ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00951</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp; Suicídio entre jovens de 15 a 29 anos , uma reportagem humanizada para veículo impresso</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bianca Maciel Santos (Universidade do Sagrado Coração); Ana Claudia Giese de Moraes (Universidade do Sagrado Coração); Daniela Pereira Bochembuzo (Universidade do Sagrado Coração); Daniela Pereira Bochembuzo (Universidade do Sagrado Coração); Letícia Yukari Eto Yoshimura (Universidade do Sagrado Coração)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Efeito Werther, Impresso, Jornalismo, Reportagem , Suicídio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A reportagem "Suicídio entre jovens de 15 a 29 anos" tem como finalidade abordar de forma aprofundada a temática do suicídio, com destaque para o aumento da taxa de mortalidade por morte voluntária no mundo e o papel da mídia impressa no processo de divulgação desse problema, por meio de informações que possibilitem a compreensão da sociedade e dos potenciais suicidas sobre o assunto, para conscientizá-los sobre a necessidade da luta pela prevenção. O material realiza abordagem mais humanizada sobre o tema por meio de relato de uma vítima direta, para que a relação do leitor com o assunto se dê de maneira mais realista e propicie maior interesse do público. Avalia-se que tal decisão editorial inverta o padrão de oferecer informação sobre o assunto através de estatísticas e opiniões de especialistas, ratificando o papel do veículo impresso como espaço da interpretação jornalística.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ancorada na interpretação, a reportagem foi o formato jornalístico que colocou em primeiro plano novos problemas sociais (LAGE, 2008). Desde sua difusão, no início do século XX, por meio do jornalismo impresso, tal estrutura jornalística tem permitido aprofundar temas complexos, que geram impacto social. Nesse grupo temático encontra-se a lesão autoprovocada, um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, por atingir milhares de pessoas no mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2014) apontam o suicídio como o responsável por 800 mil mortes por ano. É a segunda causa tratável e/ou evitável que mais mata jovens de 15 a 29 anos. A Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde (2017) mostra que o número de casos entre jovens brasileiros chega, em média, a 11 mil por ano, e é a terceira maior causa entre indivíduos do sexo masculino com idade de 15 a 29 anos e a oitava maior entre mulheres da mesma faixa-etária. Mesmo com o aumento constante desses números  dados do Mapa da Violência 2017, veiculados pela BBC Brasil, mostram que a taxa de suicídio nessa faixa-etária cresceu 10% entre 2002 e 2014 -, os debates sobre o aumento da taxa de mortalidade por suicídio só tomou força recentemente com o surgimento do jogo "Baleia Azul", que influenciava, através das redes sociais, adolescentes a cometerem automutilação e suicídio, e com o lançamento da série 13 Reasons Why da Netflix, baseada no livro de mesmo nome, escrito por Jay Asher, que narra os dias que antecedem ao suicídio de uma jovem. A série e jogo motivaram que o tema ficasse em alta na mídia e despertasse debates, como mostram as matérias "Série 13 reasons why estimulou ideias de suicídio, diz estudo"; "13 Reasons Why faz buscas por suicídio aumentar no Google"; "suicídio: como falar sobre o ato sem promovê-lo"; "Baleia Azul: o misterioso jogo que escancarou o tabu do suicídio juvenil" e "Morte ao jogo Baleia Azul", veiculadas por Época, GQ, BBC Brasil, El País e Estadão, respectivamente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A grande reportagem impressa "Suicídio entre jovens de 15 a 29 anos" tem como principal objetivo fomentar reflexão acerca do aumento da taxa de mortalidade por suicídio no Brasil e divulgar informações sobre o tema. Entre os objetivos específicos encontram-se: Discutir a importância da mídia na abordagem e disseminação de informações sobre os riscos que a morte voluntária representa não só à população brasileira, mas mundial; Agregar, através do depoimento de umas das fontes, vítima da tentativa do suicídio, maior