INSCRIÇÃO: 00838
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO04
 
TÍTULO: Revista Buzz
 
AUTORES: FRANCINE DA SILVA RODRIGUES (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Geraldo José Santiago (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); João Flávio de Almeida (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Murilo Pinheiro (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Rafael Martins dos Reis (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Desiree Fernanda Viana Trés (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Ananda Silva Revece (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Douglas Gabriel de Paulo (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Lívia Maria de Oliveira Furlan (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Lucas Pereira das Mercês (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Samantha Fontão Verhaeg (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Sarah Pelloso da Silva (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Alice de Carvalho Leal (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Giovanna Grepi (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Giovanna Pratali Moreira (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Murilo Badessa Guimarães (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Juliana Marina Leal Nascimento de Deus (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Líria Machado (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Leonardo de Castro Segur (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Maria Júlia Pereira Villalobos Saretta (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Paulo Henrique Apolinário (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Cesar Luis Mulati (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Guilherme Ghirardelli (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Pedro Bevilaqua Grossi (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Jeziel Henrique Araujo (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Vitor Conde Neves (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO); Júlia Gracioli Dearo Vasconcelos (UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO)
 
PALAVRAS-CHAVE: Revista Impressa, Revista, Comunicação, Desigualdades, Gêneros
 
RESUMO
A revista “BUZZ” é o projeto interdisciplinar do 6º semestre do Curso de Jornalismo da Unaerp. O objetivo da publicação é oferecer ao aluno a experiência de exercer o jornalismo de profundidade em temas complexos da sociedade contemporâneo. A cada nova edição, a revista “BUZZ” dedica-se a uma dessas temáticas, que é apresentada ao leitor sob diversos ângulos (cada reportagem aborda um ou mais aspectos). A segunda edição da revista, lançada no segundo semestre de 2017, trouxe como tema a questão dos "Gêneros na Sociedade Contemporânea". A publicação teve o intuito de dar voz às minorias e mostrar quais são os papeis atualmente desempenhados por homens, mulheres e transgêneros na sociedade brasileira. A partir da execução do projeto, ficou constatada a importância social do jornalista, tal como a viabilidade da atividade prática como um elemento de motivação para os alunos.
 
INTRODUÇÃO
A Buzz é a revista digital e impressa, criada no segundo semestre de 2016 para a prática laboratorial interdisciplinar dos alunos do 6º semestre do curso de Jornalismo da UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto. É a base do Projeto Experimental Revista, parte integrante do conjunto da produção jornalística e de atividades de extensão realizadas pelos alunos ao longo do curso.਀ O objetivo é proporcionar aos estudantes de Jornalismo espaço e recursos para desenvolver habilidades inerentes à profissão, alicerçado em projeto editorial definido e orientado a um público real, leitores de Ribeirão Preto e Região, com publicação efetiva e periodicidade regular na internet (versão online) e impressa. ਀ A revista é produzida no 2º semestre do ano letivo, como atividade pedagógica das disciplinas Produção e Edição em Jornalismo IV, com orientação dos professores Rafael Martins dos Reis e Murilo Pinheiro; Design Gráfico III (editoração eletrônica da revista), orientação do Prof. João Flávio de Almeida e Fotojornalismo II, orientação do Prof. Cesar Mulati.਀ A revista é produzida no Laboratório de Editoração Eletrônica e Computação Gráfica (LECOGRAF) do curso de Jornalismo e conta com o suporte do Laboratório de Fotografia e demais estruturas específicas do curso.