INSCRIÇÃO: 01095
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: As transformações do rádio na capital mineira
 
AUTORES: Breno Rodrigues Da Silva (Centro Universitário Newton Paiva)
 
PALAVRAS-CHAVE: Reportagem Impressa, Rádio, Redes Sociais, Avanços Tecnológicos ,
 
RESUMO
Na reportagem “As transformações do rádio na capital mineira”, abordamos o processo de avanço tecnológico pelo qual as emissoras de Belo Horizonte estão passando. As empresas vêm ganhando novos aliados com essas tecnologias, que estão aí para fidelizar ainda mais o ouvinte, e, agora, telespectador. As emissoras têm se tornado não apenas veículos de emissões radiofônicas ou sonoras, mas também geradores de conteúdos audiovisuais. As mídias sociais são as maiores responsáveis por essa transformação, reposicionando os ouvintes para mais perto da emissora, do seu locutor preferido, da sua estação de rádio favorita.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 愀琀甀愀氀 挀攀渀爀椀漀 搀漀 爀搀椀漀 洀椀渀攀椀爀漀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 最爀愀渀搀攀猀 洀甀搀愀渀愀猀Ⰰ 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 琀爀愀渀猀椀漀 攀洀 焀甀攀 愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 攀猀琀漀 最愀渀栀愀渀搀漀 愀氀椀愀搀漀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀洀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀漀爀洀愀琀愀漀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀  吀漀搀漀 攀猀猀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀漀 爀搀椀漀 猀攀 搀攀瘀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 一攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀愀洀漀猀 愀戀漀爀搀愀爀 挀漀洀漀 愀氀最甀洀愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 爀搀椀漀 搀攀 䴀椀渀愀猀 攀猀琀漀 猀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀渀搀漀 昀爀攀渀琀攀 愀 攀猀猀攀 愀瘀愀渀漀 攀 挀漀洀漀 攀猀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䘀漀椀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀猀挀爀椀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 焀甀攀 渀漀猀 洀漀琀椀瘀漀甀 愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䄠猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 爀搀椀漀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 洀椀渀攀椀爀愀ᴀ⸠ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䰀椀渀挀攀Ⰰ 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀漀猀 愀 愀琀甀愀漀 搀愀 爀搀椀漀 䤀渀挀漀渀昀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀 攀洀 ㄀㤀㌀㘀Ⰰ 攀氀愀  愀 洀愀椀猀 愀渀琀椀最愀 爀搀椀漀 攀洀 漀瀀攀爀愀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀  伀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 瀀攀氀愀猀 爀搀椀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀 琀愀洀戀洀 洀漀戀椀氀椀稀愀 愀猀 爀搀椀漀猀 䨀漀瘀攀洀 倀愀渀 䈀䠀Ⰰ 爀搀椀漀 匀甀瀀攀爀Ⰰ 愀 洀愀椀猀 渀漀瘀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 氀椀最愀搀漀猀 愀漀 爀搀椀漀⸀  
 
OBJETIVO
A reportagem “As transformações do rádio na capital mineira”, escrita para o jornal Lince, do Centro Universitário Newton, tem como objetivo principal discutir as transformações pelas quais passam os meios radiofônicos. Ao longo de toda a reportagem, fazemos um panorama de rádios representativas de Belo Horizonte que têm sentido as mudanças que ocorrem a partir da participação maciça de ouvintes em suas programações. Também é objetivo da reportagem evidenciar como elas têm se adaptado ao mercado com novas tecnologias e novas formas de atrair o público. Hoje o rádio é mais dinâmico, está mais em contato com o seu ouvinte e, para manter essa fidelidade, as emissoras estão utilizando cada vez mais novas ferramentas como as redes socais. Tem se tornado comum a programação musical e, até mesmo, as notícias, serem pautadas por essas redes. ਀䔀渀昀椀洀Ⰰ 渀漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀焀甀椀  愀瀀漀渀琀愀爀 瀀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀猀 椀渀琀攀爀猀攀挀攀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 漀 爀搀椀漀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀爀漀搀甀琀爀椀愀⸀
 
JUSTIFICATIVA
