INSCRIÇÃO: 00992
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO01
 
TÍTULO: Agência Conexões
 
AUTORES: Roberto Vicente da Silva Filho (Universidade Federal de Uberlândia); Anátalia Amorim Cruz (Universidade Federal de Uberlândia); Beatriz Ortiz de Camargo Aleixo Lopes (Universidade Federal de Uberlândia); Bianca Mara Guedes de Souza (Universidade Federal de Uberlândia); Caroline de Camargo Bufelli (Universidade Federal de Uberlândia); Cecília Almeida Borges (Universidade Federal de Uberlândia); Cindhi Vieira Belafonte Barros (Universidade Federal de Uberlândia); Daniel Affonso Montandon Pompeu (Universidade Federal de Uberlândia); Genivan Divino Fernandes Júnior (Universidade Federal de Uberlândia); Giovana Silveira Santos (Universidade Federal de Uberlândia); Isabella Rodrigues Reis (Universidade Federal de Uberlândia); Laura Fernandes de Faria (Universidade Federal de Uberlândia); Leidiane Cristina Campos (Universidade Federal de Uberlândia); Letícia Pereira de Brito (Universidade Federal de Uberlândia); Marcela Salvador Pissolato (Universidade Federal de Uberlândia); Nasser de Freitas Pena (Universidade Federal de Uberlândia); Neimar da Cunha Alves (Universidade Federal de Uberlândia); Pedro Almeida Prado (Universidade Federal de Uberlândia); Vanessa Gianotti (Universidade Federal de Uberlândia); Ygor Teodoro Rodrigues (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Cristina Menegotto Spannenberg (Universidade Federal de Uberlândia)
 
PALAVRAS-CHAVE: agência de notícias, políticas públicas, ciência, educação,
 
RESUMO
A "Conexões – Agência de Notícias de Políticas, Ciências e Educação" produz conteúdo jornalístico diário e está vinculada ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. O projeto foi criado em 2015, através de uma parceria do Curso com o PET Conexões de Saberes – Educomunicação. A agência é um projeto de extensão que relaciona ensino, prática profissional e a análise crítica da cobertura de políticas públicas pelos meios de comunicação regionais. O resultado desse trabalho é disponibilizado à sociedade como informação jornalística relevante sobre os temas de cobertura aos quais a mídia local não dá visibilidade adequada
 
INTRODUÇÃO
A Conexões - Agência de Notícias de Políticas, Ciência e Educação é um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que visa a unificação entre teoria e a prática no fazer jornalismo. A produção jornalística diária sobre políticas públicas no município de Uberlândia/MG é disponibilizada à sociedade em um sítio da internet, como forma de dar visibilidade aos temas aos quais a mídia local não dá visibilidade adequada. A principal marca editorial da Conexões é a humanização, ou seja, apresentamos como protagonistas os sujeitos que, de alguma forma, estão relacionados às políticas públicas, seja como beneficiários, seja como agentes ou gestores. Agências de notícias são instituições que coletam informações, apuram e produzem conteúdos jornalísticos (AFONSO JR, ESPERIDIÃO, AGUIAR, 2014). Na Conexões, essas produções são disponibilizadas nas mídias digitais e os veículos de comunicação podem utilizá-las, desde que mencionem a fonte e a autoria.
 
OBJETIVO
Ao tomar como foco principal o tratamento da mídia no que se refere à temática de políticas públicas, a Agência Conexões possibilita a reflexão acerca do mercado jornalístico e o questionamento sobre os modelos já existentes para, a partir deles, propor um tratamento diferenciado ao tema. Dessa maneira, o objetivo geral é retratar sujeitos (beneficiários, agentes ou gestores) que estão relacionados à temática tratada, aumentando a disseminação de materiais jornalísticos voltado à área de políticas públicas nos meios de comunicação, em especial na cidade de Uberlândia/MG. Com isso, visa-se trazer à sociedade a comunicação transparente das informações públicas e demonstrar o modo de inserção de cada cidadão nesse espaço. A Conexões oportuniza também a aprendizagem e experimentação orientada para os alunos que realizam as produções e participam do projeto de extensão. Assim é garantida a experiência, para o estudante, de todas as etapas produtivas do jornalismo, aliando a formação acadêmica com a futura atividade profissional e estimulando o processo teoria-prática.
 
JUSTIFICATIVA
A Agência Conexões foi fundada e mantém ativamente suas atividades em função de três pontos principais: necessidade de pautar políticas públicas com foco no sujeito; formação de jornalistas humanizados; integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O projeto surgiu após um estudo sobre a cobertura de políticas públicas sociais na cidade de Uberlândia/MG, que diagnosticou a desumanização nas matérias sobre a temática veiculadas na mídia, pois indicou que eram retratadas as situações e condições dos órgãos oficiais, mas raramente o sujeito beneficiado (SOUZA et al. 2016) Os beneficiários das políticas públicas não tinham destaque e, muitas vezes, não eram sequer ouvidos, como explicado por Guilherme Canela em seu estudo sobre a relação entre a mídia e as políticas públicas: "a mídia é um potencial investidor e fornecedor destas informações, inclusive conferindo voz a fontes alternativas e contestadoras de dados oficiais. Papel este, em geral, pouco desempenhado" (CANELA,2007). Para colaborar na reversão desse quadro, a Agência Conexões adotou uma linha editorial voltada para o sujeito, para os cidadãos e cidadãs, tanto os que se beneficiam quanto os que sofrem pela falta de políticas públicas. Desse modo, há um deslocamento do foco tradicional para outra abordagem, que busca, por meio da informação, ajudar na promoção da cidadania. O segundo ponto, formação de jornalistas humanizados, é explicado pelo modo de funcionamento da Agência Conexões, como um veículo laboratório. Há, portanto, uma formação constante de jornalistas, pois os alunos estão em contato mais aproximado com o de uma redação, podendo colocar em prática os assuntos discutidos dentro da sala de aula. Desse modo, o projeto promove, além de um deslocamento de abordagem editorial, também uma transição concreta da teoria para a prática, porque são incentivados a produzirem pautas, diferentes conteúdos jornalísticos e a trabalharem com edição. Para além disso, a Conexões forma jornalistas humanizados, pois, ao se voltar para o sujeito e o priorizar em suas matérias, cria-se no aluno uma nova forma de entender os seres humanos, as políticas públicas e o jornalismo. O terceiro ponto, a relação entre ensino, pesquisa e extensão, é trabalhado de maneira bastante presente na Agência Conexões, pois, antes de começar a produzir conteúdos de jornalismo, foi realizada uma pesquisa, já citada acima, sobre as formas de divulgação midiática uberlandense sobre a temática, no segundo semestre de 2015, e um estudo aprofundado sobre o que são políticas públicas. É por meio dessa curiosidade em se estudar as formas de se fazer jornalismo e como dar novas abordagens para fatos relevantes à sociedade, que é possível fazer a extensão, produzindo conteúdos da sociedade para a sociedade.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O trabalho de desenvolvimento da Agência Conexões iniciou-se na fundamentação teórica, que ocorreu nos primeiro e segundo semestres de 2015. Essa etapa foi fundamentada no estudo da temática políticas públicas, ciência e educação com ênfase em políticas sociais e na pesquisa de análise de conteúdo da mídia uberlandense. O site da Conexões foi lançado e começou a publicar conteúdo jornalístico diário em abril de 2016. Neste momento, iniciou-se a organização produtiva. Foram elaborados os métodos de organização das equipes de produção, distribuição de tarefas, montagem e estruturação das plataformas de postagem. O propósito é que todos os participantes do projeto possam vivenciar as diferentes funções que compõem a rotina produtiva jornalística da agência. Para controlar e garantir a rotatividade, as funções editoriais e produtivas são alteradas mensalmente conforme a função e disponibilidade de cada membro. A partir do início de 2017, a Conexões passou a promover um ciclo de formação com oficinas que visam apresentar aos ingressantes o funcionamento de uma agência de notícias. As oficinas de pauta, apuração, redação, edição e multimídia são ministradas pelos próprios alunos que compõem o quadro de repórteres da agência, supervisionados pela docente responsável ou por jornalistas colaboradores, especialmente alunos do Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação (FACED/UFU). Os novos membros também são apadrinhados por participantes ativos do projeto e convidados a auxiliar nas suas coberturas enquanto passam pelo ciclo formativo. A intenção é complementar a formação e permitir que eles comecem a conhecer também os processos produtivos.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A Agência de Notícias Conexões é um veículo de comunicação temático, com ênfase em políticas públicas, ciências e educação e sua estrutura editorial é dividida em eixos genéricos, trabalhando seis gêneros jornalísticos, sejam tradicionais (cf. MELO, 1994) ou inovadores (CANAVILHAS, 2006): nota, artigo de opinião, perfil, entrevista, reportagem e multimídia. O processo de publicação segue um ritmo fixo ao longo da semana. Segunda-feira: serviços; terça-feira: opinião; quarta-feira: perfil ou entrevista; quinta-feira: reportagem; sexta-feira: multimídia. As reuniões de pauta acontecem quinzenalmente, sendo a primeira reunião do mês o momento quando há o fechamento de um cronograma das produções para as próximas quatro semanas. Não estão submetidos a essa regra os conteúdos destinados aos serviços, que seguem a agenda factual de assuntos de interesse local, estadual e nacional. A apuração e redação é feita diariamente por todos os alunos participantes que atuam como repórteres. Após finalizado o material é enviado para o aluno responsável por ser editor responsável pela editoria ao qual se destina, que faz a primeira edição. Na sequência, o material é enviado para as jornalistas colaboradoras, que são mestrandas e atuam como editoras-executivas. Por fim, o texto é revisado e corrigido pela docente coordenadora do projeto, que atua como editora chefe. Esse processo ocorre diariamente e é feito a partir de compartilhamentos em plataformas digitais. É relevante ressaltar que, embora a área de cobertura prioritária seja o município de Uberlândia/MG, também são pautados, quando apresentarem repercussão local, assuntos de cunho político, social e econômico em âmbito estadual e nacional, isso sempre em relação com políticas públicas, educação e ciência. Para a EXPOCOM - e constando como anexos deste paper - selecionamos, da editoria perfil ou entrevista as produções "Encarceramento feminino cresce 567% entre 2010 e 2014", de Pedro Prado. O texto foi publicado no dia 14 de dezembro de 2017 e tinha como objetivo retomar a discussão sobre a situação penitenciária, com um foco maior nas mulheres encarceradas. O autor, após analisar a divulgação do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), pelo Departamento Nacional Penitenciário (Depen) e pelo Ministério da Justiça, notou o aumento de mulheres que estavam sendo presas e resolveu entender os motivos, para isso conversou com a mestranda em Direito Público pela UFU Jaqueline Fernandes, que pesquisa sobre o encarceramento de mulheres no Brasil. Da editoria opinião, a crônica "Cada um no seu quadrado, lembra?", de Ygor Rodrigues e foi publicado no dia 10 de outubro de 2017. Essa opinião foi escrita devido ao debate sobre as escolas serem ou não neutras em relação a religião. Mediante a isso, o autor trouxe como exemplo a câmara dos deputados que na teoria deveria laica, mas acaba sendo ao contrário. Por fim, escolhemos a reportagem "Cotas raciais: UFU faz uso de comissão avaliadora para validar as modalidades autodeclarativas", de Cecilia Almeida, publicado no dia 02 de agosto de 2017. Na época, a UFU tinha iniciado a adoção da comissão que avaliaria as autodeclações de candidatos ao vestibular, esse processo foi adotado no processo seletivo de inverno da instituição e teve como desdobramento alguns candidatos que não tiveram sua autodeclaração homologada.
 
