INSCRIÇÃO: 00983
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP07
 
TÍTULO: Filme Publicitário “Amigo não se joga fora!”
 
AUTORES: LINERK JECTOM BARBOSA (Universidade Guarulhos); Fábio Martins (Universidade Guarulhos); Henrique Ribeiro dos Santos (Universidade Guarulhos); Isabela Daibert Martinelli Almeida (Universidade Guarulhos); Yago Marques Sulino De Lima (Universidade Guarulhos); Bianca Santos Ferreira (Universidade Guarulhos); Lusineire Machado De Sousa (Universidade Guarulhos); Marcelo Luís Benassi Junior (Universidade Guarulhos); Marta Mari (Universidade Guarulhos); Cintia Violatto Do Nascimento (Universidade Guarulhos)
 
PALAVRAS-CHAVE: ONG, ANIMAIS, adoção, abandono,
 
RESUMO
O filme "Amigo não se joga fora" foi desenvolvido como parte de uma campanha para a ONG Cão Sem Dono, localizada em Itapecerica da Serra, SP e que abriga cães abandonados da Grande São Paulo. A propaganda deriva de uma ação de guerrilha, realizada para o Projeto Experimental, e que convidava pessoas comuns, que transitavam no "calçadão" do centro da cidade de Guarulhos, para assistir a um vídeo sobre animais de estimação. O resultado emociona. A reação à exibição foi tão impactante que permitiu tal qual planejado, transformar o registro da ação em um filme publicitário, ajudando na conscientização das pessoas sobre abandono e maus-tratos.
 
INTRODUÇÃO
A ONG Cão Sem Dono atua a mais de 15 anos em prol da causa animal, tem como objetivo trabalhar diariamente para que cada animal abandonado encontre um novo lar, uma nova família. Além de abrigar animais, tratá-los e levá-los para as feiras de adoção, a ONG realiza mutirões de atendimento veterinário, organizam visitas de escolas em seu abrigo, produzem palestras para estudantes, prestam orientação jurídica e fazem parte de várias ações que envolvem proteção de animais. O projeto foi desenvolvido para o trabalho de conclusão de curso ministrada no ano de 2017, em que os alunos colocaram em prática suas habilidades e conhecimento teórico adiquiridos durante o curso, portanto, foi necessário apresentar uma campanha publicitária para uma organização do terceiro setor. Em seu esboço era a criação de uma peça publicitária para a conscientização ao abandono de animais na região metropolitana de São Paulo. O vídeo elaborado para a ONG temo intuito de sensibilizar as pessoas que não possuem conhecimento da dimensão deste problema e o que pode afetar a qualidade de vida do animal.
 
OBJETIVO
Os animais abandonados fazem parte, de alguma maneira, da parcela excluída da sociedade. Em um universo que se acostumou com a presença de crianças nas ruas, como avançar na questão dos bichos? (GARCIA, 2016). A partir de pesquisas desenvolvidas durante o projeto experimental, foi possível identificar que, o número de abandono de animais ainda é grande, principalmente tratando-se de animais sem raça definida e idosos. Então, com o objetivo de atingir mais pessoas, foi desenvolvida uma Campanha, e um dos meios utilizados foi um filme publicitário, com forte apelo emocional, para que mostre a realidade desses animais abandonados e a importância de adotar, não abandonar e denunciar estes atos.
 
JUSTIFICATIVA
Entre 1996 e 2005, o número de ONGs aumentou, registrando a existência de 338 mil Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no país segundo os dados do IBGE. No ano de 2016, relataram aproximadamente 360 mil instituições de terceiro setor, sendo 0,83% ligadas a animais e meio ambiente. Com o aumento das ONGs, a Cão Sem Dono também expandiu, atualmente em seu lar transitório, abriga mais de 400 animais com tratamento e atendimento veterinário de qualidade. Para a ONG poder alcançar sua meta de comunicação com sucesso, foi realizada uma pesquisa com 1000 pessoas, entre homens e mulheres das classes A, B1, B2, C1, C2, D E,¬¬para identificar os fatores que influenciam nos índices de abandono e adoções (idade, cor, porte, validez, etc.). "O Filme publicitário é também uma ação dramática com início, meio e fim. Também por meio de uma seqüência de imagens ou cenas, para projeção em uma tela. Pelo simples fato de ser publicitário, contudo, é um filme para vender. É esse o ponto fundamental: vender um produto, uma ideia, o que for. Mas tem de vender."(BARRETO, 2004, p.18) Realizado para fins acadêmicos, foi colocado em prática, todo o conteúdo e técnicas adquiridos durante todo o curso de graduação. O filme publicitário foi pensado e desenvolvido a partir do resultado da pesquisa realizada pela agência, decidiu-se por algo que faça o público refletir sobre suas concepções em relação ao abandono de animais. O objetivo é conscientizar as pessoas através da empatia e da valorização do relacionamento "sociedade x pet". Aproximar pessoas que não tem conhecimento dessa causa é extremamente importante, para que diminua a quantidade de abandonos de animais, conseqüentemente a redução de animais nas ruas, aumente a troca de compras para adoções ou aderindo ao projeto de apadrinhamento oferecido pela organização, o apelo emocional fará o trabalho de sensibilizar, para que essa mensagem chegue a todos, que o animal não é um objeto, um enfeite para enriquecer o design da sala de jantar, e sim um ser carinhoso, cheio de amor para dar, pronto para ser um amigo e fiel companheiro.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O primeiro passo para o início do projeto foi a realização do briefing junto a Cão Sem Dono, em que definiram o tema da campanha. Para a construção da idéia e as diretrizes do trabalho foi elaborada a pesquisa, na qual foram coletadas respostas de 1000 pessoas, entre homens e mulheres em diversas classes sociais. O objetivo foi entender os motivos que levavam as pessoas a abandonarem seus animais, se encontraram em situações que os levaram a pensar sobre um possível abandono ou se presenciaram tal ato. Com os objetivos definidos, foram criadas diversas campanhas com apelos textuais, visuais e por fim os sensoriais, em que foi explorada a comoção e a sensibilidade das pessoas para abraçar a causa animal. Mostrando de que os animais são seres carentes e cheio de amor pra dar. Fortalecendo a ideia de que animal na rua não é apenas estatística e sim um problema que precisa ser trabalhado, necessitando a conscientização das pessoas sobre as conseqüências do abandono. Para apelo visual foi desenvolvido o filme publicitário, com o intuito de colocar pessoas que desconhecem esses problemas para ver a realidade de muitos animais e capturar suas reações, utilizando elementos que tragam emoção e comoção do que está por traz de um ato como o abandono. As imagens terão um apelo mais triste e prostrado, um conjunto com finalidade de despertar uma sensação emocionante e ao mesmo tempo sentimento de pena. O vídeo foi elaborado através do Adobe Premiere, para a realização das edições de áudio e vídeo.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Briefing Cliente: Cão Sem Dono Espécie: Filme Publicitário "Duração: 59" Título: "Amigo não se joga fora" Veiculação: TV Público Alvo: O público alvo primário são homens e mulheres de 21 a 60 anos que gostem de animais e queiram ter um cachorro ou gato em sua residência da classe B2, Solteiros e casados. O público alvo secundário são homens e mulheres de 21 a 60 anos que tenha interesse em apoiar a causa animal, solteiro e casado, da classe A, B1, B2. O vídeo iniciará com pessoas entrando em uma cabine, onde terá um monitor com imagens de cães e seus donos se divertindo, logo após terá imagens de animais sofrendo mals tratos e sendo abandonada, uma câmera estará registrando as reações das pessoas, acompanhando o vídeo serão exibidas mensagens como: "Existe o sentimento de amor verdadeiro." "E pessoas comuns abriram uma porta para descobri-lo." "Este sentimento pode ser encontrado ao chegar em casa, depois de um dia cansativo,e se deparar com um animal puro, cheio de amor pra dar." "Não importa o que fazemos ou como está nosso dia." "Nossos cães estarão sempre dispostos a nos dar carinho e provar que são verdadeiros amigos." "Mas, a REALIDADE de muitos animais é DIFERENTE!" "Muitos desperdiçam esse amor." "Tiram de suas vidas um ser inocente." "Que gostaria apenas de correr e brincar." "Muitos Jogam fora um amigo!"
 
CONSIDERAÇÕES
A elaboração desse projeto foi muito audacioso e desafiador, pois, a agência experimental deparou-se com o desconhecido. Até então, não havia nenhum trabalho sobre ONGs de cuidado animal no cusro de Publicidade e Propaganda da Universidade Guarulhos.Porém, representar a Cão Sem Dono foi abrir os olhos de muitos que não tinha noção da dimensão deste problema, o que tornou tudo ainda mais dificil, porém, instigante ਀倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀洀漀猀 漀 琀攀洀愀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 攀洀漀挀椀漀渀愀猀猀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 昀椀稀攀猀猀攀ⴀ漀 瀀攀渀猀愀爀 猀漀戀爀攀Ⰰ 琀漀洀愀渀搀漀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 挀甀椀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀洀 渀攀渀栀甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 漀昀攀渀搀攀猀猀攀 攀 焀甀攀 渀漀 昀漀猀猀攀 愀氀最漀 椀洀瀀攀爀愀琀椀瘀漀 漀甀 搀攀渀甀渀挀椀愀搀漀爀⸀ O abandono de animais ainda é considerado algo normal, com o pensamento de ser apenas animais sem sentimentos, a campanha procurou desmistificar essa idéia, mostrando que todos os seres humanos ocupam um espaço, e o abandono não trará nenhum benefício e sim prejudicará a vida destes seres.਀䄀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀椀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀渀搀漀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀漀 瀀甀戀氀椀挀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 挀愀甀猀愀渀搀漀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 搀攀瘀攀爀 挀甀洀瀀爀椀搀漀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀䔀吀伀Ⰰ 吀椀愀最漀⸀ 嘀攀渀搀攀ⴀ猀攀 攀洀 ㌀  猀攀最甀渀搀漀猀㨀 䴀愀渀甀愀氀 搀漀 刀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 䘀椀氀洀攀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 ጀ†㈀ꨀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀䔀一䄀䌀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀刀䜀匀吀刀伀䴀Ⰰ 䈀漀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀攀猀 刀漀猀愀爀椀Ⰰ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀刀吀伀䴀䔀唀Ⰰ 䨀⸀嘀⸀䌀⸀ 䌀爀椀愀漀 攀洀 昀椀氀洀攀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ 䠀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 挀漀洀漀 甀猀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 洀愀爀挀愀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⼀ 刀愀昀愀攀氀 匀愀洀瀀愀椀漀⸀㐀⸀攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