Este trabalho é perpassado por duas reflexões essenciais: como as novas formas de se fazer comunicação estão presentes em nosso dia a dia? E como elas estão presentes a partir do rádio? Não há dúvidas de que vivemos um momento em que somos unidos por uma constante presença digital e que nossa realidade é cotidianamente expandida em uma série de espaços virtuais, ao que vários estudiosos têm chamado “Era da Internet” (CASTELLS, 1992, 2013; LEVI, 2006). Não é exagero afirmar também que a internet se tornou um dos espaços públicos dos mais importantes para a comunicação nos últimos anos ao atrair atores sociais que produzem, interagem, consomem e circulam informações. ਀䌀漀洀 漀 爀搀椀漀 渀漀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 愀渀琀攀渀愀搀漀Ⰰ 愀最漀爀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 爀攀搀漀戀爀愀爀 猀甀愀猀 愀琀攀渀攀猀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀渀搀攀 最愀洀愀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀洀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀洀 渀愀猀 爀攀搀攀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 爀攀氀愀攀猀 攀 氀愀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀漀渀攀砀漀⸀ Para Recuero (2009), a interação seria a matéria prima das relações e dos laços sociais. Nesse sentido, Watzlawick, Beavin e Jackson (2000) apud Recuero (2009) explicam que a interação representa um processo sempre comunicacional.਀ ᰀ䄠 椀渀琀攀爀愀漀 Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀焀甀攀氀愀 愀漀 焀甀攀 琀攀洀 甀洀 爀攀昀氀攀砀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀 攀渀琀爀攀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 攀 猀攀甀猀 瀀愀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀猀 愀甀琀漀爀攀猀 攀渀琀攀渀搀攀洀 焀甀攀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 愀琀甀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 愀焀甀攀氀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 猀椀猀琀攀洀愀 椀渀琀攀爀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䄀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 琀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 猀漀挀椀愀氀 瀀攀爀攀渀攀 攀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀ᴀ†圀䄀吀娀䰀䄀圀䤀䌀䬀Ⰰ 䈀䔀䄀嘀䤀一 䔀 䨀䄀䌀䬀匀伀一 ⠀㈀   ⤀ 愀瀀甀搀 刀䔀䌀唀䔀刀伀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㌀㄀⤀ Avaliamos que discutir essas questões, a partir da uma reportagem impressa é uma forma adequada de garantir um conjunto de informações mais detalhadas e elaboradas, tendo em vista que, diferentemente da notícia, que é direta e objetiva, a reportagem radiofônica é rica em nuances que garantem maior interesse e mais cuidado na apuração dos fatos, na checagem das fontes (SODRÉ e FERRARI, 1986).਀伀甀琀爀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀挀栀愀洀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 瀀愀爀愀 琀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 焀甀攀猀琀漀  漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀 洀攀猀洀漀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀瘀愀 攀洀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 挀椀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 圀漀氀昀 ⠀㄀㤀㠀㜀⤀ 挀漀洀漀 ∀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 漀甀 昀愀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀Ⰰ ∀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀  攀瘀漀氀甀漀 昀甀琀甀爀愀 搀攀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 猀椀琀甀愀漀∀⸀  Levando-se em consideração que avaliamos que as mudanças no rádio estão sendo ocasionadas principalmente a partir do avanço das redes sociais e que esse avanço deve continuar pelos próximos anos, faz-se necessário discutir o conceito de redes sociais. ਀倀愀爀愀 刀攀挀甀攀爀漀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 愀 洀攀琀昀漀爀愀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 琀攀洀 猀椀搀漀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 渀昀愀猀攀 攀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䴀愀猀 挀漀洀漀 攀猀猀愀猀 爀攀搀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 焀甀攀 琀椀瀀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀漀搀攀洀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 攀渀琀爀攀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㼀 匀攀最甀渀搀漀 愀 愀甀琀漀爀愀  瀀漀猀猀瘀攀氀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 琀爀猀 攀氀愀攀猀㨀 ᰀ愠⤀ 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀㬀 戀⤀ 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 昀椀氀琀爀漀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀甀Ⰰ 挀漀洀漀 挀⤀ 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀 爀攀瘀攀爀戀攀爀愀漀 搀攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀ᴀ†⠀刀䔀䌀唀䔀刀伀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀  㠀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䄠猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 爀搀椀漀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 洀椀渀攀椀爀愀ᴀ†愀渀愀氀椀猀漀甀 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 焀甀攀 漀 爀搀椀漀 攀洀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀 攀猀琀 琀漀洀愀渀搀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 栀漀甀瘀攀 挀漀爀爀漀戀漀爀愀漀 搀攀 愀爀挀愀戀漀甀漀 琀攀爀椀挀漀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 愀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀洀瀀爀攀渀猀漀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䤀稀愀洀愀爀愀 䄀爀挀愀渀樀漀⸀  Desde a concepção do trabalho de reportagem, procurou-se compreender a cobertura jornalística como forma de aplicar os princípios jornalísticos discutidos em sala de aula, tais como compromisso com uma boa apuração, as variadas versões do envolvidos no assunto, com o intuito de confrontar ou confirmar as informações prestadas pelos entrevistados.਀䔀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀甀ⴀ猀攀 渀甀洀 搀攀渀猀漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀 攀 搀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀ⴀ猀攀  攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀猀 挀漀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 攀 琀瀀椀挀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀 䘀漀爀琀攀猀 ⠀㈀  㠀⤀⸀  Estabeleceu-se como prioridade tentar efetuar entrevistas em que se valorizasse um diálogo entre repórter e entrevistado (do tipo dialogal, em profundidade), a fim de se conseguir o maior número de informações possível. Para Lage (2006) ਀ “A entrevista dialogal é a entrevista por excelência. Marcada com antecipação, reúne entrevistador em ambiente controlado – sentados, em geral, e de preferência, sem a intervenção de um aparato capaz de estabelecer hierarquia. Entrevistador e entrevistado constroem o tom de sua conversa, que evolui a partir de questões propostas pelo primeiro, mas não se limitam a esses tópicos: permite-se o aprofundamento e detalhamento dos pontos abordados”.਀ As fontes da reportagem foram os jornalistas profissionais que atuam no mercado de rádio, alguns há mais de 30 anos, e profissionais mais jovens de uma geração que podemos chamar de uma geração digital. Segundo Schmtiz (2011, p.12): "O saber do jornalismo também é construído pela fonte, embora não se preste a devida atenção à sua relação com a mídia. As notícias resultam de processos complexos da interação, mas há limites na sua produção, por isso, cada vez mais as fontes fornecem conteúdos prontos para uso."਀唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 挀漀洀漀 愀椀渀搀愀 愀 挀漀氀攀琀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 挀漀洀漀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䄀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 攀猀猀攀猀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 昀漀椀 攀洀戀愀猀愀搀愀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 最攀爀愀氀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 渀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 愀氀挀愀渀愀爀愀洀 漀 瀀愀琀愀洀愀爀 搀攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 攀洀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 栀漀樀攀 攀 挀漀洀漀 攀猀猀愀猀 爀搀椀漀猀 攀猀琀漀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀渀搀漀 愀漀 渀漀瘀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀  甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀 䰀椀渀挀攀Ⰰ 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀 倀愀椀瘀愀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 䰀椀渀挀攀  猀攀洀攀猀琀爀愀氀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 一攀眀琀漀渀 倀愀椀瘀愀Ⰰ  渀愀 攀搀椀漀 搀攀 渀먀 ㈀㘀Ⰰ 搀攀 ㈀ ㄀㜀 焀甀攀 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䄠 䔀瘀漀氀甀漀 搀漀 刀搀椀漀 攀洀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀∀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀ A escolha do tema foi feita por meio de discussão e ideias da própria turma do 2º período de Jornalismo que cursava na época a disciplina de Técnica de Reportagem, Entrevista e Pesquisa em Impresso. A diagramação foi executada por alunos, professores e profissional especializado da Agência Experimental de Comunicação Npixels da universidade. As fotos foram produzidas a partir das orientações anotadas ao longo da disciplina e como reflete Kotscho: “O repórter nunca deve se esquecer que o texto e as fotos têm exatamente a mesma importância dentro do jornal” e vice-versa” (KOTSCHO, 2003, p.20).਀䐀攀昀椀渀椀搀漀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀洀漀猀 渀漀猀 漀挀甀瀀愀爀 搀愀 瀀愀甀琀愀⸀  준 渀愀 瀀愀甀琀愀 焀甀攀 挀漀渀猀琀愀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ  瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 焀甀攀 攀氀愀 挀漀渀琀攀渀栀愀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀Ⰰ 渀漀洀攀 攀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 搀愀琀愀Ⰰ 栀漀爀爀椀漀 攀 氀甀最愀爀 漀渀搀攀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀爀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀⸀   A elaboração da pauta precisa partir de um rigoroso processo de apuração das informações. Trata-se da fase do processo da produção jornalística que investiga as informações e que poderão fazer parte do texto final da reportagem. Para apurar os acontecimentos, é primordial ir ao local do ocorrido, buscar documentos que comprovem o fato, adquirir dados, entrevistar pessoas que possam dar depoimentos. Esses elementos em um texto segundo as técnicas jornalística são chamados de fontes ou de personagens. São eles, que ajudam a dar credibilidade à reportagem.਀倀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀愀 渀漀猀猀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀愀 一椀氀猀漀渀 䰀愀最攀 ⠀㈀  㘀⤀  漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 挀氀猀猀椀挀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 준 甀洀愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀 挀漀渀猀甀氀琀愀 猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 攀 愀 爀攀挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 昀愀琀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 昀愀稀攀爀洀漀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 挀愀爀琀攀爀 搀椀愀氀漀最愀氀 攀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 攀砀瀀漀猀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 愀椀渀搀愀 瀀攀氀愀猀 昀漀渀琀攀猀 漀甀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 䰀愀最攀 ⠀㈀  㘀⤀㨀   “Trata-se do relato do entrevistado sobre algo de que ele participou ou a que assistiu. A reconstituição do evento é feita, aí, do ponto de vista particular do entrevistado, que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações. Em geral, esse tipo de depoimento não se limita a episódios em que o entrevistado se envolveu diretamente, mas inclui informações a que teve acesso e impressões subjetivas. (LAGE, 2001, p.75)਀ Desde sua abertura, a matéria repercute como as evoluções da tecnologia vêm ajudando as emissoras a se organizarem diante de uma nova realidade de pauta, transmissão, programação com uma audiência mais presente, participativa no modelo radiofônico. ਀䴀攀猀洀漀 挀漀洀 愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀Ⰰ 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀⸀ 倀愀爀愀 䔀爀戀漀氀愀琀漀 ⠀㈀  㐀⤀ 愀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀  甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ 䐀攀瘀攀 猀攀爀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀渀琀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀洀 爀漀搀攀椀漀猀 攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 搀愀爀 愀 渀漀漀 挀漀爀爀攀琀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 昀漀挀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 䌀漀渀挀漀爀搀愀渀搀漀 挀漀洀 攀猀猀愀 愀昀椀爀洀愀漀Ⰰ 䰀愀最攀 ⠀㈀  㜀⤀ 愀爀最甀洀攀渀琀愀 焀甀攀 漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀  昀愀稀攀爀ⴀ猀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀⸀ A matéria passou por algumas etapas de construção. Em um primeiro momento, buscamos abordar a história do rádio até o momento na capital, trazendo no texto o cenário de algumas emissoras de Belo Horizonte, entre elas a Rádio Inconfidência, no ar desde 1936. Ainda nessa parte inicial também destacamos os aspectos das rádios chamadas populares, como a BH FM e Extra, voltadas para o público B e C da capital.