INSCRIÇÃO: 01031
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Radionovela Super Neném
 
AUTORES: Saulo Batista Garro (Centro Universitario Newton Paiva); Julio Cesar Ferreira Rodrigues de Macedo (Centro Universitario Newton Paiva); Christiane Rocha e Silva (Centro Universitario Newton Paiva); Pedro Henrique Soares Lima (Centro Universitario Newton Paiva)
 
PALAVRAS-CHAVE: humor, rádio, Radionovela, radionovela de humor, Super-herói
 
RESUMO
O presente trabalho consiste em uma radionovela - As aventuras do Super Neném, que foi criado para a disciplina de Redação e Produção para Rádio. Possui o tema de super-herói e é baseado em uma ideia que, inicialmente, seria uma história em quadrinhos, mas que, por opção, acabou se tornando uma radionovela. Nesta aventura, o ouvinte vai acompanhar a vida de Billy, um cientista que acidentalmente se tornou o Super Neném. E com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. O trabalho procura abordar, através do humor, o crescente mercado da cultura pop que, cada vez mais cresce no país, utilizando de diversas referências do universo dos quadrinhos.
 
INTRODUÇÃO
A Radionovela marcou o momento áureo das rádios no Brasil na década de 50. Com a chegada da televisão nos anos 60, as radionovelas começaram o seu declínio inevitável. Elas se originam do teatro, onde tiveram sua primeira transmissão em 1923 na Alemanha, quando foram inicialmente chamadas de "peças transmitidas". Entendendo-se esse histórico, partimos para a criação dessa peça radiofônica, tendo o máximo de cuidado de realmente conseguirmos transportar as pessoas para um universo de super-heróis, através apenas do som. Segundo Calabre (2003), fazer uma peça para o rádio é fazer um teatro cego, no qual a sonorização é muito mais importante do que em quaisquer outros meios. Nesta peça, o ouvinte acompanha as aventuras de Billy, um jovem cientista que, acidentalmente, erra os cálculos da sua fórmula e se torna o Super Neném, que usará as suas forças para derrotar o temível Bicho Papão e salvar as crianças indefesas da cidade de PlayVille, aprisionadas pelo horrendo malfeitor. O ouvinte provavelmente já viu ou ouviu algo parecido a isso e esta é a ideia deste trabalho: trazer a nostalgia às pessoas que são fãs da cultura pop e dos quadrinhos. Segundo López Vigil (2003) o gênero dramático em uma peça radiofônica precisa ser claro e objetivo para ser entendido pelo ouvinte. O autor fala também sobre as três fases de argumentação para criação da tensão dramática, que são a Apresentação, o Enredo e o Desfecho – onde acontece o clímax da trama. Utilizando dessas etapas, pode-se notar que há um crescimento de picos dramáticos. Ao demonstrar esse conceito de relação e adaptação do gênero narrativo-dramático ao contexto radiofônico, atinge-se questões de grande importância para a realização deste trabalho, onde o mistério, o humor, o romance e a ação fazem parte da trama e geram os picos dramáticos: tudo isso atrelado às referências que os ouvintes possam possuir de histórias em quadrinhos, desenhos e cultura pop.
 
OBJETIVO
Este presente trabalho tem o intuito de divertir e trabalhar a nostalgia do ouvinte, por meio de uma história que é recheada de referências que ele provavelmente já viu e tentar fazer com que o ouvinte se sinta de novo como uma criança, ou quem sabe como um super neném. A ideia é realmente conseguir transportar o ouvinte para esse mundo lúdico de super-heróis e fazer com que ele se divirta com essa história simples e bem-humorada. A radionovela é um meio que tem o poder de transportar o ouvinte para um mundo totalmente diferente através apenas do som. Este presente trabalho deseja levar o ouvinte para a nostalgia e o universo das histórias em quadrinhos, utilizando de diversas referências desse mundo, que a cada dia acumula mais adoradores e que inevitavelmente atinge um grande público.
 
