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INSCRIÇÃO: | 00730 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA03 |
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TÍTULO: | Maria Gomes |
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AUTORES: | Lincoln César de Oliveira Alves (Faculdades Integradas Rio Branco); Gabriella Coutinho Alves da Silva Sousa (Faculdades Integradas Rio Branco); Julia Blanda Consolaro (Faculdades Integradas Rio Branco); Leonardo Miguel da Silva Vieira (Faculdades Integradas Rio Branco); Juliana Alves de Almeida Siberi (Faculdades Integradas Rio Branco); Alexandre Henrique (Faculdades Integradas Rio Branco); Débora Lima Dantas de Oliveira (Faculdades Integradas Rio Branco) |
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PALAVRAS-CHAVE: | animação, adaptação, cut out, xilogravura, cordel |
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RESUMO |
Maria Gomes é um curta de animação ficcional produzido para a disciplina Oficina de Produção em Televisão no sexto período do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão das Faculdades Integradas Rio Branco e foi produzido a partir de um pequeno conto encontrado no livro Contos de Espanto e Alumbramento, de Ricardo Azevedo. Aqui temos como objetivo mostrar os processos criativos que cercaram a produção e apresentar os artifícios narrativos utilizados. |
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INTRODUÇÃO |
Maria Gomes é um curta ficcional criado a partir de um conto de mesmo nome em sua versão escrita por Ricardo Azevedo, história criada originalmente por Luis da Camara Cascudo. A versão de Ricardo Azevedo, mais curta e com algumas variações em relação à história original, foi responsável por nos abrir a possibilidade de criar uma ambientação diferenciada e inspirada em traços de arte regional nordestina. Estudamos um pouco sobre a estética da xilogravura e procuramos referências audiovisuais para apoiar esse projeto. Chegamos até Thoedore Ushev, uma animador e cineasta búlgaro que tem diversos filmes que usa a xilogravura como referência visual. Um de seus curtas, intitulado Blind Vaysha, foi o pontapé inicial para decidirmos o visual que adotaríamos para nossa animação. Para o roteiro, adaptamos o conto de Ricardo para um poema inspirado no estilo de escrita dos cordéis. Tentamos trabalhar com rimas que seriam responsáveis por ditar o ritmo da narrativa. |
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OBJETIVO |
Em detrimento da disciplina Oficina de Produção em Televisão II produzimos um curta metragem ficcional de animação em cut out animation obedecendo as etapas de produção audiovisual. Inicialmente no processo de pré produção nós fizemos uma pesquisa sobre a arte e as tradições nordestinas para podermos desenvolver as locações, personagens e objetos de cena. Para a produção, desenvolvemos os objetos de cena e os personagens em si, criamos o storyboard mais detalhado possível e em seguida começamos o processo de animação em After Effects. Na pós produção fizemos um trabalho de correção do processo de animação e edição de áudio, tanto a trilha sonora quanto os sons ambientes que foram importantes para compor o ritmo das história. |
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JUSTIFICATIVA |
