INSCRIÇÃO: 00740
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO06
 
TÍTULO: F 5
 
AUTORES: Mariana Marques dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia); Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva Crepaldi (Universidade Federal de Uberlândia); Lorraynne de Oliveira Costa Lima (Universidade Federal de Uberlândia); Aline Carrijo do Vale Rocha (Universidade Federal de Uberlândia); Camilla de Freitas Rodrigues (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Eliza Jesus de Cerqueira Barreiro (Universidade Federal de Uberlândia); Vanessa Matos dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo, comunicação pública, nudez-arte, Endereçamento, Televisão
 
RESUMO
O Programa “F5” traz aspectos do jornalismo informativo, interpretativo e também o entretenimento. Com a proposta de abordar assuntos polêmicos e que não são discutidos ou pouco discutidos na mídia tradicional. Este trabalho apresenta a descrição da segunda edição do programa que tratou da discussão, arte e nudez. Levou no estúdio uma professora de arte e dança da Universidade Federal de Uberlândia e um pesquisador da área do Direito para tratar dos limites entre arte e nudez. Além disso, abriu o estúdio para receber a performance artística do graduando em Artes. O trabalho desenvolvido na disciplina de Telejornalismo II do curso de Jornalismo da UFU, objetiva questionar os ditos tabus ao conhecimento da população a fim de abrir um espaço para troca de opiniões e construção de ideias, a partir da comunicação pública e dos modos de fazer telejornalismo. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䘀㔀Ⰰ 焀甀攀  甀洀 洀椀猀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 渀漀 猀攀砀琀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 嘀愀渀攀猀猀愀 䴀愀琀漀猀⸀ A ideia do programa, inspirado no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, é debater assuntos variados, relacionados ao nosso cotidiano e considerados polêmicos, na época da produção. A escolha dos temas tinha como princípio o pouco espaço para discussão e aprofundamento na mídia televisiva tradicional. O nome do programa faz referência a tecla do computador F5, utilizada para atualizar uma página/site da internet para ter informações mais recentes e atualizadas. Isso traduz bem as pautas do programa “F5” pautas capazes de atualizar a opinião, concepção, qualificar o debate público. Produzimos três edições, sendo um deles um episódio piloto. Nesse piloto, abordamos o tema Transexualidade (que também foi o tema do segundo episódio, já que refizemos o primeiro com alterações pertinentes) e no terceiro episódio, falamos sobre Arte e Nudez. Em todos os episódios, além do apresentador, tínhamos dois convidados no estúdio e uma atração (no segundo tivemos um músico e no terceiro, uma intervenção artística de um performer), além de reportagens feitas a respeito do tema, que pautavam a discussão com os convidados no estúdio. O programa foi gravado no estúdio da TV Universitária de Uberlândia, que é parceiro do curso de Jornalismo da UFU.਀䔀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 搀攀戀爀甀愀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀搀椀漀 焀甀攀 琀爀愀琀漀甀 搀漀 琀攀洀愀 愀爀琀攀 攀 渀甀搀攀稀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀 琀漀搀漀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀甀渀攀猀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀洀愀渀搀漀甀 ⠀瀀爀漀搀甀琀漀爀Ⰰ 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀 挀栀攀昀攀⤀⸀
 
OBJETIVO
O objetivo geral da produção do programa “F5” foi experimentar o fazer telejornalismo a partir do tema nudez e arte. Os objetivos específicos foram: promover o debate público sobre temas atuais e polêmicos,procurando incentivar o senso crítico; tratar de maneira leve sem perder a qualidade da informação; atrair o público, de diversas idades, pela curiosidade, receio daquilo que é desconhecido ou pela contraposição de ideias; acompanhar as discussões de temas que estão em alta e de forma clara e objetiva; mostrar e despertar o senso crítico de todos aqueles que estão por de trás da tela;
 