JUSTIFICATIVA
Segundo o site Adoro Cinema (2018), o filme Pantera Negra arrecadou este ano em bilheteria US$1,237 bilhão. Isso não só demonstra o quanto os heróis, os quadrinhos e a cultura pop em geral vem sendo cada vez mais consumidos, mas também o dinheiro que a produção do Pantera Negra significou e o importante papel na representatividade afro, o que aponta o poder que um super-herói pode ter, mesmo sem existir. E é isso que tentamos passar na radionovela do Super Neném, mesmo que não seja no nível do Pantera Negra, tentamos criar um personagem como todos os heróis, alguém que sempre se importa com os outros, que preza pela segurança dos inocentes e pune os cruéis.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
1- Brainstorm: Após a pesquisa de referências de personagens do universo dos quadrinhos, o conceito e o foco foram avaliados, e então se deu início a elaboração do Brainstorm, utilizando de técnicas para a produção de ideias. Com isso, chegamos à ideia de um jovem cientista que possui o destino de se tornar um super-herói, mas não um qualquer e sim o Super Neném, que usaria seus grandes poderes e a sua fofura contra o mal. Para este episódio, o antagonista escolhido foi um vilão famoso para as crianças, o temível Bicho Papão. Tudo isso foi feito com o intuito de fazer o público criar uma empatia pela história. 2 - Técnicas de Criação: Foi utilizado o software de edição Sony Vegas para a criação da radionovela. Para o desenvolvimento da peça, foi utilizado um estúdio de gravação, e feita uma ampla pesquisa de trilhas para que houvesse o máximo de relação e referência a uma típica história de super-herói.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O conceito criativo dessa radionovela levou em conta a jornada do herói (CAMPBELL, 1989). Segundo este autor, todas as histórias possuem um herói e a narrativa de todas elas gira em torno das aventuras dele. A jornada possui 12 passos, que foram utilizados para a realização dessa radionovela. São eles: Primeiro Ato: 1 - Mundo Comum: o herói nos é apresentado, o ouvinte conhece Billy e descobre que ele é um cientista em uma noite comum. 2 - Chamado à aventura: acontece algo inesperado na rotina do herói, isso ocorre quando algo sai errado na fórmula da juventude que Billy estava criando e ele se torna em um bebê com super poderes. 3 - Recusa ao chamado: nosso herói se recusa em aceitar o chamado que no caso ocorre quando Larry amigo de Billy fala das crianças desaparecidas, essa recusa ocorre pelo fato de Billy ainda não ter reconhecimento de que pode se transformar em um super neném, pois acredita que tudo não passou de um sonho. 4 - Encontro com o Mentor: ele pode ser uma situação que force o herói a tomar uma decisão ou uma pessoa mais experiente, no caso o mentor de Billy é a notícia de rádio, que o notícia que a sua namorada Lizzy entrou para o número de pessoas desaparecidas, neste momento Billy corre para o local onde acredita que encontrará seu amor. 5 - O cruzamento do limiar: nosso herói aceita o que é e finalmente se transforma no super neném e percebe que não era só um sonho, ele realmente tinha se tornado em um ser super poderoso. 6 - Testes, aliados e inimigos: o herói se encontra com seu antagonista e é testado fisicamente e mentalmente, esse é o momento em que Billy, transformado em Super Neném, avista um ser deformado, que viria a se apresentar como o temível Bicho Papão, que não mede esforços para demonstrar o quão vilanesco é. A partir deste momento entramos no Segundo ato: 7 - Aproximação do objetivo: o herói luta por seus princípios, Billy com o poder do Super Neném, descobre que o Bicho Papão é o ser vil responsável pelo desaparecimento das crianças e da sua amada esposa, nesse momento suas emoções florescem. 8 - Provação máxima: É quando o herói deve enfrentar seu maior desafio, esse é o momento onde o Super Neném enfrenta o Bicho Papão, com todas as suas forças. 9 – Recompensa: após encarar a morte cara a cara, nosso herói conquista a recompensa, que acontece quando Billy após uma incrível batalha, derrotou o temível bicho papão com a ajuda das crianças. Terceiro ato: 10 - Caminho de volta. acontece quando o herói salva o dia, no caso quando o super neném salva as crianças e seu amor Lizzy. 11 – Depuração: o herói volta para o seu mundo transformado, ocorre quando o super neném fala para Lizzy quem ele, e sendo ovacionado pelo público percebe o bem que fez. 12 - Retorno transformado: o herói aceita totalmente quem ele é e promete sempre fazer o seu papel como herói, esse é o fim da jornada, o famoso final feliz, nesse momento o super neném, se aceita e promete que sempre defenderá a sua amada cidade Playville. A radionovela contém todos os passos da jornada, e é isso que faz com que a história seja cativante para os ouvintes e não só pelas referências à personagens de histórias em quadrinhos. Aspectos Técnicos: A locução do Locutor da história foi feita com uma voz mais eloquente, para remeter ao antigo estilo caricato de locução dos tempos áureos da radionovela e também é um estilo de locução muito utilizado no mundo de super heróis. Vale explicar a complexidade vocal dos atores, que fazem Billy/Super Neném e o que faz o Bicho Papão, já que o ator que interpreta Billy, conseguiu adaptar a sua voz, para se tornar o super neném, sem a ajuda de edição, o mesmo ocorre no caso do Bicho papão, já que o ator conseguiu fazer um voz, que fosse caricata, irritante o suficiente para fazê-lo ser odiado e ao mesmo tempo fosse cômico. Todos esses métodos são importantes, para que as pessoas consigam ouvir e imaginar os personagens. E para aumentar ainda mais essa imaginação as trilhas e os efeitos sonoros foram fundamentais para fazer com que os ouvintes realmente pudessem entrar no mundo do super neném, foram escolhidas trilhas sonoras para os momentos heroicos e também para os momentos de tensão, efeitos simples como o de passos, sons de trânsito, o som de uma porta se abrindo e fechando, a cena de luta não seria nada, sem a trilha sonora e os efeitos sonoros de soco, de destruição da cidade, do caos gerado pelo Bicho Papão, tudo isso, todos essas trilhas, esses efeitos, esses mínimos detalhes geram a tensão e ajuda na construção da história como um todo. O grupo foi composto por 7 integrantes, que atuaram frente a frente do outro, tudo para com que a atuação fosse o mais viva e realista possível, para que os ouvintes realmente sentissem a interação dos personagens e desenvolve-se a empatia por eles.
 
