INSCRIÇÃO: | 00771 |
CATEGORIA: | PT |
MODALIDADE: | PT04 |
TÍTULO: | Rainhas Africanas |
AUTORES: | Bárbara Jadeh da Silva Neves Procópio (Universidade Anhembi Morumbi); Carolina Pedrosa Cardoso Itocazo (Universidade Anhembi Morumbi) |
PALAVRAS-CHAVE: | Cultura africana, Ancestralidade, Representatividade, Feminismo Negro, Whitewashing |
RESUMO | |
A fotografia "Rainhas Africanas", tem como proposta, resgatar a ancestralidade, identificando as mulheres negras como ícone de poder por meio de uma representação fotográfica de imagens de soberania feminina. Onde também é representado uma África desconhecida de tal maneira nos tempo atuais, tendo assim, uma representatividade de símbolos de força, beleza e poder da negritude e riqueza do continente. | |
INTRODUÇÃO | |
O trabalho buscou investigar historias da cultura africana que pudessem ser representadas por uma imagem que carregasse características como forca, luta e poder. A investigação resultou em três figuras femininas desta história, mulheres com características e personalidades diferente mas que possuem em comum a soberania buscada neste trabalho:一稀椀渀最愀 ⠀琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀漀爀 䄀渀愀 搀攀 匀漀甀稀愀⤀㨀 刀愀椀渀栀愀 䄀渀最漀氀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 氀甀琀漀甀 瀀攀氀漀 猀攀甀 瀀漀瘀漀 愀琀 漀 昀椀洀 挀漀渀琀爀愀 愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀攀 攀猀挀爀愀瘀漀猀⸀ 䐀椀瘀椀搀愀 攀渀琀爀攀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀攀 猀甀愀 琀爀椀戀漀 攀 爀椀焀甀攀稀愀猀 挀漀洀漀 漀甀爀漀Ⰰ 瀀爀愀琀愀 攀 琀攀挀椀搀漀猀 挀漀氀漀爀椀搀漀猀⸀ 䘀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 挀漀爀 氀愀爀愀渀樀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀猀琀愀 爀愀椀渀栀愀⸀ Makeda (também conhecida por Rainha de Sabá): Uma rainha etíope, poderosa, citada biblicamente e exaltada como o sol, pelo seu povo. Dona de toneladas de riquezas e um grande poder. Foi escolhida a cor vermelha, para representar esta rainha.夀愀愀 䄀猀愀渀琀攀眀愀愀㨀 刀愀椀渀栀愀 洀攀 最愀渀攀猀愀Ⰰ 愀洀愀渀琀攀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀 最爀愀渀搀攀 最甀攀爀爀攀椀爀愀 猀攀渀搀漀 甀洀愀 昀椀最甀爀愀 洀甀椀琀漀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀愀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀⸀ 䐀椀瘀椀搀椀搀愀 攀渀琀爀攀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀 愀 最甀攀爀爀愀Ⰰ 最爀愀渀搀攀 挀漀渀猀攀氀栀攀椀爀愀⸀ 䘀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 挀漀爀 愀稀甀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀猀琀愀 爀愀椀渀栀愀⸀ 刀攀甀渀椀渀搀漀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 琀爀猀 爀愀椀渀栀愀猀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 搀漀 焀甀愀氀 爀攀猀甀氀琀漀甀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀猀 挀漀爀攀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 刀愀椀渀栀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 昀漀爀愀 攀 搀漀 瀀漀搀攀爀 焀甀攀 攀爀愀 戀甀猀挀愀搀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 猀漀戀攀爀愀渀椀愀 攀 漀 瀀漀搀攀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀渀挀攀猀琀爀愀氀椀搀愀搀攀 渀攀最爀愀⸀ 䌀漀洀漀 洀漀搀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 栀漀甀瘀攀 漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀漀洀漀 䴀愀欀攀搀愀Ⰰ 一稀椀渀最愀 攀 夀愀愀 䄀猀愀渀琀攀眀愀愀 攀 搀攀 挀漀洀漀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 挀漀爀攀猀Ⰰ 爀漀甀瀀愀猀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 琀愀洀戀洀 猀攀甀猀 瀀攀爀昀椀猀 昀猀椀挀漀猀⸀ 吀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 渀攀最爀漀猀Ⰰ 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 昀漀爀愀Ⰰ 瀀攀爀猀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀渀愀 攀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 섀昀爀椀挀愀 挀漀猀琀甀洀愀 猀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 愀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 琀爀椀猀琀攀稀愀Ⰰ 昀漀洀攀Ⰰ 最甀攀爀爀愀猀 攀琀挀⸀ 䔀猀猀攀 挀漀渀琀椀渀攀渀琀攀 琀攀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 椀渀挀爀瘀攀椀猀 焀甀攀 渀漀 爀攀挀攀戀攀洀 洀攀爀攀挀椀搀愀 愀琀攀渀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 渀漀 猀漀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 挀椀琀愀搀愀猀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀漀搀攀爀Ⰰ 氀甀琀愀 攀 瀀攀爀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀昀爀椀挀愀渀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 愀氀最甀洀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀爀愀洀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 戀爀愀渀挀愀猀 攀洀 瀀椀渀琀甀爀愀猀Ⰰ 