ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00954</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Coleção Lucy M.Martan</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Flávia Cristina Salazar Ferrarezi (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Higor Santana Vieira de Paiva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Laís Marques Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Tamires Magalhães Cava (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Marília Araujo (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Érico Fernando de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;pré-história , estampa, infantil, campanha, coleção</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os movimentos artísticos são utilizados para produção de obras de arte e também na confecção de peças que fazem parte do cotidiano, como roupas e móveis, utilizados das mais variadas formas e nos mais variados ambientes. E é com o intuito de criar uma linha de enxoval para quarto infantil com a temática de arte pré-histórica que foi efetuado o desenvolvimento dos protótipos, juntamente com uma campanha para o lançamento da linha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O quarto período do curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas, recebe a proposta de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Estética e Comunicação, Ética da Propaganda e Comunicação Visual, a proposta consiste na produção de um protótipo de produto. Nesse semestre, a orientação propôs a produção de cinco estampas direcionadas ao público infantil inspiradas em um movimento artístico previamente apresentado. Além dos protótipos, também seria avaliada a criação de uma campanha que envolveria o lançamento das estampas confeccionadas, seja para mídia impressa ou digital, além da escolha da marca, a qual poderia ser uma já existente ou uma criação do grupo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Realizado no quarto período do curso, o trabalho de âmbito visual, visa a confecção de produtos voltados para cada público escolhido: nesse ano, o tema proposto foi direcionado para a produção produtos com estampas dedicadas ao público infantil, ou seja, desenvolver uma coleção de enxoval para um quarto de bebê e de crianças até doze anos. Para melhor abrangência dos produtos ao público infantil, o grupo optou por desenvolver produtos que tenham uma estética bonita, unissex e com a temática pré-histórica, pouco explorada pela indústria têxtil. Além de realizar uma campanha completa para o lançamento e anuncio da coleção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inicialmente, o grupo recebeu a opção de três movimentos artísticos diferenciados: arte pré-histórica, arte egípcia e arte grega, optando pelo primeiro para desenvolvimento do design das peças. A escolha foi feita baseado no fato de que, como a coleção é destinada para o público infantil, ou seja, um grupo que está no início da vida, seria interessante instigar a vontade deles de conhecer o início da história da humanidade e da história da arte. Os produtos escolhidos para serem produzidos foram idealizados e confeccionados levando em consideração a questão do conforto e também do uso prolongado, pois roupas e brinquedos nessa fase são facilmente descartados ou caem em desuso por desinteresse da criança, entretanto, o quarto possui um tempo relevante de uso, sendo que, muitas vezes, um jogo de cama é usado por mais de dois anos, acompanhando parte do desenvolvimento da criança.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro contato com o tema causa certo estranhamento e dúvida: como criar uma estampa para o público infantil com a temática pré-histórica? É importante ressaltar as fases que constituem a infância, e quando a criança começa a ter interesse em escolher o que usar, o que comer e não menos importante, qual a decoração do próprio quarto. As estampas foram desenvolvidas baseadas nas pinturas rupestres e também em elementos da época, como utensílios utilizados no cotidiano pelos homens daquela fase do desenvolvimento da vida humana. Os hominídeos pré-históricos desenhavam padrões e mandalas, que foram aproveitados para o desenvolvimento dos produtos, assim como vasos e utensílios que possuíam desenhos em seu entorno. Ao analisar os primeiros desenhos de uma criança, percebemos que esses, se assemelham as figuras rupestres, com formas não muito definidas, mas que representam uma fase de seu desenvolvimento. As figuras rupestres contam uma fase do desenvolvimento da humanidade e os desenhos da criança mostram como ela interpreta o mundo, sendo assim, ambos se assemelham nos traços e no fato de representar como é o desenvolvimento de sua história. As cores foram pensadas com o intuito de não ditar padrões de gênero impostos, como a antiga noção do rosa para as meninas e o azul para os meninos. Naquele tempo, os principais materiais aplicados nas figuras eram sangue, terra, barro e fezes, e os desenhos eram feitos com as mãos e instrumentos rústicos feitos com pedras e folhas. Após definir quais seriam os produtos e a identidade das estampas que seriam aplicadas neles, a próxima coisa a ser pensada seria a marca responsável pelo lançamento dos produtos e o nome da coleção. Em seguida houve a preocupação de encontrar uma marca em que os produtos se encaixassem com suas linhas de produção, e após pesquisas, o grupo optou pela escolha da marca Mmartan, que possui nome já consolidado no mercado. As estampas foram, inicialmente, desenhadas no papel, recebendo os testes de cor a lápis e aquarela antes de serem vetorizadas no computador. Após o serem vetorizadas, as estampas foram aplicadas nos protótipos dos produtos previamente escolhidos, como colchas, almofadas, kit de higiene, tapete, protetor de berço, entre outros produtos. A vetorização e aplicação das estampas foram feitas utilizando dois programas específicos para esse tipo de criação: o Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para garantia de venda foi realizado uma pesquisa sobre a faixa etária em que se localizava o público alvo, revelando quem seria o principal responsável pela escolha da temática do quarto. Segundo Wallon, a primeira fase da criança é impulso-emocional, que dura até seu primeiro ano de vida, e é caracterizada por ser o período de desenvolvimento sensório-motor, e com essa informação percebe-se que são os pais que escolhem qual a decoração do quarto da criança. Após a primeira fase da criança, o seu desenvolvimento passa a ter interação com o ambiente. A descarga motora se transforma em expressão e comunicação, ou seja,  impulsividade se traduz em sinais que estabelecem entre a criança e o adulto em circuito de trocas que acabam por condicionar e construir reciprocamente as reações do bebê a seu meio e vice-versa . (Duarte; Gulassa,2005, p ,25) É na segunda fase que a criança começa a demonstrar sinais de sua personalidade, e dessa forma, exteriorizar o que lhe agrada. Tendo isso em vista, o quarto precisaria de produtos que agradassem e estimulassem a criança, tanto no sentido motor como no desenvolvimento de sua personalidade, o que criaria uma fidelidade tanto dos pais, quanto da criança e a marca dos produtos. Utilizando como referência as figuras rupestres e elementos da época, as estampas foram desenhadas com um design atual, mas com elementos da pré-história. Instrumentos pontiagudos e figuras rupestres se misturaram nos protótipos, assim como as folhagens da época e mandalas, não deixando de lado os utensílios que possuem desenhos em seu entorno.  A pintura em paredes de cavernas (chamada rupestre) foi uma das principais manifestações artísticas da pré-história, ao lado de entalhes em pedra e modelagem em barro (Cotrim; Gilberto, 2005, p.29). Além de colchas, almofadas e itens de higiene, também foi criado um papel de parede com hominídeos desenhados, que possuem cores variadas, o que remete as pinturas nas paredes das cavernas. A coleção recebeu o nome de "Lucy", recebendo este nome devido ao esqueleto que remonta a 3,2 milhões de anos atrás. Uma pequena criatura capaz de andar sobre duas pernas, assim como o homo sapiens. A coleção foi projetada com atenção aos materiais, fios e aromas, sendo utilizado principalmente algodão na composição dos tecidos. Para o aroma foi pensado em algo leve e sutil que remetesse aos tempos das cavernas, algo natural com a preocupação de não afetar o bem estar da criança. O cheiro é algo marcante na marca escolhida, a Mmartan, que tem preocupação em aromatizar seus produtos e, dessa forma, estimular a lembrança da marca não somente com bons produtos, mas também através da memória olfativa. A marca, fundada em 1985, faz parte do maior conglomerado têxtil de cama, mesa e banho do mundo - Grupo Coteminas. A empresa conta com lojas estrategicamente posicionadas nas principais capitais do Brasil. As criações refletem e reafirmam a missão da marca, que é a de proporcionar uma experiência única e memorável a cada cliente, aliando tecnologia e sensibilidade, tradição e modernidade, tudo para que as noites e os dias sejam inesquecíveis. A campanha foi elaborada com intenção de ser veiculada em redes sociais, como Facebook e Instagram, com apresentação dos produtos e preços sendo programados para aparecer para aqueles que realizarem pesquisas sobre crianças, incluindo mulheres que estiverem grávidas. Além de aparecer nas redes sociais, a coleção iria para o site da marca, e apareceria na fachada das lojas do grupo Mmartan. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A criação dos protótipos tornou-se uma experiência enriquecedora por se tratar não somente do lançamento de algo, mas também da produção de uma coleção para um público especifico, o que abre um leque de opções para o desenvolvimento de design de produtos e elaboração de uma campanha. O tema escolhido deixa uma abertura para futura campanha lúdica, unindo conforto e didática. Após as avaliações, as críticas serão levadas em conta para futuros trabalhos, tudo com a intenção de aumentar a qualidade dos projetos e também evitar erros quando adentrarmos no mercado de trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Cotrim, G. História Global: Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2005. <br><br>Craidy, C.M. Educação Infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artimed, [2001]/ (2007).<br><br>Estadão MG. Estagio impulso- emocional, (Wallon). [S.I.]: Artigos acadêmicos, 2015. <br><br>Disponível em: <http://www.estadaomg.com.br/2015/10/estagio-impulsivo-emocional-wallon.html>. Acesso em: 02 out. 2017.<br><br>GRAHAM-DIXON, Andrew. ARTE: o guia visual definitivo da arte: da pré-história ao século XXI. São Paulo: Publifolha, 2011. <br><br>Pivetta. M. Do macaco ao homem: Exposição permanente sobre evolução humana entra em cartaz no Catavento Cultural, em São Paulo. Pesquisa FAPESP, São Paulo, p. 80-83, jan. 2014. <br><br> </td></tr></table></body></html>