JUSTIFICATIVA
Uma reflexão importante que deve ser levantada na produção telejornalística é o papel dessa mídia como mediadora do debate público, bem como os modos operantes que essa comunicação se dá. Nesse sentido, o desenvolvimento do programa “F5” se justifica pela importância da experimentação no campo do telejornalismo visando ser um mediador do debate público. Vieira et. al. (2014), aponta que é necessário compreender o jornalismo como uma ferramenta de conhecimento. Segundo as autoras, é por meio do jornal (televisionado, o na web, o rádio ou impresso), que o público tem acesso ao que se passa no mundo, passando a acessar e a participar ativamente de debates relacionado a esfera pública. Para Zémor (2009) apud Barros (2010), uma das principais funções da comunicação pública é promover o debate público, com a finalidade de apresentar outras possibilidade de modelos midiáticos, que não sejam baseados no pensamento unilateral, dicotômico e nos enfoques opinativos predeterminados por jornalistas, editores e proprietários dos veículos privados de comunicação. Ainda segundo o autor, a esfera pública se fortalece a partir dos debates públicos (2009, apud, 2010). ਀䄀氀洀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 昀愀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀⸀ 䴀愀琀猀 䔀欀猀琀爀洀 ⠀㈀   ⤀ 愀瀀甀搀  䤀琀愀渀椀愀 䜀漀洀攀猀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀ 愀瀀漀渀琀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 琀爀猀 洀漀搀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀攀 攀渀搀攀爀攀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀⸀ 伀猀 琀爀猀 洀漀搀漀猀 猀漀㨀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 攀 搀攀 愀琀爀愀攀猀 ⠀䔀䬀匀吀刀혀䴀Ⰰ ㈀    愀瀀甀搀 䜀伀䴀䔀匀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀㐀⤀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 渀漀 栀 攀砀挀氀甀猀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 漀甀 漀甀琀爀漀 洀漀搀漀Ⰰ 洀愀猀 甀洀 搀攀猀琀攀猀 瀀漀搀攀 猀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀漀 攀渀搀攀爀攀愀洀攀渀琀漀⸀ 一漀 攀渀搀攀爀攀愀洀攀渀琀漀 戀愀猀攀愀搀漀 渀漀 洀漀搀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀  瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀攀樀愀 ᰀ漠昀攀爀攀挀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 瀀愀爀攀愀 猀攀爀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀Ⰰ 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 攀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀甀搀椀渀挀椀愀ᴀ⸠ 䨀 渀漀 洀漀搀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最Ⰰ 愀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀渀琀攀 漀甀 挀漀洀 甀洀愀 挀愀爀最愀 搀攀 搀爀愀洀愀琀椀挀椀搀愀搀攀 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 倀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 渀漀 洀漀搀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 愀琀爀愀攀猀Ⰰ ᰀ愠 瀀爀漀搀甀漀 焀甀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀琀爀愀攀猀 焀甀攀 猀攀樀愀洀 攀猀瀀攀琀愀挀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 挀栀漀挀愀渀琀攀猀 漀甀 攀砀琀爀愀漀爀搀椀渀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 昀愀猀挀椀渀愀爀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 攀猀琀攀樀愀洀 愀猀猀椀猀琀椀渀搀漀 愀 甀洀 搀愀搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀ᴀ† ⠀瀀⸀ ㄀㜀㐀⤀⸀ Para Zémor (2009) apud Barros (2010), a comunicação deve ser a função primordial da comunicação pública, além de: “a) informar adequadamente o público, o que implica levar ao conhecimento da população noticiário abrangente e contextualizado, além de prestar contas sobre os serviços prestados pela instituição e valorizar a cultura dos receptores; b) contribuir para assegurar e fortalecer as relações sociais (sentimento de pertencer ao coletivo, tomada de consciência do cidadão enquanto ator social e político); c) acompanhar as mudanças, tanto as comportamentais quanto as da organização social; d) alimentar o conhecimento cívico” (Zémor, 2009, apud Barros, 2010, p. 5).