INSCRIÇÃO: | 00918 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP10 |
TÍTULO: | CEO |
AUTORES: | Daniel Lucas Soares de Abreu (Fundação mineira de educação e cultura); Izabela Dias Rezende (Fundação mineira de educação e cultura); Letícia Luiza Marçal de Freitas (Fundação mineira de educação e cultura); Admir Roberto Borges (Fundação mineira de educação e cultura) |
PALAVRAS-CHAVE: | CEO, sustentável, tendência, jovens, cartaz |
RESUMO | |
O atual jovem estudante de Publicidade e Propaganda, ao se formar idealiza ser autônomo ou ser o CEO de uma empresa de grande expressão no mercado, receber um salário alto e ter muitos bens materiais, como automóveis, mas ele precisa ter consciência de que precisamos ser sustentáveis, visto o mundo de hoje. Desse modo, desenvolveu-se um cartaz A3, para representar essa tendência e atrair mais jovens a ter esse comportamento. Este paper apresenta o processo de criação e decisão de layout para geração de uma comunicação efetiva, realizado por alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade FUMEC.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 搀攀挀椀猀漀 瀀攀氀漀 挀愀爀琀愀稀 猀攀 搀攀甀 攀洀 昀甀渀漀 搀漀猀 氀漀挀愀椀猀 漀渀搀攀 漀 洀攀猀洀漀 猀攀爀椀愀 攀砀瀀漀猀琀漀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 猀栀漀瀀瀀椀渀最猀 愀 瀀爀愀愀猀 攀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀攀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 洀攀洀漀爀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀瘀椀搀漀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀搀愀 攀砀瀀漀猀椀漀⸀ 倀愀爀愀 䬀漀琀氀攀爀 ⠀㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㜀㈀⤀ ᰀ匠攀氀攀挀椀漀渀愀爀 愀 洀搀椀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀 洀搀椀愀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 挀甀猀琀漀 瀀愀爀愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 漀 渀切洀攀爀漀 攀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀攀猀 搀攀猀攀樀愀搀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀ᴀ⸠ O cartaz, com seu impacto visual, exposto em lugares de frequência da população ajuda na fixação da mensagem e garante a permanente lembrança sobre o assunto. De acordo com Cesar (2000), o meio cartaz pressupõe que a presença física da mensagem é relevante no convencimento ao público sobre o problema e a necessidade de mobilização das pessoas. Desse modo, justifica-se o uso do cartaz para abordar a conscientização do menor uso de automóveis e com isso acarretar na menor liberação de gás carbônico a nossa atmosfera, já que é um problema que todos precisamos tentar reverter. Segundo Borges (2007), a mensagem precisa estar adequada ao formato da mídia, pois dessa forma conseguirá ser mais bem percebida.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀愀爀琀愀稀 戀甀猀挀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 椀搀攀愀氀 搀攀 焀甀攀 猀攀爀 戀攀洀 猀甀挀攀搀椀搀漀 渀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 搀攀猀氀攀椀砀漀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 琀漀搀漀 漀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀⸀ 䄀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀 愀 琀漀搀漀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 愀氀洀攀樀愀洀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 甀洀愀 瀀漀猀椀漀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 愀瀀猀 猀攀 昀漀爀洀愀爀攀洀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 瀀攀愀 挀爀椀愀搀愀 琀攀渀搀攀 愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 甀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 洀愀椀漀爀 挀漀洀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 搀椀洀椀渀甀椀漀 搀漀 甀猀漀 搀攀 愀甀琀漀洀瘀攀椀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀渀昀漀焀甀攀 渀愀 漀瀀漀 搀愀 戀椀挀椀挀氀攀琀愀Ⰰ 甀猀愀搀愀 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 渀愀 瀀攀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
A escolha do cartaz tem relação com a própria tradição dessa peça em situações de instantaneidade, distribuição e fixação também pelo seu formato, sua simplicidade e rápida assimilação, tem a função de exercer forte influência no comportamento do cidadão. Desejamos que os jovens optem por fazer a escolha correta, por terem assimilado que é cada vez mais necessário contribuir com a diminuição da poluição em nosso planeta e uma das muitas formas de se ajudar é reduzir ou se possível substituir a utilização diária de automóveis por um meio de transporte menos poluente.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 氀愀礀漀甀琀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 猀攀爀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀 攀 猀椀洀瀀氀攀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 漀 昀愀琀漀爀 攀猀琀琀椀挀漀 愀琀爀愀椀 洀甀椀琀愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀愀Ⰰ 攀渀琀漀 琀甀搀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 瀀攀渀猀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀琀椀渀最椀爀 攀猀猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀⸀ 䄀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 攀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀漀搀攀 最攀爀愀爀 椀洀瀀愀挀琀漀 攀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䌀攀猀愀爀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀㌀⤀Ⰰ ᰀ吠漀搀漀 氀愀礀漀甀琀 挀漀洀攀愀 挀漀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 攀洀 戀爀愀渀挀漀 愀 猀攀爀 瀀爀攀攀渀挀栀椀搀漀ᴀ⸠ 嘀漀挀 瀀漀搀攀 瀀爀攀攀渀挀栀ⴀ氀漀 挀漀洀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀爀攀猀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 