INSCRIÇÃO: 01003
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: Setembro Amarelo
 
AUTORES: Laís Cristina de Oliveira Souza (Centro Universitário Newton Paiva); CHRISTIANE ROCHA E SILVA (Centro Universitário Newton Paiva); ELLEN MATIAS DANTAS (Centro Universitário Newton Paiva); PEDRO HENRIQUE DE PAULA (Centro Universitário Newton Paiva); RAPHAEL PEREIRA MENDES (Centro Universitário Newton Paiva); MATHEUS DE OLIVEIRA SILVA (Centro Universitário Newton Paiva)
 
PALAVRAS-CHAVE: Setembro Amarelo, Jornalismo, Suicídio, Telejornalismo, Saúde Pública
 
RESUMO
O presente artigo busca descrever a reportagem de TV Setembro Amarelo, criada਀瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ⴀ 䠀愀戀椀氀椀琀愀漀 Jornalismo, do Centro Universitário Newton Paiva. Disciplina orientada pelo਀瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䰀甀椀稀 䄀甀最甀猀琀漀 刀愀戀攀氀漀⸀ 䄀 洀愀琀爀椀愀 琀爀愀稀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀  瀀爀攀瘀攀渀漀 搀漀 猀甀椀挀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀氀攀爀琀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀 respeito da realidade do suicídio, na população atual. A reportagem descreve um਀瀀漀甀挀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀 漀 匀攀琀攀洀戀爀漀 䄀洀愀爀攀氀漀 攀 琀爀愀稀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 搀愀搀漀猀 搀愀 伀䴀匀 搀愀 愀琀甀愀氀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 甀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 琀攀渀琀愀搀漀 猀甀椀挀搀椀漀 焀甀愀渀搀漀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 攀 挀漀洀 甀洀愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 焀甀攀 昀愀氀愀 搀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 氀攀瘀愀洀 愀氀最甀洀 愀 琀椀爀愀爀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀搀愀⸀ 䄀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀漀挀甀爀愀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 愀琀爀椀戀甀搀愀 愀 攀猀猀攀 琀攀洀愀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 漀 猀甀椀挀搀椀漀 渀漀  愀 洀攀氀栀漀爀 猀漀氀甀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 匀攀琀攀洀戀爀漀 䄀洀愀爀攀氀漀 猀攀 椀渀椀挀椀漀甀 攀洀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 搀漀 Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da਀䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 倀猀椀焀甀椀愀琀爀椀愀 ⠀䄀䈀倀⤀⸀ ᰀ䘠愀氀愀爀  愀 洀攀氀栀漀爀 猀漀氀甀漀ᴀ†昀漀椀 漀 琀攀洀愀 搀愀 Campanha, em 2017 e foi a primeira frase da reportagem, que busca esclarecer aos਀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀爀 甀洀 琀攀洀愀 瀀漀甀挀漀 昀愀氀愀搀漀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ encontra-se presente e precisa ser discutido.਀䔀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 ᰀ嘠椀瘀攀爀  愀 洀攀氀栀漀爀 漀瀀漀 ጀ†䄀 瀀爀攀瘀攀渀漀 搀漀 猀甀椀挀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 渀漀 mundo”, Trigueiro (2015) afirma que “O silêncio em torno do assunto alimenta a਀瀀愀猀猀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 搀攀 愀漀ᴀ⸠ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀爀 甀洀 tema delicado, a ideia da matéria é mostrar que existem outras formas de resolver਀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀愀氀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 攀氀攀猀Ⰰ 愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 挀漀洀攀琀攀爀 漀 猀甀椀挀搀椀漀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 de um assunto importante, mas difícil de ser expressado, o grupo buscou utilizar਀爀攀挀甀爀猀漀猀 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀猀猀攀洀 甀洀愀 氀攀瘀攀稀愀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀氀椀挀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀琀椀氀⸀ Por isso a matéria é uma curta reportagem documental com poucas imagens e਀愀氀最甀洀愀猀 愀爀琀攀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀氀最甀渀猀 搀愀搀漀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀爀愀洀 猀攀爀 destacados. Um dos elementos utilizados, durante as gravações, para marcar um਀瀀漀甀挀漀 愀 氀攀瘀攀稀愀 戀甀猀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 戀愀氀漀Ⰰ 焀甀攀 琀椀渀栀愀 愀 挀漀爀 搀愀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 Setembro Amarelo. E após a criação do roteiro, houve a percepção de que seria਀渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 愀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀椀琀漀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 da reportagem.