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀⸀ 䔀砀攀洀瀀氀漀 搀攀㨀 䴀愀欀攀搀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 甀洀愀 爀愀椀渀栀愀 挀漀洀 最爀愀渀搀攀 瀀漀搀攀爀 搀攀 愀焀甀椀猀椀漀Ⰰ 挀椀琀愀搀愀 戀氀椀戀氀椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 愀 刀愀椀渀栀愀 搀攀 匀愀戀Ⰰ ᰀ挠愀猀愀搀愀ᴀ†挀漀洀 漀 瀀漀搀攀爀漀猀漀 刀攀椀 匀愀氀漀洀漀⸀ 䌀漀洀 戀愀猀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 猀椀琀甀愀漀 猀攀 瀀愀猀猀漀甀 渀愀 䔀琀椀瀀椀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 愀 爀愀椀渀栀愀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 戀爀愀渀挀愀⸀ Essa manifestação é chamada de Whitewashing segundo Andrea Antonieta伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 眀栀椀琀攀眀愀猀栀椀渀最 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀椀挀琀挀椀漀猀 漀甀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 搀攀 攀琀渀椀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 愀琀漀爀攀猀 搀攀 瀀攀氀攀 戀爀愀渀挀愀⸀ (CITAÇÃO) Histórias de ancestralidade africana são representadas como brancas e isso é um problema principalmente por dois motivos: falta de informação e racismo cultura que associa histórias de soberania e riqueza à branquitude quase que exclusivamente; falta de representatividade dessas para pessoas negras. Segundo Unicef, PNUD, Inep-MEC (livro Indicadores de Qualidade na Educação):ᰀ䄠 戀爀愀渀焀甀椀琀甀搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 琀漀洀愀 漀 猀攀爀 戀爀愀渀挀漀 挀漀洀漀 ᰀ漠 洀漀搀攀氀漀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀 搀攀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀猀猀攀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 氀攀瘀愀洀 愀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 ᰀ挠攀最甀攀椀爀愀 猀漀挀椀愀氀ᴀⰠ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 戀爀愀渀挀愀猀 渀漀 挀漀渀猀椀最愀 攀渀砀攀爀最愀爀 愀 搀漀爀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 琀渀椀挀漀ⴀ爀愀挀椀愀氀⸀ 吀愀椀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 挀攀爀琀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀漀 愀猀猀甀洀椀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 瘀爀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 戀爀愀渀挀愀猀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀 漀甀琀爀漀猀 最爀甀瀀漀猀 爀愀挀椀愀椀猀⸀ 䄀 戀爀愀渀焀甀椀琀甀搀攀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 攀渀琀攀渀搀愀洀 挀漀洀漀 ᰀ渠愀琀甀爀愀氀ᴀ†愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀猀 爀愀挀椀愀椀猀⸀ᴀ†⠀㈀ 㐀 倀最⸀ 㜀㔀⤀ Pensando nisso, foi desenvolvido este trabalho de representação fotográfica sobre Rainhas Africanas, que tem como propósito mostrar as personagens devolvidas para o seu local e cultura de origem.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀Ⰰ 氀椀瘀爀漀猀 攀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 愀 猀攀氀攀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 渀攀最爀愀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 昀漀爀愀Ⰰ 氀甀琀愀 攀 瀀漀搀攀爀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 愀猀 刀愀椀渀栀愀猀 一稀椀渀最愀Ⰰ 䴀愀欀攀搀愀 攀 夀愀愀 䄀猀愀渀琀攀眀愀愀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 愀琀爀椀戀甀椀爀 甀洀愀 挀漀爀 愀 挀愀搀愀 爀愀椀渀栀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 愀猀 挀漀爀攀猀㨀 䰀愀爀愀渀樀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀洀 最攀爀愀氀 攀氀愀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀 昀漀最漀Ⰰ 昀漀爀愀 攀 氀甀洀椀渀漀猀椀搀愀搀攀⸀ Vermelha, pois em geral ela está relacionada a calor, sedução e dinamismo.䄀稀甀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀洀 最攀爀愀氀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 渀愀琀甀爀愀氀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀渀愀 攀 椀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 Tais impressões foram embasadas com leituras a respeito de teoria das cores, conforme consta nas referências bibliográficas. Após a pesquisa sobre teoria das cores, contando com o auxílio da profissional ] Andressa Vaz, foram montadas bases de maquiagem artística para cada personagem. Três modelos foram selecionadas, entre nove, para a representação das rainhas usando como critério de decisão: a diversidade de tonalidade de pele, corpo e personalidade. Roupa䘀攀椀琀漀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀爀挀愀猀 搀攀 爀漀甀瀀愀猀 攀琀椀渀椀挀愀猀 愀昀爀椀挀愀渀愀猀Ⰰ 䌀栀椀渀甀攀 搀攀 䌀氀愀甀搀攀琀攀 匀愀渀琀漀猀 昀漀椀 漀 焀甀攀 瀀爀攀猀琀漀甀 最爀愀渀搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 攀 愀瀀漀椀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 爀漀甀瀀愀猀 攀 