ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00731</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Nunca mais seremos as mesmas - Lola Cosméticos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marjorie Ruiz da Costa (Faculdade Cásper Líbero); Fernanda de Figueredo Ribeiro (Faculdade Cásper Líbero); Naiana Saldanha da Ponte Nascimento (Faculdade Cásper Líbero); Sâmia Nakib Gil (Faculdade Cásper Líbero); Juliana Pereira Martini (Faculdade Cásper Líbero); Eric de Carvalho (Faculdade Cásper Líbero); Vivien Aranda Leite (Faculdade Cásper Líbero)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cabelo, Cosméticos, Empoderamento, Feminismo, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto trata-se de uma campanha publicitária desenvolvida para a Lola Cosmetics. A marca foi escolhida por estar, pouco a pouco, conquistando relevância no mercado e por ter, em suas raízes, engajamento com questões sociais. O nosso objetivo com a campanha era trazer à tona o discurso feminista da Lola, entendendo a percepção do público, para aproximá-lo da marca. Desenvolvemos, assim, uma campanha empoderadora e empática, que convida as mulheres a expressarem força e liberdade através de seus cabelos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Lola Cosmetics é uma marca de produtos para o cabelo, totalmente vegana e que não realiza testes em animais. Ela foi pioneira na comunicação leve e descontraída, com um viés empoderador. Porém, com a intensa discussão do movimento feminista, vemos surgir diversos concorrentes propagando o mesmo discurso da marca, de forma superficial e com pouca originalidade. Com isso, identificamos o desafio de construir uma campanha coerente e legítima, que estabelecesse uma ligação verdadeira do produto com o movimento feminista, potencializando a comunicação que a Lola sempre realizou, fazendo-a destacar-se em meio a concorrência. O primeiro passo para dar legitimidade para nossa campanha, foi ouvir as consumidoras. Realizamos diversas pesquisas, nas quais identificamos a percepção do público, gerando insights para o conceito criativo. Desenvolvemos, então, a campanha  Nunca mais seremos as mesmas , que reforça o discurso da Lola sobre o empoderamento, abordando tanto a transformação causada pelo uso da marca - que foi um ponto-chave abordado no grupo focal -, quanto a transformação causada pelo feminismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao percebermos a grande investida da concorrência no mesmo tipo de comunicação da Lola, nos preocupamos em desenvolver uma campanha que fizesse a marca se destacar. Um ponto crucial foi que, apesar de muitas marcas tentarem abordar o feminismo, na maioria das vezes, este discurso não surte efeito, soando como oportunismo. Desta forma, traçamos como objetivo construir uma campanha coerente, legítima, e empoderadora, potencializando a comunicação da Lola, fazendo-a destacar-se em meio à concorrência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma campanha só é funcional e assertiva quando leva em consideração as opiniões e anseios do público, aplicando o máximo de empatia em cada processo. A grande insatisfação das mulheres quanto à forma como são representadas na publicidade, e a grande investida dos concorrentes no discurso que a Lola sempre propagou, expôs a necessidade de reforçar a comunicação da marca de forma coerente e empoderadora. Afinal de contas, campanhas não inclusivas, e que propagam estereótipos, já não cabem mais à nossa profissão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao recebermos o briefing, identificamos a necessidade de uma busca mais aprofundada por informações. Não só para o entendimento do público, mas, também, para formarmos estratégias mais assertivas. A princípio, utilizamos desk research, para buscarmos tudo relacionado à marca e ao universo feminino, além de verificar o posicionamento de seus concorrentes. Também aplicamos outros dois métodos de pesquisa: questionário