 
OBJETIVO
O objetivo da reportagem é trazer à discussão social um problema de saúde pública,਀焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 挀漀洀甀洀Ⰰ 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ  瀀漀甀挀漀 昀愀氀愀搀漀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 ਀琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀愀琀愀爀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀氀椀挀愀搀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 foi trazer aos espectadores um alerta de que o problema existe e que precisa ser਀爀攀猀漀氀瘀椀搀漀Ⰰ 樀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 䰀漀甀爀攀渀挀攀琀琀椀 攀 䌀漀攀氀栀漀 ⠀㈀ ㄀㜀⤀Ⰰ 愀 昀甀渀漀 搀愀 reportagem jornalística é “levar informação à sociedade e pautar assuntos਀爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 攀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 昀漀洀攀渀琀愀洀 漀 搀攀戀愀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀ᴀ⸠ Além de trazer esse aviso à população, a criação da reportagem proporcionou ao਀最爀甀瀀漀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 昀漀椀 瀀愀猀猀愀搀漀 em sala de aula, sobre, por exemplo, comoocorre uma reunião de pauta, de que਀昀漀爀洀愀 漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀瘀攀洀 爀攀愀最椀爀 焀甀愀渀搀漀 渀漀  瀀漀猀猀瘀攀氀 挀爀椀愀爀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 攀猀琀 nela e verificar o que é preciso para que o trabalho saia do papel. Também foi਀瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 挀漀洀漀  甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 cada imagem, como tudo será feito no processo de edição, com a criação de um਀爀漀琀攀椀爀漀 攀 挀漀洀漀 猀攀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 愀瀀猀 猀愀椀爀 搀愀猀 洀漀猀 搀漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 攀搀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀琀攀洀戀爀漀 䄀洀愀爀攀氀漀  甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 瘀椀猀愀 愀氀攀爀琀愀爀 挀漀渀琀爀愀 漀 猀甀椀挀搀椀漀Ⰰ 甀洀 琀攀洀愀 contemporâneo e de extrema importância em uma sociedade globalizada.਀䔀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 洀愀猀猀愀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀漀甀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 brasileiro, a televisão, por proporcionar além das falas, os estímulos visuais que਀樀甀渀琀漀猀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀爀椀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 猀甀琀椀氀 甀洀 琀攀洀愀 琀漀 挀漀洀瀀氀椀挀愀搀漀 搀攀 猀攀爀 abordado.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 猀攀爀 甀洀愀 爀攀最爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 昀愀氀愀爀 搀攀 猀甀椀挀搀椀漀  猀攀洀瀀爀攀 evitado como uma espécie de senso comum aliado à ética que existe, de acordo਀挀漀洀 䈀愀爀戀攀椀爀漀 攀 䰀椀洀愀 ⠀㈀  ㈀⤀Ⰰ ᰀ挠漀洀漀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 攀洀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀ᴀ⸠ Resolvemos enfrentar esse desafio e mostrar o quanto o tema é importante e quão਀渀攀挀攀猀猀爀椀漀  昀愀氀愀爀Ⰰ 搀愀渀搀漀 昀漀爀愀Ⰰ 瘀漀稀 攀 椀洀愀最攀洀 愀漀 氀攀洀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 匀攀琀攀洀戀爀漀 Amarelo de 2017: “Falar é a melhor solução”.਀䔀洀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 愀 伀䴀匀 搀椀瘀甀氀最漀甀 甀洀 愀爀琀椀最漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 愀瀀漀渀琀愀渀搀漀 漀 猀甀椀挀搀椀漀 como responsável pela de uma pessoa no mundo a cada 40 segundos. Na matéria਀搀椀瘀甀氀最愀搀愀 愀 伀䴀匀 ⠀伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀⤀ 攀 愀 伀倀䄀匀 ⠀伀爀最愀渀椀稀愀漀 倀愀渀ⴀ Americana da Saúde) reconhecem o suicídio como um problema de saúde pública e਀ᰀ甠洀愀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 渀愀 愀最攀渀搀愀 最氀漀戀愀氀 搀攀 猀愀切搀攀ᴀⰠ 漀 焀甀攀 渀漀猀 氀攀瘀漀甀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 攀猀猀攀 攀爀愀 um assunto que deve ser falado e discutido na sociedade, buscando interromper਀攀猀猀攀 ᰀ洠攀搀漀ᴀ†攀洀 猀攀 昀愀氀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 