਀倀愀爀愀 愀氀洀 搀攀猀猀愀猀 昀甀渀攀猀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 搀攀戀愀琀攀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀漀⸀ 倀愀琀爀椀挀欀 䌀栀愀爀愀甀搀攀愀甀 ⠀㈀  㜀⤀ 愀氀攀爀琀愀 焀甀攀 愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 洀搀椀愀猀 爀攀椀瘀椀渀搀椀挀愀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀戀愀琀攀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀⸀ 一愀 漀瀀椀渀椀漀 搀攀氀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀愀氀 最渀攀爀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 ᰀ猠椀洀甀氀愀挀爀漀 搀攀 琀爀漀挀愀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 攀砀挀氀甀椀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 漀猀 猀攀洀ⴀ渀漀洀攀 攀 攀渀琀爀漀渀椀稀愀 漀猀 焀甀攀 愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 挀漀渀瘀漀挀愀搀漀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀愀 挀攀渀猀甀爀愀 瀀攀氀愀 愀甀猀渀挀椀愀ᴀ†⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀㤀ⴀ㈀㘀 ⤀⸀ 伀 愀甀琀漀爀 爀攀猀猀愀氀琀愀 焀甀攀 漀 搀攀戀愀琀攀 渀愀搀愀 洀愀椀猀  搀漀 焀甀攀 甀洀 ᰀ愠挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀漀ᴀⰠ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀  挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 攀 最攀爀攀渀挀椀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀渀挀椀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀漀爀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 搀漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 攀 搀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 昀攀椀琀愀猀 ⠀䌀䠀䄀刀䄀唀䐀䔀䄀唀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㄀㠀⤀⸀ 䤀猀猀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 焀甀攀 琀愀渀琀漀 漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 焀甀愀渀琀漀 漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 琀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 愀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀 瀀愀爀愀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀 瀀漀氀洀椀挀愀Ⰰ 漀 最爀愀渀搀攀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䌀栀愀爀愀甀搀攀愀甀 愀挀爀攀搀椀琀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 ᰀ漠 搀攀戀愀琀攀 ጀ†瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀洀攀渀琀攀 漀 搀攀戀愀琀攀 琀攀氀攀瘀椀猀椀漀渀愀搀漀 ጀ† 洀愀椀猀 甀洀愀 洀焀甀椀渀愀 搀攀 昀愀戀爀椀挀愀爀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 搀漀 焀甀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 漀 挀椀搀愀搀漀ᴀ†⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀㄀⤀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O programa “F5” é um programa televisivo semanal e temático, com duração entre 40 min até 1h. É exibido no período noturno, entre 22h e 00h. Inspirado nos programas “Encontro com Fátima Bernardes” e “Amor e Sexo” da Rede Globo. O “F5” foi produzido com base nos preceitos básicos de telejornalismo, como: escolha do tema, produção de pautas, apuração dos fatos, entrevistas, edição e apresentação. A ideia inicial era produzir três programas com os temas: transexualidade, arte e nudez e sexualidade e fetiches, sendo um deles o programa piloto. ਀䄀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 搀漀椀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀Ⰰ 搀漀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 甀洀 攀搀椀琀漀爀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 漀甀琀爀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 攀 攀搀椀琀漀爀ⴀ挀栀攀昀攀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀愀 刀搀椀漀 攀 吀嘀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀Ⰰ 瀀愀爀挀攀椀爀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀唀⸀ 䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 瀀攀爀昀椀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀 攀搀椀琀愀搀愀猀 挀漀洀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ O programa “F5” conta com um apresentador, que se posiciona como mediador do debate, representando o papel mediador do telejornal enquanto um instrumento da comunicação público; são convidados para o estúdio dois entrevistados (no caso, essas pessoas deveriam ter experiências e vivências no assunto), com conteúdo e informação, respondem ao modo informativo; além disso, dentro da modo de atração optamos ter uma atração musical, escolhida de acordo sua proximidade com o tema abordado. O programa foi composto por três blocos: o primeiro apresenta uma introdução, um panorama do tema na atualidade, fazendo um resgate do que já tinha saído na mídia, aproximando o espectador com o tema; o segundo bloco traz um aprofundamento no debate; no último bloco, há as reflexões finais pertinentes ao assunto. Entre o segundo e terceiro bloco tem a apresentação cultural, mas não era uma regra. ਀伀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ ᰀ丠甀搀攀稀 渀愀 愀爀琀攀ᴀ⸠ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 洀漀琀椀瘀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 洀搀椀愀 瀀愀爀愀 搀甀愀猀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀猀㨀 ㄀⤀ ᰀ䨠愀爀搀椀渀搀椀最攀渀琀攀ᴀⰠ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀漀爀  䌀甀爀猀漀 搀攀 䐀愀渀愀 搀愀 唀䘀唀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀漀甀琀漀爀愀 䨀甀氀椀愀渀愀 䈀漀洀ⴀ吀攀洀瀀漀Ⰰ 渀漀 椀渀挀椀漀 搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㬀 ㈀⤀  ᰀ䰠愀 䈀琀攀ᴀ†搀漀 愀爀琀椀猀琀愀 圀愀最渀攀爀 匀挀栀眀愀爀琀稀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䴀甀猀攀甀 搀攀 䄀爀琀攀 䴀漀搀攀爀渀愀 ⠀䴀䄀䴀⤀Ⰰ 渀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䄀 攀猀瀀攀琀愀挀甀氀愀爀椀稀愀漀 攀 漀 攀猀瘀愀稀椀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀愀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 渀甀 渀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 愀爀琀攀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 氀攀瘀愀洀漀猀 愀漀 攀猀琀切搀椀漀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 愀爀琀攀 攀 搀愀渀愀 搀愀 唀䘀唀Ⰰ 䨀甀氀椀愀渀愀 䈀漀洀ⴀ吀攀洀瀀漀 攀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 搀愀 爀攀愀 搀漀 䐀椀爀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀爀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 攀渀琀爀攀 愀爀琀攀 攀 渀甀搀攀稀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀⸀ 䌀漀洀 愀琀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 挀漀渀瘀椀搀愀洀漀猀 漀 愀爀琀椀猀琀愀 瀀攀爀昀漀爀洀攀爀 刀愀昀愀攀氀 䘀愀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䄀爀琀攀猀 搀愀 唀䘀唀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 ᰀ䌠漀爀瀀漀戀爀愀ᴀ†愀漀 瘀椀瘀漀 渀愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀  Não encontramos na literatura pesquisas que discutem a cobertura do corpo nu no telejornalismo. Deste modo, não há uma compreensão de como se faz essa cobertura. Apenas da mídia, televisiva e não só, terem feito repercutir a performance desses artistas não possibilitaram uma qualificação do debate, fizeram delas um espetáculo. Para a pesquisador Emmanuel Mounier na obra “O personalismo” (2004), considera que o corpo ainda causa ao espectador o sentimento de estranhamento, constrangimento e pudor (MOUNIER, 2004, p.59-60). Para Mariana Brimdjam (2015) “o pudor pode ser entendido como ter discrição, ou recato com algo que se diga ou faça, e é comumente utilizado quando relacionado ao corpo. Pode também apresentar-se como uma negação da sexualidade, ou das manifestações sexuais, vê-se isso fortemente impregnado em muitas culturas por uma tendência um tanto puritana” (p. 17) . A partir do programa “F5” é possível pensar como pode se dá a presença da nudez no telejornalismo e o modo como ela é percebida na contemporaneidade pelo público. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䘠㔀ᴀ† 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀瘀攀 猀甀瀀漀爀琀攀 琀攀爀椀挀漀 攀 瀀爀琀椀挀漀Ⰰ 渀愀猀 戀愀猀攀猀 攀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀㨀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 渀愀 吀嘀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 攀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 琀爀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 挀漀洀 漀猀 琀攀洀愀猀㨀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀爀琀攀 攀 渀甀搀攀稀 攀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 昀攀琀椀挀栀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 搀攀氀攀猀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀椀氀漀琀漀⸀   A partir da referência de programas televisivos que tentam discutir e debater sobre determinados temas é que surge a ideia de fazer um programa que fosse capaz de atualizar a opinião, concepção e porque não tentar qualificar o debate público, mediante é claro das escolhas dos modos de endereçamento dos conteúdos. ਀ऀ䄀焀甀椀 渀漀猀 搀攀琀攀洀漀猀 愀 琀爀愀琀愀爀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 猀攀最甀渀搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 猀攀洀 挀漀渀琀愀爀 漀 瀀椀氀漀琀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀漀 洀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 攀 愀戀漀爀搀漀甀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀爀琀攀 攀 渀甀搀攀稀⸀ 䔀猀琀攀 攀瀀椀猀搀椀漀 琀攀瘀攀 搀甀爀愀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 㐀  洀椀渀甀琀漀猀 攀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 琀爀猀 戀氀漀挀漀猀⸀  No primeiro, logo após a abertura e apresentação dos convidados presentes no estúdio, Juliana Bom-Tempo, professora do curso de Dança da UFU e Fernando Henrique, bacharel em Direito. O debate foi norteado por uma reportagem que traz o panorama das últimas discussões sobre o tema no Brasil. Depois da apresentação deste material com foco no cenário brasileiro, o programa trouxe à tona uma perspectiva internacional da temática. Através de uma matéria produzida em Portugal, os convidados e os telespectadores tiveram acesso à repercussão dos 40 anos da Federação Portuguesa de Nudismo. Essa produção foi possível devido o contato com um intercambista da área do jornalismo que se dispôs a contribuir como correspondente internacional. Para Sara Rocha (2013) apud AGNEZ e MOURA (2015), essa atividade profissional pode ser compreendida como a de um mediador e um tradutor de culturas (p. 42). Adiante, a apresentadora trouxe a discussão para o estúdio retomando a performance “Jardindigente” desenvolvido pela Professora Dra. Juliana Bom-tempo na UFU que rendeu repercussão na mídia regional. Os convidados argumentaram sobre alguns pontos de vista como os aspectos sociais e culturais que envolvem a arte e nudez e a legislação de apresentações artísticas que utilizam da nudez. Para encerrar este bloco, o material produzido foi o “Fala Povo” a repórter foi às ruas para saber das pessoas a respeito da performance de nudez no MAM (Museu de Arte Moderna) em São Paulo que aconteceu em setembro de 2017.਀ऀ伀 猀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀 椀渀椀挀椀漀甀 挀漀洀 愀 爀攀琀漀洀愀搀愀 搀漀 焀甀攀 昀漀椀 昀愀氀愀搀漀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 愀爀琀椀猀琀愀 刀愀瀀栀愀攀氀 䘀愀爀椀愀 昀攀稀 甀洀愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 愀漀 瘀椀瘀漀 攀 挀漀渀琀漀甀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⸀ 䰀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 猀漀戀爀攀 愀 愀爀琀椀猀琀愀 一愀琀 䈀漀爀最攀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀攀 瀀攀爀昀椀氀  洀愀渀椀昀攀猀琀愀爀 攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 愀 瘀漀稀 搀漀 瀀攀爀昀漀爀洀椀猀琀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 搀愀 瘀漀稀 攀 搀愀 愀氀洀愀⸀ 一漀 椀渀挀椀漀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 愀 一愀琀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 猀甀愀 愀搀洀椀爀愀漀 瀀攀氀愀 愀爀琀攀 攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀漀 琀甀搀漀 挀漀洀攀漀甀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀甀爀最攀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 愀爀琀椀猀琀愀 猀攀 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 挀漀洀 愀 渀愀爀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀漀攀猀椀愀 愀甀琀漀爀愀氀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 挀漀爀瀀漀 挀漀洀漀 猀攀渀搀漀 栀戀爀椀搀漀 搀攀 愀爀琀攀⸀  O terceiro bloco começa com uma reportagem sobre os limites da arte, ponto de debate e problematização por parte dos convidados no estúdio. Nesta matéria o foco era levantar a discussão acerca de quais os direitos envolvendo a liberdade dos artistas e do público e se censura ainda pode ser uma medida legal. O objetivo era instigar o pensamento crítico sobre por que a nudez, há séculos na arte, ainda é tabu. Afinal até que ponto existe a liberdade de expressão artística? Contextualizando a nudez artística na atualidade, tempos ditos modernos, com episódios polêmicos (como a performance “jardindigente” na UFU) se procura refletir o por que tantos ainda não enxergam com naturalidade um corpo despido diante de seus olhos. O advogado José Renato Resende questiona as leis de moralidade datadas do início do século passado mas utilizadas até hoje, em um contexto sócio-cultural extremamente diferente. As reflexões sobre estes limites foram depois conversadas pelos entrevistados em estúdio, que posicionaram-se críticos quanto ao o que é considerado atentado ao pudor pelo senso comum e confiantes que a arte cumpre mais uma vez sua missão ao incomodar e propor novos olhares. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䘠㔀ᴀⰠ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀渀猀愀爀 渀漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 攀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 渀甀 渀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 一漀琀愀洀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 琀愀氀 琀攀洀琀椀挀愀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀洀漀猀 愀猀 椀洀瀀氀椀挀愀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀洀漀猀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀 渀甀搀攀稀 渀愀 愀爀琀攀 攀猀琀 椀洀瀀氀椀挀愀搀愀 愀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀甀搀漀爀⸀  ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀 渀漀猀 漀昀攀爀攀挀攀甀 猀甀戀猀搀椀漀猀 昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⸀ 倀甀搀攀洀漀猀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 嘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀琀 愀 攀搀椀漀Ⰰ  甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀甀椀琀漀 爀椀挀愀⸀ 一猀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 渀漀猀 猀甀瀀攀爀愀爀 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀甀琀漀爀愀氀Ⰰ 挀爀琀椀挀漀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
AGNEZ, L. F. ; MOURA, Dione O. . Perfil Profissional dos Correspondentes Internacionais. Revista FAMECOS (Online), v. 22, p. 1-20, 2015. Disponível em: . Acesso em 24 abr. 2018਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀⸀ 吀⸀ 㬀 䈀䔀刀一䄀刀䐀䔀匀Ⰰ 䌀⸀ 䈀⸀ ⸀ ✀䔀砀瀀爀攀猀猀漀 一愀挀椀漀渀愀氀✀㨀 伀 搀攀戀愀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀漀 昀甀渀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 倀䨀㨀䈀爀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㄀㔀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㈀⸀攀挀愀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀瀀樀戀爀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀搀漀猀猀椀攀㄀㌀昀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㈀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀

BRIMDJAM, M. R. P. Um olhar sobre a nudez em cena na dança contemporânea. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança). Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: . Acessado em 24 abr. 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䄀刀䄀唀䐀䔀䄀唀Ⰰ 倀⸀ 䐀椀猀挀甀爀猀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㜀⸀

DUARTE, J.; “Comunicação Pública”. Artigo publicado no blog “Comunicação e Crise”, do professor João José Forni. S/d. Disponível em: http://jforni.jor.br/forni/files/ComP%C3%BAblicaJDuartevf.pdf. Acesso em 30 jun. 2009.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 䨀⸀ 䌀⸀ 䄀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 渀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀

VIEIRA, Lívia de Souza; MAXIMO, M. E. ; MIRANDA, Amanda . O jornalismo como mediador do debate público. Observatório da Imprensa, 18 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em 24 abr.2018਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