credibilidade e verossimilhança e valorizar o conteúdo apresentado na matéria; e Realizar abordagem mais humanizada e sensível do tema, para despertar o interesse do público para a discussão do assunto. Entende-se que alertar as pessoas proporciona a elas autonomia para auxiliar na luta contra o problema, reforçando a importância da prevenção ao suicídio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com a cartilha "Os Jovens do Brasil - Mapa da Violência 2014", desenvolvida pela Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), a morte voluntária ainda é um tema vedado na mídia brasileira por conta do medo do "Efeito Werther", termo originado por volta de 1774 em razão do livro "Os Sofrimentos do Jovem Werther", de Johann Goethe, que provocou uma onda de casos de suicídios. O temor é que a divulgação de notícia relacionada ao tema gere um novo quadro de suicídio em massa. Por conta disso, morte voluntária é um assunto com escassez de informações quando se considera, principalmente, a abordagem além dos dados estatísticos, o que impossibilita à sociedade compreender a temática em sua amplitude, lutar pela prevenção e identificar, dentro de sua casa, um potencial suicida. Levando em conta esse cenário, a reportagem impressa "Suicídio entre jovens de 15 a 29 anos" mostra-se pertinente, não apenas por realizar a contextualização e apresentação de índices em escala mundial dos números de jovens suicidas, mas também por debater o assunto de modo não vedado, discutindo o comportamento da mídia em relação a esse assunto tão importante. Tal relevância leva em conta, ainda, as consequências que a abordagem fria ou escassa acarreta à população, principalmente quando se considera que o comportamento suicida pode ser percebido através de algumas ações, como a "ideação suicida, tentativa de suicídio e suicídio consumado" (BRAGA e DELL'AGLIO, 2013), o que demonstra que a decisão de acabar com a própria vida ocorre gradualmente e pode, se corretamente abordado o tema pelos veículos de comunicação, responsáveis em parte por formar a opinião pública e os mais capacitados para divulgar a necessidade da luta pela prevenção, ser impedido. Considerando que o veículo impresso é o espaço do texto interpretativo e aprofundado por excelência, uma reportagem impressa de abordagem humanizada pode sensibilizar o leitor sobre o tema suicídio, motivando maior atenção e reflexão em relação à questão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Abordar o suicídio entre jovens ainda é tido como tabu na imprensa. Nesse sentido, a pauta, pensada como o "elemento de base para análise de todo o processo de produção da notícia" (LUZ, 2005), foi definida com o objetivo de divulgar dados oficiais sobre suicídio entre jovens, traçando um diálogo com os relatos obtidos nas entrevistas com as vítimas e familiares. A partir da pauta, foi realizada a primeira reunião de pauta para divisão de tarefas envolvendo a apuração do assunto e o cronograma de execução da reportagem impressa, produzida como atividade final da disciplina de Redação Jornalística, alocada no terceiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru - SP. O processo, orientado integralmente pela professora responsável pela disciplina, compreendeu pesquisa bibliográfica, entrevista das fontes, análise e tratamento dos dados, produção dos textos e infográficos, revisão e finalização. As entrevistas foram feitas pessoalmente e/ou via redes sociais. Foram entrevistadas quatro fontes, entre elas uma jovem que já tentou o suicídio, um familiar que buscava informação para lidar com a situação, uma voluntária no Centro de Valorização da Vida (CVV) e uma psicóloga especializada no assunto. A seleção das fontes levou em conta a importância de uma reportagem contar com especialistas, profissionais qualificados a abordar o assunto de maneira aprofundada e por meio de dados científicos, e testemunhas, pessoas que vivenciaram o problema e, por essa razão, contribuem com olhares únicos sobre o tema, agregando "colorido" à matéria. (LAGE, 2009). Depois de coletados os dados, uma nova reunião de pauta foi realizada para consolidar o tratamento que seria dispensado às informações obtidas, definindo ganchos e sequências. A produção dos textos foi dividida