爀攀猀漀氀瘀椀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀椀挀椀愀ⴀ猀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ entendida, de acordo com Duarte e Barros (2017) como uma pesquisa que busca਀椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 愀挀攀猀猀漀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 攀洀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 ਀搀漀 最渀攀爀漀⸀ 䘀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 焀甀攀 琀爀愀琀愀猀猀攀洀 搀漀 tema suicídio, bem como de autores que abordassem as tendências e alternativas਀瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 搀椀猀挀甀琀椀猀猀攀洀 愀挀攀爀挀愀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ compreendendo o vídeo como uma extensão da linguagem humana.਀䄀渀琀攀猀 搀攀 搀攀挀椀搀椀爀 漀 琀攀洀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 攀渀琀爀攀 parte do grupo e acordado entre todos os integrantes posteriormente. Levando em਀挀漀渀琀愀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 瘀搀攀漀 挀漀洀漀 mídia de massa, em consonância com a campanha Setembro Amarelo, decidiu-se਀瀀漀爀 攀猀琀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ Após a definição do tema, foi preciso buscar quais as fontes poderiam fazer parte de਀甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀  搀攀氀椀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 昀愀氀愀搀漀 攀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 de TV. Mas que, apesar de ser um tema difícil de se falar, encontra-se presente em਀渀漀猀猀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 猀愀切搀攀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 伀䴀匀Ⰰ possuindo, portanto, critério de noticiabilidade, que Traquina (2005) define como “o਀挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 挀爀椀琀爀椀漀猀 攀 漀瀀攀爀愀攀猀 焀甀攀 昀漀爀渀攀挀攀洀 愀 愀瀀琀椀搀漀 搀攀 洀攀爀攀挀攀爀 甀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 jornalístico, isto é, possuir valor como notícia. Assim, os critérios de noticiabilidade਀猀漀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀ⴀ渀漀琀挀椀愀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 猀攀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀甀 assunto, é suscetível de se tornar notícia, isto é, de ser julgado como merecedor de਀猀攀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 洀愀琀爀椀愀 渀漀琀椀挀椀瘀攀氀 攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 ☀⌀㌀㤀㬀瘀愀氀漀爀 渀漀琀挀椀愀☀⌀㌀㤀㬀⸀☀焀甀漀琀㬀 (TRAQUINA, 2005, p. 63). Portanto, não seria possível deixar que um problema que਀愀昀氀椀最攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀琀甀愀氀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀猀猀攀 渀漀 愀渀漀渀椀洀愀琀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 para uma mídia de massa, como a televisão.਀䐀椀愀渀琀攀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 琀爀愀琀ⴀ氀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 最攀爀愀爀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 猀攀洀 perder a ética. Foi escolhido a criação de uma reportagem especial sem a presença਀搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ 匀甀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 愀瀀愀爀攀挀攀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀猀 漀昀昀☀⌀㌀㤀㬀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 渀漀 琀椀爀愀爀 漀 昀漀挀漀 de quem estivesse assistindo. O que importa é a mensagem que está sendo਀瀀愀猀猀愀搀愀 挀漀洀 瘀爀椀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 琀攀砀琀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 搀攀椀砀ⴀ氀愀 洀愀椀猀 猀甀愀瘀攀Ⰰ enquanto é assistida.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A reportagem tem dois minutos e dezessete segundos, em que o repórter ocupou o਀瀀愀瀀攀氀 搀攀 甀洀 渀愀爀爀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 愀漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 愀 愀琀甀愀氀 猀椀琀甀愀漀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 suicídio na sociedade. A matéria jornalística traz também um personagem que਀猀漀昀爀攀甀 戀甀氀氀礀椀渀最 渀愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀Ⰰ 猀椀琀甀愀漀 攀猀猀愀 焀甀攀 漀 氀攀瘀漀甀 琀攀渀琀愀爀 琀椀爀愀爀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀搀愀Ⰰ mas, felizmente, foi uma atitude sem sucesso. Após ter sobrevivido, o jovem਀瀀攀爀挀攀戀攀甀 焀甀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀 瘀愀氀椀愀 洀愀椀猀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 焀甀攀 漀 昀攀稀 猀漀昀爀攀爀 愀氀最甀洀 搀椀愀⸀ Por escolha do personagem, sua entrevista foi gravada de forma que ele não਀瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀 攀 猀甀愀 瘀漀稀 昀漀椀 洀漀搀椀昀椀挀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀⸀ ਀䄀 瀀猀椀挀氀漀最愀 䴀愀爀愀 䰀切挀椀愀 䘀愀爀愀栀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 渀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 挀愀猀漀Ⰰ 昀漀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 攀 攀洀 sua fala descreve o que uma pessoa sente quando decide cometer o suicídio. De਀愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀甀愀 昀愀氀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀氀最甀洀 搀攀挀椀搀攀 琀椀爀愀爀 愀 瘀椀搀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀氀愀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀攀爀  viver; o que ela quer fazer é matar o sofrimento. Dessa forma, percebemos a਀椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 漀 昀愀氀愀爀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 愀 洀攀氀栀漀爀 猀漀氀甀漀⸀ Além das fontes e da forma que a reportagem foi narrada, foi utilizado um balão਀愀洀愀爀攀氀漀Ⰰ 愀 挀漀爀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 伀 戀愀氀漀 挀栀攀椀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 挀漀爀 瘀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 estoura ao longo do depoimento, traz a explanação dos problemas que podem levar਀愀漀 猀甀椀挀搀椀漀⸀ 䔀 焀甀愀渀搀漀 攀氀攀 瘀漀氀琀愀 愀 猀攀 攀渀挀栀攀爀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  洀漀猀琀爀愀爀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 焀甀攀 quem pensa ou já pensou em cometer tal ato entenda que a vida foi feita para viver,਀琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 漀 戀愀氀漀 挀栀攀椀漀 搀攀 瘀椀搀愀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 攀猀琀漀甀爀愀爀⸀ Escolhemos uma reportagem especial, sem a presença do repórter no vídeo, para਀渀漀 搀椀猀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 伀 爀攀瀀爀琀攀爀  甀洀 渀愀爀爀愀搀漀爀 搀漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 攀 搀愀 agonia que o suicídio causa nas pessoas. Com um processo denso de apuração,਀琀爀漀甀砀攀洀漀猀  琀攀氀愀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 猀甀椀挀搀椀漀猀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 渀漀 瀀愀猀 攀 洀漀猀琀爀愀洀漀猀 漀猀 principais motivos que levam alguém a cometer esse ato. Mas encerramos a਀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 洀漀琀椀瘀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 渀漀猀猀愀 昀漀渀琀攀ⴀ瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀攀猀挀漀戀爀椀甀 que a vida é plena, terminamos com essa esperança para o telespectador.਀䔀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 攀猀猀愀 攀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀愀甀猀愀爀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀攀猀攀樀愀搀漀 猀攀洀 causar um sentimento ruim na audiência. Nosso desejo é despertar a sociedade਀瀀愀爀愀 漀 琀攀洀愀⸀ 䘀愀氀愀爀  愀 洀攀氀栀漀爀 猀漀氀甀漀Ⰰ 渀漀 栀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 洀攀氀栀漀爀 焀甀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 lema da campanha, por mais que estruturamos toda uma reportagem, quando਀昀漀洀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀漀 猀氀漀最愀渀Ⰰ 樀 琀渀栀愀洀漀猀 愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 攀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 nós.