A história se passa no Nordeste brasileiro, e envolve conflitos familiares, fantasia, paixão e aventura. A narração de toda a história foi feita em forma de Cordel, para combinar com a estética da animação e recordar os traços da cultura Nordestina. Segundo informações da ONU, o Brasil tem o maior número de casamento infantil na América Latina e o 4º no mundo, em números brutos representa que 36% da população feminina casaram antes de atingir a idade adulta. O Código Civil brasileiro prevê que a idade mínima para o matrimônio é de 18 anos de idade, mas permite que casamentos ocorram aos 16 e 17 anos com a concessão dos pais. Para a maioria das garotas a principal motivação para casar tão nova, é que terão alguém para sustentá-las e dar presentes, assim também conquistar liberdade com relação aos pais, em outros casos os pais cedem ao casamento de suas filhas por receberem promessas de ajuda financeira. Além de essas meninas perderem uma importante fase de crescimento, o casamento infantil abre espaço para um perigoso tipo de violência: o estupro dentro do matrimônio. Pensando nisso, escolhemos o conto Maria Gomes para basear nosso curta de ficção, para que pudéssemos mostrar e nos atentar a esse tipo de relacionamento que é discutido pelo mundo inteiro. E então, fizemos um paralelo entre a história do conto e a realidade, onde: o Pescador é o pai da menina quer o melhor para sua família e para sua filha, o Mar é o relacionamento abusivo, a Sombra são as organizações que procuram o fim para esses matrimônios, e a Rainha é a sociedade que não acredita na mulher. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Para animarmos Maria Gomes utilizamos a técnica de cut out animation, ou animação de recortes, feita de maneira digital. A maior característica da animação tradicional de recorte é a de animar as articulações de um personagem através de pinos (para conexão de peças) ou partes soltas (MURAKAMI; LEITE JR; ALMEIDA, 2015) Adaptamos para o digital criando uma espécie de boneco de pinos digital. Primeiro criamos o personagem em si e depois separamos as partes articuladas de seu corpo em várias layers diferentes no Phosotshop. Todos os personagens foram animados dessa forma, preservando assim a arte xilogravura que queríamos e nos possibilitando de animar com mais rapidez, utilizando ferramentas como a puppet tool. Infelizmente essa ferramenta nos fez enfrentar algumas dificuldades, que podem ser vistas no produto final, como a deformação dos membros em alguns movimentos das cenas. Para os cenários, criamos vários objetos separadamente e para cada cena criamos uma composição com eles para formar cenários diferentes. A maioria dos objetos usam a ideia inicial de contorno preto sem preenchimento, porém usamos cores em alguns elementos. As cores utilizadas geralmente são azuis ou verdes, para dar destaque à água, que é um personagem importante da trama, ou tons terrosos para lugares mais secos. Optamos por utilizar uma textura no fundo das cenas para dar uma sensação menor de vazio nas cenas, o que aconteceria se o fundo fosse simplesmente branco. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Maria Gomes é um curta ficcional criado a partir de um conto de mesmo nome em sua versão escrita por Ricardo Azevedo, história criada originalmente por Luis da Camara Cascudo. 吀攀洀 攀洀 洀搀椀愀 渀漀瘀攀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 洀攀椀漀 搀攀 搀甀爀愀漀 攀 甀琀椀氀椀稀愀 愀猀 琀攀挀渀椀挀愀猀 搀攀 愀渀椀洀愀漀 搀攀 爀攀挀漀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀
Utilizamos tecnicas de animação em after effects contando com ferramentas como a puppet tool para animar personagens e cenários a partir de diversas camadas de imagem para a animação.倀愀爀愀 愀 瀀猀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀琀愀洀漀猀 挀漀洀 漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 瀀愀爀愀 樀甀渀琀愀爀 愀 愀渀椀洀愀漀 攀 昀愀稀攀爀 愀 攀搀椀漀 搀攀 甀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀愀洀愀搀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀洀瀀漀渀搀漀 愀 渀愀爀爀愀漀Ⰰ 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀⸀
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CONSIDERAÇÕES |
Por fim conseguimos produzir um produto artístico que leva em consideração diversos aspectos culturais e sociais nos utilizando de processos simples e baratos de animação.䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 椀搀攀椀愀猀 攀爀愀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀 琀攀洀愀 挀愀猀愀洀攀渀琀漀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ 䤀猀猀漀 猀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 洀愀猀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀猀 攀渀琀爀攀氀椀渀栀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 洀攀琀昀漀爀愀猀 甀猀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀愀爀椀挀愀琀漀猀⸀ 䄀氀最甀渀猀 搀攀氀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 爀愀椀渀栀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 昀椀最甀爀愀猀 搀攀 瀀漀搀攀爀 攀 漀瀀爀攀猀猀漀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 瘀琀椀洀愀 搀漀 洀愀爀 洀攀猀洀漀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 昀愀稀攀爀 愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀⸀
A sombra é a figura de proteção que Maria Gomes arranjou para conseguir se manter forte durante o período de maior dificuldade de sua vida: em que foi abandonada por seu pai em troca de comida, realidade de famílias mais pobres espalhadas pelo Brasil.䴀愀爀椀愀 䜀漀洀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 琀攀瘀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 漀戀琀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀⸀ 䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ 䐀椀攀最漀㬀 䨀⸀䴀⸀ 䰀䔀䤀吀䔀 䨀刀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀㬀 䌀⸀ 䴀唀刀䄀䬀䄀䴀䤀Ⰰ 䰀甀椀稀⸀ 伀 攀洀瀀爀攀最漀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 愀渀椀洀愀漀 瀀漀爀 爀攀挀漀爀琀攀 搀椀最椀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀 樀漀最漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀戀最愀洀攀猀⸀漀爀最⼀猀戀最愀洀攀猀㈀ 㔀⼀愀渀愀椀猀瀀搀昀⼀愀爀琀攀猀攀搀攀猀椀最渀ⴀ昀甀氀氀⼀㐀㜀㔀㌀㠀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀ 愀戀爀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀吀伀伀一 䈀刀䔀圀⸀ 䌀漀渀渀攀挀琀椀漀渀⸀ 䐀椀爀攀挀琀漀爀 吀栀攀漀搀漀爀攀 唀猀栀攀瘀 漀渀 䈀爀椀渀最椀渀最 ᠀䈠氀椀渀搀 嘀愀礀猀栀愀ᤀ†琀漀 䰀椀昀攀 椀渀 䘀漀甀爀 䐀椀洀攀渀猀椀漀渀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀愀爀琀漀漀渀戀爀攀眀⸀挀漀洀⼀瀀爀攀猀攀渀琀攀搀ⴀ戀礀ⴀ琀栀攀ⴀ渀昀戀⼀搀椀爀攀挀琀漀爀ⴀ琀栀攀漀搀漀爀攀ⴀ甀猀栀攀瘀ⴀ戀爀椀渀最椀渀最ⴀ戀氀椀渀搀ⴀ瘀愀礀猀栀愀ⴀ氀椀昀攀ⴀ昀漀甀爀ⴀ搀椀洀攀渀猀椀漀渀猀ⴀ㐀㘀㔀㘀 ⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ 洀愀爀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀윀픀䔀匀 唀一䤀䐀䄀匀 一伀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䈀爀愀猀椀氀 琀攀洀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀愀猀愀洀攀渀琀漀猀 椀渀昀愀渀琀椀猀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 䰀愀琀椀渀愀 攀 漀 㐀먀 洀愀椀猀 愀氀琀漀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀愀挀漀攀猀甀渀椀搀愀猀⸀漀爀最⼀戀爀愀猀椀氀ⴀ琀攀洀ⴀ洀愀椀漀爀ⴀ渀甀洀攀爀漀ⴀ搀攀ⴀ挀愀猀愀洀攀渀琀漀猀ⴀ椀渀昀愀渀琀椀猀ⴀ搀愀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀ⴀ氀愀琀椀渀愀ⴀ攀ⴀ漀ⴀ㐀漀ⴀ洀愀椀猀ⴀ愀氀琀漀ⴀ搀漀ⴀ洀甀渀搀漀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 愀戀爀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䰀䤀一䐀 嘀愀礀猀栀愀⸀ 䐀椀爀攀漀㨀 吀栀攀漀搀漀爀攀 唀猀栀攀瘀⸀ 倀爀漀搀甀漀㨀 䴀愀爀挀 䈀攀爀琀爀愀渀搀⸀ 嬀匀⸀氀⸀崀㨀 一愀琀椀漀渀愀氀 䘀椀氀洀 䈀漀愀爀搀 伀昀 䌀愀渀愀搀愀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 䌀䄀一䜀䄀䌀䔀䤀刀伀⸀ 䐀椀爀攀漀㨀 䴀愀爀挀漀猀 䈀甀挀挀椀渀椀⸀ 倀爀漀搀甀漀㨀 䄀渀搀爀 䄀爀砀愀㬀 䠀甀椀氀琀漀渀 䌀愀爀氀漀猀㬀 嘀椀渀挀椀甀猀 䴀椀氀昀漀渀琀㬀 䴀愀爀挀漀猀 䈀甀挀挀椀渀椀㬀 䐀愀瘀椀 倀愀攀猀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀㨀 唀䘀倀䄀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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