INSCRIÇÃO: | 00914 |
CATEGORIA: | PT |
MODALIDADE: | PT05 |
TÍTULO: | Fotonovela Sorria: discussões sobre o discurso da autorrealização na modernidade |
AUTORES: | Davi Medeiros Ferreira (Universidade Federal de Viçosa); Adriana Helena de Almeida Freitas (Universidade Federal de Viçosa); Ianka Maria da Silva (Universidade Federal de Viçosa); Larissa Ferreira Queiroz (Universidade Federal de Viçosa) |
PALAVRAS-CHAVE: | fotonovela, terror, autorrealização, , |
RESUMO | |
A fotonovela Sorria tem como objetivo relacionar uma narrativa de horror com os discursos da autorrealização na modernidade. Produzida para a disciplina de Fotojornalismo o grupo se baseou em uma creepypasta de mesmo nome para contar a história através de imagens. Nela, um protagonista é assombrado por um Agouro que se manifesta ordenando que ele sorria. Com os avanços da psicologia a cobrança da administração constante do estado psicológico dos sujeitos passa a ser parte do cotidiano e, por consequência, a busca pelo sucesso e auto-satisfação também. Na historia, o personagem se rende, o que simboliza a incorporação deste discurso na vida do sujeito, que em seguida, passa a reproduzi-lo. | |
INTRODUÇÃO | |
Durante a disciplina de Fotojornalismo (COM260), contamos com diversos projetos fotográficos, dentre os quais nos foi solicitado a criação de uma fotonovela. De acordo com Habert (1974, p. 17), a fotonovela é "uma forma de narrativa que utiliza foto e texto" e admite classificá-la como "gênero" (literário) por causa de sua especificidade formal. 伀 琀攀洀愀 攀爀愀 搀攀 氀椀瘀爀攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 攀 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 琀攀爀爀漀爀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀爀愀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 瀀爀攀琀攀渀搀椀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 栀 挀攀爀琀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 䄀漀 渀漀猀 搀攀瀀愀爀愀爀洀漀猀 挀漀洀 愀 挀爀攀攀瀀礀瀀愀猀琀愀 ᰀ匠漀爀爀椀愀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 瀀漀爀 圀椀氀猀漀渀 䌀漀爀搀攀椀爀漀 渀漀 戀氀漀最 䠀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 吀攀爀爀漀爀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 漀 挀漀渀琀漀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀爀椀愀 搀攀 戀愀猀攀 攀 渀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䄀猀猀椀洀 猀甀爀最椀甀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 ᰀ匠漀爀爀椀愀ᴀⰠ 焀甀攀 昀漀椀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀搀愀 挀漀洀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 洀攀搀椀愀渀琀攀 漀 甀猀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 渀漀瘀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀愀爀愀 猀甀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ Em nossa fotonovela, a história tem um protagonista que é assombrado por uma figura cadavérica, “Agouro”, que aparece lhe ordenando que sorria. Além da utilização frequente do sorriso como um elemento macabro, o grupo relacionou esta escolha com os discursos de autorrealização presentes na modernidade.䄀 爀愀挀椀漀渀愀氀椀稀愀漀 椀渀猀琀愀甀爀愀搀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀漀搀攀爀渀愀 甀洀 洀愀爀挀漀 焀甀攀 氀攀瘀愀 愀漀 爀漀洀瀀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀 愀渀琀攀猀 挀漀渀昀攀爀椀搀漀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 挀漀洀漀 愀 䤀最爀攀樀愀 䌀愀琀氀椀挀愀 攀 愀 洀漀爀愀氀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀⸀ 伀猀 搀攀戀愀琀攀猀 搀愀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 瀀猀椀挀漀琀攀爀愀瀀椀愀Ⰰ 瀀猀椀焀甀椀愀琀爀椀愀 攀 瀀猀椀挀愀渀氀椀猀攀 愀搀焀甀椀爀攀洀 洀愀椀猀 攀猀瀀愀漀 攀 氀攀最椀琀椀洀椀搀愀搀攀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 洀漀渀椀琀漀爀愀洀攀渀琀漀 攀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 焀甀攀猀琀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀猀 搀漀 猀甀樀攀椀琀漀⸀ Os frutos destes processos, o que Rieff (1990) chama de homem psicológico, são sujeitos cuja busca pelo bem-estar individual e a autorrealização se torna o principal objetivo de sua existência. A sociedade cobra que estejamos sempre em um estado de satisfação em cada percurso da vida, e ser feliz se torna, portanto, uma obrigação. | |