quantitativo online e grupo focal, o que nos possibilitou detectar o real público da Lola e nos ajudou a definir um posicionamento para a marca. Na pesquisa quantitativa tínhamos como problema inicial o fato de que muitas pessoas utilizam diferentes marcas de shampoos/cremes, o que faz com que haja espaço para a concorrência. Então, colocamos como objetivo definir os hábitos de consumo do público, além de entender qual o verdadeiro o público da marca, demograficamente. Para tal, utilizamos o formulário online, o qual foi divulgado em um grupo do Facebook destinado à troca de informações sobre cabelo. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 18 de abril de 2017, e teve 1134 participantes. Realizamos, também, o grupo focal para checar a imagem da Lola e entender os hábitos de consumo do público para identificarmos oportunidades. Queríamos levantar a percepção dos consumidores quanto à marca e também saber como a Lola era vista no mercado, se ela realmente tinha o posicionamento de uma marca amiga (girl power). O grupo foi realizado no dia 16 de maio de 2017, na Faculdade Cásper Líbero. Conversamos com 6 mulheres, consumidoras ou não da marca, de idades variadas e diferentes tipos de cabelo. Teve a duração média de 1 hora. Além disso, utilizamos as análises Swot e a BCG, as quais reforçaram os pontos fortes da Lola e revelaram os mais fracos, dados que foram cruciais para que todo o planejamento da campanha fosse traçado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Lola Cosmetics é uma marca de cosméticos veganos para o cabelo, que não realiza testes em animais. Ela surgiu em 2012 no Rio de Janeiro, e, desde então, inaugurou lojas por todo o país. É reconhecida pela sua comunicação irreverente e diferenciada no ponto de venda, e, também, por ter uma relação próxima às consumidoras nas redes sociais. Foi pioneira ao propagar o discurso feminista em sua comunicação, mas, logo, começou a perder espaço para a concorrência, que, começou a apostar, também, em discursos empoderadores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Finalizar este trabalho nos fez refletir sobre todo o caminho que trilhamos até aqui. Durante todo o processo acadêmico, fomos identificando o lugar da mulher na publicidade, sendo tomadas por uma profunda sensação de despertencimento e insatisfação. Vemos uma legião de mulheres que rejeitam sua natureza e se envergonham de tudo o que não é igual ao que veem nos anúncios. Do outro lado da moeda, vemos as equipes de criação das agências sendo ocupadas, majoritariamente, por homens brancos que não compreendem a importância do feminismo, ou de qualquer outro movimento. Com urgência, surge a necessidade de trazer mulheres, negros, homossexuais e tantos outros grupos para a conversa, e pararmos de tentar falar em nome deles. Tornar os times - tanto das agências, quanto das marcas - mais diversificados e plurais. Quem sabe, assim, a publicidade abandone o estigma opressor para as consumidoras e profissionais, e passe a promover inspiração e realização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">LOLA COSMETICS. Disponível em: <http://www.lolacosmetics.com.br>. Acesso em: 27 mar. 2017.<br><br>PRADO, Anita. Barra Shopping recebe  loja conceito da Lola Cosmetics. 2017. Disponível em: <https://vejario.abril.com.br/consumo/barrashopping-recebe-loja-conceito-da-lola-cosmetics/> Acesso em: 10 jun. 2017.<br><br>LOLA COSMETICS. Disponível em: <https://www.instagram.com/lolacosmetics/?hl=pt-br> Acesso em: 27 mar. 2017.<br><br>LOLA COSMETICS. Disponível em: <https://www.facebook.com/lolacosmetics/> Acesso em: 27 mar. 2017.<br><br>O DIA. Empresas do Setor estão mais otimistas com o resultado para 2014. Rio de Janeiro. 2014 Disponível em: <https://www.portaldofranchising.com.br/noticias/empresas-do-setor-estao-otimistas-com-resultado-para-2014/> Acesso em: 26 mai. 2017.<br><br>BROPP CARDOSO, Camille. Imune a crises, Indústria da beleza cresce a olhos vistos. 2014. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/economia/imune-a-crises-industria-da-beleza-cresce-a-olhos-vistos-eevqy8fa35jz6axayv8f1rc5q> Acesso em: 26 mai. 2017.<br><br>ABIHPEC. Panorama do setor de HPPC 2016. Disponível em: <https://www.abihpec.org.br/novo/wp-content/uploads/2016-PANORAMA-DO-SETOR-PORTUGUÊS-14jun2016.pdf> Acesso em: 02 abr. 2017.<br><br>PRADO, Anita. Empresa Carioca Lola Cosmetics cresce 200% em meio à crise. Disponível em: <https://vejario.abril.com.br/consumo/cosmetico-pop/> Acesso em: 05 abr. 2017.<br><br>MÍDIA DADOS BRASIL 2017. Disponível em: <https://dados.media/#!/cover#%2Fmosaic> Acesso em: 20 abr. 2017.<br><br>HASKELL COSMÉTICOS. Disponível em: <http://www.haskellcosmeticos.com.br> Acesso em: 02 abr. 2017.<br><br>LUSH FRESH HANDMADE COSMETICS. Disponível em: < https://br.lush.com> Acesso em 02 abr. 2017.<br><br>EMBELLEZE. Disponível em: <http://www.embelleze.com> Acesso em: 02 abr. 2017.<br><br>SALON LINE. Disponível em: <http://www.lojadasalonline.com.br> Acesso em: 02 abr. 2017.<br><br>INOAR. Disponível em: <http://inoar.com/site/index.php?lang=pt> Acesso em: 02 abr. 2017.<br><br>YAMASTEROL. Disponível em: <http://www.yamasterol.com.br> Acesso em: 02 abr. 2017.<br><br>AQUAFLORA COSMÉTICOS. Disponível em: <http://www.acquaflora.com.br> Acesso em 02 abr. 2017.<br><br>BIOEXTRATUS COSMÉTICOS. Disponível em: <http://bioextratus.com.br> Acesso em: 02 de abr de 2017.<br><br>ABIHPEC. Panorama do setor 2017. Disponível em: <https://abihpec.org.br/publicacao/panorama-do-setor-2017/> Acesso em: 20 mai. 2017.<br><br>PROJETO PÉROLAS. Disponível em: <http://www.projetoperolas.com.br> Acesso em: 15 mai. 2017.<br><br>BEAUTY FAIR. Disponível em: <http://beautyfair.com.br> Acesso em: 25 ago. 2017.<br><br>ABRIL, Publi. Marcas e Plataformas: Claudia. Disponível em: <http://publiabril.abril.com.br/marcas/claudia> Acesso em: 05 out. 2017.<br><br>FARIAS, Adriana. Carnaval levou mais de 2 milhões de pessoas para a rua. 2017. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/carnaval-de-rua-confusao/> Acesso em: 05 out. 2017.<br><br>Prefeitura de SP avalia punições ao bloco Agrada Gregos após confusão. São Paulo. 2017. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/02/1862214-prefeitura-de-sp-avalia-punicoes-ao-bloco-agrada-gregos-apos-confusao.shtml> Acesso em: 05 out. 2017.<br><br>ARAÚJO, Paula. Bloco Desmanche reúne grande público e prefeitura manda encerrar folia no centro. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/bloco-desmanche-reune-grande-publico-e-prefeitura-manda-encerrar-folia-no-centro.ghtml> Acesso em: 05 out. 2017.<br><br>Bloco Casa Comigo arrastou uma multidão da Faria Lima. 2017. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/bloco-casa-comigo-arrasou-uma-multidao-na-faria-lima/#> Acesso em: 05 out. 2017.<br><br>PEDUZZI, Pedro. Ritmo de crescimento no número de matrículas no ensino superior diminui em 2016. 2017. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-08/ritmo-de-crescimento-no-numero-de-matriculas-no-ensino-superior-diminui-em> Acesso em: 05 out. 2017.<br><br>360 IMPRIMIR. Impressão Wobbler. Disponível em: <https://www.360imprimir.com.br/wobbler> Acesso em: 19 set. 2017.<br><br>360 IMPRIMIR. Impressão de Panfletos Online. Disponível em: <https://www.360imprimir.com.br/panfleto> Acesso em: 19 set. 2017.<br><br>MARIE CLAIRE. Mídia Kit Marie Claire 2015. Disponível em: <http://marieclaire.globo.com/midiakit/arquivos/MidiaKit_MarieClaire_2014.pdf> - Acesso em: 06 out. 2017.<br><br>MÍDIA KIT OTIMA SP 2017. Disponível em: <http://www.otima.com/wp-content/uploads/2017/03/Midia_Kit_Otima_Sao_Paulo_2017.pdf- > Acesso em: 15 set. 2017.<br><br>MÍDIA DADOS BRASIL 2017. Disponível em: <https://dados.media/#!/cover#%2Fmosaic> Acesso em: 25 set. 2017.<br><br>Veronezzi, José Carlos. Mídia de A à Z: Conceitos, critérios e fórmulas dos 60 principais termos de mídia. 3ª ed. São Paulo: Pearson Brasil, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>