ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00770</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Sarau de Natal</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Willian Loriato Tresmam (UNIVERSIDADE VILA VELHA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Sarau, Comunicação, Natal, Artes, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido durante uma ação interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Laboratório de Leitura e Produção de Textos III e Direção de Arte, tendo como objetivo a divulgação do evento Sarau de Natal, que visava valorizar as expressões artísticas dos alunos pertencentes a esses cursos, ao mesmo tempo em que, também, buscava angariar alimentos e materiais escolares para instituições de caridade do município de Vila Velha. As peças aqui apresentadas foram desenvolvidas com base em um estudo ligado à representação visual. Optou-se por elementos e cores que melhor significavam o evento que, em sua essência, possuía grande ênfase na música e na poesia. A simplicidade e a objetividade das informações proporcionaram uma comunicação rápida e efetiva, através de peças fixadas pelo campus da Universidade e pela disseminação nas redes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ser humano sempre foi apaixonado por música, histórias e afetivas expressões verbais. No ambiente acadêmico, principalmente quando se refere a alunos de Comunicação Social, essa característica se torna mais evidente e passível de atenção e estímulo. Segundo Hermann (2005), a literatura se articula sobre o homem como forma de encantamento e transmissão de conhecimentos, conduzindo a ficção para o mundo real, sendo constituída de um ato lúdico, mas que possui significativa contribuição para a formação humana. Já Maryléa Elizabeth Ramos Vargas, em artigo apresentado durante o Congresso Internacional das Faculdades EST, intitulado Influências da Música no Comportamento Humano: Explicações da Neurociência e Psicologia, nos lembra de que a música é um fenômeno integrador e pertinente ao desenvolvimento humano, promovendo ativações e conexões que se apresentam como forma representativa para significantes mudanças comportamentais. Mediante tal percepção, associou-se o natal, evento anual e culturalmente representativo de unidade e afetividade, para a realização do evento denominado "Sarau de Natal", que tinha como finalidade a integração dos alunos e o estímulo às expressões artísticas, sobretudo a música e a poesia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo esse conhecimento e antecipada percepção, buscou-se desenvolver uma comunicação visual objetiva e simples, que informasse, despertasse o interesse e propagasse a ideia do natal solidário. Seguimos, nesse sentido, os preceitos defendidos por Sampaio (2013) ao descrever a funcionalidade da propaganda. Dentro desse objetivo, envolve-se também, uma abordagem dinâmica e criativa que integrasse os alunos de Comunicação Social da universidade, com a finalidade de impactar e estimular expressões artísticas, uma vez que os já descritos cursos possuem uma abordagem prática e cotidiana que requer uma boa comunicação e habilidades artísticas. Ao construir a peça publicitária, buscou-se uma expressão clara e precisa dos objetivos a serem alcançados com o evento, para que o mesmo fosse passível de compartilhamento por meio de engajamentos que levasse os alunos à linha de frente da ação. Além dos fatores técnicos e artísticos, a participação por meio da colaboração social a uma entidade tornou-se um dos alvos principais a serem alcançados, visto que a época festiva dialogava com a necessidade do momento proposto, como também, sendo propícia para o desenvolvimento e despertar dos alunos a responsabilidades sociais. Sendo agentes comunicativos em uma sociedade cada vez mais individualista, torna-se imprescindível o desenvolvimento de estratégias como essa para uma conscientização da responsabilidade que cada um assume ao escolher a profissão. Dentro desse âmbito, as expressões artísticas tornaram-se o melhor meio para alcançarmos tais objetivos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sendo a universidade um local associado a severas cobranças relacionadas a horas de estudos e exaustivas leituras técnicas, buscou-se realizar uma comunicação dinâmica que proporcionasse a aproximação de alunos, como também o estímulo ao desenvolvimento artístico, o que é pertinente ao segmento estudantil do público-alvo do evento. Além disso, o estímulo para doação de alimentos e materiais escolares foi ressaltado na arte, para que assim, os objetivos afetivos e integratórios fossem além da universidade, alcançando instituições de caridade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a coleta de dados e informações essenciais e específicas do evento, como também sua finalidade, deu-se início à parte "criativa" da comunicação pelo cartaz. A proposta se resumia em criar um cartaz A3 para comunicação interna, sendo fixado em locais específicos da universidade, como também, compartilhado nas redes sociais. Associado a essa estratégia, o desenvolvimento de peças que se referiam a uma contagem regressiva à medida que se aproximava o evento, permitiu a fixação das informações, como também o desenvolvimento de um estímulo pelas repetições diárias. As imagens simples, objetivas, associadas a cores que se contrastavam, foram técnicas adotadas para que houvesse uma maior percepção dos alunos ao passar pelo cartaz, como também uma rápida e objetiva leitura e decodificação da mensagem verbal e não- verbal, levando em consideração o tempo disponível por parte dos alunos ao passarem por essas peças.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No processo de criação, optou-se pela representação icônica de uma clave de sol, na substituição da letra "S" do nome "Sarau", fazendo uma referência direta à musicalidade do evento. Já na última letra da palavra "Natal", utilizou-se uma pena como simbolismo às clássicas canetas de pena usadas até o século XIX para a escrita. Nesse último, a referência foi direta à literatura e a poesia. Ainda no título, a utilização da cor vermelha deu-se por fatores culturais e psicológicos, visto que o vermelho é culturalmente referenciado ao natal e ao estado de alerta, como também psicologicamente associado à atenção, alegria, amor e com efeito de proximidade, conforme aponta Eva Heller (2000). O microfone clássico, traçado apenas por linhas, traz uma ligação simbólica proporcionada pela música e pela poesia ao fazermos uma ligação do passado com o presente, seja pela música ou pela literatura. O fundo sóbrio e com leve textura, teve a finalidade de proporcionar equilíbrio e destaque para as informações principais, como também aos elementos de evidência fundamental. O cartaz foi desenvolvido em formato A3, papel Colché de gramatura 115g. Já as peças para contagem regressiva nas redes sociais, no formato 1000 X 1000 pixels, proporcionando um melhor enquadramento no Instagram e Facebook. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O trabalho proposto alcançou com excelência os objetivos de criação, produção e comunicação, resultando em um grande engajamento dos alunos, como também de professores da universidade. Tal feito proporcionou a inclusão, colaboração social com alimentos não perecíveis e materiais escolares, como também o reforço da diversidade cultural, literária e musical dos alunos. Além disso, o trabalho tornou possível a integração da disciplina  Leitura e Produção de Texto III e  Direção de Arte , proporcionando um diálogo entre a literatura e as técnicas publicitário no desenvolvimento do projeto. Essa ação, proporcionou também um aprendizado prático, técnico e real que converge para a realidade mercadológica a qual os alunos envolvidos estão inseridos. As concepções das ideias seguiram a ordem do planejamento, execução e análise dos resultados, mostrando o quão disponível a sociedade tem se mostrado para os movimentos artísticos. Ao fim, vale ressaltar a confiança concedida para que eu como executor do desenvolvimento gráfico tive para o preparatório de mercado. Tendo a oportunidade de ter um trabalho exposto a todo campo universitário, e veiculado nas principais mídias digitais do curso e da instituição acadêmica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> HERMANN, N. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005. <br><br>Vargas, M. E. R. Influências da música no comportamento no comportamento humano: explicações da neurociência e psicologia. In Anais do Congresso Internacional da Faculdades EST (Vol. 1, pp. 944-956). Disponível em http://anais.est.edu.br/index.php/congresso. Acesso em 10/04/2018. <br><br>SAMPAIO, R. Propaganda e A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. <br><br>HELLER, E. A Psicologia das Cores Como as cores afetam a razão e a emoção. 1ª edição, São Paulo, 2000.<br><br> </td></tr></table></body></html>