ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01008</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Pesquisa de mercado empresa Petra</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Danilo Lopes Silva (Puc Minas - Poços de Caldas); Thayná Cristina Dias da Silva (Puc Minas - Poços de Caldas); Bruna Torres Basso (Puc Minas - Poços de Caldas); Rafael Ribeiro Vitor (Puc Minas - Poços de Caldas); Adinan Carlos Nogueira (Puc Minas - Poços de Caldas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;pesquisa, empresa, Petra, pesquisa de mercado, loja de sapatos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil do público de clientes da empresa Petra, que atua na cidade de Poços de Caldas há 8 anos no ramo do comercio, com venda de sapatos, bolsas e acessórios. Desenvolvido pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas, a pesquisa mercadológica se desenvolveu através de um questionário online aplicado para as clientes cadastradas no perfil da loja, a fim de obter um resultado específico segmentado para os compradores da empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Analisando a empresa Petra, atuante desde 2010 na cidade de Poços de Caldas, é possível aferir que a mesma oferece produtos como bolsas, sapatos e acessórios que atingem um público, em sua maioria, feminino, faixa etária de 25-45 anos, classe média a alta, que opta por utilizar esses produtos de grife, marcas famosas. A partir disso, entende-se que o problema em questão é analisar o motivo de compra desses produtos na loja, uma vez que há possibilidades de comprar online e em outros lugares, por exemplo, e qual a relação do público com a empresa, seu nível de fidelidade. É preciso compreender também o posicionamento da empresa no mercado e como essa relação, vínculo com o cliente, é construído. Para isso, desenvolveu-se essa pesquisa. A partir de análises, foi possível perceber que a mesma tem um alto giro de mercadorias, tornando seus produtos sempre atualizados, com variedades e novidades para os clientes, isso faz com que as pessoas optem por essa loja, ao invés de comprar determinadas marcas por outros meios. Por possuir em sua loja produtos de marcas renomadas, a empresa passa credibilidade aos seus clientes e isso faz com que eles se fidelizem. Apesar da qualidade dos produtos, acredita-se que a imagem que a empresa passa aos seus clientes é de que seus produtos são muito caros, até mesmo para o público que está destinada. Outro fator que pode ser desfavorável para a empresa é o padrão estético sociocultural (estereótipo) adotado por seus atendentes, uma vez que dentro da loja encontram-se atendentes intimidadoras em relação à beleza.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir das pesquisas levantadas a respeito da empresa, o objetivo principal desse trabalho é identificar o fator que leva o público a criar vínculo de fidelidade com a marca, tendo em vista que os produtos ofertados são de alta qualidade e marcas renomadas no mercado. Assim, como objetivos específicos delimitamos que identificar o principal motivo da fidelização ou não, se é porque a loja tem novidades, pela localização, ou outro fator, seria interessante para estipular novas estratégias de atendimento e marketing da empresa. Verificar qual a marca mais vendida e o motivo da venda se é pela qualidade da marca, design, flexibilidade, ou pelo atendimento da loja também é outro fator importante tendo em vista que a loja Petra trabalha com o público específico de mulheres. Outro fator que pode ser desfavorável para a empresa é o padrão estético sociocultural (estereótipo) adotado por seus atendentes, uma vez que dentro da loja encontram-se atendentes intimidadoras em relação à beleza, portanto, como objetivo específico, verificar se há intimidação das pessoas em relação ao atendimento para solucionar possíveis problemas. Por fim, analisar a percepção da imagem da marca, como o público reconhece a empresa e como ela é classificada, foi definido como objetivo específico a fim de compreender a relação dos clientes com a marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando que Poços de Caldas é uma cidade turística e que semanalmente recebe um número elevado de novos consumidores, analisar o perfil dos consumidores fiéis da loja de calçados Petra é interessante para a marca considerar os fatores relevantes da empresa. Trabalhar questões como branding e posicionamento de marca entre os clientes é de extrema importância considerando o número de lojas de comércio disponíveis na cidade e em plataformas online também, portanto, a loja Petra tem a necessidade de pesquisar sobre seu mercado para entender como desenvolver suas estratégias de marketing. Levando em consideração os objetivos acima listados, para esta pesquisa será necessário realizar uma pesquisa de mercado e de produto. A pesquisa de mercado será necessária para compreender a imagem da marca, aceitação do público e demais questões levantadas, e a pesquisa de produto, para compreender se de fato a marca influencia nas compras feitas na loja Petra. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para desenvolver a pesquisa mercadológica para a loja Petra foi utilizada a pesquisa de mercado e de produto através do método de estudo descritivo estatístico e também por meio de pesquisa quantitativa. A pesquisa quantitativa foi realizada através de um questionário no formato estruturado não-disfarçado, com perguntas fechadas de múltipla escolha. Este questionário foi aplicado através do formulário online do Google, e enviado para os clientes por meio do WhatsApp da loja. Outro método seria por meio de enquetes no Instagram da empresa, tendo em vista que o alcance neste meio tem efetividade para informações. Através da ferramenta Stories, seria aplicada perguntas fechadas com duas opções de respostas para os seguires da loja Petra na plataforma. Através da obtenção do universo da pesquisa (1500 números cadastrados no WhatsApp da loja, e alcance orgânico do Instagram da empresa), foi possível definir a amostragem da mesma, e a partir disso, a técnica amostral aplicada. Assim, definiu-se que seria feita uma análise probabilística sistemática para o questionário do WhatsApp, de modo que pudéssemos efetuar a pesquisa de maneira mais limpa, sem que tenha um vício nas respostas analisadas, e uma análise não probabilística por conveniência, tendo em vista que os seguidores do Instagram podem ser variados, sem comprovação que são clientes efetivos da loja, portanto, não há uma segmentação nas respostas. Técnicas amostrais: A pesquisa foi desenvolvida por análise probabilística sistemática, e, análise não probabilística por conveniência. Obteve-se o número do universo e o número da amostra e, através de um número de intervalo, os possíveis entrevistados para o questionário do WhatsApp. A técnica de pesquisa sistemática foi utilizada para encontrar o intervalo de entrevistados, que foi necessário para controlar o resultado da amostra, tendo em vista o número total do universo e a quantidade que optamos por usar como margem de erro e margem de segurança. A análise não probabilística por conveniência foi adotada por considerar o número de seguidores do Instagram como sendo dispersos e não direcionados, de forma que uma segmentação não seria adequada, pois não há certeza quanto às respostas das perguntas; não se tem clareza sobre quem são realmente clientes da loja. Para a execução deste trabalho adotou-se para o cálculo amostral, margem de segurança de 95% e margem de erro de 10%. Portanto, o número da nossa amostra, arredondando para menos, resultou em 90 pessoas. É preciso considerar que este número da amostra é válido para o questionário via WhatsApp, pois as enquetes feitas pelo Instagram, como são por conveniência, não haveria como controlar o número de respostas, portanto, esse cálculo não se aplica a ela. Desta forma, as enquetes foram avaliadas conforme o total das respostas obtidas em cada uma. Assim, o número do intervalo aplicado para o questionário via WhatsApp, arredondando, é 16. As aplicações das enquetes feitas pelo Stories do Instagram ocorreram entre os dias 15 a 17 de novembro de 2017, em horário comercial, contendo uma pergunta em cada publicação com duas opções de respostas. Por dia, foram feitas três perguntas consecutivas para que os seguidores da loja Petra respondessem, totalizando nove perguntas na pesquisa. A ferramenta de Stories do Instagram foi muito útil no desenvolvimento deste trabalho, pois disponibiliza visualização de métricas das respostas, apresentando quantidade de votos para as opções disponíveis. As aplicações do questionário pelo Whatsapp puderam ocorrer pois a loja já possuía o número de contato dos clientes. Assim, foi possível utilizar da técnica de amostra sistemática para escolher quais clientes receberiam o questionário por mensagem. Desta forma, foi criada uma lista de transmissão com os contatos selecionados e enviado o questionário por mensagem direta, privada, para cada pessoa. O questionário conteve seis perguntas de múltipla escolha, sendo todas perguntas com respostas obrigatórias. A aplicação ocorreu entre os dias 20 a 25 de novembro, em horário comercial. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como todas as perguntas do questionário e das enquetes foram de múltipla escolha, com respostas obrigatórias, a tabulação utilizada para a pesquisa é simples, na qual o número de respostas é igual ao número de entrevistados. Desta forma, segue em anexo o resultado das enquetes feitas no Instagram, desenvolvido pela ferramenta Stories. Analisando as enquetes do Instagram como um todo, é possível perceber que os seguidores da marca Petra preferem sapatos confortáveis no seu dia a dia, como as rasteirinhas  que foram votadas como o modelo mais utilizado por eles -, presentes, por exemplo, nas coleções da marca Anacapri, também apresentada com maior número de votos dentre as perguntas. A marca Schutz, considerada uma marca buscada quando o assunto é estilo, foi apresentada como uma das preferidas, e desta forma observa-se que é uma das preferidas em festas e eventos. É importante analisar o nível de conhecimento das pessoas em relação às marcas, pois isso vai de acordo com um dos objetivos deste trabalho, buscando analisar a preferência dos clientes. Nessa tabulação foi possível perceber que as marcas Schutz e Anacapri são as favoritas entre os clientes, considerando a vitória para a marca de sapatos Anacapri, que ganhou em duas perguntas pela preferência. É importante ressaltar que a marca Anacapri não vende sapatos com saltos, ou seja, somente sapatos como rasteirinhas, que esteve presente em uma das questões anteriores como a preferência do público da loja. O formulário enviado pelo WhatsApp obteve o número necessário para a amostra, ou seja, 90 respostas. Desta forma, segue, em anexo, o resultado das perguntas aplicadas pelo questionário através do WhatsApp. De acordo com as perguntas do questionário e das enquetes anteriores, foi possível perceber que, o que é imprescindível aos clientes é o conforto em seus sapatos (62,9% no questionário e 82% nas enquetes). A marca preferida pela votação é a Schutz, seguida por Anacapri que empata com a marca Loucos&Santos, cumprindo um dos objetivos deste trabalho. Ressaltamos que, a marca Anacapri apresentou preferencia nas enquetes, enfatizando a preferência do público por sapatos do tipo rasteirinha. Uma das hipóteses deste trabalho era em relação ao atendimento da loja. Com este questionário foi possível perceber que, um dos fatores mais relevantes da loja apontado por seus clientes é o atendimento. Assim, cumpre-se um dos objetivos que era identificar o grau de intimidação das pessoas com o atendimento, ou seja, os clientes são satisfeitos com relação a isso, comprovando pela questão que, quando perguntado sobre o atendimento 82,9% das pessoas responderam que consideram  Ótimos . Outro objetivo era identificar o fator que leva à fidelização dos clientes na loja, assim como nossa hipótese, confirma-se que está relacionado ao fluxo de mercadorias, quando apresentado neste mesmo gráfico que as pessoas preferem comprar na loja Petra devido suas novidades e tendências (32,9%) e quando apresenta a frequência de compra na loja em que as opções  Raramente e  Somente em datas especiais foram pouco votadas, enquanto a opção  Algumas vezes obteve 67,1% dos votos. Por fim, foi possível analisar a percepção da imagem da marca, vendo que seu público a classifica como sendo  Ótimo (78,6%), o que também derruba uma de nossas hipóteses, na qual acreditava-se que a imagem que a empresa passava aos seus clientes era de uma loja cara, até mesmo para o público alvo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">De modo geral, foi possível identificar que o público da loja Petra tem preferência por sapatos confortáveis e por estilo, por isso as marcas que são mais vendidas são Schutz, Anacapri e Loucos&Santos. O principal objetivo desta pesquisa era identificar o fator que leva os clientes a criarem vínculo de fidelidade com a loja, e foi possível avaliar que este vínculo é criado através do atendimento oferecido pelas vendedoras e pelo fato da loja possuir sempre produtos que são tendências e novidades no mercado. Pode-se concluir que a empresa oferece aos seus clientes um atendimento satisfatório, e desta forma, o feedback para a empresa é positivo, classificando a marca como ótima, o que gera também as compras frequentes na loja, tendo em vista que determinadas marcas podem ser compradas em outros locais. Observou-se que a experiência de compra faz com que o cliente efetue, de fato, a compra na loja, afinal esse processo passa por diversas etapas (bom atendimento, novidades, escolha da marca  se ela é confortável, conhecida, renomada), que acaba cumprindo as expectativas do cliente. Como recomendação à loja Petra, indicamos que explorem mais as redes sociais, em específico o Instagram, para envolver o público e gerar interações dos clientes. No processo de aplicação das enquetes por meio dos Stories notou-se que houve um engajamento por parte dos seguidores, e seria interessante nutrir esse tipo de contato com o cliente, pois aumentaria ainda mais o vínculo de fidelidade com a loja. É preciso ficar cada vez mais conectado às novidades no que diz respeito às mídias sociais, pois, nos dias atuais, elas são o principal meio de comunicação de uma empresa com seu público, capazes de criar uma personalidade para a marca, e se tratando da empresa em questão, desenvolver um papel de amiga, apresentando-se como uma conselheira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SAMARA, B. S.; BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 4 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.<br><br> </td></tr></table></body></html>