|
INSCRIÇÃO: | 01102 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT01 |
|
TÍTULO: | “Todos Nós”: A mulher em pauta no rádio |
|
AUTORES: | Juliana de Oliveira Pina (Universidade Federal de Viçosa); Gabriela Silveira dos Santos (Universidade Federal de Viçosa); Felipe Lopes Menicucci (Universidade Federal de Viçosa) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Feminismo, Mulher, Radiojornalismo, , |
|
RESUMO |
O “Todas Nós” é uma série de programas radiofônicos, produzido por alunas do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV com o propósito de tratar assuntos relacionados às mulheres, que nem sempre são vistos como relevantes. A primeira temporada é composta por nove programas, foi produzida em 2017 e aborda temas que reforçam a urgência de debates sociais e conscientes, além de esclarecer dúvidas das ouvintes. O processo de produção do programa valorizou o protagonismo feminino em todas as etapas: produção, escolha das entrevistadas, gravação e edição. A temporada foi veiculada na Rádio Universitária 1007 FM, por meio de uma parceria da emissora pública e educativa com o curso de graduação. As estratégias de divulgação incluíram a criação de uma playlist no Spotify, além de releases publicados em veículos de comunicação da cidade de Viçosa, MG. |
|
INTRODUÇÃO |
A série de programas radiofônicos “Todas Nós” foi produzida ao longo do primeiro semestre de 2017 pelas estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa, Gabriela Silveira e Juliana Pina, com orientação do professor da disciplina de Atividades Programadas em Jornalismo Radiofônico, Felipe Menicucci e apoio técnico de Carlos Souza. A série estreou em agosto de 2017 na Rádio Universitária 100,7 FM de Viçosa, emissora pública, de caráter educativo e cultural.䐀甀爀愀渀琀攀 漀猀 猀攀甀猀 渀漀瘀攀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 愀 猀爀椀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 漀渀稀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀愀愀猀 攀 瀀漀猀椀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀攀洀 猀漀戀爀攀 琀攀洀愀猀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 渀漀 猀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 渀愀 洀搀椀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀猀 焀甀攀猀椀琀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䠀愀洀椀氀琀漀渀 刀椀戀攀椀爀漀 攀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 ᰀ漠爀椀最椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 琀攀洀愀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 挀氀愀爀攀稀愀Ⰰ 愀甀琀攀渀琀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀渀挀椀愀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 攀洀漀漀Ⰰ 攀洀瀀愀琀椀愀Ⰰ 愀甀搀椀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀爀爀攀漀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 最愀渀挀栀漀 攀 挀漀渀樀甀渀琀漀⸀ᴀ†⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㔀㘀⤀⸀
Dessa forma, na tentativa de tornar a informação mais acessível e inclusiva, foram abordados temas como: feminismo, violência contra a mulher, ciclos da vida, câncer de mama, gravidez, vida saudável, saúde mental e padrões. Com a proposta de se aproximar da mulher, a série “Todas Nós” foi criada para dar visibilidade a assuntos considerados tabus na sociedade, de forma a esclarecer e trabalhar a “construção social, consolidada a partir das relações interpessoais realizadas no tempo, espaço e contexto social no qual a mulher está inserida”. (BARROS; ROCHA, s/d, p. 3) . Dessa forma, o programa busca colaborar com a luta feminista ao “combater a opressão a que estão sujeitas as mulheres, as quais almejam alcançar autonomia e protagonismo na sociedade, defendendo a igualdade de direitos entre homens e mulheres”. (ALVES; ALVES, 2013, p. 117).㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 爀攀昀漀爀愀爀 攀 愀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 愀 瘀漀稀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 嘀椀漀猀愀 攀 爀攀最椀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 甀洀 氀漀挀愀氀 攀洀 焀甀攀 愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 搀攀戀愀琀攀爀 愀戀攀爀琀愀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 琀攀洀愀猀 焀甀攀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 漀挀甀瀀愀洀 氀甀最愀爀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀愀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 漀 挀愀猀漀 搀愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 伀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 瀀爀漀挀甀爀愀爀愀洀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 搀切瘀椀搀愀猀 挀漀洀甀渀猀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 渀愀 渀猀椀愀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 愀 搀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 挀栀攀最愀猀猀攀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 漀甀瘀攀洀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀愀洀 瀀攀氀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀
O “Todas Nós” buscou transmitir conteúdo e conhecimento apurados e de qualidade na rádio pública da cidade de Viçosa, na tentativa de provocar o debate de assuntos de extrema importância e de apresentar soluções pensadas para cada um dos temas e situações. O grande objetivo no compartilhamento das informações era que mulheres pudessem identificar-se nos temas propostos, constatando que ela nunca está sozinha, uma vez que há pessoas passando por situações semelhantes e que apresentam dúvidas pertinentes. |
|
JUSTIFICATIVA |
A Pesquisa brasileira de Mídia, elaborada pelo Governo Federal, faz o maior levantamento sobre os hábitos de consumo de informação dos brasileiros. De acordo com os dados brasileiros de 2015, o rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado no país, só perdendo para a televisão. Segundo a mesma pesquisa, considerando o período de uma semana, de segunda a domingo, as mulheres (31%) ouvem mais o rádio do que os homens (29%). Além disso, a maioria dos entrevistados (63%) afirma que o principal motivo pelos quais ouvem rádio é para se informar. 䐀攀瘀攀洀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 愀椀渀搀愀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀 䈀爀愀猀椀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 焀甀椀渀琀愀 洀愀椀漀爀 琀愀砀愀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀猀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀 ⠀伀䴀匀⤀⸀ 䄀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 瀀愀猀猀愀洀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀戀甀猀漀猀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 愀渀猀攀椀漀猀 搀攀 昀愀稀攀爀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀猀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䌀漀渀猀琀愀琀愀洀漀猀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 最爀愀瘀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀椀猀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 昀愀稀攀洀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 猀攀樀愀洀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 漀甀 攀渀猀椀渀愀搀漀猀⸀ 伀 ᰀ吠漀搀愀猀 一猀ᴀ†愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀漀 愀漀 猀攀爀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀攀戀愀琀攀 攀Ⰰ 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 甀猀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀椀搀椀琀椀挀愀 攀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀洀瀀氀椀愀爀 攀猀猀攀 搀攀戀愀琀攀⸀
Acreditando no poder da informação e na educação como base para mudanças, que poderiam perpassar tanto pela vida íntima da mulher quanto por debates de assuntos considerados tabus dentro de casa, foi criada série de programas radiofônicos “Todas Nós”. Procuramos compreender que “em qualquer veículo impresso ou eletrônico o redator deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo” (BARBEIRO; LIMA, 2003, p.72).
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 吀漀搀愀猀 一猀 昀漀椀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ⠀䤀 攀 䤀䤀⤀ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 嘀椀漀猀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 攀 戀愀猀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀漀 瀀攀氀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 昀漀椀 愀搀愀瀀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 嘀椀漀猀愀 攀 爀攀最椀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 ጀ†瀀漀爀 甀洀愀 搀攀挀椀猀漀 昀攀椀琀愀 渀愀 攀猀昀攀爀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 ጀ†焀甀攀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀爀椀愀洀 搀攀 攀砀挀氀甀猀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀氀甀渀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 攀洀 嘀椀漀猀愀Ⰰ 䴀䜀⸀ 䤀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 愀最攀渀搀愀洀漀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 瘀椀漀猀攀渀猀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 瀀攀爀昀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀椀瘀攀猀猀攀洀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀猀猀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀⸀
Os pré-roteiros, elaborados ao final da etapa de pesquisa de fontes, deveriam atender aos seguintes critérios: levar informação de boa qualidade, esclarecer dúvidas, contar relatos reais e se aproximar do nosso público-alvo, fosse por meio de uma locução coloquial, pela identificação dos fatos narrados e/ou pelas redes sociais. Na internet, os programas ganharam projeção e possibilidade de interação. Na página do Facebook, incentivamos o retorno do conteúdo por parte de ouvintes. E na plataforma de streaming Spotify, criamos uma playlist com o nome da série que agrega músicas que homenageou e evidenciaram vozes femininas.䄀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀最甀攀洀 洀漀搀攀氀漀猀 愀瀀漀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 倀漀爀挀栀愀琀 ⠀㤀㠀㤀⤀⸀ 一愀 愀瀀甀爀愀漀 搀漀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 瀀攀爀昀椀猀 焀甀攀 昀漀猀猀攀洀 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀 爀攀愀 愀戀漀爀搀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 氀攀椀最愀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 搀切瘀椀搀愀猀 攀 愀氀最甀洀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 愀氀最甀洀愀 猀椀琀甀愀漀ⴀ瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 爀攀甀渀椀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 椀渀椀挀椀愀爀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 瀀爀漀瘀攀椀琀漀猀漀⸀ 䄀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 昀椀挀愀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 氀漀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀 洀攀搀椀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 搀攀戀愀琀攀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 搀愀搀漀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 琀攀洀愀 攀 猀漀氀甀攀猀 搀攀 挀愀猀漀猀 爀攀愀椀猀 愀瀀漀渀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀
As gravações aconteceram nos estúdios laboratoriais do Curso de Comunicação Social da UFV e também nas dependências da Rádio Universitária, parceira do curso em produções de ensino, pesquisa e extensão. Agendamos com as entrevistadas em horários compatíveis com a orientação da disciplina, os horários do estúdio e dos técnicos. Assim, cumprimos as propostas pedagógicas de correção de erros e minimizamos problemas técnicos e descumprimento de prazos.䄀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 搀愀 搀攀昀攀猀愀 搀攀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀ 㜀⤀ 搀攀 焀甀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 瘀愀氀漀爀椀稀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀 愀 昀漀渀琀攀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 爀攀氀愀琀漀猀⸀ 䄀 琀挀渀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 猀攀最甀攀 愀氀最甀洀愀猀 渀漀爀洀愀猀 攀 瀀愀搀爀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀氀挀愀渀挀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀攀 焀甀攀 ᰀ猠攀洀瀀爀攀 戀漀洀 氀攀洀戀爀愀爀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 氀椀洀椀琀攀猀 渀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 搀攀 渀漀 猀攀 椀渀瘀愀搀椀爀 愀 瀀爀椀瘀愀挀椀搀愀搀攀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 猀甀愀 瘀椀搀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 愀最椀爀 猀攀洀瀀爀攀 瀀愀甀琀愀搀漀 攀洀 愀攀猀 琀椀挀愀猀ᴀ†⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㘀㈀⤀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 琀攀爀 愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 渀愀 爀搀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 ᰀ愠 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 爀搀椀漀 琀攀洀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 漀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀猀攀最甀攀㨀 愀 攀洀漀漀 嬀⸀⸀⸀崀 䈀漀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀漀 愀猀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀洀 渀漀瘀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀猀挀氀愀爀攀挀攀洀 昀愀琀漀猀 攀 洀愀爀挀愀洀 漀瀀椀渀椀攀猀ᴀ†⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㔀㤀⤀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 爀攀愀氀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀 琀漀爀渀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 氀椀最愀搀漀猀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 瀀攀爀昀椀氀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 攀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 吀愀椀猀 渀漀攀猀 愀挀愀戀愀爀愀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀渀搀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 猀爀椀攀⸀
Uma vez em que as entrevistas foram devidamente agendadas, os roteiros foram escritos (levando em consideração as peculiaridades de cada entrevistada), aprovados junto com o professor e gravados. A atenção na produção dos roteiros segue as recomendações de Ferrareto (2007), que aponta que além do conteúdo informativo do programa, o documento também sintetiza a essência da série de programas ao descrever toda a tecnicidade do trabalho, o que inclui a elaboração do roteiro de forma minuciosa, estabelecendo as músicas, as pausas, a locução, o direcionamento da linguagem para o público-alvo, etc. 