愀挀攀猀猀爀椀漀猀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 氀漀挀愀氀 Foi realizada uma pesquisa de parques em São Paulo e a decisão foi pelo Parque da Água Branca. Comparado com descrições científicas da África Antiga, este parque seria o que melhor representa a região. Dos equipamentos䘀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 䌀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㔀椀 挀漀洀 愀 氀攀渀琀攀 㠀ⴀ㔀㔀洀洀Ⰰ 愀洀戀漀猀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䄀渀栀攀洀戀椀 䴀漀爀甀洀戀椀⸀ 䔀 搀愀 猀攀猀猀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ Feito um pequeno release sobre cada rainha e entregue para as modelos, não houve preparação anterior à data marcada e todas emprestaram suas características para a representação dessas rainhas em fotos pousadas.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 甀洀愀 昀漀琀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀猀 琀爀猀 爀愀椀渀栀愀猀 愀昀爀椀挀愀渀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀 琀爀愀稀攀爀 琀漀渀愀 漀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀 愀昀爀椀挀愀渀愀Ⰰ 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 渀攀最爀漀☀ O processo de produção foi permuta entre fotógrafa, modelos, maquiadora e a costureira. Todas as fotografias foram realizadas no Pq da Agua Branca, em São Paulo. Os equipamentos utilizados são empréstimos da Universidade.䘀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀最甀攀猀 挀漀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䘀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 搀攀稀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀愀猀 攀洀 琀爀猀 戀氀漀挀漀猀 搀攀 琀爀猀 昀漀琀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 爀愀椀渀栀愀 攀 甀洀愀 昀漀琀漀 搀愀猀 琀爀猀 刀愀椀渀栀愀猀 樀甀渀琀愀猀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
Agradecimentos쀀 伀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䴀猀⸀ 䌀愀爀漀氀椀渀愀 倀攀搀爀漀猀愀
Aos meus familiares, Kátia Neves, Maria Luiza, Nivaldo Neves, Cássia Custódio, Rubens Custódio, Roberto Paulo, Maria Fagundes, Gabriela Esther e Paulo Fagundes쀀猀 洀漀搀攀氀漀猀 䰀愀爀椀猀猀愀 一愀漀洀椀Ⰰ 䨀猀猀椀挀愀 䐀愀渀搀愀爀愀 攀 䄀渀搀爀椀氀氀椀 䈀愀爀挀攀氀氀漀猀⸀
À maquiadora Andressa Vaz 쀀 䌀氀愀甀搀攀琀攀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 搀漀渀愀 搀愀 洀愀爀挀愀 䌀栀椀渀甀攀
Ao apoio dos meus colegas, Ana Lezo, Carlos Telhada, Leandro Cardoso e Bruno Botas.
"E é por isso que a representatividade importa. Porque se você encontrar uma pessoa com o tom da sua pele em um papel de destaque, que não seja figurante, que não sirva só para dizer que não há pessoas de cor em uma produção, você se sentirá motivado a assumir o que você é."
Olivia Pilar㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀挀䌀愀猀欀椀攀Ⰰ 吀⸀ ⠀㈀ 㜀⤀⸀ 吀栀攀 䰀椀昀攀 愀渀搀 䄀昀琀攀爀氀椀昀攀 漀昀 夀愀愀 䄀猀愀渀琀攀眀愀愀⸀ 䄀昀爀椀挀愀Ⰰ 㜀㜀⠀㈀⤀Ⰰ 㔀ⴀ㜀㤀⸀ 搀漀椀㨀 ⸀㌀㌀㘀㘀⼀愀昀爀⸀㈀ 㜀⸀㜀㜀⸀㈀⸀㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䔀瘀愀 ⸀ 䄀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 㨀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀昀攀琀愀洀 愀 攀洀漀漀 攀 愀 爀愀稀漀⸀ ⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀洀愀爀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 㔀㐀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀刀䬀䠀䔀䤀䴀Ⰰ 䔀⸀ 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 䤀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 攀 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 䌀漀氀攀琀椀瘀愀猀⸀ 䘀椀氀漀猀漀昀椀愀 攀
Sociologia. 2.ed. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 1975. p.15-49. WEST,C. Além da ação afirmativa: igualdade e identidade. In: Questão de Raça. São Paulo:䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 氀攀琀爀愀猀Ⰰ 㤀㤀㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䰀䰀Ⰰ 匀琀甀愀爀琀⸀ 䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 渀愀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䐀倀☀䄀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ 2006. HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São倀愀甀氀漀㨀 匀攀氀漀 一攀最爀漀 䔀搀椀攀猀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䔀䰀䔀䐀준匀㨀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀愀 䴀甀氀栀攀爀 一攀最爀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀最攀氀攀搀攀猀⸀漀爀最⸀戀爀⼀挀漀渀琀愀琀漀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㌀ 愀戀爀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |