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INSCRIÇÃO: | 01054 |
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CATEGORIA: | PT |
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MODALIDADE: | PT14 |
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TÍTULO: | Game Cream Cheese Philadelphia |
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AUTORES: | Flavyanne Eloisa Souza de Jesus (Centro Universitário Newton Paiva) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Comida Saudável, Jogo Educativo, Jogo Interativo, Philadelphia Cream Cheese, Pac Man |
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RESUMO |
Buscando unir saúde, boa alimentação, tecnologia e comunicação, criamos o jogo "+Saudável" onde, além da diversão, as pessoas possam se identificar com a alimentação saudável no seu dia-a- dia. Através de alguns produtos da marca Philadelphia, buscamos alguns ícones que mostram quando podemos ou não comer o que faz bem para a saúde. O objetivo é divulgar a marca e mostrar que existem muitas receitas saudáveis com o mesmo produto, no caso o Cream Cheese Philadelphia. Enfim, um "advergame" que mescla informações através de animações, de forma bem interativa, criativa e divertida. Nosso jogo é indicado para todas as idades, afinal, quanto mais cedo as pessoas souberem se alimentar bem, melhor será para a saúde. |
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INTRODUÇÃO |
PHILADELPHIA CREAM CHEESE é um delicioso queijo de sabor suave e cremosidade inigualável. O produto surgiu no Estados Unidos, em 1872, tendo sua receita desenvolvida por William A. Lawrence, produtor de leite da cidade de Chester, estado de Nova York. Ele desenvolveu um queijo de sabor extremamente rico e uma textura mais cremosa, feito do creme do leite. O creme de queijo é ideal para receitas deliciosas para lanches, cafés da manhã e pode ser um ingrediente para comidas saudáveis. (MUNDO DAS MARCAS, 2006). Ao novo queijo foi dado o nome de Cream Cheese, em virtude de sua consistência extremamente cremosa. O produto caracterizava-se por seu sabor e cremosidade únicos, não escorrendo da faca ao ser espalhado sobre pães, torradas ou biscoitos.(MUNDO DAS MARCAS, 2006) Visto que a marca tem muitos benefícios que podemos mostrar, pensamos na interatividade e na experiência de usuário que a tecnologia de um advergame pode trazer. Foi assim que, através da disciplina Produção em Mídia Digital, lecionada pelo professor Lamounier Lucas Pereira Júnior, começamos a criar o planejamento do game, entendendo a necessidade da PHILADELPHIA CREAM CHEESE de levar para seus consumidores receitas fitness, usando o cream cheese. O jogo então seria uma variação do Pac-Man, onde seu protagonista é o "come-come", que se desloca através de um labirinto já existente no próprio garme original do Pac Man. Neste labirinto, aparecem vários ícones com comidas saudáveis e não saudáveis e, além disso, há também os fantasminhas que podem tirar a vida do protagonista. "Os fantasmas são programados para se espalharem por um tempo determinado para, em seguida, entrarem em modo de perseguição. Essa ideia foi implementada por Iwatani porque ele achava que o jogo seria estressante demais caso os inimigos seguissem Pac-Man o tempo inteiro". (CBTecnologia, 2015) |
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OBJETIVO |
O objetivo do advergame é proporcionar uma visibilidade para a marca Philadelphia Cream Cheese, trazendo seus produtos que podem ser consumidos em receitas saudáveis. Embora a marca seja forte e conhecida, ter um diferencial faz toda diferença. Pensamos em, nesse trabalho, criar um planejamento que estimulasse o engajamento da marca com o cliente, que mostrasse os benefícios do produto junto ao desenvolvimento de um jogo educativo no sentido da alimentação. Se alimentar bem é fundamental para a saúde, não só para emagrecimento, mas sim para prevenir doenças. Foi a partir daí que pensamos que ter um jogo para mostrar, através dos ícones com os produtos da marca, dois tipos de receitas (saudáveis e não saudáveis), faria o consumidor da marca e também usuário do jogo, prestar atenção nas pontuações e nos obstáculos. O +Saudável então, aproveitando-se da lógica de programação do jogo Pac Man, tem como objetivo fazer com que o gamer pegue todas comidas saudáveis para obter mais pontos e ter mais chances de ir para próxima fase, prestando atenção para não encontrar as fantasminhas que tirariam a vida do protagonista e fugindo das comidas ruins para não perder pontos. |
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JUSTIFICATIVA |
Criar jogos para dar visibilidade para alguma marca não é nada novo, o que mudou foi a interação dos jogos, deixando de serem físicos para eletrônicos. "Vídeo, tela interativa, multimídia, Internet, realidade virtual: a interatividade nos ameaça por toda parte. (...). Num certo nível maquinal, de imersão na maquinaria virtual, não há mais distinção entre homem/máquina: a máquina situa-se nos dois lados da interface. Talvez não sejamos mais do que espaços pertencentes a ela..."(BAUDRILLARD, apud SILVA, 2004). Então surgiu a ideia de trazer o clássico jogo Pac Man para junto da marca Philadelphia Cream Cheese e a possibilidade de se reprogramar atributos do jogo original, substituindo os ícones tradicionais do labirinto por ícones com receitas saudáveis e não saudáveis. Uma curiosidade: na história de criação do Pac Man, conta-se que Toru Iwatani (o criador do game) se inspirou na criação do personagem depois de comer uma pizza inteira sozinho e, ao remover o primeiro pedaço da pizza, a forma que restava, então, gerou seu conceito visual, que foi criado com base no símbolo japonês que significa "boca".(MONTEIRO, 2014). Com início nos In-game advertising e, mais tarde, a produção e desenvolvimento dos advergames, o mercado publicitário encontrou espaço para interações e momentos de imersão do público no ambiente de seus clientes. Marcas, produtos, serviços e ideais se difundem em várias mídias ao mesmo tempo em que o mercado consumidor, não apenas ligado e interessado em novas formas de comunicação, está constantemente ajudando no desenvolvimento de um negócio que movimenta bilhões mundialmente, mas que ainda está aprendendo a se desenvolver no mercado brasileiro. (COSTA, 2012). Os jogos são meios de interatividade. Eles estimulam as habilidades mentais e a imaginação. A ideia é utilizar os recursos da Philadelphia Cream Cheese para aproximar seus produtos dos consumidores que serão os usuários do jogo, proporcionando uma interação virtual onde as pessoas conhecem as receitas saudáveis e se divertem também. Em um jogo, primeiramente você precisa ter informações para serem passadas a seus usuários: o desafio pode ser a chave de maior interesse, mas requer muita atenção. Diante das barreiras disponíveis e também instituídas pelos receptores das mensagens, o advertainment torna-se uma opção, entre aquelas criadas para chamar a atenção do público. É uma opção entre muitas, quando se nota o que diz Storino (2006, apud COSTA, 2012), que afirma que as marcas mais atentas percebem a necessidade de se integrar à vida do consumidor, de uma maneira interessante e emocionante. Essa integração evita a entrada na vida do público de maneira intrusa, tentando marcar presença com um comercial em que, em muitos casos, é ignorado. Essas opções se enquadram dentro do chamado por alguns de Branded Content ou Content Marketing (ou Comunicação por Conteúdo ou, ainda, Marketing de Conteúdo), que é todo conteúdo que agrega valor aos consumidores, enquanto direta ou indiretamente promovem uma marca, produto ou serviços. O Marketing de Conteúdo ocorre tanto no online quando no offline, dando oportunidade até mesmo a pequenas empresas de terem espaço ao dividirem voz e influência com outras marcas utilizando das mesmas ferramentas. O Marketing de Conteúdo "foca na criação de conteúdo que tenha significado e utilidade para os consumidores com o promocional pegando carona ao adicionar valor" (ROCK CONTENT, 2018). |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A utilização da plataforma do Pac-Man é para facilitar a utilização dos usuários, pois ele é um jogo de fácil acesso e manuseio. +Saudável é endereçado para todos os públicos de todas as idades. Seu funcionamento se baseia em comandos através das teclas das setas ou as tecla W,A,S,D (o jogador poderá escolher) que significam subir, descer, virar para esquerda, virar para direita e fugir dos fantasminhas e das comidas ruins, cujo contato do gamer com as mesmas faz com que o jogador perca pontos. As imagens do jogo foram retiradas da internet, a partir de fotos de receitas elaboradas com o Cream Cheese. A seguir, estas imagens foram vetorizadas em software gráfico (Adobe Ilustrator) para baixar o tamanho do arquivo e gerar uma arquivo vetorial que possibilitasse ser inserido na interface do game. Os sons originais do jogo foram mantidos, bem como o desenho do labirinto. No geral a plataforma utilizada para a re-criação do game possibilita a facilitação do uso dos comandos. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O jogo traz uma interatividade entre a marca Philadelphia Cream Cheese, o usuário e a alimentação saudável. A apresentação do game contém a tela inicial com o nome do jogo +Saudável; ao fundo, estará o labirinto Pac-Man; à direita se encontram as instruções das teclas que os usuários vão precisar para jogar e, abaixo, encontraram-se os ícones das comidas saudáveis e das comidas não-saudáveis para que o jogador já as memorize para facilitar a jogabilidade. O jogo conta com um personagem, o famoso come-come, que circula pelo labirinto com o objetivo de pegar as comidas saudáveis para ganhar pontos e passar de fase. Se o personagem pegar alguma comida não- saudável, ele perde pontos. E, se encontrar o fantasminha, perde a vida e tem que começar de novo. Existem formas de se interromper o jogo: a) o jogador clicar no botão ESC; b) o jogador perder a vida se encontrar com algum monstrinho ou c) por falta de pontuação. Quem passar por todos obstáculos e só pegar as comidas saudáveis passa de fase com muita pontuação. O jogo está disponível para acesso no link:https://maissaudavel.000webhostapp.com/index.html |
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CONSIDERAÇÕES |
O jogo tem como foco a marca Philadelphia Cream Cheese e busca um resgate saudosista do antigo e conhecido game Pac Man. Seu público-alvo não é específico. O advergame é produzido com caráter educativo e formulado para os usuários entenderem a importância de se alimentar bem. Segundo o site Mundo das Marcas (2014), os produtos da marca Philadelphia "surpreendem e agradam aos paladares mais exigentes nos quatro cantos do mundo. A marca é comercializada em mais de 80 países nas mais variadas formas, tendo vendas anuais superiores a US$1.5 bilhões. PHILLY, como também é conhecida a marca, é líder mundial em sua categoria, com mais de 40% de participação de mercado. Somente nos Estados Unidos, a marca responde por mais de 70% do segmento de cream cheese e oferece mais de 22 variedades e versões". Em uma pesquisa feita sobre o que poderíamos levar para o jogo, entendemos a necessidade da marca PHILADELPHIA CREAM CHEESE de gerar engajamento com seu público consumidor e oferecer a ele uma maximização de sua experiência de usuário. Percebemos que existem muitos jogos sobre comidas, mas o +Saudável pode conduzir o usuário e consumidor da marca para um lado educativo, com conteúdos que vão além do entendimento do que faz bem ou mal para saúde. |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS |
MONTEIRO, Rafael. Pac-Man: conheça as curiosidades mais interessantes猀漀戀爀攀 愀 昀爀愀渀焀甀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/11/pac-man- conheca-挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀ⴀ洀愀椀猀ⴀ 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀猀ⴀ猀漀戀爀攀ⴀ 昀爀愀渀焀甀椀愀⸀栀琀洀氀⸀ 䌀漀渀猀甀氀琀愀搀漀 攀洀
24/04/2018.
MUNDO DAS MARCAS. Philadelphia Cream Cheese. Disponível em:栀琀琀瀀㨀⼀⼀洀甀渀搀漀搀愀猀洀愀爀挀愀猀⸀戀氀漀最猀瀀漀琀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㈀ 㘀⼀ 㔀⼀瀀栀椀氀愀搀攀氀瀀栀椀愀ⴀ挀爀攀愀洀ⴀ 挀栀攀攀猀攀ⴀ
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Rock Content. Por que apostar na gamificação para fidelizar clientes da猀甀愀 氀漀樀愀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
http://www.profissionaldeecommerce.com.br/por-que- apostar-na- gamificacao-瀀愀爀愀ⴀ昀椀搀攀氀椀稀愀爀ⴀ 挀氀椀攀渀琀攀猀ⴀ搀愀ⴀ 猀甀愀ⴀ氀漀樀愀ⴀ 瘀椀爀琀甀愀氀⼀⸀ 䌀漀渀猀甀氀琀愀搀漀 攀洀 ㈀㐀⼀ 㐀⼀㈀ 㠀⸀
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público. Belo Horizonte: Centro Universitário Newton Paiva, 2012. Monografia愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 愀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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