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀洀 昀椀渀猀 瀀攀搀愀最最椀挀漀猀Ⰰ 漀 爀椀琀洀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀 搀椀昀攀爀攀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀洀 瀀攀爀昀椀氀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀⸀ 䔀洀 洀搀椀愀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀爀愀 最爀愀瘀愀搀漀 愀 挀愀搀愀 搀甀愀猀 猀攀洀愀渀愀猀⸀ 伀猀 甀搀椀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀爀愀洀 搀攀挀甀瀀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀猀猀攀洀漀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 漀猀 琀爀攀挀栀漀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 攀砀挀氀甀椀爀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 攀洀 焀甀攀 漀 甀搀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀 爀甀搀漀猀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 昀愀琀漀爀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀 猀攀氀攀漀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀⸀ 䄀猀 洀切猀椀挀愀猀 椀渀挀氀甀搀愀猀 渀愀 攀搀椀漀 昀愀稀椀愀洀 愀氀最甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 䄀氀最甀渀猀 琀爀攀挀栀漀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 攀洀 䈀䜀 ⠀戀愀挀欀最爀漀甀渀搀㨀 琀爀椀氀栀愀 焀甀攀 昀椀挀愀 搀攀 ᰀ映甀渀搀漀ᴀⰠ 攀洀 瘀漀氀甀洀攀 洀愀椀猀 戀愀椀砀漀⤀ 攀 漀甀琀爀漀猀 最愀渀栀愀爀愀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀Ⰰ 挀漀渀昀攀爀椀渀搀漀 愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 猀漀渀漀爀愀 愀最爀愀搀瘀攀氀⸀
Na etapa de pós-produção, fizemos a edição com apoio de técnicos do curso e com o gerente da Rádio Universitária, Carlos de Souza. Todo programa contém uma vinheta de abertura, a locução das apresentadoras, as entrevistas e a trilha sonora. As versões finais do programa cumpriram o tempo de 15 a 20 minutos exigido pelo professor. Quando a emissora de rádio optou por veicular o programa, divulgamos nas redes sociais uma arte oficial da série “Todas Nós”, informando o horário e o dia da transmissão.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 猀爀椀攀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀 渀漀瘀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 洀搀椀愀 攀渀琀爀攀 㔀 攀 ㈀ 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 伀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 瀀攀爀琀攀渀挀攀洀 愀漀 最渀攀爀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 搀攀 渀漀琀挀椀愀 愀最爀甀瀀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀洀 愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀稀愀攀猀 搀攀 䈀愀爀戀漀猀愀 䘀椀氀栀漀 ⠀㈀ ㌀⤀⸀ 䄀氀洀 搀攀 猀攀爀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀攀瘀攀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 琀漀搀愀猀 猀 琀攀爀愀猀ⴀ昀攀椀爀愀猀Ⰰ 猀 ㌀栀Ⰰ 渀愀 刀搀椀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 Ⰰ㜀 䘀䴀 搀攀 嘀椀漀猀愀Ⰰ 䴀䜀⸀
A estreia da série foi no dia 08 de agosto e o último programa foi ao ar no dia 03 de outubro. Os temas abordados em cada programa foram, respectivamente: feminismo, violência contra a mulher, ciclos da vida, sexo, câncer de mama, gravidez, vida saudável, saúde mental e padrões, respectivamente. 一愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 琀攀洀漀猀 甀洀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀 甀洀 猀氀漀最愀渀㨀 ᰀ吠漀搀愀猀 一猀㨀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀ᴀ⸠ 一愀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀Ⰰ 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 栀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀 焀甀愀渀搀漀 愀 氀漀挀甀漀 挀漀洀攀愀Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 漀 琀攀洀愀 攀 愀⠀猀⤀ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀⠀猀⤀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 愀漀 椀渀瘀猀 搀愀 氀漀挀甀漀 搀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀愀猀Ⰰ 栀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 爀攀挀攀戀椀搀漀 搀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 倀漀氀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀猀 䴀甀氀栀攀爀攀猀 搀漀 䜀漀瘀攀爀渀漀 昀攀搀攀爀愀氀Ⰰ 挀漀渀琀攀切搀漀ⴀ戀愀猀攀 焀甀攀 椀渀猀瀀椀爀漀甀 愀 猀爀椀攀⸀ 䔀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀爀愀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 琀攀洀愀猀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 渀漀 ᰀ吠漀搀愀猀 一猀ᴀⰠ 攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀愀猀 愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 氀漀挀愀氀⸀
Em todo programa, abrimos espaço para entrevista de alguma mulher que passou por alguma situação relacionada ao tema e, depois, alguma profissional da área, esclarecendo dúvidas e apresentando soluções possíveis para situações específicas, como, por exemplo, o programa Ciclos de Vida que tratou sobre menopausa. A médica entrevistada indicou o que as mulheres poderiam fazer para melhorar a vida e a saúde durante esse período. A opção por essa construção de roteiro reforça o caráter de prestação de serviço e interesse público, tônicas da série desde sua etapa de planejamento.䄀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀洀漀猀 搀椀挀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 昀愀氀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 攀洀 愀瀀甀爀愀爀 愀猀 搀切瘀椀搀愀猀 搀愀猀 渀漀猀猀愀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀洀漀猀 焀甀攀 渀攀渀栀甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀猀琀 猀漀稀椀渀栀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 甀洀愀猀 猀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀愀琀漀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀樀愀洀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 攀 搀攀戀愀琀椀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 愀猀 洀切猀椀挀愀猀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀爀愀洀 渀愀 渀漀猀猀愀 瀀氀愀礀氀椀猀琀 搀漀 匀瀀漀琀椀昀礀 琀愀洀戀洀 猀攀 昀愀稀攀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀⸀
|
|
CONSIDERAÇÕES |
A série “Todas Nós” nasceu da inquietação das alunas do curso de graduação na UFV que desejavam praticar as possibilidades da linguagem radiofônica e, ao mesmo tempo, produzir um programa laboratorial que tivesse relevância e fosse de interesse público. Falar de assuntos ligados às mulheres se mostra cada vez mais urgente em uma sociedade que ainda reproduz pensamentos e atitudes primitivas e preconceituosas.伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 渀愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 攀 渀愀猀 搀切瘀椀搀愀猀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 嘀椀漀猀愀 攀 爀攀最椀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀洀漀猀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 搀愀 爀搀椀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀洀漀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀愀 爀攀最椀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀愀洀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀⸀ 䄀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 嘀椀漀猀愀 琀攀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 㠀 洀椀氀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 切氀琀椀洀漀 挀攀渀猀漀 搀漀 䤀䈀䜀䔀 ⠀㈀ ⤀ 攀Ⰰ 椀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀愀猀漀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀
Acreditamos que o “Todas Nós” proporcionou um grande aprendizado acadêmico e expandiu os limites da sala de aula. As técnicas radiofônicas foram estrategicamente selecionadas e aplicadas no produto, que agrega um alto valor informativo sem deixar de lado a leveza das trilhas musicais selecionadas para compor os programas. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䄀渀愀 䌀愀爀氀愀 䘀愀爀椀愀㬀 䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䄀渀愀 䬀愀爀椀渀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 䄀猀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀猀 攀 氀甀琀愀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀㨀 䤀嘀 匀攀洀椀渀爀椀漀猀 䌀䔀吀刀伀匀Ⰰ ㈀ ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀搀漀氀昀漀 搀攀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 倀爀漀搀甀漀Ⰰ 준琀椀挀愀 攀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀ ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䨀甀氀椀愀渀愀 一甀渀攀猀㬀 刀伀䌀䠀䄀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀攀琀攀 䴀愀爀椀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 洀攀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀㨀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀猀猀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 渀漀 洀漀搀漀 搀攀 猀攀爀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䌀漀爀漀渀攀氀 䘀愀戀爀椀挀椀愀渀漀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䬀愀氀攀椀搀漀猀挀瀀椀漀Ⰰ 瘀漀氀甀洀攀 ㈀Ⰰ 猀⼀搀
㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀⸀ 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䴀搀椀愀 ㈀ 㔀㨀 栀戀椀琀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 洀搀椀愀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀䘀㨀 匀䔀䌀伀䴀Ⰰ ㈀ 㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀栀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 伀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 䠀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀漀Ⰰ ㈀ 㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀⸀ 伀 爀搀椀漀 渀愀 攀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 ⴀ 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 渀漀瘀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ 䔀搀⸀ 搀愀 唀䘀匀䌀Ⰰ ㈀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀刀吀刀䤀圀䄀一伀Ⰰ 䜀椀猀攀氀愀 匀眀攀琀氀愀渀愀⸀ 䄀 椀渀昀漀爀洀愀漀 渀漀 爀搀椀漀㨀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 瀀漀搀攀爀 攀 愀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀攀猀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㠀㔀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀䌀䠀䄀吀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䔀氀椀猀愀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䨀漀瘀攀洀 倀愀渀⸀ ㈀ꨀ 攀搀椀漀 爀攀瘀椀猀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ 㤀㠀㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|