OBJETIVO | |
Uma vez pensado o conceito a ser trabalhado, o grupo passou a refletir sobre formas — tanto de narrativa quanto de diagramação — para melhor transmiti-lo no produto. O propósito era construir uma pequena história que operasse de forma eficaz como uma metáfora social a respeito da omissão do sofrimento nas redes sociais. Todos os detalhes da narrativa foram pensados de modo a cumprir essa finalidade. 伀 椀渀琀甀椀琀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 昀甀渀搀椀爀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀椀猀 挀漀洀 漀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 搀攀氀椀洀椀琀愀渀搀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 渀愀猀 愀渀琀椀最愀猀 挀漀洀瀀漀猀椀攀猀 搀攀猀琀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 焀甀攀爀愀洀漀猀 攀渀昀漀挀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀甀愀氀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀琀椀氀 渀漀猀 瀀愀椀渀椀猀 搀攀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ Esse propósito, além de nos permitir trazer elementos visuais de terror clássico como forma de atrair aqueles que já consomem o gênero, possibilitou que desenvolvêssemos um tema presente no cotidiano da sociedade moderna: a pressão excessiva pela demonstração da felicidade e de autorrealização nas redes sociais. 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 愀爀琀椀猀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 漀 焀甀愀渀琀漀 攀猀猀愀 瀀爀攀猀猀漀 愀琀攀爀爀漀爀椀稀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 ᰀ匠漀爀爀椀愀ᴀ⸠ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀琀爀椀戀甀洀漀猀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 昀猀椀挀愀 ⠀䄀最漀甀爀漀⤀ 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 琀爀愀搀甀稀椀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀氀最漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
A fotonovela é uma narrativa que une foto e texto em quadrinhos, sendo cada um desses quadrinhos correspondente a um trecho da história, mas se diferem dos HQs, pois não possuem desenhos, e de acordo com Sampaio (2008 apud Nascimento 1989), as fotonovelas são “gibis para adultos”.䌀爀椀愀搀愀猀 渀漀猀 愀渀漀猀 㐀 Ⰰ 渀愀 䤀琀氀椀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 攀爀愀洀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 琀椀渀栀愀洀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 椀爀 愀琀 漀 挀椀渀攀洀愀⸀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀氀愀猀 猀攀 琀漀爀渀愀爀愀洀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 渀漀猀 愀渀漀猀 㜀 攀 昀椀稀攀爀愀洀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 瀀甀戀氀椀挀愀瘀愀洀 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 漀挀甀瀀愀猀猀攀洀 漀 猀攀最甀渀搀漀 氀甀最愀爀 搀攀 琀椀爀愀最攀洀 攀 挀椀爀挀甀氀愀漀⸀ 䄀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 瀀甀戀氀椀挀愀瘀愀洀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 攀爀愀洀 愀 䔀搀椀琀漀爀愀 嘀攀挀挀栀椀Ⰰ 挀漀洀 漀 䜀爀愀渀搀攀 䠀漀琀攀氀 攀 愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䌀愀瀀爀椀挀栀漀 焀甀攀 瘀攀渀搀椀愀 洀愀椀猀 搀攀 㔀 洀椀氀 攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀⸀ Os principais aspectos para o sucesso das fotonovelas na época são os temas universais que apareciam, como amor, traições, família, cotidiano, entre outros, além de ter mais disponibilidade, comparadas ao livro, por serem menores e mais baratas. Outro motivo, era o fato delas trabalharem com o imaginário das pessoas, provocarem novas visões e novas informações, pois mesmo com seu caráter popular e sem posicionamento político explícito, as fotonovelas são um tipo de jornalismo, pois prestam um serviço à população.䴀攀猀洀漀 挀漀洀 猀甀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 渀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 渀漀 栀 琀愀渀琀漀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀Ⰰ 攀 攀氀愀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀攀爀愀洀⸀ 匀攀最甀渀搀漀Ⰰ 匀愀洀瀀愀椀漀 ⠀㈀ 㠀⤀Ⰰ 愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀 搀攀 洀愀猀猀愀 琀漀爀渀愀爀愀洀ⴀ猀攀 漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀猀 愀琀攀渀攀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 搀漀猀 攀猀琀甀搀椀漀猀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀愀猀 琀攀氀攀渀漀瘀攀氀愀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀瘀愀渀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 攀 漀 甀猀漀 攀砀愀挀攀爀戀愀搀漀 搀漀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 搀愀爀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 愀 瘀搀攀漀猀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀甀爀琀漀猀 攀 愀 瀀爀攀昀攀爀椀爀攀洀 愀挀攀猀猀愀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 爀瀀椀搀愀Ⰰ 搀椀洀椀渀甀椀渀搀漀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 樀漀爀渀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀⸀ Por isso, mesmo que a ideia de criar uma fotonovela foi do professor responsável pela disciplina de Fotojornalismo, o grupo se interessou pelo tipo de narrativa e pretende valorizar e resgatar a importância que as fotonovelas tiveram entre os anos 40 e 80, mas com temas atuais relevantes, como este da demonstração da felicidade e satisfação para a sociedade contemporânea. Além de enfatizar a importância da fotonovela como forma de jornalismo popular, prestando serviço de forma criativa e lúdica, já que trata de assuntos sociais.吀愀洀戀洀 栀Ⰰ 挀漀洀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 挀漀猀琀甀洀攀 搀攀 氀攀爀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 瘀漀氀琀攀 愀 猀攀爀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀 渀漀猀 愀渀漀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀攀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 椀洀瀀爀攀猀猀愀猀 瀀愀爀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 漀渀氀椀渀攀⸀ 伀 甀猀漀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 渀漀猀 䄀渀漀猀 䐀漀甀爀愀搀漀猀 洀漀猀琀爀漀甀 攀 愀椀渀搀愀 瀀漀搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 甀猀漀 搀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀 搀攀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 漀甀 猀攀洀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瀀漀猀猀甀攀洀 椀渀切洀攀爀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 攀 渀漀 猀 漀猀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瘀 挀漀洀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O primeiro passo para a criação da fotonovela “Sorria” foi a busca por inspirações na rede. Escolhido o gênero a ser trabalhado, o terror, foram apanhadas referências em blogs especializados em creepypasta, que, de acordo com MAIA, 2015, “é a ideia de criar histórias com base em outras histórias”, advinda da junção dos termos creepy, ou seja, assustador, e copy+pasta, expressão em inglês para “copiar e colar”.䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀甀愀猀 挀洀攀爀愀猀 一椀欀漀渀 䐀㤀 攀 甀洀 爀攀昀氀攀琀漀爀 䰀䔀䐀 挀漀洀漀 愀瀀愀爀愀琀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 ᰀ䄠最漀甀爀漀ᴀ†昀漀椀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 琀愀洀瀀攀猀 搀攀 漀氀栀漀 攀 洀愀焀甀椀愀最攀洀⸀ 䨀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 愀稀甀氀愀搀愀 攀 攀猀瘀攀爀搀攀愀搀愀 昀漀爀愀洀 愀搀椀挀椀漀渀愀搀漀猀 渀愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀⸀ 伀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 昀漀椀 椀渀猀瀀椀爀愀搀漀 渀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 攀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 攀 漀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 渀漀 椀渀猀攀爀椀爀 戀愀氀攀猀 搀攀 昀愀氀愀 渀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 猀漀洀攀渀琀攀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 搀攀 甀洀愀 漀渀漀洀愀琀漀瀀攀椀愀⸀ “Sorria” começa com o enquadramento em primeiro plano, plongée, de perfil do personagem “menino” deitado em sua cama. No quadro seguinte, a onomatopeia “toc toc toc” é indicada para sinalizar o barulho de alguém batendo à porta. O personagem vê a hora (03h33min) em seu celular, levanta-se para ver se há alguém o chamando e, quando está voltando para a cama, vê a palavra “sorria” escrita em seu espelho. Aqui, duas técnicas são utilizadas para ressaltar o clima de suspense: a primeira, relacionada à iluminação, consiste na posição do LED abaixo do plano e virado para cima, na intenção de dar à luz um efeito fantasmagórico e também de destacar a palavra no espelho; a segunda diz respeito ao enquadramento em primeiríssimo plano no rosto do personagem, a fim de mostrar sua tensão. 伀 挀攀氀甀氀愀爀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀渀焀甀愀搀爀愀搀漀 攀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀琀愀氀栀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 挀漀渀猀椀最愀 搀椀猀挀攀爀渀椀爀 愀 昀爀愀猀攀 ᰀ攠甀 琀攀 搀椀猀猀攀 瀀愀爀愀 猀漀爀爀椀爀ᴀ†攀猀挀爀椀琀愀 爀攀瀀攀琀椀搀愀洀攀渀琀攀 渀愀 琀攀氀愀Ⰰ 攀 瀀氀漀渀最攀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 焀甀攀 漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 瘀椀猀琀漀 搀攀 挀椀洀愀 瀀愀爀愀 戀愀椀砀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 搀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀漀 最愀爀漀琀漀⸀ 䰀漀最漀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 䄀最漀甀爀漀 猀攀 爀攀瘀攀氀愀Ⰰ 漀 䰀䔀䐀 昀漀椀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 愀琀爀猀 搀攀氀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀瀀攀渀愀猀 猀甀愀 猀椀氀栀甀攀琀愀Ⰰ 攀洀 瘀攀稀 搀攀 猀甀愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀⸀ 一漀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 搀攀 戀愀椀砀漀 瀀愀爀愀 挀椀洀愀 攀 瀀爀椀洀攀椀爀猀猀椀洀漀 瀀氀愀渀漀 瀀愀爀愀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 漀 瀀愀瘀漀爀 搀漀 洀攀渀椀渀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀洀愀椀愀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀⸀ Quando ele retoma a consciência e instala uma câmera em seu quarto, a imagem, que é entendida como o display do equipamento graças à adição de filtro verde e sinalizações escritas (REC, data, horário), é enquadrada em plano fechado e contra-plongée, já que, no quadro anterior, é visível que a câmera está posicionada num ângulo abaixo do personagem. 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 琀漀洀愀 氀甀最愀爀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 挀洀攀爀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 攀洀 瀀氀愀渀漀 洀搀椀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 䄀最漀甀爀漀 攀猀琀 愀猀猀漀洀戀爀愀渀搀漀 漀 最愀爀漀琀漀 渀愀 挀愀洀愀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 攀洀 瀀氀愀渀漀 昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀氀愀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 搀愀 氀攀渀琀攀⸀ No dia seguinte do tempo narrativo, o menino vai ao banheiro lavar o rosto e vê a imagem de Agouro no espelho. Os três quadros desta sequência são enquadrados em primeiro plano, plongée, ¾. Por último, o garoto sorri em primeiríssimo plano para a câmera. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
A capa da fotonovela é composta por uma foto do protagonista, interpretado por Davi Medeiros dormindo, e a Agouro, Larissa Queiroz, se arrastando por baixo da cama. O plano aberto tem a intenção de demonstrar a inocência do personagem, que, ao dormir não faz ideia do que o atormenta. A escolha da fonte Ghastly Panic e das cores para a tipografia do título foram inspiradas em quadrinhos antigos de terror.䄀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀攀愀 挀漀洀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀漀爀洀椀渀搀漀Ⰰ 攀 愀挀漀爀搀愀搀漀 瀀漀爀 戀愀琀椀搀愀猀 猀攀最甀椀搀愀猀 渀愀 瀀漀爀琀愀⸀ 䌀漀渀昀甀猀漀Ⰰ 挀栀攀挀愀 漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 焀甀攀 洀愀爀挀愀 ㌀栀㌀㌀洀椀渀 搀愀 洀愀搀爀甀最愀搀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀愀 栀漀爀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 渀漀 琀攀爀爀漀爀 攀洀 焀甀攀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 攀猀猀愀 栀漀爀愀Ⰰ 漀 ᰀ瘠甀ᴀ†攀渀琀爀攀 漀 洀甀渀搀漀 攀猀瀀椀爀椀琀甀愀氀 攀 漀 昀猀椀挀漀 攀猀琀愀爀椀愀 洀愀椀猀 ᰀ映椀渀漀ᴀ†瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 洀愀椀漀爀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 猀漀戀爀攀渀愀琀甀爀愀氀⸀ Ao abrir a porta, o leitor não consegue ver o que acontece dentro do quarto, escolha feita para construção do clima de suspense para a próxima cena, em que o personagem retorna para o quadro e se depara com o espelho marcado com a palavra “sorria”. Dentro do debate proposto da cobrança da felicidade, o espelho é o elemento que representa a auto-cobrança pela qual passamos, por vezes suprimindo sentimentos negativos na tentativa de não se abater e se manter disposto e realizado.䄀猀猀甀猀琀愀搀漀 挀漀洀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 猀甀樀攀椀琀漀 搀愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 戀甀猀挀愀 愀甀砀氀椀漀 渀漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀 攀Ⰰ 愀漀 搀攀猀戀氀漀焀甀攀愀爀 漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀Ⰰ 琀甀搀漀 焀甀攀 猀攀 氀 ᰀ攠甀 琀攀 搀椀猀猀攀 瀀爀愀 猀漀爀爀椀爀ᴀⰠ 爀攀瀀攀琀椀搀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 洀攀渀猀愀最攀洀 渀漀 挀攀氀甀氀愀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀椀愀 愀 瀀爀攀猀猀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 漀渀搀攀 挀漀洀甀洀 漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀漀洀攀渀琀漀猀 昀攀氀椀稀攀猀Ⰰ 攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀猀琀攀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀椀砀愀爀椀愀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 攀洀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 愀最漀渀椀愀 瀀漀爀 渀漀 猀攀 猀攀渀琀椀爀 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀愀爀攀挀攀洀 攀猀琀愀爀 猀攀 猀攀渀琀椀渀搀漀⸀ Em seguida, o personagem se depara com a silhueta da figura Agouro no fundo do quarto. Aterrorizado com a materialização de toda a angústia experimentada, ele desmaia. Ao acordar, confuso, no dia seguinte, decide registrar a próxima noite de sono, numa tentativa de racionalizar a suposta experiência sobrenatural da noite anterior. Passamos a acompanhar a história sob a ótica da câmera do personagem, que retrata o retorno da Agouro, no mesmo horário, mas que desta vez não o acorda. A figura passa boa parte da noite em cima do homem e em seguida se posiciona em frente à câmera, lugar que ocupa até o amanhecer do dia. Neste momento, ela representa a ansiedade gerada pela cobrança que atormenta os sujeitos até nas horas de descanso, que quando não está lado a lado sussurrando ataques, fica de longe, observando cada momento, aguardando a oportunidade de se manifestar.儀甀愀渀搀漀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀挀漀爀搀愀 攀 挀漀渀昀攀爀攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀愀瀀琀愀搀漀Ⰰ 瘀愀椀 椀渀挀爀搀甀氀漀 氀愀瘀愀爀 漀 爀漀猀琀漀 攀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 䄀最漀甀爀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀攀琀攀 ᰀ攠甀 琀攀 搀椀猀猀攀 瀀爀愀 猀漀爀爀椀爀ᴀ⸠ 䌀愀渀猀愀搀漀 搀攀 昀甀最椀爀Ⰰ 攀氀攀 猀攀 攀渀琀爀攀最愀 攀 瀀愀猀猀愀 愀 挀愀爀爀攀最愀爀 漀 洀攀猀洀漀 猀漀爀爀椀猀漀 搀攀 焀甀攀洀 漀 愀琀漀爀洀攀渀琀愀爀愀⸀ 伀 甀猀漀 搀愀 椀渀琀攀爀爀漀最愀漀 渀愀 椀渀搀椀挀愀漀 搀攀 昀椀洀 瀀爀漀瀀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 琀漀洀愀搀漀 瀀漀爀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 瀀攀氀愀 䄀最漀甀爀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀爀 攀氀攀 洀攀猀洀漀 愀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 攀 愀 昀漀爀愀爀 猀漀爀爀椀猀漀猀 愀氀栀攀椀漀猀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
A produção da fotonovela “Sorria” foi uma experiência enriquecedora tanto no aspecto prático quanto teórico. Se, por um lado, sua elaboração proporcionou ao grupo um aprimoramento técnico no que diz respeito à Fotografia, por outro, perpassou temas teóricos que são constantemente abordados em sala de aula, como é o caso da reflexão presente na narrativa. 伀 最爀甀瀀漀 爀攀猀最愀琀漀甀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 漀戀猀漀氀攀琀漀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 攀 搀攀甀 甀洀愀 爀漀甀瀀愀最攀洀 洀漀搀攀爀渀愀 攀 昀爀攀猀挀愀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 昀漀椀 搀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀 最渀攀爀漀 攀 挀漀渀昀攀爀椀爀 愀 攀氀攀 甀洀 猀攀洀戀氀愀渀琀攀 洀漀搀攀爀渀漀Ⰰ 椀洀愀最椀渀愀渀搀漀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 漀 挀愀瀀琀甀氀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 渀甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 渀漀猀猀愀 搀挀愀搀愀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 昀漀椀 洀愀渀琀椀搀漀 漀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 洀愀猀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀猀 漀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 攀爀愀洀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 渀愀 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 攀爀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀⸀
Outra alternativa teria sido brincar com a característica datada do gênero. Se fosse o caso, o grupo poderia ter utilizado, por exemplo, de efeito sépia nas imagens, linguagem do século XX, temas românticos, entre outras coisas. Optou-se por não se prender ao “antigo” pois, assim como outros formatos se reinventaram para resistir à passagem do tempo, o grupo imaginou como seria se a fotonovela também houvesse se reformulado para continuar no gosto do público. 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 吀攀爀爀漀爀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 愀挀攀爀琀愀搀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 漀 甀猀漀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 搀椀瘀攀爀猀漀猀⸀ 一漀 吀攀爀爀漀爀Ⰰ 愀 氀甀稀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀猀猀椀洀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 漀 挀氀椀洀愀 搀攀 琀攀渀猀漀 攀 猀甀猀瀀攀渀猀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀漀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 琀攀猀琀愀猀猀攀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 漀 䰀䔀䐀⸀ 䔀猀猀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀愀洀戀洀 猀攀 搀攀瘀攀 愀漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀漀挀愀漀 攀砀琀攀爀渀愀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 琀攀爀椀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀 漀 挀漀渀琀爀漀氀攀 琀漀琀愀氀 搀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀⸀
Logo, “Sorria” revelou-se um desafio em diversas etapas da produção — desde a escolha do tema até a finalização. Os integrantes do grupo tiveram de fato que pensar como produtores de conteúdo, o que os proporcionou experiência e aprimoramento. É este, afinal, um dos papéis do estudante de Comunicação: aperfeiçoar suas técnicas sem deixar de lado o embasamento teórico e o levantamento de referências. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀刀䤀䔀䘀䘀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ 伀 琀爀椀甀渀昀漀 搀愀 琀攀爀愀瀀甀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ 㤀㤀 ⸀
MAIA, Alessandra. Horror e diferentes níveis de atenção em contos de creepypasta. In: Congresso internacional de comunicação e consumo, São Paulo, 2015. Anais… São Paulo, 2015.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 䤀⸀ 匀⸀ 倀愀爀愀 甀洀愀 洀攀洀爀椀愀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀㨀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 猀攀甀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 唀一䤀䌀䄀䴀倀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ ㈀ 㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |