A partir da experiência do rádio, as tecnologias de comunicação se tornam mais acessíveis quando considerados uso social e relação com equipamentos tecnológicos e internet, que, em termos de comunicação, proporciona ampliar a troca de informações entre as pessoas. Nesse sentido, há de se considerar que a realidade atual é de conexões e inovações, grande impacto comunicacional e comunicação on-line, portanto não presencial e translocal.䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀ 㐀⤀ 搀椀稀 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀瘀愀渀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 琀攀洀 最攀爀愀搀漀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 切渀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀洀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 挀漀洀漀 愀氀最漀 渀漀瘀漀 攀 攀猀瀀攀琀愀挀甀氀愀爀 攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 愀琀攀渀琀漀 猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
Assim também o é a webrádio, “emissora radiofônica que pode ser acessada através de uma URL (Uniform Resource Locator), um endereço na internet, não mais por uma frequência sintonizada no dial de um aparelho receptor [...]” (PRATA, 2012, p. 59), ou seja, nascem direto da internet com transmissão digital. 䔀渀琀爀攀 愀猀 眀攀戀爀搀椀漀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 猀攀最洀攀渀琀愀搀愀 ⠀倀刀䄀吀䄀Ⰰ ㈀ ㈀⤀ 漀甀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 挀愀猀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀 攀洀 ㈀ 㤀 攀 愀挀攀猀猀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀氀甀最ⴀ椀渀 ⸀ 䄀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀愀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
Isto posto, o objeto desta pesquisa é a Webrádio USC e a sua campanha de comunicação integrada via rede social digital, que motiva questionar se a criação de identidade visual seria eficiente para instigar maior interesse pela emissora nos ouvintes, aumentar o alcance de divulgação e, consequentemente, atingir diversos públicos pelo Facebook. 匀漀戀 愀 瀀爀攀爀爀漀最愀琀椀瘀愀 搀攀 猀攀爀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 洀搀椀愀 搀椀最椀琀愀氀 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 攀 猀攀甀 瀀漀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 瘀椀愀 猀椀琀攀 爀攀瀀漀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀瘀愀氀椀愀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀洀攀渀琀攀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 攀 猀甀愀猀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀猀⸀
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Este artigo científico é oriundo de pesquisa de natureza exploratória, sendo seu percurso dividido em três etapas: pesquisa bibliográfica, de campo e aplicada. 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 挀漀渀猀甀氀琀愀猀 攀洀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 挀栀攀最愀爀 愀漀 琀攀洀愀 搀攀猀攀樀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 猀愀戀攀爀 漀 焀甀攀 樀 昀漀椀 攀猀琀甀搀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀氀愀爀攀愀爀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 漀甀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀㨀
[...] um conjunto de procedimentos para identificar, selecionar, localizar e obter documentos de interesse para a realização de trabalhos acadêmicos e de pesquisa, bem como técnicas de leitura e transcrição de dados que permitem recuperá-los quando necessário. (STUMPF apud BARROS; DUARTE, 2010, p.54).
A pesquisa bibliográfica é fundamental para identificar o tema e assuntos correlatos, seleção de fontes, para localizar e obter os materiais necessários e leitura e transcrição de dados. No caso desta pesquisa, o levantamento envolveu os temas Rádio, Webrádio, Comunicação, Publicidade, Internet e Webrádio Universitária.䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 ᰀ 愀焀甀攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀⼀漀甀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 焀甀愀氀 猀攀 瀀爀漀挀甀爀愀 甀洀愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀Ⰰ 漀甀 搀攀 甀洀愀 栀椀瀀琀攀猀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 焀甀攀椀爀愀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀爀Ⰰ 漀甀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 渀漀瘀漀猀 昀攀渀洀攀渀漀猀 漀甀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀ᴀ†⠀䰀䄀䬀䄀吀伀匀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㠀㘀⤀Ⰰ 焀甀攀 渀攀猀琀攀 愀爀琀椀最漀 戀甀猀挀愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀⸀
Neste trabalho, a pesquisa de campo foi composta pela aplicação de questionário semiaberto, utilizando de perguntas fechadas e abertas. O questionário foi integrado por perguntas referentes ao que o ouvinte gosta da emissora on-line, como pode melhorar a divulgação e sugestões e críticas. Avalia-se que o questionário é o instrumento mais adequado a ser utilizado, pois por meio dele o participante tem liberdade para mostrar suas ideias sobre a emissora on-line, além de facilitar a percepção sobre como a Webrádio USC está inserida em Bauru. Esta aplicação do questionário é compreendida como de método quantitativo, cujas perguntas permitiram verificar a relação da Webrádio USC com o público, a fim de identificar quem conhece a emissora, seus interesses de conteúdo atual e em relação à Webrádio USC. O corpus foi formado por 250 pessoas, assim distribuído: 125 membros do meio acadêmico, selecionados de forma aleatória, sem faixa etária definida, e 125 pessoas do ambiente externo, selecionadas aleatoriamente, residentes em Bauru. O modo de acesso da pesquisadora aos participantes foi por meio de abordagem dentro da universidade e nas ruas de Bauru.伀 洀琀漀搀漀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀攀猀琀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 愀渀氀椀猀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀
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Esta fase da pesquisa de campo teve início logo após um mês de divulgação diferenciada, via Facebook, da emissora, com objetivo qualitativo, por meio de grupo focal com 20 indivíduos, baseado no método qualitativo. Estes indivíduos foram divididos em dez pessoas do meio acadêmico e dez do meio externo, sem idade definida, residentes em Bauru. 伀 甀猀漀 搀攀猀琀愀 琀挀渀椀挀愀 攀 洀琀漀搀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀瘀愀氀椀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 愀昀攀琀椀瘀愀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 挀漀洀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 䌀漀猀琀愀 ⠀愀瀀甀搀 䈀䄀刀刀伀匀㬀 䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㠀 ⤀㨀 ᰀ传 最爀甀瀀漀 昀漀挀愀氀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 戀攀洀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 搀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 攀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 焀甀攀 爀攀最攀洀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ᴀ†
Para que ocorra esta descoberta de tendências e a busca oculta do problema é preciso elaborar um roteiro de entrevista, com a intenção de obter especificas informações, por meio de depoimentos de indivíduos, buscando uma discussão sobre o tema; deve-se pensar nos tipos de perguntas e a quantidade, pensar no público que participa do grupo focal, qual o perfil do moderador, anotar tudo que se pode observar e comentários, fazer uma distribuição em círculo no momento da reunião, ter um registro desta discussão e, por fim, realizar a análise das respostas. E utilizar o grupo focal como ferramenta do método qualitativo permite uma “ajuda a identificar tendências, o foco, desvenda problemas [...]” (COSTA apud BARROS; DUARTE, 2010, p. 180). 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 挀漀洀漀 洀琀漀搀漀Ⰰ 挀甀樀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 最爀甀瀀漀 昀漀挀愀氀㨀
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E os dados da etapa pesquisa de campo permitiram elaborar estratégias de divulgação da emissora on-line com a realização do desenvolvimento da nova identidade visual da emissora, interna e externamente, norteando a parceria dos projetos de ação comunitária Agência G-15, do curso de Publicidade e Propaganda, e a Webrádio USC, ambos integrantes do programa Comunicação 3.0. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 搀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 椀渀搀椀挀愀爀愀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀椀漀爀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 挀栀攀最愀猀猀攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 爀瀀椀搀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀 攀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 昀愀瘀漀爀攀挀攀渀搀漀 愀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀
Para tanto, foram realizadas reuniões, no mês de Abril, com a professora orientadora, que também é a coordenadora da Webrádio USC, professora Daniela Bochembuzo, e com o professor e coordenador da Agência G-15, Vitor Brumatti, a fim de elaborar estratégias de divulgação da emissora on-line. Nas reuniões ficou decidido pela ampliação de divulgação via rede social digital durante 30 dias, no caso o mês de Maio de 2017, a partir do final de Abril.䄀渀琀攀猀 搀攀 瀀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 戀愀渀渀攀爀猀 瀀愀爀愀 漀 甀猀漀 搀漀 猀椀琀攀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 昀甀渀搀漀 愀稀甀氀 攀 漀 猀氀漀最愀渀 搀攀 ᰀ䴠切猀椀挀愀Ⰰ 渀漀琀挀椀愀猀 攀 洀甀椀琀愀 搀椀瘀攀爀猀漀 瘀漀挀 攀渀挀漀渀琀爀愀 愀焀甀椀℀ᴀⰠ 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 氀椀渀欀 焀甀攀 攀渀搀攀爀攀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀氀甀最ⴀ椀渀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 瘀椀愀 猀椀琀攀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 吀愀洀戀洀 猀攀 愀瘀愀氀椀漀甀 挀漀洀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 猀漀戀爀攀 愀 愀琀甀愀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀Ⰰ 挀甀樀漀 戀愀渀渀攀爀 琀爀漀甀砀攀 漀 洀攀猀洀漀 猀氀漀最愀渀 搀攀猀挀爀椀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 搀攀猀攀渀栀漀 搀攀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 攀洀 愀洀愀爀攀氀漀 攀 昀甀渀搀漀 挀椀渀稀愀Ⰰ 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀漀戀爀攀 漀 氀椀渀欀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 攀洀椀猀猀漀爀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀⸀
Também foram produzidos posts para o Facebook da programação diária com cores diferentes para cada dia (vermelho, azul e verde e suas diferentes tonalidades), horários dos programas e link para acesso à rádio. 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀攀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 氀漀最漀洀愀爀挀愀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 䜀ⴀ㔀 攀 搀椀愀猀 攀 栀漀爀爀椀漀猀 攀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瘀愀椀 愀漀 愀爀⸀
Outra novidade, sugerida pela G-15 com base nos dados da pesquisa de campo, envolveu um post interativo, solicitando ao ouvinte a sua música preferida, via comentários, com veiculação posterior do pedido às quartas-feiras, a partir das 17h. A peça é da cor azul claro e branco e composta por duas fontes diferentes. 䄀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀椀爀椀愀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 挀漀洀 漀猀 戀愀渀渀攀爀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀Ⰰ 洀愀渀琀椀搀愀猀 愀琀 昀椀渀愀氀 搀攀 䴀愀椀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 愀渀漀㬀 攀 愀氀最甀渀猀 瘀搀攀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 搀漀 ᰀ䴠椀猀琀甀爀愀 䰀椀琀攀爀爀椀愀ᴀⰠ ᰀ䰠甀稀Ⰰ 䌀洀愀爀愀 攀 伀爀焀甀攀猀琀爀愀ᴀ†攀 ᰀ䐠椀瘀愀猀 搀愀 䴀倀䈀ᴀ⸠
Após o início da divulgação dos posts descritos nos parágrafos anteriores, foi possível notar, por meio de ferramentas de análise do Facebook, o engajamento do público. Em poucos meses, a página da Webrádio no Facebook registrou aumento de curtidas, de 1.200 para 1.437, e um registro de 1.424 seguidores da página. Os dados obtidos envolveram gráficos do dia 17 a 23 de Agosto de 2017, cujo pico de visualizações foi registrado nos dias 20 e 22 no dado de “Visualizações da página”, dia 20 em questões de “Prévias da página”, dia 22 o de maior alcance e acesso aos vídeos publicados e dia 21 em relação a “Envolvimento com a publicação”. Estes dados foram retirados de gráficos gerados pelo Facebook. Os horários em que mais se visitou a página foi meia-noite, meio-dia, uma hora da tarde, seis horas da tarde e dez horas da noite, indicando comportamento de audiência diverso ao observado na pesquisa de campo. E o dia de maior acesso da página foi quinta-feira.䄀椀渀搀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 最攀爀愀氀 搀攀 愀氀挀愀渀挀攀 攀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀漀猀 瀀漀猀琀猀 洀愀椀猀 爀攀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 䨀甀渀栀漀 愀琀 䄀最漀猀琀漀Ⰰ 椀渀挀椀漀 搀愀猀 昀爀椀愀猀 攀 瘀漀氀琀愀 猀 愀甀氀愀猀Ⰰ 愀 瀀攀愀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀椀爀椀愀 漀戀琀攀瘀攀 漀 洀愀椀漀爀 愀氀挀愀渀挀攀 攀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀漀 瀀漀猀琀 猀漀戀爀攀 漀 瀀攀搀椀搀漀 搀攀 洀切猀椀挀愀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 瘀椀愀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 漀猀 搀愀搀漀猀 爀攀昀椀爀愀洀ⴀ猀攀 愀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 挀漀渀昀椀爀洀愀ⴀ猀攀 愀 愀瘀愀氀椀愀漀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀 搀攀 焀甀攀 栀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 愀氀最漀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀猀琀 愀琀攀渀琀漀 猀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀Ⰰ 攀洀 琀漀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 愀猀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 最爀愀搀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瘀漀 搀攀挀爀攀猀挀攀渀搀漀⸀
A estratégia de divulgação confirmou-se acertada quando se considera o relatório de audiência do servidor da Webrádio USC. Enquanto em Janeiro a emissora registrou 19 ouvintes, em Fevereiro 33; em Março (reinício do projeto de ação comunitária), 307, em Abril, quando a divulgação foi iniciada, a audiência saltou para 474 ouvintes. Considerando um mês de divulgação, de 20 de abril a 20 de Maio, foram 538 ouvintes, e o mês de Maio inteiro foram registrados 461. Já em Junho, o mês de encerramento do projeto, foram registrados 214 ouvintes, Julho que é o período de férias, foram 33 e Agosto, que as aulas voltam e a Webrádio está em fase de produção para voltar com conteúdo novo a ser transmitido, obteve 27 ouvintes até fechamento desta pesquisa.䌀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 搀愀搀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 椀渀昀攀爀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 愀甀洀攀渀琀漀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀搀漀漀 搀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 攀猀琀 渀漀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀愀爀愀 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀Ⰰ 昀愀瘀漀爀攀挀攀渀搀漀 愀 猀甀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 攀 猀攀甀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀
Avalia-se que a identidade de programação e de visual reforça o conceito de interação via computador. Somado ao post interativo, tais ações possibilitam aos ouvintes conhecer melhor a emissora e seus programas, além de pedir suas músicas prediletas.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀猀 搀甀愀猀 昀愀猀攀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 洀漀猀琀爀愀洀ⴀ猀攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 挀漀渀挀氀甀椀爀 焀甀攀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀Ⰰ 攀爀愀 猀椀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀瘀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀
Além de entender um pouco mais e adquirir conhecimentos da área publicitária, com a parceria firmada com a Agência G-15, a comunicação integrada entre áreas da comunicação e entre suportes foi elemento essencial para que este trabalho científico proporcionasse resultados gratificantes.䔀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 攀渀琀攀渀搀攀猀猀攀洀 洀攀氀栀漀爀 猀漀戀爀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀攀猀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 搀攀 瀀攀爀昀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀 昀漀爀洀愀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀
Acredita-se que foi atingido o objetivo de ampliar a audiência e a interação dos ouvintes com a Webrádio USC, por meio do uso do Facebook, com divulgação constante e intensa sobre a emissora on-line, já que as ferramentas da própria rede social digital utilizada nos indicam grande alcance de público, além do próprio relatório da Webrádio USC. A escolha desta pesquisa foi fundamental para a universidade, ao auxiliar o veículo de comunicação radiofônico a desenvolver sua programação de forma consciente, com maior reconhecimento do público heterogêneo que compõe sua audiência e mostrar que o relacionamento ouvinte e emissora pode aumentar cada vez mais se utilizada a melhor estratégia de divulgação, sem perder de vista os interesses e demandas do ouvinte.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀⸀㬀 䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀⸀ ⠀漀爀最猀⸀⤀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㈀⸀攀搀⸀ 㐀⸀ 爀攀椀洀瀀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀䰀䘀伀嘀伀Ⰰ 䴀⸀ 匀⸀㬀 䰀䄀一䄀Ⰰ 刀⸀ 䄀⸀㬀 匀䤀䰀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䄀⸀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀漀猀 攀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀猀㨀 甀洀 爀攀猀最愀琀攀 琀攀爀椀挀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀Ⰰ 䈀氀甀洀攀渀愀甀Ⰰ 瘀⸀㈀Ⰰ 渀⸀㐀Ⰰ 瀀⸀ ⴀ㌀Ⰰ 匀攀洀 䤀䤀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀㬀 䬀䰀伀䌀䬀一䔀刀Ⰰ 䰀⸀ ⠀伀爀最猀⤀⸀ 䔀 漀 爀搀椀漀㼀 一漀瘀漀猀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 攀搀椀倀唀䌀刀匀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀⸀ 䴀⸀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 䴀⸀ 搀攀 䄀⸀⸀ 㜀⸀攀搀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀唀䠀䄀一Ⰰ 䴀⸀ 伀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 攀砀琀攀渀猀攀猀 搀漀 栀漀洀攀洀⸀ ㌀⸀攀搀⸀ 一攀眀 夀漀爀欀Ⰰ 吀漀爀漀渀琀漀Ⰰ 䰀漀渀搀漀渀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀甀氀琀爀椀砀Ⰰ 㤀㘀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀⸀ 䴀⸀ 搀攀⸀ 䌀漀洀漀 昀愀稀攀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀⸀ 刀攀挀椀昀攀㨀 䔀搀⸀ 䈀愀最愀漀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀吀䄀Ⰰ 一⸀ 倀愀渀漀爀愀洀愀 搀愀 眀攀戀爀愀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䤀渀琀攀爀挀漀洀 ጀ†匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 堀堀堀嘀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀ†䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 䄀䴀 ጀ†㐀 愀 㜀⼀㤀⼀㈀ ㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀愀瀀攀爀猀⼀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⼀㈀ ㌀⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㠀ⴀ 㤀㔀ⴀ⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㠀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀吀䄀Ⰰ 一⸀ 圀攀戀爀搀椀漀㨀 渀漀瘀漀猀 最渀攀爀漀猀Ⰰ 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀⸀ ㈀⸀攀搀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀一嘀䔀刀匀䤀䐀䄀䐀䔀 䐀伀 匀䄀䜀刀䄀䐀伀 䌀伀刀䄀윀쌀伀⸀ 圀攀戀 刀搀椀漀⸀ 唀匀䌀Ⰰ 挀㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀猀挀⸀戀爀⼀渀愀ⴀ甀猀挀⼀眀攀戀ⴀ爀愀搀椀漀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㤀 搀攀稀⸀ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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