INSCRIÇÃO: 00911
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP13
 
TÍTULO: Desligue os Pontos
 
AUTORES: Juliane de Paula (fundação mineira de educação e cultura); Daniel Lucas Soares Abreu (fundação mineira de educação e cultura); Sávio Lima Soares (fundação mineira de educação e cultura); Admir Roberto Borges (fundação mineira de educação e cultura)
 
PALAVRAS-CHAVE: desligar, economizar, energia, ,
 
RESUMO
O cartaz da campanha desligue os pontos foi criado no final do ano de 2017, pelos alunos de publicidade e propaganda da agência modelo TOTEM da Universidade FUMEC. A intenção de criar o cartaz foi conscientizar as pessoas sobre a economia de energia e que contribui muito para o meio ambiente realizando este ato. Este Paper apresenta toda a construção da peça feita pelos alunos e mostra a importância da economia de energia.
 
INTRODUÇÃO
1 INTRODUÇÃO ਀ É de extrema importância a economia de energia, preservando o meio ambiente e economia financeira. Muitas pessoas desconhecem a importância da economia de energia assim, foi decidido fazer a criação do cartaz para que pudéssemos mostrar para as pessoas e conscientizá-las sobre a importância da economia de energia. ਀ A intenção foi chamar a atenção das pessoas para que elas se conscientizassem e que quando economizamos energia automaticamente economizamos água que acaba impactando todos, pois os reservatórios quando ficam em baixo nível impacta muito na energia elétrica. ਀ Economizando energia é uma forma de prevenir ‘’apagões’’, todos os objetos que necessitam de energia que esquentam ou esfriam muito tende a ter um consumo maior de energia como, por exemplo, chuveiro elétrico, geladeira, ferro de passar e outros. ਀ Depois de analisar vários fatores foi tomada a decisão que seria feito o cartaz para conscientização de energia elétrica e que seria um trabalho muito importante a ser feito e que seria um desafio para que tornasse esse trabalho algo não só para alertar a população mais sim para crescimento pessoal e profissional de cada um que participou e ajudou com o processo da peça. ਀ O processo da peça teve o início no final do ano de 2017 pelos os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da universidade FUMEC. ਀ Cada detalhe da peça desenvolvida foi feita por meio de várias análises do que poderia ser feito para que fosse um cartaz que chamasse atenção e que trouxesse resultado e que fosse algo que atingisse a todos, de todas as classes sociais idades, homens e mulheres. ਀ Segundo Martins (2003, p.25) ‘’Criação publicitária, como tudo o mais em Propaganda, tem o propósito indiscutível de destacar o produto ou serviço no meio da multidão de produtos e serviços concorrentes. ’’
 
OBJETIVO
O objetivo do cartaz é conscientizar a população sobre a importância da economia de energia, mostrar para elas com apenas esse cartaz a importância que ‘’desligar os pontos’’ é importante para a redução de custos e para o meio ambiente. A energia elétrica no Brasil ficou cada vez mais cara durante os últimos anos devido à baixa vazão das hidrelétricas pela falta de chuva e isso tende a ocorrer nos próximos anos então é necessária uma atenção para o fato e conscientizar-se. Então foi decidido ser feito esta campanha para que chamasse atenção para o assunto. O nosso público alvo são pessoas de todas as faixas etárias de criança a idosos. ਀ Segundo Martins (2003, p.1) ਀ Criação publicitária não se ensina, mas se desenvolve à medida que é mais praticada. É a velha história de 1% de inspiração e 99% de transpiração. Observar atentamente o mundo à sua volta ajuda muito, bem como estar atento à maneira como os outros profissionais trabalham e como sempre trocando figurinhas com eles.
 
JUSTIFICATIVA
A decisão de escolher o cartaz foi depois de ser discutida a importância da economia de energia para o planeta e não só em questão de custo. Decidimos fazer o cartaz atrativo com a cor azul e o desenho de uma tomada que remete a energia elétrica. ਀ Segundo Martins (2003, p.28) ਀ ਀ Um desequilíbrio nos pesos das imagens, uma tipografia inadequada, excesso de alguma cor aqui ou acolá, tudo isso joga ਀ contra clareza da informação e, portanto, dos resultados que se poderá esperar do anúncio ou qualquer outra peça apresentada. ਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
É importante que quando for criado qualquer projeto no campo da publicidade, seja cartaz, propaganda, cartão de visita e outros, fazer com que seja alcançado o objetivo principal que é a mensagem a ser transmitida, assim foi tentado ao máximo ser feito na construção da peça. ਀ Foi chegada a conclusão que era a cor azul que chamaria mais a atenção das pessoas e decidimos que a imagem chave para remeter ao consumo de energia seria o desenho de uma tomada ideia foi aprovado por todos da equipe. ਀ Foi pensado com cada detalhe os textos que poderiam ser colocados na peça que chamasse atenção. ਀ Para Martins (2003, p.33) ‘’ O bom texto publicitário deve, enfim, ser trabalhado como se trabalha na confecção de um mosaico, unindo peças (as palavras) as mais variadas para obter um resultado surpreendente. ’’
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A peça publicitária como já dito antes foi feita para alertar a população a importância da economia de energia. ਀ Logo após a análise do briefing, o grupo executou o brainstorm decidindo a ideia de como seria produzida a peça, foi pensado em criar várias imagens para que remetesse ao consumo de energia, até que chegamos à conclusão que seria a imagem de uma tomada para que chamasse mais atenção para o assunto a ser tratado. ਀ Depois começou o processo de como seria feita essa tomada seria no modelo atual com três pinos ou o modelo antigo com dois. Depois de analisarmos as duas imagens feitas, tomamos a decisão de que se fosse feita a imagem da tomada com o modelo antigo chamaria mais atenção, pois o modelo atual tornaria mais difícil o reconhecimento do objeto. ਀ Logo em seguida começamos a decidir o título e texto da peça pensando em fazer algo diferente atrativo de modo geral e logo depois foi decidida a cor a ser usada. ਀ Para Martins (2003, p.37) ‘’Numa criação publicitária o mais importante é encontrar o conceito, aquilo que fundamenta a ideia que se quer transmitir. Daí, transformar este conceito em imagem. ’’ ਀ ਀ Estruturação da peça: ਀ Produto: Cartaz de formato A3 ਀ Imagem: Foto de uma tomada com 2 pinos, estruturada com pontos, representando energia elétrica. ਀ Título: É hora de desligarmos os pontos. ਀ Texto: Ligue-se no consumo consciente de energia, desligue tomadas e aparelhos ao terminar o seu trabalho. ਀ Logo: Logo da Universidade FUMEC ao lado inferior direito. ਀ Tipografia: Helvetica Neue.
 
CONSIDERAÇÕES
Depois de todo o trabalho na construção do cartaz sentimos que o objetivo foi alcançado assim como o esperado. ਀ Todo o processo da elaboração da peça nos proporcionou um crescimento e experiência muito grande. ਀ Houve vários desafios durante o processo de desenvolvimento do trabalho, mas tudo isso nos acrescentou bastante para que possamos crescer cada dia mais e nos empenhar para outros trabalhos futuramente. Acreditamos também que com esse trabalho, conseguiremos atingir as pessoas esperadas e fazer com que as mesmas tenham consciência da economia de energia. ਀ ਀ ਀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 娀攀挀愀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀  椀猀猀漀 愀℀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀唀吀唀刀䄀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀刀䄀匀䌀伀娀䄀Ⰰ 䨀漀漀 䄀渀稀愀渀攀氀氀漀⸀ 䄀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀唀吀唀刀䄀Ⰰ㈀  㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