਀伀 爀搀椀漀 攀猀琀 攀洀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 琀爀愀渀猀椀漀Ⰰ 搀攀 椀渀漀瘀愀攀猀 攀 攀洀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀瘀愀氀漀爀椀稀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 渀漀瘀愀猀 爀搀椀漀猀 愀瀀愀爀攀愀洀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀氀愀瘀愀渀挀愀爀 愀椀渀搀愀 愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀渀琀愀搀漀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀洀漀猀 愀 刀搀椀漀 匀甀瀀攀爀 䘀䴀⸀  A matéria traz várias abordagens sobre a atividade radiofônica na capital mineira, a partir de depoimentos de profissionais do ramo. O futuro do rádio também foi questionado na fase final da reportagem e a fonte ouvida, se mostra otimista nesse cenário de inovações.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀 䨀漀爀渀愀氀 䰀椀渀挀攀 渀漀猀 琀爀漀甀砀攀 最爀愀渀搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 猀漀戀爀攀 漀 爀搀椀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 猀漀戀爀攀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀攀搀愀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀稀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 琀攀洀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 漀 渀漀瘀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 爀搀椀漀 攀洀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀  A reportagem destacou pontos importantes sobre o cenário atual do rádio. Na matéria buscamos mostrar essa transição de forma bem traduzida para o leitor, onde pode se entender que há uma grande mudança nos meios radiofônicos e que as emissoras estão buscando as melhores maneiras para se adequar a esse novo público, ou, fazendo com que o velho público se adapte as transformações. ਀一漀 昀椀渀愀氀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 瀀漀搀攀 猀攀 挀漀渀猀琀愀琀愀爀 焀甀攀 琀甀搀漀 焀甀攀 栀漀樀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀氀最漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀Ⰰ 愀洀愀渀栀 渀漀 琀攀爀 漀 洀攀猀洀漀 瀀攀猀漀 搀攀 椀渀漀瘀愀漀⸀ 䄀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 洀甀搀愀洀Ⰰ 琀甀搀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 渀漀猀 愀搀攀焀甀愀爀 猀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 渀漀猀 爀攀椀渀瘀攀渀琀愀渀搀漀⸀ 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1992. v. 1.

ERBOLATO, Mário L. Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo: Editora Ática, 2008.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀⸀ 䄀 瀀漀氀琀椀挀愀 渀愀 琀椀洀攀氀椀渀攀⸀ 匀愀氀瘀愀搀漀爀㨀 䔀䐀唀䘀䈀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀匀䌀䠀Ⰰ 刀椀挀愀爀搀漀⸀ 䄀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䰀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 㠀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䌀唀䔀刀伀Ⰰ 刀⸀ 刀攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 渀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀⸀ 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀ ㄀㤀㄀ 瀀⸀ ⠀渀漀 瀀爀攀氀漀⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀椀瀀漀氀漀最椀愀 搀攀 刀攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 渀漀 䘀漀琀漀氀漀最⸀挀漀洀⸀ 䔀ⴀ䌀漀洀瀀猀 ⠀䈀爀愀猀氀椀愀⤀Ⰰ 瘀⸀ 㤀Ⰰ 瀀⸀  ㄀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀ ⼀ ㈀⼀㈀ ㄀㠀⸀ 

SCHMTIZ, Aldo Antonio. Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes no jornalismo. 1. ed. Florianópolis: Combook, 2011.

RECUERO, R. e ZAGO, G. Em busca das “redes que importam”: Redes Sociais e Capital Social no Twitter. In: Anais do XIX Encontro da Compós, PUC/MG, junho de 2009. Disponível em: < http://www.compos.org.br/data/trabalhos_arquivo_coirKgAeuz0ws.pdf>. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀娀䄀䜀伀Ⰰ 䜀⸀伀 吀眀椀琀琀攀爀 挀漀洀漀 匀甀瀀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 倀爀漀搀甀漀 攀 䐀椀昀甀猀漀 搀攀 䌀漀渀琀攀切搀漀猀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀⸀ 䤀渀㨀 㘀漀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 䈀攀爀渀愀渀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀Ⰰ 匀倀Ⰰ 䈀爀愀猀椀氀㨀 匀䈀倀䨀漀爀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