O jornalismo é uma prática profissional que tem como matéria-prima a informação. Cabem ao jornalista a interpretação e a tradução dos acontecimentos, para oferecer ao receptor a possibilidade de compreender e refletir sobre a realidade a sua volta. Observa-se, então, a responsabilidade social do jornalismo e dos profissionais da imprensa diante à comunidade na qual estão inseridos, enquanto mediadores e figuras determinantes na formação de opinião pública. Em Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo, algumas personalidades contribuíram para a construção do jornalismo regional, bem como para a história da região por meio dos registros jornalísticos. Frente à atuação desses profissionais, o jornalista Altino Oliveira Correia foi escolhido como objeto de estudo desta pesquisa. Há mais de 60 anos na área da comunicação, Altino tem passagem pelo rádio, jornal impresso, televisão, assessoria de imprensa e internet. Além das empresas regionais, atuou como correspondente do Oeste Paulista em veículos da grande mídia, como Folha da Tarde, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Notícias Populares, O Estado de S. Paulo, O Globo e Última Hora, e produzindo reportagens para a afiliada da Rede Globo em Bauru e para a Rede Vida de Televisão. Diante da importância desse repórter para a imprensa e da pequena quantidade de materiais que relatam a sua atuação, a pesquisa visa a produção de um livro-reportagem biográfico sobre as contribuições do repórter Altino Correia para o desenvolvimento do jornalismo na região de Presidente Prudente. Haja vista que, segundo Lima (2004), o livro-reportagem é, ao mesmo tempo, um gênero literário e jornalístico, cuja função é oferecer informações aprofundadas sobre fatos ou situações de relevância social. Ele exerce um papel extensor do jornalismo cotidiano ao preencher as lacunas deixadas pela imprensa convencional, eliminando, ainda que parcialmente, o aspecto efêmero da mensagem praticada na atualidade. |
O pontapé inicial para a realização da presente pesquisa foi dado no segundo semestre de 2016, quando o grupo realizava um pré-projeto sobre o tema. Nesse período, o trabalho foi voltado à realização da pesquisa inicial, para conhecimento do veículo escolhido para ser trabalhado: o livro-reportagem, com o qual nenhuma das pesquisadoras havia tido contato anteriormente. Então, o trabalho abrangeu dezenas de fichamentos de livros e artigos, e entrevista com profissionais da época. Posteriormente, foram somadas análises de arquivos históricos e edições antigas de jornais impressos, visitas em museus e mais entrevistas.ऀऀ一漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 搀攀甀 椀渀挀椀漀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 愀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 挀氀椀瀀瀀椀渀最 搀漀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀 挀漀渀猀攀爀瘀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀爀瀀爀椀漀 䄀氀琀椀渀漀 䌀漀爀爀攀椀愀⸀ 一漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀甀渀椀搀漀猀 㔀㔀㐀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 爀攀挀漀爀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 挀愀爀琀攀椀爀愀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 攀洀 琀愀戀攀氀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 瘀攀挀甀氀漀 攀洀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 搀攀猀挀爀椀攀猀 搀攀 搀愀琀愀Ⰰ 琀琀甀氀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 氀攀愀搀 攀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 伀 攀猀琀甀搀漀 愀渀愀氀琀椀挀漀 搀攀猀猀攀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 愀漀 氀攀瘀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀猀 攀 愀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 伀攀猀琀攀 倀愀甀氀椀猀琀愀 渀愀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 搀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 䌀漀爀爀攀椀愀⸀