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀昀攀爀攀挀攀 愀漀 愀氀甀渀漀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 瀀愀爀愀 攀砀攀挀甀琀愀爀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 攀 爀攀搀愀漀Ⰰ 攀搀椀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 最爀昀椀挀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀 愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀爀瀀爀椀漀猀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 瘀攀爀猀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀 椀洀瀀爀攀猀猀愀⸀ ਀䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀昀攀琀椀瘀愀ⴀ猀攀 渀漀 㘀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀 攀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 愀氀甀渀漀 瀀漀猀猀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 搀漀洀椀渀愀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 昀漀爀洀愀琀漀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀 攀 最攀爀椀爀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀爀 渀甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 洀甀琀愀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀⸀  ਀䄀氀洀 搀攀 搀漀洀椀渀愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀漀 栀甀洀愀渀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀漀 氀攀瘀愀爀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 漀 瀀氀甀爀愀氀椀猀洀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀洀漀 琀椀挀愀 攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀㬀 挀甀氀琀甀爀愀㬀 愀爀琀攀Ⰰ 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 挀椀渀挀椀愀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 攀猀瀀漀爀琀攀猀Ⰰ 氀愀稀攀爀 攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀㬀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 最氀漀戀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 爀攀最椀漀渀愀氀椀稀愀漀 攀 愀猀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀 攀 愀 瘀椀搀愀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀⸀
 
JUSTIFICATIVA
O jornalismo contemporâneo, não importa se em sua plataforma física ou digital, resgata aspectos marcantes da história da sociedade. Entre elas está a necessidade de contar histórias e de apresentar conteúdo profundo, que vá além do simples relato factual dos temas do dia ou da semana.਀ Em um mundo cada vez mais competitivo e onde a informação é um bem dos mais abundantes, é imprescindível que o jornalista seja capaz de produzir reportagens que fujam das informações triviais e que fazem de uma agenda comum da imprensa. As matérias precisam inovar e surpreender para ganhar um dos prêmios mais concorridos da atualidade: a atenção do público.਀ Conseguir superar tudo aquilo que é superficial, ser surpreendente e cativar o leitor com grandes reportagens, que façam diferença em sua vida ou ao menos o coloquem para refletir por alguns momentos, são características que tradicionalmente fazem parte do DNA do jornalismo de revista.਀ É dentro desse contexto que nasce a Buzz. A revista objetiva proporcionar aos estudantes de jornalismo a experiência de produzirem conteúdo que supere em qualidade editorial e de texto as notas e reportagens curtas, características do jornalismo cotidiano.਀ A Buzz objetivo ainda apresentar ao público de Ribeirão Preto e de qualquer outra parte do país, graças ao alcance proporcionado pelas mídias digitais, um jornalismo de qualidade e alinhado com as preocupações e desafios da sociedade contemporânea, como igualdade racial, inclusão das minorias, ética, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.਀ O projeto interdisciplinar Revista atende aos seis eixos de formação seis eixos de formação recomendados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo, em especial ao Eixo de Formação Profissional, ao fundamentar o conhecimento teórico e prático, familiarizando o aluno com os processos de gestão, produção, métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística, possibilitando-lhes investigar os acontecimentos relatados pelas fontes, bem como capacitá-los a exercer a crítica e a prática redacional em língua portuguesa, as inovações tecnológicas, retóricas e argumentativas; ao Eixo de Aplicação Processual, uma vez que oferece ao estudante de jornalismo as ferramentas técnicas e metodológicas, de modo que possa efetuar coberturas em jornalismo impresso de revista, jornalismo online e outras demandas do mercado de trabalho; ao Eixo de Prática Laboratorial, ao proporcionar ao aluno condições para adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades inerentes à profissão a partir da aplicação de informações e valores. Além de integrar todos os eixos, através do projeto editorial definido e orientado a público real, com publicação efetiva e periodicidade regular da revista Buzz.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀最洀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀爀 搀攀挀椀搀椀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀爀愀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀漀爀 ᰀ䜠渀攀爀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀ᴀ⸠ 倀愀爀愀 匀䌀䄀䰀娀伀 ⠀㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㘀⤀Ⰰ ᰀ愠 猀攀最洀攀渀琀愀漀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀 搀漀 焀甀攀 愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 昀愀氀愀爀 挀漀洀 洀甀椀琀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀ᴀ⸠   ਀倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀挀椀搀椀爀 攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 攀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 攀洀 瀀愀甀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀  ਀䌀愀搀愀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀攀 瀀漀猀猀攀 搀攀猀琀攀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀漀甀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 䘀攀椀琀漀 椀猀琀漀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀ 吀甀搀漀 挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀 攀 搀攀 昀漀爀洀愀 戀攀洀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀猀猀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 渀愀琀甀爀愀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀漀椀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀 琀漀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 愀 渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 䴀甀爀椀氀漀 倀椀渀栀攀椀爀漀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀 刀攀椀猀 攀 䌀攀猀愀爀 䴀甀氀愀琀椀⸀ 䌀漀洀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀漀渀挀氀甀搀愀猀 攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀挀甀瀀愀搀漀猀Ⰰ 漀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀ ਀䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀愀猀猀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 愀 愀昀椀爀洀愀漀 搀漀 最渀攀爀漀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀挀攀椀琀愀漀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瘀椀猀漀甀 愀 爀攀搀甀漀 搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最渀攀爀漀猀⸀  ਀䔀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀  挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 猀漀戀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䨀漀漀 䘀氀瘀椀漀 搀攀 䄀氀洀攀椀搀愀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 挀漀渀琀攀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ 䌀漀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 昀椀挀漀甀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀洀 搀椀猀琀椀渀漀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀愀椀砀愀猀 攀琀爀椀愀猀⸀ 䨀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 焀甀攀 渀漀 琀攀洀 最渀攀爀漀Ⰰ 渀漀 攀猀琀 搀攀昀椀渀椀搀漀 挀漀洀漀 栀漀洀攀洀Ⰰ 渀攀洀 洀甀氀栀攀爀⸀ 吀漀搀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 猀攀 最甀椀漀甀 渀愀猀 漀戀爀愀猀 ᰀ匠椀渀琀愀砀攀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀ᴀ†⠀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ ㈀  ㌀⤀Ⰰ 攀 ᰀ䐠攀猀椀最渀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀㨀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀椀搀琀椀挀愀ᴀ†⠀䴀唀一䄀刀䤀Ⰰ ㈀  㘀⤀⸀ ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䐀伀一䐀䤀匀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀  戀愀猀攀愀搀漀 攀洀 琀甀搀漀 焀甀攀 猀攀 瘀⸀ 䔀 椀猀猀漀  猀 甀洀 搀攀琀愀氀栀攀 搀愀 爀攀愀氀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 瘀椀猀甀愀氀 琀攀洀 渀愀 瘀椀搀愀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀ 䌀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀猀猀愀 瘀椀猀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 戀猀椀挀漀 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 挀愀瀀愀挀椀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 愀 ᰀ瘠攀爀ᴀ†洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 ᰀ攠渀砀攀爀最愀爀ᴀ⸠ 䄀 挀愀瀀愀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 甀猀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 瘀椀瘀愀猀 攀 昀漀爀琀攀猀Ⰰ 昀漀挀愀渀搀漀 渀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 漀 愀稀甀氀 攀 爀漀猀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 渀攀漀渀 焀甀攀 猀漀 洀愀椀猀 挀栀愀洀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 渀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀愀氀愀爀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 洀漀渀漀挀爀漀洀琀椀挀愀猀⸀ ऀ ਀唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 琀挀渀椀挀愀猀 搀愀 倀爀漀瀀漀爀漀 섀甀爀攀愀 ⠀䴀唀一䄀刀䤀Ⰰ ㈀  㘀⤀ 瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 瘀椀猀甀愀氀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 渀愀 瀀愀爀琀攀 椀渀琀攀爀渀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 漀 琀琀甀氀漀 攀 愀 氀椀渀栀愀 昀椀渀愀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 渀漀 挀愀渀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀猀焀甀攀爀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀攀  漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀甀最愀爀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 漀氀栀愀 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 瘀椀爀愀 甀洀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 攀 椀猀猀漀 猀攀 搀攀瘀攀 瀀爀漀瘀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 洀漀搀漀 漀挀椀搀攀渀琀愀氀 搀攀 猀攀 椀洀瀀爀椀洀椀爀 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀 瀀攀氀漀 昀漀爀琀攀 挀漀渀搀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 搀漀 昀愀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀洀漀猀 愀 氀攀爀 搀愀 攀猀焀甀攀爀搀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀爀攀椀琀愀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀 戀甀猀挀愀爀 漀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 愀 琀攀渀猀漀 瘀椀猀甀愀氀 琀愀洀戀洀  愀戀漀爀搀愀搀愀 渀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 攀 椀猀猀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀愀猀 挀漀氀甀渀愀猀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 氀椀渀栀愀猀 渀漀 猀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀愀猀⸀ ਀䴀愀琀爀椀愀 瀀爀漀渀琀愀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 漀 攀猀戀漀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 攀渀瘀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 䴀愀砀椀挀漀氀漀爀 䜀爀昀椀挀愀 攀 䔀搀椀琀漀爀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 㔀   攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 㐀㠀 瀀最椀渀愀猀 挀愀搀愀⸀ 䄀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀愀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 搀椀愀 ㄀㈀ 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 挀漀洀 漀 挀漀焀甀攀琀攀氀 搀攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 䰀椀瘀爀愀爀椀愀 吀爀愀瘀攀猀猀愀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 刀椀戀攀椀爀漀匀栀漀瀀瀀椀渀最Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀猀 搀攀 刀椀戀攀椀爀漀 倀爀攀琀漀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀  攀洀 猀甀愀 瘀攀爀猀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 昀漀椀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 猀椀琀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ⴀ  眀眀眀⸀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀甀渀愀攀爀瀀⸀挀漀洀⸀戀爀 ጀ†攀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀洀 瘀爀椀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀愀  甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 戀愀椀爀爀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A revista Buzz é publicada anualmente, sempre no segundo semestre e em edições monotemáticas. Isso significa que todas as matérias de uma edição abordam o mesmo tema central, tornando-a uma fonte de referência e profundidade sobre a temática escolhida.਀ Na primeira edição da revista, em 2016, foi abordada a temática sustentabilidade. Já a segunda edição da publicação, em 2017, tem como tema central “Gêneros na sociedade contemporânea”. Histórias que a conectem com economia, política, diversidade, mercado de trabalho, responsabilidade social, cultura, moda e artes estão entre os temas que foram abordados através das matérias dos alunos.਀ Com medidas de 41x27 centímetros aberta, 48 páginas e com o objetivo de manter uma boa qualidade na produção da revista, para a capa foi utilizado papel couche fosco de gramatura 115, colorido e sem verniz. Para o miolo foi usado papel couche fosco de gramatura 50, com imagens em 300 DPIs, CMYK, preto e branco e com o acabamento de uma dobra e dois grampos abordou 22 matérias sobre o tema. ਀ A revista começa com um editorial sobre a afirmação de gêneros no Brasil, retratando os vários problemas que todos os gêneros encontram por serem quem são.਀ A matéria que abre a revista, na página cinco, apresenta a história do líder de uma ONG da cidade de Pontal, onde após sofrer com o preconceito, resolveu fundar uma organização para realizar trabalhos como palestras e eventos educativos para diminuir a intolerância contra a população LGBT.਀ Na página seguinte, a segunda matéria aborda o assunto sobre “o poder feminino na política”, onde, é citado que apesar dos grandes avanços da participação das mulheres no universo político, o Brasil ainda tem pouca representabilidade feminina nesta área, sendo o 115ª colocado no ranking mundial de presença feminina no parlamento com apenas 9,9%. E na cidade de Ribeirão Preto em 147 anos de história da Câmara Municipal de Vereadores, apenas oito mulheres foram eleitas. ਀ Ainda sobre esse assunto, a reportagem seguinte trata sobre o voto feminino, que completou 85 anos no Brasil, mas que mulheres ainda lutam para conquista a igualdade na representação política. ਀ Já a quarta matéria da revista discute sobre o fato das mulheres, dos dias atuais, que não querem ser mães, e para isso duas mulheres trazem suas opiniões sobre essa questão que já está muito bem resolvidas em suas vidas.਀ Virando a página, o próximo assunto a ser discutido na Buzz é sobre as mulheres no trânsito, que segundo o Departamento Nacional de Trânsito aproximadamente 20 milhões de mulheres dirigem no Brasil, mas apesar desse número muitas delas ainda reclamam muito sobre o preconceito no trânsito.਀ Focando ainda em assuntos femininos, a sexta matéria da revista aborda a questão dos coletores menstruais, mostrando seus prós e contras e comparando-os com os absorventes comuns, internos e externos. Através da história dos coletores, mulheres opinam sobre suas preferências.਀ Visando o relacionamento familiar, a reportagem seguinte trata sobre mães que criam seus filhos sozinhas e sobre a pressão social enfrentadas pelas crianças, onde a presença de um pai é cobrada diariamente.਀ Já na página 18, a matéria traz relatos chocantes de duas mulheres que por vários motivos vivem ou já viveram nas ruas de Ribeirão Preto por conta dos vícios drogadictos.਀ Próximo texto aborda sobre a grande porcentagem, quase 70% de mulheres, que são vítimas de vingança pornográfica, onde homens, sem autorização, divulgam fotos e vídeos íntimos na internet.਀ Relacionamento abusivo é o tema da matéria seguinte. Agredidas psicologicamente, o texto traz mulheres que viveram esse tipo de violência na pele. Constrangimento, humilhação, manipulação e isolamento foram algumas das características mais frequentes relatadas por elas sobre o assunto.਀ Chegando na metade da revista, na página 24, a reportagem traz a história de três casais que dividem tudo dentro de casa, desde os afazeres domésticos até os cuidados com os filhos e mostra ainda que colaborar um com o outro faz bem para a vida do casal.਀ Ainda no universo masculino, a matéria seguinte apresenta as “aventuras de um pai solteiro”, onde um homem de 41 anos, contrariando paradigmas, adotou uma criança sozinho, e provou que a paternidade nos dias de hoje está se renovando.਀ E a questão paterna novamente se fez pauta na Buzz, mesmo sendo minoria na sociedade, a reportagem seguinte traz relatos de pais solteiros que, por motivos diversos, criam seus filhos sozinhos.਀ Entrando no universo LGBTs, a matéria da página 30 debate a questão do reconhecimento a diversidade dentro de universidades, o texto traz o relato de um jovem transgênero que precisou passar por muitos obstáculos dentro da própria faculdade que estudava para conseguir usar seu nome social na documentação da instituição de ensino.਀ O próximo texto traz o assunto sobre “redesignação sexual”, onde profissionais da saúde explicam que a cirurgia é apenas uma parte do processo de transexualização. Três personagens relatam suas experiências com esse procedimento e afirmam que por conta da longa fila no Sistema Único de Saúde acabam decidindo pagar para que essa cirurgia seja feita.਀ Na página 34 a reportagem traz a discussão sobre a “redescoberta dos gêneros”, onde as definições de gêneros estão além da dicotomia homem e mulher. Identidade de gênero, ideologia de gênero, transgênero e outros termos crescem nas conversas da sociedade.਀ “Aceitar para reintegrar”, esse é o título da próxima matéria, onde o texto trata sobre uma ONG de Ribeirão Preto que através de muitas ações sociais buscam reintegrar transexuais e travestis à sociedade.਀ Além das reportagens tradicionais, a Buzz traz na página 38 uma grande entrevista, em formato pingue-pongue, com uma psicóloga, que dentre vários assuntos abordados, acredita que a diversidade de gênero ainda é marginalizada por causa de alguns valores culturais tradicionais, ligados à família, que permanecem arraigados na sociedade.਀ Virando a folha, já na página 40 o assunto abordado é sobre a representatividade da comunidade LGBTs em campanhas publicitárias, onde é debatido sobre a inclusão social e também sobre as verdadeiras intenções das marcas para com esse universo.਀ Próximo texto trata sobre a grande ascensão das mulheres no universo sertanejo, o chamado “feminejo”, e como isso vem abrindo caminho para a participação de novas representantes do gênero na região de Ribeirão Preto. Inspiradas em grandes cantoras da atualidade três cantoras solo e um dupla relatam suas experiências sobre o assunto na matéria.਀ Ingressadas em um reduto tradicionalmente masculino, a penúltima reportagem da Buzz aborda o assunto sobre as mulheres que trabalham como árbitros assistentes. Somente no estado de São Paulo, dezesseis mulheres fazem parte desse quadro de trabalho. Em entrevista com duas profissionais, elas narram os desafios da profissão.਀ E fechando a revista com chave de ouro, a última matéria trata sobre o grande número de crianças que não têm em seu registro o nome do pai, e junto traz um emocionante relato de um rapaz que soube lidar com a ausência paterna em sua vida.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀砀攀挀甀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 昀椀挀漀甀 挀漀渀猀琀愀琀愀搀愀 焀甀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀洀 挀漀洀漀 琀愀戀甀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀氀攀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 搀攀 瀀攀爀琀漀 漀猀 瘀爀椀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 漀 焀甀攀 猀漀 攀 搀漀 樀攀椀琀漀 焀甀攀 最漀猀琀愀洀 搀攀 猀攀爀⸀  ਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀甀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 愀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 攀渀砀攀爀最愀爀 甀洀 渀漀瘀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀渀栀愀洀 猀攀爀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀Ⰰ 洀愀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 瘀爀椀愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 攀猀猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀ 伀 昀愀琀漀爀 洀漀琀椀瘀愀漀 琀愀洀戀洀 攀猀琀攀瘀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀攀稀 漀 愀氀甀渀漀 焀甀攀爀攀爀 猀攀洀瀀爀攀 猀愀戀攀爀 洀愀椀猀 攀 攀猀琀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 瀀漀爀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀猀猀攀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 焀甀攀 猀漀洀攀渀琀攀 搀愀搀漀猀 攀 渀切洀攀爀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 猀攀 猀攀渀琀椀甀 洀愀椀猀 愀最甀愀搀漀 愀 昀愀稀攀爀 搀椀昀攀爀攀渀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀⸀ ਀䄀 䈀甀稀稀 瀀爀漀瘀漀甀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 渀漀 洀攀椀漀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 洀漀猀琀爀漀甀 焀甀攀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀搀攀 ⠀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 搀攀瘀攀⤀ 琀攀爀 挀漀洀漀 洀攀琀愀 愀戀爀椀爀 攀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀攀 琀漀爀渀攀洀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 
 
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