INSCRIÇÃO: 01083
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP10
 
TÍTULO: Cartaz Violência Doméstica
 
AUTORES: Isabela Maria Castro Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Junior (Centro Universitário Newton Paiva); Paula Melo e Silva de Oliveira (Centro Universitário Newton Paiva)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cartaz, Publicidade e Propaganda, Violência contra a mulher, Agressão Física, Agressão Psicológica
 
RESUMO
Defesa do cartaz de violência psicológica contra a mulher, produzido para campanha fictícia de violência contra a mulher pelo 4º período, durante a disciplina de Textualidades Alternativas da Instituição Newton Paiva do Estado de Minas Gerais, no ano de 2017. A Violência contra a mulher é um fato que afeta a sociedade como um todo e é importante que sua denúncia seja realizada. O cartaz busca mostrar que nenhuma mulher deve se sentir culpada mediante as ações do agressor, ela deve perceber que isso não é normal e que não deve ser escondido. O artigo a seguir relata o desenvolvimento de tal peça, partindo do uso de interatividade para chamar mais atenção e causar maior motivação na leitura de seu conteúdo.
 
INTRODUÇÃO
A violência contra a mulher está presente no ambiente em que estamos inseridos e afeta direta ou indiretamente toda a sociedade, independentemente de sua etnia ou posição social. Nos dias de hoje, vivemos em meio a uma cultura social que ainda vê a figura masculina como superior, sendo facilmente identificada no cotidiano pela descriminação e desvalorização em ambientes de trabalho, sendo identificada como o assédio moral e psicológico, a violência doméstica, estupro, exposição, entre outros diversos tipos de agressões. A violência ainda é crescente no Brasil, país onde muitas mulheres ainda temem pela própria vida em virtude de comportamento masculino, de forma alarmante. O histórico brasileiro é longo e ainda se encara uma lacuna que separa os direitos das mulheres, entretanto grandes avanços foram conquistados com o passar dos anos e a evolução da sociedade como a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006): Esta lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A proposta de criação do cartaz foi feita durante a disciplina de textualidades alternativas, onde foi realizado um estudo em relação às várias formas de comunicação como o cartaz. Os tipos de violências foram selecionados pelos estudantes para que o cartaz fosse desenvolvido para divulgação e incentivo a denúncia da violência contra a mulher, não só por parte da vítima, mas também pela sociedade.
 
OBJETIVO
O objetivo do cartaz é aumentar as denúncias, provocar o observador e conscientizar o maior número de trabalhadores e estudantes sobre a violência doméstica cometida contra a mulher no Brasil, de forma que o observador se sinta motivado a buscar por mais informações. Sua principal função é divulgar a mensagem principal e através da interação, motivar as pessoas a fazer algo além de apenas observar. Portanto, provocar a ação do leitor de forma que se associe a ideia de "se mover" - em sentido ambíguo - para ajudar aquelas que não possuem voz. Neste sentido, é necessário ressaltar que o objetivo é apoiar mulheres que necessitam de ajuda e muitas vezes são impedidas de se expressar pelo medo, além de incentivar os brasileiros a não se calarem diante da situação das mulheres.
 