CONSIDERAÇÕES
Sabemos que vivemos momentos difíceis, de guerras, desemprego, problemas políticos. Mas o intuito desse trabalho e nada mais que apenas desligar o ouvinte de todos esses problemas por alguns minutos e transportá-lo para um mundo um tanto mais simples, onde o bem e o mal são fáceis de se identificar, onde os problemas são resolvidos de formas mais simples, pelo maior símbolo de pureza que pode existir, um bebê, um símbolo de vida, de prosperidade, de amor. Desejamos que a radionovela tenha um efeito único no ouvinte e que ele pelo menos dê boas gargalhadas ouvindo as Aventuras do Super Neném lutando contra a maldade que assola o mundo, que um dia sonhamos que possa chegar ao fim.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
Pantera Negra se torna o filme de super-herói de maior bilheteria na história nos EUA਀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀搀漀爀漀挀椀渀攀洀愀⸀挀漀洀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀昀椀氀洀攀猀⼀渀漀琀椀挀椀愀ⴀ㄀㌀㠀㤀㌀㈀⼀㸀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 ㈀ ㄀㠀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  㐀⼀㄀㠀 猀 ㈀㈀㨀  栀⸀ ਀䌀䄀䰀䄀䈀刀䔀Ⰰ 䰀椀愀⸀ 一漀 琀攀洀瀀漀 搀愀猀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ☀ 匀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀Ⰰ 倀猀 䌀漀洀ⴀ䴀攀琀漀搀椀猀琀愀Ⰰ 愀⸀ ㈀㤀Ⰰ 渀⸀ 㐀㤀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㔀ⴀ㠀㌀Ⰰ ㈀漀 猀攀洀⸀ ㈀  㜀⸀ ਀䌀䄀䴀倀䈀䔀䰀䰀Ⰰ 䨀漀猀攀瀀栀⸀ 伀 䠀攀爀椀 搀攀 䴀椀氀 䘀愀挀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ ㄀㤀㠀㤀 ਀䰀팀倀䔀娀 嘀䤀䜀䤀䰀Ⰰ 䨀漀猀 䤀最渀愀挀椀漀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 甀爀最攀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀愀搀椀愀氀椀猀琀愀猀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀漀猀⸀ 吀爀愀搀甀漀㨀 䴀愀爀椀愀 䰀甀猀愀 䜀愀爀挀椀愀 倀爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