瀀爀攀攀渀挀栀ⴀ氀漀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀氀椀最渀挀椀愀ᴀ⸠ 䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 挀甀洀瀀爀椀甀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 渀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀琀愀瀀愀猀㨀 ⸀ 䐀攀挀椀猀漀 搀愀 洀搀椀愀㬀 ㈀⸀ 刀攀搀愀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 愀瀀猀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 樀漀瘀攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀⸀㬀 ㌀⸀ 䔀猀挀漀氀栀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀 攀 㐀⸀ 䌀爀椀愀漀 搀漀 琀琀甀氀漀 搀愀 瀀攀愀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 最爀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀琀愀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀攀愀⸀ 伀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀㨀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 攀 䄀搀漀戀攀 䤀渀䐀攀猀椀最渀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
A peça, como já explicada anteriormente, foi construída para criar a conscientização de problema ambiental perante os jovens publicitários. Após análise do briefing, o grupo realizou um brainstorm e relacionou as ideias iniciais para a solução da peça, quando ficou clara a tendência para a mídia impressa. O cartaz foi o escolhido entre outras propostas. A imagem sugerida de imediato foi de uma foto que representasse uma 猀漀氀甀漀 愀漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䄀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀漀甀ⴀ猀攀 渀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 愀氀最漀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀 洀攀椀漀猀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀猀 戀愀渀挀漀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀 昀爀攀攀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 漀瀀攀猀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 搀攀猀愀昀椀漀 攀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀 琀琀甀氀漀 焀甀攀 最攀爀愀猀猀攀 昀挀椀氀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀猀猀攀 愀 愀琀攀渀漀 攀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 猀愀戀攀爀 洀愀椀猀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀氀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 猀攀爀 猀甀挀椀渀琀漀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 瀀攀爀挀攀瀀漀 攀 氀攀椀琀甀爀愀 椀洀攀搀椀愀琀愀⸀ 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 氀愀礀漀甀琀 昀漀椀 猀甀爀最椀渀搀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀Ⰰ 猀攀洀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 椀渀椀挀椀愀氀 挀漀洀 猀椀洀攀琀爀椀愀Ⰰ 漀甀 愀猀猀椀洀攀琀爀椀愀⸀ 䄀 瀀爀瀀爀椀愀 昀漀琀漀 搀攀甀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 愀 甀洀 挀漀爀琀攀 攀焀甀椀氀椀戀爀愀搀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 愀 戀椀挀椀挀氀攀琀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䌀攀猀愀爀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀洀 漀 洀攀猀洀漀 瀀攀猀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 琀甀搀漀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀Ⰰ 漀 氀愀礀漀甀琀 瘀椀爀愀 甀洀愀 瀀漀氀甀椀漀⸀ A peça foi assim estruturada:倀爀漀搀甀琀漀㨀 䌀愀爀琀愀稀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀 䄀㌀ Imagem: foto de um jovem em cima de uma bicicleta estacionando-a em uma vaga demarcada ao CEO.吀攀砀琀漀 ⸀ 䌀䔀伀⸀ Texto2. "A vida é isso, acontece enquanto planejamos o futuro!䰀漀最漀㨀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 挀愀渀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀猀焀甀攀爀搀漀⸀ Tipografia: Brandon Grotesque.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀爀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀猀 焀甀攀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀氀愀爀愀 攀 挀漀攀猀愀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀椀砀愀洀漀猀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 挀漀洀 漀 渀漀猀猀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 琀漀搀漀 漀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 渀漀猀猀漀 瀀氀愀渀攀琀愀⸀ 䄀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 洀攀椀漀 挀漀爀爀攀琀漀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀琀椀渀最椀爀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 挀漀洀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 攀洀 氀甀最愀爀攀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 渀漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 昀漀椀 愀琀椀渀最椀搀漀⸀ 䔀猀瀀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀 攀猀猀攀 樀漀瘀攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 焀甀攀 栀漀樀攀 漀甀 攀洀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 瀀爀砀椀洀漀Ⰰ 搀 攀渀琀爀愀搀愀 愀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 琀攀渀栀愀 愀琀椀琀甀搀攀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 猀甀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
ABREU, Karen Cristina Kraemer. Cartaz publicitário: um resgate histórico. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/8o-encontro-2011-1/artigos/Cartaz%20publicitario%20um%20resgate%20historico.pdf/view Acesso em: 21 de abril de 2018㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀刀䜀䔀匀Ⰰ 䄀搀洀椀爀 刀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 嘀愀爀攀樀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀最戀漀漀欀Ⰰ ㈀ ㈀⸀
GRACIOSO, Francisco. Propaganda. São Paulo: Atlas, 2002.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀㬀 䬀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䬀攀瘀椀渀 䰀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㈀⸀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí! São Paulo: Atlas, 2004.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |