ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00745</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Guia Samba Criativo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rafael Souza Magalhães Guimarães (Centro Universitário Faesa); Carolina Batista Gomes (Centro Universitário Faesa); Victor Reis Mazzei (Centro Universitário Faesa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Criatividade, Manual, Músicas, Idéias, Samba</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O "Guia Samba Criativo" foi desenvolvido por alunos do segundo período de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Faesa, em Vitória, Espírito Santo. A ideia surgiu de um desafio proposto pela disciplina de Criatividade e Processos Criativos, com objetivo de apontar maneiras e caminhos para que nós, alunos e seres criativos, pudéssemos compreender melhor acerca do processo criativo. Este guia traz dicas e utiliza um grande elemento unificador, que é o samba, como base para desbravar todos os processos criativos, explicando alguns deles por meio de canções e lugares dominados pelo Samba. Surge assim, o Guia Samba Criativo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A maioria das pessoas acha difícil criar algo, pensar novidades. A criatividade está presente em quase todos os instantes no cotidiano dos profissionais, pesquisadores e estudantes da área de Comunicação Social. Em seu livro, Mazzei (2016), indica alguns passos muito importantes sobre o nosso Repertório Cultural. A influência do meio em que o sujeito criativo está inserido, seja no ambiente profissional, acadêmico e familiar, com o seu estado de espírito formam seu repertório cultural, que é um dos passos para um processo criativo. Processo esse que é explicado passo a passo por Duaibili e Simonsen (2000) onde apontam maneiras de se explorar uma boa criatividade para melhorar o desempenho na hora da criação, que acompanhado da Teoria das Aberturas do professor José Predebon (2006), e da dica do Ócio Criativo, de Domenico de Masi (2000), trazem a mente do leitor um verdadeiro manual de como ser criativo. No Guia do Samba criativo, encontramos diversas exemplificações para se obter um excelente processo de criação, por meio das dicas apontadas. O repertório cultural, por exemplo, pode ser facilmente encontrado através da Homenagem que o cantor Arlindo Cruz faz a sua terra Natal, Madureira. Na canção  O meu Lugar , o artista faz menção a sua infância, e recorda personagens e locais que frequentou e que hoje enriquecem seu Repertório Cultural. Uma boa música, muitas vezes, carrega a essência do artista que a compôs. As letras e melodias trazem histórias marcantes, experiências boas ou ruins, vividas pelo protagonista da música criada. No guia, o leitor, mesmo que leigo no mundo do samba, consegue obter uma identificação pessoal com as dicas apresentadas (os processos criativos, Teoria das aberturas e ócio criativo), em razão das experiências que as letras das músicas apontam, havendo uma extrema congruência com situações vividas no cotidiano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Guia do Samba Criativo foi criado para auxiliar estudantes e profissionais da área de Comunicação Social, que pretendem explorar a criatividade. O processo de criação fica muito mais acessível, pois o conteúdo do Guia leva o leitor a conhecer e entender a realidade do compositor ou intérprete das canções apresentadas, a fim de se obter uma plena identificação com o tema proposto. Ao investir no seu repertório cultural, processo criativo, ócio criativo e teoria das aberturas, o leitor obtém uma base ainda mais sólida se desenvolver sua criatividade e se tornar um profissional mais completo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O guia do Samba Criativo foi criado para apontar e relatar caminhos que as pessoas possam utilizar para aperfeiçoar a criatividade. Como escrito no Guia, acreditamos que o povo brasileiro tem enraizado dentro de si, o histórico de batalhar por suas coisas, e saber lidar muito bem com qualquer dificuldade que passa em seu cotidiano e faz samba com tudo aquilo que vive e escuta, sonha e planeja. E foi aproveitando esse pensamento que nós usamos esse estilo musical para nos ajudar a entender e aperfeiçoar nosso mundo de criatividade. Diversas vezes nós ouvimos falar que o brasileiro tem seu jeito malandro, e já que a ocasião faz o ladrão, por que não usar dessa malandragem para aprender a ser criativo? O samba esteve presente em nossas vidas, desde a infância. Crescemos no meio da batucada, ouvindo Chico, Dona Ivone, Zeca, até mesmo Arlindo, personagens bem conhecidos por suas canções tocadas em todo Brasil. Afinal, quem não  gosta de samba, bom sujeito não é . No mundo publicitário uma boa dica para ser mais criativo é fundamental, e colocamos o samba em evidência para fornece-las. Com isso, estamos buscando alcançar desde o leigo ao graduado, para que a criatividade fique mais fácil. A publicidade é um meio de mudanças constantes, por isso os exemplos musicais descritos no guia, podem ser modificados. Assim, ele sempre estará atualizado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para elaboração deste guia, começamos utilizando o repertório cultural explicado por Mazzei (2016), além de pesquisa bibliográfica com os principais autores sobre o tema. Em comunhão de ideias, o processo de criação passou a ser de elaboração simples. No intuito de utilizar ao máximo a criação dos autores deste. Logo, passamos a utilizar pesquisas de campo, para coletar informações sobre o samba no Estado do Espírito Santo, com objetivo de enaltecer o samba capixaba. Assim, utilizamos a associação do Repertório Cultural com o processo criativo, para escolher as faixas principais que despertavam a emoção das pessoas, a fim de exemplificar as dicas do processos de criação, levando o leitor à entender todo esse processo. Para realização do guia, usamos textos autorais, em conjunto com o texto de teoria das aberturas do professor José Predebon (2006), que nos aponta maneiras de sermos mais abertos à criatividade, sendo flexíveis, leves, comunicáveis e inquietos. Todo trabalho foi construído pelo programa Adobe Photoshop, incluindo a arte da capa, também autoral. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha de criar uma revista, surgiu a partir do processo de identificação do problema, onde o professor da matéria de criatividade e processos criativos, requereu que pensássemos em uma maneira clara e exemplificada de dar acesso as pessoas ao mundo da criatividade. Pensamos assim, em fazer uma revista, por ser algo comum e de fácil acesso. Para decidir o conteúdo que seria abordado nessa revista, utilizamos o método de elaboração. Nos reunimos, e decidimos usar um tema comum a nós dois, que acabou sendo o samba. Tivemos um cuidado muito grande para não sermos criadores apáticos e indiferentes ao tema, colocando em prática as boas dicas de Predebon (2006), e sermos totalmente inteirados com o que estávamos propondo. Para começar a colocar no papel as dicas e exemplos que usaríamos, ficamos um certo tempo em incubação, para que as ideias surgissem em nossas cabeças, e tivéssemos um bom desempenho no produto que estávamos criando. Utilizamos assim, do ócio criativo para nos ajudar a esfriar a cabeça, pois encontramos muita dificuldade de obter compatibilidade nos exemplos pensados. Começamos a ter vários momentos de iluminação no processo de criação, em que boas dicas possíveis de serem utilizadas vinham à tona, e quase por um brainstorm, jogamos as ideias para serem avaliadas. Até que então, juntamos todas as dicas, e verificamos quais poderiam ou não ser utilizadas. Chegando a um material quase pronto, faltando pouquíssima coisa para estar completo, que após uma simples revisão, foi finalizado. Na apresentação do trabalho, o processo da verificação ficou mais evidente por conta da avaliação feita pelo professor, onde todo o processo criativo pôde ser visualizado e comentado, utilizando todas as dicas do guia do samba criativo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">No mundo das agências de publicidade, jornais e outros meios de comunicação, encontramos diversas ocasiões em que nossa criatividade acaba sendo refém de muitos prazos e metas. Com isso, nossa capacidade de criação pode ficar de certa forma presa, sem que possamos usá-la de maneira fluida. Foi essa, uma das principais razões que usamos música para estimular nosso processo criativo. A música faz parte do nosso dia-a-dia muito mais do que pensamos, seja em casa, faculdade, igreja.. sempre estamos conectados a ela. A partir daí, colocamos em pratica todos os processos criativos que aprendemos para realizar este guia, e esperamos contribuir para que as pessoas consigam, através dele, potencializar suas formas de criação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DE MASI, D. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000<br><br>DUAILIBI, R. SIMONSEN, H Criatividade e Marketing: o livro que contém a regra heurísctica. São Paulo: Makron Books, 2000 <br><br>MAZZEI, V. Criatividade: o que inspira suas ideias? Espirito Santo: CRV, 2016<br><br>PREDEBON, J. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente. São Paulo: Atlas, 2006<br><br> </td></tr></table></body></html>