ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00800</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Aplicativo  SUS Atende </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;RAQUEL GARCIA MARINIELLO (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Maria Gabriela Silva Souza (UNIVERSIDADE GUARULHOS); Fabio Martins (UNIVERSIDADE GUARULHOS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Atendimento Sus, Aplicativo, Meios Digitais, Comunicação, Colaborativo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  SUS Atende é um aplicativo colaborativo, desenvolvido para auxiliar usuários das redes de saúde pública. Foi concebido como um projeto experimental de graduação do curso de Publicidade e Propaganda da UNG. O APP tem por finalidade direcionar os usuários para uma unidade que de fato atenda a especialidade, no momento de sua necessidade, situações emergências e pronto atendimento. Por ser colaborativo, oferece informações em tempo real, fornecidas pelos próprios usuários no local. Assim, de acordo com sua necessidade, é possível identificar disponibilidade de médicos, hospitais, especialidades, tempo previsto de espera e a avaliação da unidade. Com essas informações em mãos, cabe ao paciente escolhe qual local buscar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grande desafio proposto à agência foi criar um produto ou serviço inexistentes no mercado, que trouxesse benefícios relevantes e que fosse aceito pelo seu público alvo. Com todas as questões de corrupção envolvendo políticos no Brasil e o mau uso das verbas públicas, há falta de recursos essenciais, como na saúde. Outro fato de atenção foi à migração de um grande número de usuários da rede privada de planos de saúde para rede pública de saúde, ocasionando lotação em determinados pontos de atendimento mais visados. Constatada essa necessidade, surgiu a oportunidade de contribuir com um grande facilitador para a vida dessas pessoas, afinal, nenhuma delas gostaria de estar dependendo desse tipo de atendimento, que muitas das vezes não é fornecido, apesar do seu direito a ele. A comunicação para usuários é única e restrita, só as obtém comparecendo até um pronto atendimento próximo a sua residência, que muitas das vezes não são próximos, ocasionando desgastes físicos (depender grau do estado clínico), financeiros (em se tratando de locomoção), com o tempo (perdido ou não) e psicológicos (incertezas de atendimento). Observando essa realidade, muitos sofrem em seu estado mais frágil e o intuito do APP é oferecer possíveis soluções nesse momento, abastecendo os usuários de informações reais, para otimizar seu tempo, acelerando a avaliação do seu quadro clínico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O APP  SUS Atende foi desenvolvido principalmente para transmitir informações em tempo real dos atendimentos que ocorrem nas unidades de pronto atendimento da saúde pública. Totalmente colaborativo o aplicativo trará segurança e transparência nas informações, possibilitando ao usuário optar pelo hospital em que de fato terá o atendimento, com a especialidade em que necessita e tempo médio de atendimento, fazendo com que os usuários tenham em mãos, antes de sair de sua casa, todas as informações essenciais para um direcionamento preciso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A busca por dados que comprovassem a necessidade da comunicação e exploração desse setor resultou em algo desafiador. Os orçamentos são reduzidos, não há conexão entre profissionais da saúde e usuários e nem a disponibilidade de informações rápidas. Além disso, em 2014, a GE Healthcare realizou a pesquisa  O Valor do Saber , sobre a importância dos avanços tecnológicos para a área da saúde, sendo entrevistadas cerca de 10 mil pessoas em dez países, incluindo o Brasil. Avaliando os resultados, foi possível perceber que a infraestrutura de saúde de cada lugar é reflexo de suas características, sociais, econômicas e políticas. Por exemplo, dos entrevistados do Brasil, 81% disseram que uma grande preocupação é diminuir o tempo de espera para ser atendido, o que sugere que a saúde no Brasil é estratificada, ou seja, há uma lacuna entre padrões de atendimento público e privado que resulta em uma distribuição desigual de médicos e recursos no território nacional. Entre as tecnologias que os entrevistados acreditam que mudarão o atendimento de saúde está a que reduza o tempo de espera em pronto socorro, para 83% dos entrevistados. Para a distribuição correta dos usuários para os polos de atendimento, o  APP SUS Atende surge como ferramenta de comunicação e direcionamento, tudo em tempo real e colaborativo. Como uma perspectiva do impacto do aplicativo, segundo dados do próprio ministério da saúde, 70% da população brasileira depende exclusivamente do SUS. Dados do Tribunal de Contas da União (TCU) indicam, ainda, que 64% dos hospitais estão sempre com superlotação, sendo que apenas 6% nunca estão cheios. Mediante a essas pesquisas, desigualdades e a falta de comunicação para com os usuários, que foi desenvolvido o APP  SUS Atende . Incluam na webliografia http://www.icamp.com.br/os-avancos-tecnologicos-na-area-da-saude/ http://portal.cfm.org.br/images/PDF/datafolhacfmapmago14.pdf http://www.mv.com.br/pt/blog/alguns-dados-sobre-a-saude-publica-brasileira-em-que-voce-precisa-ficar-de-olho </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O start do projeto foi a necessidade de criar um aplicativo inédito, que pudesse solucionar um problema e fosse útil à sociedade. A partir daí foi realizado um brainstorm e algumas ideias foram colocadas em discussão. Selecionadas as necessidades, iniciou-se o projeto de pesquisa, definição dos diferenciais e a viabilidade real do APP. Foram desenvolvidas então as funcionalidades, conceitos de usabilidade e o desenvolvimento da interface, prevendo todo o processo de alimentação e consulta do aplicativo. O envolvimento com o projeto deu-se com as experiências pessoais das estudantes, como usuárias do Sistema Único de Saúde, relatos de amigos e o descaso com a população na saúde. A deficiência comunicacional é um grande desafio nas redes de pronto atendimento, sendo realizado apenas como algo básico e indefinido. Após colher as necessidades desses usuários, foi levantada a questão: Como ter acesso às informações das especialidades médicas que estão em atendimento no exato momento em que preciso? Com isso, foi idealizado o desenvolvimento do App para servir de oportunidade de acesso a informação, abastecido pelos próprios usuários, informações reais, em tempo real, direcionando rotas e o tempo de espera dos atendimentos prestados em cada unidade. Possuir essas informações antes de se locomover até o local do atendimento desejado, gerando assim a troca de informações reais e precisas, de usuários que já realizaram seu atendimento e repassam a informação de forma contribuir para a comunidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  SUS Atende é um aplicativo que está em fase experimental para iOS e Android. O intuito é ser um grande facilitador para dependentes do pronto atendimento do SUS. Agindo como uma base de dados em tempo real e colaborativa, para uma comunicação ágil e de fácil acesso. Com o App o usuário irá consultar a especialidade que necessita, em qual hospital essa especialidade está disponível, tempo de espera desse atendimento e alternativas de rotas de unidades próximas ao local solicitado.  SUS Atende é um aplicativo voltado para a saúde e para as necessidades de pronto atendimento, possibilitando o compartilhamento de informações dos atendimentos já prestados. Servindo assim de base de dados para a população e suas decisões de rotas para o atendimento médico da especialidade requerida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O grande desafio foi encontrar uma solução para uma necessidade tão presente do dia-a-dia do brasileiro, um momento vulnerável, de grande instabilidade emocional, em que não se é possível encontrar um a caminho melhor e adequado. Em meio às dificuldades de locomoção, a falta de recursos financeiros e o fato de precisar de um atendimento emergencial de saúde. O projeto está em fase experimental. Estamos desenvolvendo um plano de negócios que torne possível colocar o aplicativo em prática. É muito gratificante ver um projeto iniciado em sala tendo grande possibilidade de ser lançado e auxiliar a um grande número de pessoas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Sus - O que Você Precisa Saber Sobre o Sistema Único de Saúde - 1ª edição Associação Paulista de Medicina - São Paulo 2000<br><br>http://www.icamp.com.br/os-avancos-tecnologicos-na-area-da-saude/<br><br>http://portal.cfm.org.br/images/PDF/datafolhacfmapmago14.pdf<br><br>http://www.mv.com.br/pt/blog/alguns-dados-sobre-a-saude-publica-brasileira-em-que-voce-precisa-ficar-de-olho<br><br> </td></tr></table></body></html>