JUSTIFICATIVA
O cartaz é a peça ideal para realizar a transmissão de uma mensagem rápida. Segundo o professor Henrique Magalhães em seu artigo online, o cartaz é indispensável para a publicidade, vinculando com facilidade a mensagem para grande contato com o público. ਀一漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 挀愀爀琀愀稀  甀洀 瘀攀挀甀氀漀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀  琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 漀甀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀⸀ 匀甀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀猀琀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 猀渀琀攀猀攀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀甀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀漀猀猀愀 猀攀爀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀⸀ 一愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 挀愀爀琀愀稀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀ⴀ猀攀 攀洀 瀀攀愀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀⸀ 匀甀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 甀洀愀 最愀洀愀 攀砀琀爀愀漀爀搀椀渀爀椀愀 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀攀猀 最爀昀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 焀甀攀 瘀漀 搀愀 愀戀猀琀爀愀漀 愀漀 昀椀最甀爀愀琀椀瘀漀⸀ 一漀 爀愀爀漀Ⰰ 漀 挀愀爀琀愀稀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 猀甀最攀猀琀椀瘀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 琀攀砀琀甀愀氀 攀 椀挀漀渀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 琀攀渀搀渀挀椀愀 挀氀愀爀愀 愀漀 栀甀洀漀爀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 攀洀瀀愀琀椀愀 挀漀洀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀 攀猀琀椀洀甀氀愀渀搀漀 猀甀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀⸀ 伀 挀愀爀琀愀稀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀昀攀挀挀椀漀渀愀搀漀 攀洀 瘀爀椀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀 愀昀椀砀愀搀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 猀甀瀀漀爀琀攀猀㨀 渀愀 瘀椀搀爀愀愀 搀攀 甀洀愀 瘀椀琀爀椀渀愀Ⰰ 渀漀 洀甀爀漀Ⰰ 渀愀 瀀愀爀攀搀攀 椀渀琀攀爀渀愀 搀攀 甀洀 瀀爀搀椀漀Ⰰ 渀甀洀 瀀愀椀渀攀氀 搀攀 爀甀愀㬀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀洀 甀洀愀 昀漀氀栀愀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 攀洀 洀甀椀琀愀猀 昀漀氀栀愀猀 椀渀琀攀爀氀椀最愀搀愀猀Ⰰ 愀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀漀 漀甀琀搀漀漀爀⸀ 䄀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 瀀漀搀攀 猀攀 搀愀爀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 爀攀猀琀爀椀琀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 搀椀爀椀最椀搀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 愀洀瀀氀漀⸀  ਀ Na atualidade grande parte das pessoas não possui tempo necessário para realizar uma leitura rica em detalhes, as cidades estão sempre em constante movimento e tempo é algo valioso. Um cartaz deve vinculado em diversos lugares de acesso público com mensagem reduzida e transmitida de forma que atraia a atenção, portanto é o meio mais fácil e rápido para que grande parte das pessoas tenha acesso a mensagem. ਀䄀 漀瀀漀 瀀漀爀 甀洀 挀愀爀琀愀稀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀  攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 挀愀甀猀愀爀 洀愀椀漀爀 攀猀琀椀洀甀氀漀 攀 挀漀渀琀愀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀 琀攀渀栀愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀 攀 愀猀猀椀洀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀  A violência contra a mulher, como já citada anteriormente, é um assunto delicado e que ainda necessita de grande discussão, principalmente em relação aos diversos tipos de violência que não tem grande divulgação.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 漀 挀愀爀琀愀稀 搀攀瘀攀爀椀愀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 搀攀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 昀漀猀猀攀 攀氀愀 昀猀椀挀愀Ⰰ 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀Ⰰ 洀漀爀愀氀 漀甀 猀攀砀甀愀氀⸀ 䄀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀爀椀愀 愀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 倀猀椀挀漀氀最椀挀愀 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 愀琀甀愀氀 攀 焀甀攀 琀攀洀 挀爀攀猀挀椀搀漀 挀漀洀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 愀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀Ⰰ  愀 焀甀攀 洀愀椀猀 愀昀攀琀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 攀 琀攀洀 洀愀椀漀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 䐀漀洀猀琀椀挀愀 愀戀爀愀渀最攀 愀洀戀漀猀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀最爀攀猀猀漀Ⰰ 攀 瀀漀爀 琀愀氀 爀愀稀漀 昀漀椀 愀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀氀椀挀愀搀漀 攀 椀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀 爀攀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀  洀漀猀琀爀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 搀攀渀切渀挀椀愀⸀ O desafio seria criar um cartaz de conscientização que alertasse a sociedade sobre a Violência Física Contra a Mulher. A partir disso, ficou decidido que a campanha teria o intuito de causar reflexão através da interação que o cartaz gera. Ao escolhermos o abrigo de ônibus para realizar a campanha, levamos em consideração a quantidade de pessoas que passariam pelo local e o tempo que elas permanecem ali, sendo uma estratégia de comunicação em massa.਀伀 琀攀洀瀀漀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀愀 洀搀椀愀 挀愀爀琀愀稀  椀渀搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀 洀攀氀栀漀爀 漀瀀漀 瀀愀爀愀 漀 渀漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀  挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ A maior questão seria a forma de chamar a atenção do público em meio a tanta informação, por isso optamos pelo lenticular, que é uma coisa diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver nas ruas e chama a atenção.਀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 最愀渀栀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀瀀攀氀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 琀攀洀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 攀氀愀 洀甀搀愀 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀愀 瀀漀猀椀漀 焀甀攀  瘀椀猀琀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀漀猀 漀戀琀攀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀猀⸀ A peça cartaz foi desenvolvida a partir de referências utilizadas em campanhas de mesmo tema como obras da artista Barbara Kruger. Barbara é uma artista conceitual que trabalha com fotografias sobrepostas com mensagens que lidam diretamente com seu público. ਀ O desenvolvimento da obra partiu do planejamento, em casos de agências de publicidade, esta etapa é criada através do briefing. O briefing é parte importante para criação de peças publicitarias, reunindo informações referenciais para que mensagem a ser transmitida seja feita de forma correta baseando-se nos dados de público-alvo, local de divulgação, forma com que será feita e como ocorrerá. ਀䄀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 氀攀渀琀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 瀀攀愀Ⰰ  瀀爀攀瀀愀爀愀搀愀 攀洀 甀洀愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀 瘀攀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀攀 猀攀甀 渀最甀氀漀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 樀甀渀琀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 漀 攀昀攀椀琀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀 洀漀瘀攀 攀 猀攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀⸀ 䔀砀椀猀琀攀洀 氀攀渀琀攀猀 氀攀渀琀椀挀甀氀愀爀攀猀 攀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 搀攀 洀攀猀洀漀 攀昀攀椀琀漀 挀漀洀漀 愀 漀戀爀愀 搀攀 刀伀䄀Ⰰ 愀爀琀椀猀琀愀 搀攀 爀甀愀 搀攀 䜀栀攀渀琀Ⰰ 䈀氀最椀挀愀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Violência doméstica é uma das maiores causas de mortes de mulher no Brasil. De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o ano passado registrou 388.263 novos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, o que representa um aumento de 16% nestes processos em relação a 2016. O levantamento mostra ainda que, só em 2017, a Justiça estadual recebeu 2.795 processos de feminicídio — isto é, oito novos casos por dia. A taxa de mortes em razão do gênero feminino, assim, é de 2,7 casos a cada cem mil mulheres. Porém, muitas mulheres ainda ficam inseguras de denunciar, por medo do parceiro, julgamento da sociedade ou achar que o tratamento pode ser algo normal. A ideia da campanha é divulgar a importância desse tipo de denúncia.਀ Um dos grandes diferenciais da ação está em seu processo de produção em impressão lenticular. O processo de impressão lenticular é feito a partir da combinação das duas (ou mais) imagens com a lente lenticular (que é o material que vai dar a ilusão de profundidade e/ou movimento para peça). Com esse processo é possível criar figuras em 3D e ter muitas outras formas de combinações de imagens. É isso que o projeto busca, apresentando em um mesmo espaço, no caso o abrigo de ônibus, um cartaz que quando visto num primeiro momento traz a imagem de uma mulher séria, dialogando com a profundidade do tema, mas em tons claros e leves. Já no segundo momento, ao visualizar a mesma peça de outro ângulo, o material apresenta a mesma personagem, porém desgastada esteticamente, com sangue escorrendo pelo nariz em claro sinal de violência e degradação. Dessa forma, a mensagem apresenta dois momentos, em que um complementa a informação anteriormente apresentada, de maneira original e com grande impacto visual.਀ O texto da ação busca uma sintonia com o diferencial da campanha que é justamente a capacidade do público de reconhecer duas imagens diferentes a partir de dois pontos de visão diferentes. Dessa forma, a redação funciona a partir de uma figura de linguagem, a ambiguidade, no qual "questão de ponto de vista" é relativo tanto ao ângulo de visão do público da peça (que permite duas imagens), quanto da vítima que é agredida e acredita que a situação não é tão grave assim sob a sua opinião ou ponto de vista.਀伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀愀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀漀 瀀爀漀昀甀渀搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀⸀ 一攀猀猀攀 挀愀猀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀攀 甀洀 戀愀渀挀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀  琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 愀漀 攀砀琀爀攀洀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 洀愀椀猀 氀攀瘀攀Ⰰ 攀洀 琀漀渀猀 猀甀琀椀猀 攀 挀氀愀爀漀猀 愀琀 甀洀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 洀愀椀猀 瀀攀猀愀搀愀 攀 愀最爀攀猀猀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀瀀漀渀搀漀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 渀漀 焀甀愀氀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀  瘀琀椀洀愀 搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 洀愀椀猀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 攀 攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀 搀攀渀漀琀愀 漀 琀漀洀 甀爀最攀渀琀攀 攀 猀戀爀椀漀 搀漀 琀攀洀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀椀猀漀 挀愀爀爀攀最愀 漀 琀漀洀 搀攀 爀漀猀愀 搀漀 戀愀琀漀洀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 攀氀愀 洀攀猀洀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 攀猀琀愀爀 爀攀挀椀琀愀渀搀漀Ⰰ 攀 渀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀漀 漀 戀爀愀渀挀漀 攀 昀爀椀漀 搀愀 瘀攀爀猀漀 攀洀 焀甀愀猀攀 倀☀䈀⸀ Anunciante: A Avon é uma empresa acostumada a tratar temas socialmente importantes para o público feminino, que representa seu público prioritário. Ela inclusive possui o Instituto Avon, braço da empresa que representa tais causas, como a violência doméstica, feminicídio, maternidade etc. Dessa forma, a empresa torna-se um cliente em potencial importante para ação, uma vez que dialoga com seu modo de atuação e ainda reforça o apelo institucional da empresa, como uma marca preocupada com as mulheres em todos os seus aspectos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀  爀攀瘀漀氀琀愀渀琀攀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀切洀攀爀漀猀 愀氀琀漀猀 攀 瘀攀爀最漀渀栀漀猀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀愀猀⸀ 䜀爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 琀攀洀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 最爀愀瘀椀搀愀搀攀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 漀甀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 愀瀀攀渀愀猀 攀猀挀漀氀栀攀洀 渀漀 昀愀稀攀爀 渀愀搀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 焀甀攀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀洀⸀  O desenvolvimento do presente projeto tem como objetivo incentivar a mudança deste tipo de comportamento omissivo por parte dos observadores e servir como meio de apoio para mulheres que necessitam. O melhor meio de atingir o público é através da divulgação de cartazes, de rápida e fácil leitura, com informações necessárias para que surta o efeito buscado. ਀䄀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀瘀攀 猀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 搀攀 焀甀攀  渀攀挀攀猀猀爀椀愀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 渀漀 猀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 愀最爀椀搀攀洀 漀甀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 ጀ†瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 猀攀 挀愀氀攀洀 ጀ†洀愀猀 琀愀洀戀洀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀洀⸀ 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
APAV. O CICLO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Disponível em: https://apav.pt/vd/index.php/vd/o-ciclo-da-violencia-domestica

BOND, Letycia. Uma em cada 100 mulheres recorreu à Justiça por violência doméstica em 2017. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-03/uma-em-cada-100-mulheres-recorreu-justica-por-violencia-domestica

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INSTITUTO MARIA DA PENHA. Relógios da Violência. Disponível em: http://www.relogiosdaviolencia.com.br/

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei Maria da Penha - Lei 11340/06 | Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/95552/lei-maria-da-penha-lei-11340-06

PREVIDELLI, Amanda. Os 7 estados brasileiros com maior violência contra mulher. Disponível em:਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀攀砀愀洀攀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀爀愀猀椀氀⼀漀猀ⴀ㜀ⴀ攀猀琀愀搀漀猀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀ⴀ挀漀洀ⴀ洀愀椀漀爀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀ⴀ挀漀渀琀爀愀ⴀ洀甀氀栀攀爀⼀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䈀爀戀愀爀愀 䘀攀爀爀攀椀爀愀⸀ 伀猀 渀切洀攀爀漀猀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀攀砀愀洀攀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀爀愀猀椀氀⼀漀猀ⴀ渀甀洀攀爀漀猀ⴀ搀愀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀ⴀ挀漀渀琀爀愀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀一䄀䐀伀 䘀䔀䐀䔀刀䄀䰀⸀ 䄀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 䴀甀氀栀攀爀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀㄀㈀⸀猀攀渀愀搀漀⸀氀攀最⸀戀爀⼀椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⼀漀洀瘀⼀攀渀琀攀渀搀愀ⴀ愀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀⼀愀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀ⴀ挀漀渀琀爀愀ⴀ愀ⴀ洀甀氀栀攀爀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