Em meio a tantos documentos e arquivos, foi necessário realizar uma delimitação do tempo a ser retratado, sendo escolhidas as décadas de 1950 a 1980. O período corresponde ao tempo em que o jornalista atuou de forma assídua, realizando coberturas jornalísticas relevantes para a região de Presidente Prudente. A partir disso, inicialmente, foram escolhidas oito histórias para serem contadas no livro, juntamente com outras 15 histórias complementares, que abordam a atuação do profissional na região.ऀऀ䔀洀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀 洀攀猀洀漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 渀漀瘀攀 搀椀愀猀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 㘀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 愀琀甀愀爀愀洀 渀漀 洀攀猀洀漀 瀀攀爀漀搀漀 攀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀Ⰰ 愀漀 氀愀搀漀 搀攀 䌀漀爀爀攀椀愀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 㐀 栀漀爀愀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀洀 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀⸀ 伀 挀漀渀琀愀琀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀猀 搀挀愀搀愀猀 瀀愀猀猀愀搀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 䌀漀爀爀攀椀愀 愀琀甀愀瘀愀 攀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 漀猀 挀漀氀攀最愀猀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀漀 愀渀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀渀琀椀渀甀漀甀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 洀愀椀猀 㔀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 䄀氀琀椀渀漀 䌀漀爀爀攀椀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀挀攀搀攀甀 搀攀稀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀猀⸀ 匀漀洀愀渀搀漀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 㜀 栀漀爀愀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀⸀
Vale ressaltar que, no dia seguinte de cada entrevista, as gravações eram decupadas pelas pesquisadoras, de modo que o trabalho não se acumulasse, pois seria prejudicial para o cronograma. Além de facilitar a visualização das informações e o acesso ao conteúdo.ऀऀ䌀漀洀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀琀椀挀漀 挀漀渀琀椀渀甀漀甀 挀漀洀 愀 搀攀氀椀洀椀琀愀漀 搀愀猀 昀甀渀攀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 䄀渀渀攀 挀漀甀戀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 䌀愀洀椀氀氀愀 攀 一攀氀氀椀猀攀 昀椀挀愀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 爀攀搀椀最椀爀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 攀 匀琀攀瀀栀愀渀攀攀 昀椀挀漀甀 挀漀洀漀 攀搀椀琀漀爀愀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 搀椀瘀椀猀漀Ⰰ 渀漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 最爀愀渀搀攀 搀攀洀愀渀搀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀愀猀Ⰰ 愀猀 焀甀愀琀爀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀愀洀 挀漀洀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 椀渀椀挀椀愀氀⸀
Sabendo-se que o livro-reportagem tem como pré-requisito a exatidão e mesmo que o personagem central da obra seja o jornalista Altino Correia, o grupo não poderia se basear apenas na sua versão das histórias. Então, as pesquisadoras também visitaram o Fórum de Presidente Prudente e o Museu de Medicina Legal da Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, a fim de coletar informações sobre uma das histórias selecionadas; e o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, para consultar o acervo dos jornais A Região, A Voz do Povo e O Imparcial.ऀऀ伀 最爀甀瀀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 搀攀猀氀漀挀漀甀 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 嘀攀渀挀攀猀氀愀甀Ⰰ 漀渀搀攀 䌀漀爀爀攀椀愀 搀攀甀 椀渀挀椀漀 挀愀爀爀攀椀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 漀渀搀攀 瘀椀瘀攀 猀甀愀 昀愀洀氀椀愀⸀ 一愀 漀挀愀猀椀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀愀洀 䄀氀椀挀攀 䄀洀氀椀愀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䌀漀爀爀攀椀愀Ⰰ 洀攀 搀攀 䄀氀琀椀渀漀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 愀漀猀 ㌀ 愀渀漀猀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀漀甀 昀愀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀搀愀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 愀渀琀攀猀 攀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 挀栀攀最愀爀 愀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀 椀渀昀渀挀椀愀Ⰰ 瘀椀搀愀 愀搀甀氀琀愀 攀 漀 挀漀洀攀漀 搀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 搀漀 昀椀氀栀漀⸀ 䄀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀昀漀爀愀爀愀洀 漀 挀愀爀琀攀爀 戀椀漀最爀昀椀挀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀愀爀愀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 搀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀 甀洀愀 漀戀爀愀Ⰰ 搀愀渀搀漀 洀攀渀漀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀
㐀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀
ऀऀ伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 戀甀猀挀漀甀 渀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 猀攀 氀椀戀攀爀琀愀爀 搀愀猀 爀攀最爀愀猀 椀洀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀漀 洀漀搀攀氀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 搀愀 瀀椀爀洀椀搀攀 椀渀瘀攀爀琀椀搀愀Ⰰ 愀漀 瀀爀漀瀀漀爀 愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀爀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀 攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 瘀椀猀攀猀 愀洀瀀氀愀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ᴀ†⠀倀䔀一䄀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀㌀⤀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䰀椀洀愀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀 攀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀爀 愀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 攀猀猀愀 瘀攀爀琀攀渀琀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 戀攀洀Ⰰ 搀攀瘀攀 攀猀琀愀爀 椀洀攀爀猀漀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 爀攀氀愀琀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀ⴀ氀愀 洀攀氀栀漀爀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 猀攀甀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀
Ainda que escrever um texto seja uma das atividades essenciais desenvolvida pelo jornalista, quando segue o gênero literário é preciso um conteúdo aprofundado para sustentar as histórias, atrelado a uma escrita concisa e atrativa, para captar a atenção do leitor e fazê-lo chegar até o final do livro. O compromisso do texto deve ir além do simples relato de um episódio, transmitindo a informação de modo que desperte sentidos e provoque emoção em quem lê. ऀऀ嘀椀猀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 愀 愀瀀甀爀愀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 攀洀 愀最漀猀琀漀Ⰰ 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 爀攀搀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 愀琀攀渀漀 攀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 昀漀爀愀洀 爀攀搀漀戀爀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 渀漀 猀攀樀愀 搀椀猀琀漀爀挀椀搀愀 漀甀 搀攀渀攀最爀椀搀愀⸀
Para tanto, foi estipulado o prazo de uma semana para a redação das histórias. Devido ao vasto material apurado, foi necessária a criação de mais três capítulos. Logo, durante cerca de 40 dias, onze capítulos foram redigidos. Mesmo sendo uma função designada, a princípio, às alunas Camilla e Nellise, as demais integrantes do grupo também colaboraram com a elaboração dos mesmos, para que o trabalho fosse entregue dentro do prazo. ऀऀ伀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 爀攀琀爀愀琀愀洀 愀 瘀椀搀愀 攀 愀琀甀愀漀 搀攀 䄀氀琀椀渀漀 䌀漀爀爀攀椀愀 攀洀 洀攀椀漀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 渀愀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 最愀渀栀愀爀愀洀 攀猀瀀愀漀 渀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 愀洀愀爀爀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 琀爀愀稀ⴀ氀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ 栀愀樀愀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 猀漀 挀漀渀琀愀搀愀猀 渀漀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 昀氀愀猀栀戀愀挀欀Ⰰ 愀猀 愀甀琀漀爀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀愀洀 愀 瘀椀愀最攀洀 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 嘀攀渀挀攀猀氀愀甀⸀
A titulação dos capítulos ocorreu no decorrer da redação e no fechamento do livro, sendo escolhidos pelas próprias autoras. O objetivo dos nomes foi criar um clima descontraído para o início da leitura, brincando com detalhes abordados nas histórias ou com ditados populares, de forma que se tornassem um atrativo para a curiosidade do leitor e, consequentemente, levassem à leitura. ऀऀ䄀瀀猀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 漀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 漀 瀀爀愀稀漀 搀攀 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀⸀ 一愀 昀甀渀漀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀瘀愀 愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 氀椀瘀爀漀 渀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀猀猀攀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 愀甀琀漀爀愀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 甀洀愀 切渀椀挀愀 渀愀爀爀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 琀愀洀戀洀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 挀漀氀漀挀愀爀 漀 琀攀砀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 爀攀最爀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瘀攀挀甀氀漀⸀
A etapa seguinte corresponde à diagramação, que levou cerca de um mês para ser finalizada, juntamente com a revisão do arquivo final feita em uma semana. No corpo do texto do livro-reportagem foram colocados 49 imagens, dentre fotografias, reproduções de jornais, arquivos e documentos digitalizados, de forma que se assimilassem com a história contada. Estes fazem parte do clipping realizado pelas autoras no início do trabalho, sendo selecionadas de acordo com a ligação com as histórias. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䄠氀琀椀渀漀㨀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀ᴀ† 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 愀 瘀椀搀愀 攀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䄀氀琀椀渀漀 䌀漀爀爀攀椀愀Ⰰ 愀漀 攀洀瀀氀愀挀愀爀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 愀 渀瘀攀氀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 吀愀洀戀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 伀攀猀琀攀 倀愀甀氀椀猀琀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 愀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 㤀㔀 攀 㤀㠀 㬀 愀氀洀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀 爀攀最椀漀渀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀ⴀ戀椀漀最爀愀昀椀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 洀愀椀漀爀 愀搀攀焀甀愀漀 愀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀
Para tanto, o estilo textual empregado trata-se do jornalismo literário. Contudo, para o estilo narrativo, as pesquisadoras optaram por não se prender às datas do passado. A obra foi conduzida pela apresentação de experiências que contextualizam o período determinado, seguindo o método progressivo-regressivo, “[...] cheio de flash-backs, ou seja, alternando na narração as temporalidades de uma vida”, conforme explana Borges (2010, p. 225). ऀऀ䄀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 ⠀瀀漀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⤀ 渀漀 攀渀爀攀搀漀 洀漀猀琀爀愀ⴀ猀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀攀猀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀攀洀 渀愀 瘀椀搀愀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 嘀椀氀愀猀 䈀漀愀猀 ⠀㈀ ㈀⤀Ⰰ 甀洀愀 漀戀爀愀 戀椀漀最爀昀椀挀愀 愀樀甀搀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 爀攀洀漀琀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀Ⰰ 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 漀 戀椀最爀愀昀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 洀漀氀搀愀爀愀洀 猀攀甀 戀椀漀最爀愀昀愀搀漀 漀甀 昀漀爀愀洀 瀀漀爀 攀氀攀 洀漀氀搀愀搀漀猀⸀ 匀攀洀 瀀愀猀猀愀搀漀 渀漀 栀 戀椀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀 栀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀 愀最 洀愀椀切猀挀甀氀漀⸀ᴀ†⠀嘀䤀䰀䄀匀 䈀伀䄀匀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㠀⤀⸀
A partir das experiências de Altino Correia foi possível entender melhor a história do jornalismo da região de Presidente Prudente. Assim, a obra tem como público-alvo profissionais de comunicação, acadêmicos que apresentem interesse pelo tema, além da sociedade em geral, já que se trata de uma obra comemorativa ao centenário da cidade, completado em 14 de setembro de 2017.
5.1 Nome da publicação
A expressão “o repórter do interior” denota a atuação do jornalista como o responsável pela cobertura da região de Presidente Prudente para veículos de circulação nacional. Ao mesmo tempo, o título remete à coluna “Memórias de um Repórter do Interior”, redigida por Altino Correia no jornal Tribuna da Imprensa, de 2005 a 2007, que mais tarde deu origem ao nome do blog de notícias (altinocorreia.blogspot.com.br) mantido pelo jornalista, desde 2007.