entre os integrantes. Cada qual ficou encarregado de produzir duas ou mais unidades textuais, a partir do tratamento definido com base na hierarquização das informações. Os infográficos apresentados na reportagem foram produzidos com base na análise de dados obtidos através de pesquisas feitas em órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). A abordagem feita dos jogos Baleia Azul, Baleia Rosa e da série 13 Reasons Why foi realizada com base em pesquisas oficiais e informações de profissionais que tratam desse tema. Cada integrante da equipe fez sua revisão individual do produto, para a troca de ideias e sugestões que pudessem enriquecer sua versão final. A finalização dos últimos detalhes foi feita em grupo. As imagens foram produzidas pelas alunas em ensaios fotográficos, com o auxílio do técnico Paulo Macarini, realizado no estúdio fotográfico da Universidade do Sagrado Coração (USC), utilizando a câmera Nikon D3100 e lente 18-55mm. A edição das imagens foi feita através do programa Adobe Photoshop CC 2017 e o material diagramado por meio do programa InDesign, no Laboratório Multimídia da mesma instituição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A grande reportagem impressa "Suicídio entre jovens de 15 a 29 anos" é um produto jornalístico de 21.895 caracteres, desenvolvido no primeiro semestre de 2017, por três alunas do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração, para disciplina de Redação Jornalística, sob orientação da professora Daniela Pereira Bochembuzo. A pauta foi sugerida como parte dos requisitos para conclusão da disciplina, e inspirada na série 13 reasons why, original do serviço de streaming Netflix. Uma adaptação baseada no livro Thirteen Reasons Why (Os 13 porquês), criada por Brian Yorkey e lançada em 31 de março. E pela repercussão que o jogo 'Baleia Azul', cuja difusão através das redes sociais motivou diversos jovens brasileiros a se automutilarem, além de incentivar a prática da morte voluntária. Repercussão essa que chamou atenção das alunas, já que o suicídio não era um tema recorrentemente abordado pelos veículos de comunicação, e sim um assunto bastante vedado em razão do Efeito Werther. Depois do processo de apuração e tratamento dos dados, a reportagem resultou em sete unidades textuais, além de imagens e infográficos: o abre "Segundo dados da OMS, suicídio é a segunda causa tratável que mais mata jovens", que contextualiza o assunto através da apresentação de índices, tanto em escala mundial quanto em escala nacional, dos números de suicídio entre jovens. O texto também traz depoimento da especialista Lélia Emika Eto e, acerca do combate ao crescimento desses números, utiliza exemplos de ONGs como o CVV, Centro de Valorização da Vida. A sub "Uma história a ser contada" aborda a temática sob a perspectiva da vítima, Ludmila Rezende, uma adolescente de 19 anos, na época, e que já havia tentado se suicidar duas vezes, e de um familiar, seu primo Matheus, de 20 anos. Em seu depoimento, a jovem comenta os motivos que a levaram a tentar acabar com a própria vida, o método a qual utilizou nas tentativas e a repercussão que o fato recebeu. O primo relembra os sentimentos que teve e avalia o posicionamento da família ao lidar com o ocorrido. A segunda sub, "Efeito da mídia sobre o suicídio", reflete a maneira como o suicídio é abordado pelos meios de comunicação de massa. E evidencia como a temática se transformou em um assunto pouco debatido, o que dificulta o trabalho de psicólogos. Um box sobre a série "13 Reasons Why" é apresentado na sequência, ilustrando a maneira como os adolescentes costumam lidar diante de um suicida em potencial e as repercussões da série. A outra situação que desencadeou o debate sobre suicídio em 2017 é abordada no segundo box, o "Jogo Baleia Azul", que encoraja adolescentes e jovens a tirarem a própria vida. Em resposta ao jogo, uma campanha tomou força na internet, "Jogo Baleia Rosa", assunto do terceiro box, incentivando as pessoas a fazerem boas ações. A terceira sub, "Suicídio entre profissionais da medicina", analisa como a situação econômica, social e política do Brasil tem influenciado a qualidade da saúde mental da população, chamando a atenção para a taxa de suicídios elevada entre médicos. Para auxiliar a narrativa textual, são utilizados imagens e infográficos, dando destaque às taxas de suicídio e ilustrando as principais manchetes envolvendo o suicídio, e seus fatores de risco.