爀爀椀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 昀愀稀攀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 挀椀爀挀攀渀猀攀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀  爀攀愀挀攀渀搀攀爀 愀 挀栀愀洀愀 焀甀攀 猀攀 愀瀀愀最愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀攀渀漀爀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀渀搀漀 漀猀 挀椀爀挀漀猀⸀ Além do objetivo geral, o projeto visa atingir também outros objetivos como:਀ⴀ䤀渀猀攀爀椀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 渀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 挀椀爀挀攀渀猀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀漀渀猀 焀甀攀 洀漀琀椀瘀攀洀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀㬀 -Identificar as sensações transmitidas pelos espetáculos circenses e demonstrá-las por meio da fotografia e do som; ਀ⴀ倀攀猀焀甀椀猀愀爀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀最甀氀漀猀 搀愀猀 瘀椀搀愀猀 搀攀 焀甀攀洀 搀攀搀椀挀愀 愀 瘀椀搀愀 愀漀猀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀猀 挀椀爀挀攀渀猀攀猀㬀 -Retratar a convivência entre os artistas e os processos que o público não vê, como os bastidores dos espetáculos;਀ⴀ䘀愀稀攀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀爀 瀀攀氀愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀椀爀挀攀渀猀攀⸀
 
JUSTIFICATIVA
De acordo com a pesquisa Cultura SP: Hábitos Culturais dos Paulistas (LEIVA, 2014), o circo é uma das atividades culturais que menos interessa aos habitantes do estado, perdendo apenas para espetáculos de dança, concertos de música e saraus, respectivamente. Além disso, um quarto dos paulistas nunca foram ao circo. Mesmo existindo companhias de circo que viajam de cidade em cidade no estado de São Paulo, levando entretenimento, música, teatro e dança até lugares que não tem acesso a esse tipo de atividade, o circo e seus artistas estão caindo no esquecimento. ਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀愀洀戀洀 愀瀀漀渀琀漀甀 焀甀攀 椀爀 愀漀 挀椀爀挀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀 搀攀 昀愀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀椀瀀漀 搀攀 攀猀挀漀氀愀 ⠀瀀切戀氀椀挀愀 漀甀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀⤀ 攀 昀愀椀砀愀 搀攀 爀攀渀搀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 焀甀愀猀攀 渀漀 猀攀 愀氀琀攀爀愀 渀愀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀ 伀 挀漀渀琀爀爀椀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 挀漀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀漀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 攀砀瀀漀猀椀攀猀 搀攀 愀爀琀攀 攀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀猀 搀攀 搀愀渀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 瀀爀攀搀漀洀椀渀渀挀椀愀 搀攀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀 攀洀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀 挀氀愀猀猀攀猀 䄀 攀 䈀⸀ Os circos que acompanhamos - Circo di Napoli, Circo dos Sonhos, Circo Zanni e Circo Spacial e o Circo Joy - são instituições sérias que carregam consigo uma relevante trajetória. ਀䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䴀攀洀爀椀愀猀 搀漀 倀椀挀愀搀攀椀爀漀㨀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 愀爀琀攀 搀攀 猀漀爀爀椀爀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀漀 挀椀爀挀漀 挀漀洀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 椀洀愀琀攀爀椀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 唀一䔀匀䌀伀Ⰰ ᰀ漠 倀愀琀爀椀洀渀椀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 䤀洀愀琀攀爀椀愀氀 漀甀 䤀渀琀愀渀最瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 琀爀愀搀椀攀猀 焀甀攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 最爀甀瀀漀猀 攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 爀攀挀攀戀攀洀 搀攀 猀攀甀猀 愀渀挀攀猀琀爀愀椀猀 攀 瀀愀猀猀愀洀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀 猀攀甀猀 搀攀猀挀攀渀搀攀渀琀攀猀ᴀ†⠀唀一䔀匀䌀伀Ⰰ ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀渀氀椀渀攀⤀⸀  Considerando o pensamento de José Luiz dos Santos (1986, p. 24) acerca do conceito de cultura: “Cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo e nação”. Neste sentido, a arte circense é considerada como parte essencial do patrimônio brasileiro, e apesar de vir sendo deixada de lado pela população e poder público, seja pela falta de interesse, pela falta de incentivo por parte dos grupos e instituições ou por dificuldades econômicas, não pode ser abandonada.਀䴀漀猀琀爀愀爀 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀琀漀ⴀ甀搀椀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ倠攀氀漀 䴀甀渀搀漀 䔀匀倀䴀㨀 䌀椀爀挀漀  洀愀椀猀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 漀 挀椀爀挀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 攀猀猀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 甀渀椀漀 攀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 愀 攀氀愀 猀攀 搀攀搀椀挀愀洀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A principal mídia de Pelo Mundo ESPM: Circo é a fotografia. Ela serviu de base para a construção do restante dos elementos do projeto, e foi parte integrante do livro Memórias do Picadeiro: a verdadeira arte de sorrir. ਀伀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀爀愀洀㨀 甀洀 最爀愀瘀愀搀漀爀 搀攀 洀瀀㌀ 挀漀洀瀀愀挀琀漀 攀 愀猀 挀洀攀爀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 䌀愀渀漀渀 䔀伀匀 刀攀戀攀氀 吀㌀椀 攀 一椀欀漀渀 䐀㔀㈀  Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 氀攀渀琀攀猀㨀 DX Nikkor 55-200mm f/4-5.6G਀䐀堀 一椀欀欀漀爀 ㄀㠀ⴀ㔀㔀洀洀 昀⼀㌀⸀㔀ⴀ㔀⸀㘀䜀  AF Nikkor 50mm F1.8D ਀䌀愀渀漀渀 䔀䘀ⴀ匀 ㄀㠀ⴀ㄀㌀㔀洀洀 昀⼀㌀⸀㔀ⴀ㔀⸀㘀 Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 ਀䄀 洀愀椀漀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 攀猀琀椀氀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀椀 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀漀 䰀攀攀 䨀攀昀爀椀攀攀猀Ⰰ 焀甀攀  攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 爀攀琀爀愀琀漀猀 攀洀 挀氀漀猀攀ⴀ甀瀀猀⸀ 一漀 瀀氀愀渀漀 昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 漀 挀氀漀猀攀ⴀ甀瀀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀洀瀀漀爀琀愀  愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 猀攀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 焀甀攀 栀 愀 猀甀愀 瘀漀氀琀愀⸀ Nada supera um close-up para revelar o drama ao fotografar ou filmar. O close-up leva o leitor a um contato olho a olho com o tema. Nessa distância próxima, a face de uma pessoa retorcida pela dor ou radiantemente feliz evoca empatia dos leitores. (KOBRÉ, 2008, p. 111).਀一漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀Ⰰ 愀猀 洀愀焀甀椀愀最攀渀猀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 挀椀爀挀攀渀猀攀猀 猀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 瀀愀氀栀愀漀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 䔀猀琀攀猀 琀爀愀漀猀 搀攀爀愀洀 愀戀攀爀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀洀漀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀攀洀 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ A estrutura em arena dos circos também contribuiu para explorar novos ângulos fotográficos, que levaram as fotos selecionadas a um patamar superior, saindo do comum. “Como a maioria das pessoas vê o mundo em uma perspectiva em pé ou sentada, um fotojornalista fotografando ou filmando pode acrescentar interesse instantâneo às fotos apenas fotografando a partir de um ponto elevado diferenciado”. (OLIVEIRA, 2009, p. 128)਀ऀ䔀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 挀漀氀漀挀愀爀 愀 瘀漀稀 搀攀 甀洀 搀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀漀 漀昀昀 搀愀 昀漀琀漀ⴀ甀搀椀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 瀀愀猀猀愀爀 愀猀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瘀椀瘀椀搀愀猀 攀 猀攀渀琀椀搀愀猀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 渀漀 昀漀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀愀猀 漀甀 攀搀椀琀愀搀愀猀 搀攀 渀攀渀栀甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 渀漀猀猀愀 椀渀琀攀渀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 昀漀椀 瘀椀猀琀漀 愀漀 攀渀琀爀愀爀 渀漀猀 瀀椀挀愀搀攀椀爀漀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 洀攀猀洀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O produto é uma foto-áudio-reportagem, uma narração que usa as fotografias como base e sons como apoio. Pelo Mundo ESPM: Circo foi produzido após a conclusão do Projeto de Graduação em Jornalismo Memórias do Picadeiro: a verdadeira arte de sorrir. Decidimos desenvolver a foto-áudio-reportagem após percebermos que existia um interesse dos leitores em compreender melhor como foi o processo de realização do livro e como são os bastidores dos espetáculos circenses. A história do circo é muito rica e interessante, portanto sabíamos que era mais que necessário desenvolver ainda mais essa história.਀一猀 爀攀最椀猀琀爀愀洀漀猀 椀渀挀漀渀琀瘀攀椀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 渀漀琀瘀攀椀猀 焀甀攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀洀 愀猀 挀漀洀瀀愀渀栀椀愀猀 搀攀 挀椀爀挀漀 渀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀⸀ 䌀漀洀漀 樀 挀椀琀愀搀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 匀倀㨀 䠀戀椀琀漀猀 䌀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀漀猀 倀愀甀氀椀猀琀愀猀 ⠀䰀䔀䤀嘀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀漀 琀攀洀 最漀猀琀漀 瀀攀氀漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 挀椀爀挀攀渀猀攀 攀 渀漀 琀攀洀 漀 挀漀猀琀甀洀攀 搀攀 瀀愀最愀爀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀猀琀椀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 䌀漀洀 愀 搀攀挀愀搀渀挀椀愀 搀攀猀猀攀 栀戀椀琀漀Ⰰ 愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀 挀椀爀挀漀 琀攀渀搀攀 愀 猀攀爀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 搀攀椀砀愀搀愀 搀攀 氀愀搀漀⸀ 䔀洀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 愀琀 瘀椀爀 愀 猀攀爀 椀渀攀砀椀猀琀攀渀琀攀⸀  ਀ऀ一愀 昀漀琀漀ⴀ甀搀椀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 最攀爀愀氀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 挀椀爀挀攀渀猀攀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 愀 昀椀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 渀漀猀猀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀漀 昀漀椀 渀漀猀猀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀戀漀爀搀愀洀漀猀 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 搀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 挀椀爀挀攀渀猀攀猀 攀  愀猀 渀漀猀猀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 愀搀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀渀琀爀愀琀攀洀瀀漀猀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Depois de visitar 5 circos em três regiões da cidade de São Paulo e do interior, infelizmente, não presenciamos em nenhum dos espetáculos visitados a casa cheia. É interessante notar que em nenhum momento isso abalou os artistas, que estavam sempre mais do que preparados para levar o sorriso aos rostos de quem está assistindo. O sentimento de união também está presente entre os artistas, é possível perceber que o trabalho é feito em conjunto e que o circo não funciona sem a ajuda todos.਀䴀甀椀琀漀猀 搀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 愀琀爀椀戀甀攀洀  瀀爀漀椀戀椀漀 搀漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 挀漀洀 愀渀椀洀愀椀猀Ⰰ 愀 焀甀攀搀愀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 漀 挀椀爀挀漀 瘀攀洀 攀渀昀爀攀渀琀愀渀搀漀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀爀 愀氀最甀渀猀 挀椀爀挀漀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀Ⰰ 愀 焀甀攀搀愀 焀甀攀 漀猀 挀椀爀挀漀猀 瘀攀洀 攀渀昀爀攀渀琀愀渀搀漀 猀攀 搀攀瘀攀 琀愀渀琀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀椀戀椀漀 搀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀猀 挀椀爀挀漀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀 愀椀渀搀愀 猀攀 愀搀攀焀甀愀爀  攀爀愀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 搀攀氀攀猀 渀漀 瀀漀猀猀甀攀洀 猀椀琀攀猀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀猀 漀甀 洀攀猀洀漀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀  Mas apesar disso o circo, com todas as dificuldades o circo continua sendo uma diversão garantida e continua sendo a única programação cultural para algumas famílias, que trazem suas crianças para uma noite sempre inesquecível de magia e diversão, e é justamente essa magia e diversão que queremos transmitir aos nossos espectadores, e assim reacender a chama que vem se apagando no circo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䬀伀䈀刀준Ⰰ 䬀攀渀渀攀琀栀⸀ 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 唀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀

LEIVA, João; Datafolha. Cultura SP: Hábitos culturais dos paulistas. São Paulo: Turva Editora, 2014.

OLIVEIRA, Erivam; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: Uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1986.

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