5.1.1 Seleção de fontes
De acordo com Borges (2010), o “mergulho na alma” do personagem torna completa uma biografia. Sendo assim, a pesquisa sobre a vida de uma pessoa se dá “[...] por intermédio das ‘vozes’ que nos chegam do passado, dos fragmentos de sua existência que ficaram registrados, ou seja, por meio das chamadas fontes documentais.” (BORGES, 2010, p. 212). Diários, memórias, tradição oral familiar, fotos, objetos pessoais, entrevistas na mídia (orais, escritas ou em vídeos), podem revelar a personalidade e intimidade do biografado. ऀऀ倀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 漀戀爀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀洀椀最漀猀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀攀 䄀氀琀椀渀漀 䌀漀爀爀攀椀愀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀最椀猀琀爀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀愀爀琀攀椀爀愀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀甀爀愀渀琀攀 猀甀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 瀀漀爀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 攀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀愀 洀搀椀愀 焀甀攀 琀爀愀琀愀洀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 椀渀搀攀砀愀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀漀琀漀猀 攀 爀攀挀漀爀琀攀猀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 愀猀猀椀渀愀搀愀猀 瀀漀爀 䌀漀爀爀攀椀愀⸀
㔀⸀㈀ 倀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀
ऀऀ倀愀爀愀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 瘀攀爀琀椀挀愀氀Ⰰ ᰀ映漀爀洀愀琀漀 洀愀椀猀 挀漀洀甀洀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 洀甀渀搀椀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 栀戀椀琀漀 攀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀甀猀攀椀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ⸠ ⠀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㈀⤀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 漀戀爀愀 昀漀椀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 漀昀昀猀攀琀 㤀 最⼀洀눀Ⰰ 攀洀 琀愀洀愀渀栀漀 ㈀ 砀㌀挀洀Ⰰ 挀漀洀 攀渀挀愀搀攀爀渀愀漀 攀洀 挀愀瀀愀 搀甀爀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䌀漀氀氀愀爀漀 ⠀㈀ ㈀⤀Ⰰ 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀 琀攀洀 挀甀猀琀漀 洀愀椀猀 攀氀攀瘀愀搀漀㬀 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 最愀爀愀渀琀攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀焀甀椀渀琀攀 攀 搀甀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀
De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (apud COLLARO, 2012), o projeto gráfico de uma obra é elaborado conforme a categoria literária a que pertence, sendo responsável por transformá-la em um produto atraente e consumível pelo leitor. A partir disso, Collaro (2012) ressalta que esse planejamento visual deve adequar-se ao conteúdo do livro, a fim de que a proposta do autor seja compreendida por meio dos elementos que compõem o desenho das páginas, como cor, tipologia e imagens.ऀऀ一漀 焀甀攀 瘀攀爀猀愀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀爀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 猀甀愀 搀攀昀椀渀椀漀 攀猀琀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀⸀ 匀漀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 愀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀漀爀 甀洀愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 最渀攀爀漀Ⰰ 椀搀愀搀攀Ⰰ 最漀猀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 攀 昀愀琀漀爀攀猀 挀氀椀洀琀椀挀漀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀愀搀愀 瀀椀最洀攀渀琀漀 挀愀爀爀攀最愀 甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 攀 椀洀瀀爀椀洀攀 渀漀 挀爀攀戀爀漀 爀攀愀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀⸀ ᰀ䄠猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瘀椀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 昀漀爀琀攀洀攀渀琀攀 猀甀愀猀 爀攀愀攀猀 猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 攀 愀 挀愀搀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀挀甀洀甀氀愀搀愀 挀爀椀愀 愀氀最甀洀愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀⸀ 倀攀猀猀漀愀猀 搀攀 椀搀愀搀攀 洀愀椀猀 愀瘀愀渀愀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 琀攀渀搀攀洀 愀 瀀爀攀昀攀爀椀爀 琀漀渀猀 昀爀椀漀猀Ⰰ 搀攀 戀愀猀攀 愀稀甀氀⸀ᴀ†⠀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㌀ ⤀
Tendo em vista o público leitor, composto em sua maioria por adultos, o projeto propõe o uso do amarelo combinado ao preto e branco, conferindo efeito de luz e sombra ao matiz. De acordo com Williams (2013, p. 100), trata-se de uma combinação monocromática, “[...] composta de uma cor com um número qualquer de suas sombras e luzes correspondentes”.ऀऀ倀愀爀愀 漀 挀漀爀瀀漀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 昀漀椀 愀 䔀氀攀挀琀爀愀 䰀吀 刀攀最甀氀愀爀Ⰰ 攀洀 琀愀洀愀渀栀漀 ㈀瀀琀Ⰰ 挀漀洀 攀渀琀爀攀氀椀渀栀愀 搀攀 㔀 瀀漀渀琀漀猀⸀ 䤀渀猀瀀椀爀愀搀愀猀 渀漀 攀猀琀椀氀漀 挀氀猀猀椀挀漀Ⰰ 昀漀渀琀攀猀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 爀漀洀愀渀愀 愀渀琀椀最愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀氀琀漀 最爀愀甀 搀攀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀洀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 搀攀猀挀愀渀猀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀洀 瘀椀爀琀甀搀攀 搀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 瘀攀爀椀昀椀挀愀搀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 栀愀猀琀攀猀 攀 猀攀爀椀昀愀猀 琀爀椀愀渀最甀氀愀爀攀猀 搀漀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀攀猀 ⠀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀⤀⸀
Quanto à formatação do título da obra, disposto na capa, e também dos títulos associados a cada um dos capítulos foi aplicada a fonte Montserrat Light, em tamanho 40 pt, pertencente a uma família lapidária. Conforme Collaro (2012), essa tipografia é formada por letras com pouca variação em suas hastes, cujas extremidades não possuem serifas, priorizando a visibilidade textual.ऀऀ䄀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀愀 挀愀瀀愀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀 愀甀琀漀爀 ⠀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ ㈀ ㈀⤀Ⰰ 愀 挀愀瀀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 昀椀猀椀漀渀漀洀椀愀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀⸀ 匀甀愀 昀甀渀漀 瀀爀漀琀攀最攀爀 漀 洀椀漀氀漀 攀 愀猀猀攀最甀爀愀爀 愀 瀀爀漀洀漀漀 攀 瘀攀渀搀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀攀 猀甀瀀漀爀琀攀Ⰰ 漀 氀攀椀琀漀爀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 漀戀爀愀⸀
준 昀愀琀漀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀搀漀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 最爀愀瘀愀洀 愀 琀椀瀀漀氀漀最椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀攀洀 愀 昀漀爀洀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 洀愀猀 愀猀 挀漀爀攀猀 猀漀 椀渀攀猀焀甀攀挀瘀攀椀猀 愀漀 挀爀攀戀爀漀 栀甀洀愀渀漀⸀ 一攀洀 猀攀洀瀀爀攀 甀猀愀爀 甀洀愀 最愀洀愀 瘀愀爀椀愀搀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 焀甀攀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 猀攀爀 甀洀 猀甀挀攀猀猀漀㬀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 挀愀瀀愀猀 洀漀渀漀挀漀氀漀爀攀猀 漀甀 戀椀挀漀氀漀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀 洀愀椀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 漀戀爀愀⸀ ⠀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㘀⤀
倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 甀洀 瀀漀爀琀爀愀椀琀Ⰰ 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 搀攀 䄀氀琀椀渀漀 䌀漀爀爀攀椀愀Ⰰ 琀漀洀愀搀漀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀⸀ 吀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 挀氀漀猀攀ⴀ甀瀀Ⰰ 攀猀猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 椀猀漀氀愀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 搀愀 挀攀渀愀 攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 瀀愀爀愀 漀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀⸀ ᰀ匠攀甀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 琀漀 昀攀挀栀愀搀漀 焀甀攀 搀攀猀琀愀挀愀 愀 昀椀猀椀漀渀漀洀椀愀 搀漀 猀甀樀攀椀琀漀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀愀渀搀漀 攀洀 瀀漀爀 洀攀渀漀爀攀猀 猀攀甀猀 琀爀愀漀猀 攀 攀洀漀攀猀⸀ᴀ†⠀䈀伀一䤀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㜀⤀⸀ 一愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀愀搀愀 愀 爀攀最椀漀 搀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 挀攀爀挀愀搀漀猀 搀攀 猀漀洀戀爀愀猀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀爀漀洀瀀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 昀愀挀椀愀椀猀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䄀 爀攀愀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 戀甀猀挀漀甀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 洀椀猀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀㨀 猀攀爀 漀猀 ᰀ漠氀栀漀猀ᴀ†搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瘀椀猀漀 挀漀洀漀 甀洀 搀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀⸀
Para a confecção do livro-reportagem, também foram elaborados os demais elementos que compõem a estrutura geral de um livro, como página de guarda, frontispício ou página de rosto, sumário, agradecimentos, apresentação, prefácio e referências. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀爀漀搀甀稀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 愀漀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 爀攀愀椀猀 攀洀 猀甀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 甀洀愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 琀攀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀搀甀稀椀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀昀甀渀搀椀搀愀 挀漀洀 昀椀挀漀 焀甀愀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀
Os depoimentos que compõem o livro “Altino: o repórter do interior” permitiram ao grupo constatar que Altino Oliveira Correia foi uma figura a frente de seu tempo, com destaque à ética profissional e à maestria para atuar em diferentes veículos. O jornalista também é considerado a frente de seu tempo por ser escolhido pela grande imprensa, para representar a região oeste do Estado de São Paulo. Dessa forma, pôde contribuir com o desenvolvimento do jornalismo na região de Presidente Prudente por meio do trabalho desenvolvido enquanto correspondente regional. Portanto, a importância deste trabalho se dá pela necessidade de tornar documento a trajetória desse profissional, que carrega valor histórico e profundidade de informação.ऀऀ䐀甀爀愀渀琀攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 焀甀攀 愀 爀攀最椀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀 漀 挀愀爀琀攀爀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀爀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䤀猀猀漀 漀挀漀爀爀攀 愀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 栀愀樀愀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀 洀攀猀洀愀 渀漀 猀攀 瘀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀愀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 焀甀攀 愀挀愀戀愀洀 挀漀戀爀椀渀搀漀 漀 昀愀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 瀀攀氀愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀⸀
Assim, fica evidente a contribuição exercida pela imprensa na construção histórica de uma sociedade como um importante registro documental de uma época. Posto isso, o presente trabalho se trata de um documento, no sentido de organizar as memórias dos profissionais que exerceram influência na história do jornalismo regional. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀伀一䤀Ⰰ 倀愀甀氀漀 䌀猀愀爀⸀ 伀 搀椀猀挀甀爀猀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀㨀 愀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ㈀ ⸀㈀㠀㘀 昀⸀吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀ ጀ†唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀刀䜀䔀匀Ⰰ 嘀愀瘀礀 倀愀挀栀攀挀漀⸀ 䜀爀愀渀搀攀稀愀猀 攀 洀椀猀爀椀愀猀 搀愀 戀椀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䤀渀㨀 倀䤀一匀䬀夀Ⰰ 䌀愀爀氀愀 䈀愀猀猀愀渀攀稀椀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 䘀漀渀琀攀猀 䠀椀猀琀爀椀挀愀猀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ⸀瀀⸀ ㈀ ㌀ⴀ㈀㈀㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 䌀攀氀猀漀⸀ 倀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀㨀 愀爀琀攀 攀 琀挀渀椀挀愀 渀愀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀 瀀愀爀愀 䤀渀椀挀椀愀渀琀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀甀猀瀀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 倀最椀渀愀猀 䄀洀瀀氀椀愀搀愀猀㨀 伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 唀渀椀挀愀洀瀀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䄀匀 䈀伀䄀匀Ⰰ 匀攀爀最椀漀⸀ 䈀椀漀最爀愀昀椀愀猀 攀 戀椀最爀愀昀漀猀㨀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀漀戀爀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀䰀䰀䤀䄀䴀匀Ⰰ 刀漀戀椀渀⸀ 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀漀 搀攀猀椀最渀攀爀㨀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 搀攀猀椀最渀 攀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 瀀愀爀愀 椀渀椀挀椀愀渀琀攀猀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀氀氀椀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|