CONSIDERAÇÕES
A Agência Conexões exibe seus bons resultados por meio do número crescente de visualizações em matérias e de seguidores no Facebook, com publicações ultrapassando 2000 visualizações e um crescimento anual de 20% de curtidas. A maior parte dos seguidores, segundo dados do Facebook, são mulheres (60%), com predominância da faixa etária entre 18 e 24 anos, para ambos os sexos (31% mulheres e 20% homens). Por meio dos dados apresentados é possível constatar que o projeto está atingindo os objetivos almejados e conseguindo espaço na cobertura jornalística alternativa de Uberlândia e região.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
AFONSO JR, José; ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane; AGUIAR, Pedro (orgs). Agências de notícias: perspectivas contemporâneas. Recife : Editora UFPE, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/16330753/Ag%C3%AAncias_de_Not%C3%ADcias_-_perspectivas_contempor%C3%A2neas_News_Agencies_-_contemporary_perspectives_ Acesso em: 23 jun 2017.

ALMEIDA, Cecilia. Cotas raciais: UFU faz uso de comissão avaliadora para validar as modalidades autodeclarativas. Conexões-Agência de notícias de Políticas Públicas, Ciência e Educação, 02 de agosto de 2017. Disponível em: Acesso em: 21 abr 2018.

CANAVILHAS, João. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2006. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf. Pdf – Acesso em 10/05/2014.

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