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Dada a importância do assunto, este projeto se propôs a levar ao público mais do que um apanhado de dados oficiais apresentados por estudos desenvolvidos por órgãos da saúde pública, mas informações consideradas importantes pelas instituições de apoio e prevenção do suicídio que, geralmente, são deixadas de fora das matérias desenvolvidas pela mídia. As informações foram divulgadas com responsabilidade, seguindo os preceitos do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, de forma a sensibilizar o leitor acerca da atual situação da temática e possibilitar a sua compreensão pela sociedade de forma geral, assim como daqueles que podem vir a ser um potencial suicida. Como compromisso social e jornalístico, a matéria se propõe a apresentar uma pluralidade de pontos de vista, facilitando ao leitor uma visão mais ampla sobre o tema e confirmando o papel do jornalismo impresso, por meio da reportagem em profundidade, como espaço de interpretação social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRAGA, L. L; DELL'AGLIO, D. D. Suicídio na Adolescência: Fatores de Risco, Depressão e Gênero. São Paulo: Contextos Clínicos, 2013.<br><br>BEDINELLI, Talita; MARTÍN, María. Baleia Azul: o misterioso jogo que escancarou o tabu do suicídio juvenil. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/27/politica/1493305523_711865.html>. Acesso em: 13 maio 2017.<br><br>BUSCATO, Marcela. Série 13 reasons why estimulou ideias de suicídio, diz estudo. Época. Disponível em: <https://epoca.globo.com/saude/check-up/noticia/2017/07/serie-13-reasons-why-estimulou-ideias-de-suicidio-diz-estudo.html>. Acesso em: 13 maio 2017.<br><br>COMPORTAMENTO: Conhecer para prevenir suicida: dirigido para profissionais de Imprensa. ABP, c2011. Disponível em: <http://www.abp.org.br/portal/wpontent/upload/2013/10/cartilhasuicidio_2009_light.pdf>. Acesso em: 31 maio 2017.<br><br>CORTÊ, B.; KHOURY, H. T. T.; MUSSI, L. H. Suicídio de idosos e mídia: o que dizem as notícias?. Scielo. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusp/v25n3/0103-6564-pusp-25-03-0253.pdf>. Acesso em: 23 maio 2017.<br><br>DEPRESSION. World Health Organization, c2017. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs369/en/>. Acesso em: 29 maio 2017.<br><br>ESCÓSSIA, Fernanda da. Crescimento constante: taxa de suicídio entre jovens sobre 10% desde 2002. BBC Brasil. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39672513>. Acesso em: 12 maio 2017.<br><br>FRANCISCHINI, Fernando. Morte ao jogo Baleia Azul. Estadão. Disponível em:<http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/morte-ao-jogo-baleia-azul/>. Acesso em: 13 maio 2017.<br><br>KIFER, Camila. Adolescente participante de jogo Baleia Azul tenta se matar em Minas. O Tempo. Disponível em:<http://www.otempo.com.br/cidades/adolescente-participante-de-jogo-baleia-azul-tenta-se-matar-em-minas-1.1469671>. Acesso em: 13 maio 2017.<br><br>LAGE, Nilson. A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2009.<br><br>LUZ, Cristina Rego Monteiro da. Um olhar sobre a pauta: O fio de Ariadne. Rio de Janeiro: Comum, v. 11, n. 25, p. 92-134, julho/dez 2005.<br><br>OS Jovens do Brasil - Mapa da Violência 2014. Mapa da violência. Disponível em: <http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2014/Mapa2014_JovensBrasil.pdf>.Acesso em: 25 maio 2017.<br><br>MINISTÉRIO da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio. Portal de Arquivos, 2017. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/21/Coletiva-suicidio-21-09.pdf>. Acesso em: 11 maio 2017.<br><br>MODELLI, Lais. Suicídio: como falar sobre o ato sem promovê-lo. BBC Brasil. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/geral-39714347>. Acesso em: 13 maio 2017.<br><br>13 REASONS Why faz buscas por suicídio aumentar no Google. GQ. Disponível em: <https://gq.globo.com/Cultura/noticia/2017/07/13-reasons-why-faz-buscas-por-suicidio-aumentar-no-google.html>. Acesso em: 13 maio 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>