 
CONSIDERAÇÕES
Com o trabalho foi possível perceber os desafios de se criar uma reportagem਀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 吀嘀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀氀椀挀愀搀漀⸀ 䘀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀戀猀漀爀瘀攀爀 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 no processo de produção, já que teorias aplicadas em sala de aula foram਀渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 攀洀 琀漀搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀⸀ 䌀漀洀攀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 爀攀甀渀椀漀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 da pauta, passando pela gravação das imagens e de cada entrevista, produção do਀爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 搀漀猀 漀昀昀ᤀ猠Ⰰ 愀 攀搀椀漀 攀 瀀漀爀 昀椀洀 瀀漀搀攀爀 愀猀猀椀猀琀椀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 倀漀搀攀爀 colocar em prática todo conteúdo dado em sala de aula foi essencial para criar um਀挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ Percebemos também que nem sempre um assunto que é pouco falado na mídia não਀搀攀瘀攀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 瀀攀氀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 渀漀猀猀漀 瀀愀瀀攀氀 挀漀洀漀 comunicólogos é alertar a população para os problemas que necessitam de਀爀攀猀漀氀甀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 攀猀猀攀 猀攀樀愀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀⸀ 一漀猀猀漀 搀攀瘀攀爀 挀漀洀漀 jornalistas é divulgar tudo aquilo que é do interesse público.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de telejornalismo: os਀猀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 吀嘀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ ㈀㔀㈀ 瀀⸀ 䤀匀䈀一 㠀㔀㌀㔀㈀ 㤀㤀㐀㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀㬀 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 ⠀伀爀最猀⸀⤀⸀䴀琀漀搀漀猀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 PesquisaEmComunicação.2.ed. – 9. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2017.380p.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística.਀㔀⸀ 攀搀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 㜀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀ ㄀㠀㤀瀀⸀ 䤀匀䈀一 㠀㔀 ㄀ 㘀 㤀 㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䴀匀Ⰰ 䜀爀愀瘀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 猀愀切搀攀 瀀切戀氀椀挀愀㨀 猀甀椀挀搀椀漀  爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 甀洀愀 洀漀爀琀攀 愀 cada 40 segundos no mundo. Disponível em:਀☀氀琀㬀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀愀栀漀⸀漀爀最⼀戀爀愀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀㼀漀瀀琀椀漀渀㴀挀漀洀开挀漀渀琀攀渀琀☀愀洀瀀㬀瘀椀攀眀㴀愀爀琀椀挀氀攀☀愀洀瀀㬀椀搀㴀㔀㈀㈀㄀㨀最爀愀 ve-problema- de-saude- publica-suicidio- e-responsavel- por-uma- morte-a- cada-40-਀猀攀最甀渀搀漀猀ⴀ渀漀ⴀ 洀甀渀搀漀☀愀洀瀀㬀䤀琀攀洀椀搀㴀㠀㌀㤀☀最琀㬀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 吀攀漀爀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㜀⸀ ㈀㌀㔀瀀⸀ 䤀匀䈀一 8572442847.

SANTOS, A. L. G.; LOURENCETTI, M. N.; COELHO, S. B. Grupo Solidário de Arte਀攀 吀愀氀攀渀琀漀㨀 䘀攀椀爀愀 搀攀 䄀爀琀攀猀愀渀愀琀漀⸀ 䤀渀㨀 堀堀䤀䤀 䌀伀一䜀刀䔀匀匀伀 䐀䔀 䌀䤀쨀一䌀䤀䄀匀 䐀䄀 COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio਀搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 唀渀椀䘀伀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 <http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2017/expocom/EX58-0082- 1.html>਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㌀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 㜀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀  㔀 瘀 ISBN 8574742457.

TRIGUEIRO, André. Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e਀渀漀 洀甀渀搀漀⸀ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀㨀 䌀漀爀爀攀椀漀 䘀爀愀琀攀爀渀漀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