ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01019</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Outdoor desenvolvido para o cliente Barragem Santa Lúcia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Julio Cesar Ferreira Rodrigues de Macedo (Centro Universitario Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Júnior (Centro Universitario Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Inclusão social, Esporte, Outdoor, Impacto Social, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é resultado de uma atividade desenvolvida para a disciplina Projeto Aplicado, e faz parte da campanha feita para a ONG União da Barragem Santa Lúcia, e tem por objetivo construir um anúncio publicitário a ser veiculado em outdoor, que demonstra como o esporte, carro chefe da organização, pode ajudar pessoas a lutar contra as dificuldade da vida. A peça foi produzida com a finalidade de provocar um grande impacto visual, demonstrando o poder que o esporte tem e conseguir angariar o apoio do público para a causa da ONG. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Fundada em 1976, a União da Barragem Santa Lúcia é um organização não governamental, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, na comunidade da Barragem de Santa Lúcia. Sua área de atuação é em questões relacionadas à inclusão social, seu objetivo é a inclusão de pessoas em situação de risco através do esporte, além disso eles oferecem cursos preparatórios, assistência médica e judicial. A ONG possui um grande apoio da comunidade e de algumas empresas da região. Baseando-se nesse foco no esporte, que a ONG possui, o presente trabalho procura demonstrar o poder que o esporte pode ter na vida de alguém, que ele realmente pode salvar pessoas afetadas por problemas sociais. E para que o público entenda melhor sobre esse caso que estamos abordando, tivemos a orientação do Professor Lamounier Lucas e buscamos por autores importantes. Buscamos também por dados e segundo o Mapa da Violência, realizado pela Secretaria Nacional da Juventude (WAISELFISZ, 2013),  os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos , muito disso é proveniente da proliferação do tráfico de drogas. Isso só demonstra o quão importante a ONG é para a comunidade. Com isso optamos por chamar a atenção da sociedade sobre esse problema recorrente e buscar a adesão de voluntários para a causa da Organização. Assim, foi criado um outdoor, para a disciplina de Projeto Aplicado, onde a mensagem utiliza da linguagem verbal e não verbal, o que atrai a atenção dos transeuntes a fazer a leitura por meio do impacto visual de um esportista vencendo um problema social através do esporte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criar um anúncio publicitário a ser veiculado em outdoor, que possa alertar a população sobre como o esporte pode ajudar na inclusão social de crianças, jovens e adultos em situação de risco. Considerando o crescimento cotidiano dos problemas sociais, provocados por meio do tráfico de drogas e da criminalidade, faz-se necessário uma intervenção da comunicação publicitária, de modo a provocar a reflexão, sobre como projetos sociais como esse, conseguem acabar com esses problemas sociais através do esporte e a campanha tem como intuito atrair os transeuntes para ajudar na causa. Afinal de contas nos grandes centros urbanos o outdoor é a segunda mídia que atinge mais rapidamente a população de massa. (SAMPAIO, 2013). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os problemas sociais vem aumentando gradativamente no país, e o tráfico de drogas é o principal responsável por isso, em levantamento feito pelo O GLOBO (2012) houve um aumento, de 14,3% no número de apreensões de crianças e adolescentes por crimes como vandalismo, desacato, tráfico, lesão corporal, furto, roubo e homicídio. Para tentar brecar esses problemas, surge o reconhecimento do esporte como recurso para a inclusão social, é crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares. São muitos os benefícios proporcionados pela prática regular de esportes, na formação moral ou da personalidade dos seus praticantes (TUBINO, 2001). Com isso optamos por utilizar no outdoor uma ideia inovadora, capaz de atrair a atenção das pessoas para que elas saibam a real importância que o esporte pode ter na vida de alguém. Optamos por demonstrar de um forma gráfica e única a ideia de um jovem quebrando um problema social, por meio de uma prática esportiva. A campanha é uma tentativa de aumentar a adesão de pessoas a essa causa que ajuda tantas crianças, jovens e adultos a sair do crime e tem o intuito de diminuir esses dados de criminalidade tão aterradores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">1 - Briefing: Com o briefing definido juntamente com a Ong União da Barragem Santa Lúcia e o professor da matéria de Projeto Aplicado, a leitura e a avaliação do briefing se fez necessária para que todos os componentes da equipe entendessem a história e as necessidades da ONG, para só então a produção da campanha fosse iniciada, o qual é proposto um anúncio veiculado para outdoor, que tecnicamente significa a publicidade do "lado de fora da porta", ou qualquer tipo de propaganda ao ar livre. É uma mídia que geralmente é posicionado em locais de grande fluxo de pessoas e veículos (PINTO; OLIVEIRA, 2007), campanha tem como foco atrair a atenção e a adesão das pessoas para a causa da ONG. 2 - Brainstorm: Após a discussão do briefing, conceitos e o foco foram colocados para serem avaliados, e então se deu início a elaboração do Brainstorm, utilizando de técnicas para a produção de ideias, busca de referências, sempre levando em conta o desejo do cliente de demonstrar o trabalho da ONG e conseguir parceiros. Com isso chegou-se a conclusão que para impactar o público, demonstrar como o esporte ajuda pessoas em situação de risco, era extremamente necessário e para fazer com que esse impacto acontecesse aplicar alguma técnica visual era necessário. 3 - Técnicas de Criação: Foram utilizados os softwares gráficos Adobe Illustrator CC 2017 e Adobe Photoshop CC 2015, Cinema 4D para a criação da arte do outdoor. Para o desenvolvimento da peça, foi feito uma sessão de fotos do jogador de basquete, até se definir uma como a correta, e foi feito um modelo 3D da palavra drogas para que ela tivesse de fato o efeito de um palavra sendo estraçalhada pelo esportista. 4 - Divulgação: Os espaços de divulgação propostos para o outdoor foram pontos da cidade de Belo Horizonte, onde tem uma grande circulação da classe A e B, pois era o público alvo da campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O conceito criativo se utiliza da ideia de 1+1=2, ou seja a imagem e o texto formam uma ideia, um complementa o outro, com isso em mente utilizamos um esportista, no caso um jogador de basquete, quebrando, literalmente, um dos maiores problemas sociais nos dias de hoje, as drogas, indo fazer um cesta. Isso mostra para os transeuntes de uma forma simples a importância que o esporte pode ter na vida de alguém e a frase complementa o objetivo da campanha, que é a de adesão de parceiros a causa e faz relação com o esporte em questão, quando diz  Você pode ajudar muitas pessoas a enterrarem suas dificuldades e alcançarem a vitória. finalizando com o call to action  Faça parte dessa batalha . A cor do fundo azul além de passar serenidade, contrasta com o jogador e faz referência a água, que uma de suas significações é atrelada a vida. Atrás do esportista há um mapa, que no caso é o da Barragem Santa Lúcia, então criamos a significância de que o esportista foi ajudado pela U.B.S.L, mesmo que isso seja algo sutil e muitos não perceberam, mas se cria uma relação. O logo da ONG foi refeito pelo grupo, para que fosse algo mais amigável e para que tivesse mais relação com a ideia de cooperação da organização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O trabalho foi desenvolvido com o intuito de conscientização dos problemas sociais, e para demonstrar que existem organizações que fazem o máximo que podem para tirar crianças e jovens da situação de risco, que infelizmente é um problema que cada vez mais cresce no país, por isso esse trabalho tem grande importância, de ajudar projetos como o da União da Barragem Santa Lúcia, que se empenha em fazer através do esporte uma arma poderosa, de aprendizagem e lazer, que faz com que crianças e jovens saiam do mundo do crime e que nunca mais retornem. Esse trabalho com certeza foi importante para a formação do grupo, afinal de contas aprendemos como é importante se importar com o futuro dessas crianças, que são o futuro do nosso país e a ONG tenta fazer a sua parte, tentando salvar o futuro dessas crianças e jovens e prepará-las para o mundo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Cresce participação de crianças e adolescentes em crimes <https://oglobo.globo.com/brasil/cresce-participacao-de-criancas-adolescentes-em-crimes-8234349 >Disponível em 2018. Acesso em 04/18 às 22:00h. PINTO, Evelyn Xavier. OLIVEIRA, Nathália Pucci. A Importância do Outdoor como Meio de Comunicação de Massa e como Mídia Exterior. 2007. Disponível em < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1572-1.pdf>. Acesso em 12 de abril de 2017. SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. São Paulo. 2013 TUBINO, M.G. Dimensões sociais do esporte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. WAISELFISZ, J. J. Mapa da violência 2013: homicídios e juventude no Brasil. Rio de Janeiro: FLACSO, CEBELA, 2013.<br><br> </td></tr></table></body></html>