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INSCRIÇÃO: | 01127 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA02 |
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TÍTULO: | Um jardim singular - o filme |
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AUTORES: | Monica Rodrigues Klemz (Universidade Estácio de Sá- campus João Uchôa); Francisco Carlos Malta (Universidade Estácio de Sá- campus João Uchôa) |
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PALAVRAS-CHAVE: | curta, documentário, universitário, produção, festival |
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RESUMO |
Este trabalho apresenta a experiência e o trajeto de uma cineasta brasileira universitária, na realização de seu primeiro documentário experimental, de 15’19”, com pequeno orçamento, iniciado na disciplina de roteiro da Universidade Estácio de Sá e finalizado, na disciplina de Direção artística, em 2017, ambas as disciplinas ministradas pelo mesmo professor, em semestres subsequentes. A produção foi veiculada através do aceite de seu projeto no edital Elipse, da Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro e Cesgranrio. A exibição e a participação em congressos audiovisuais, assim como, a seleção, a premiação e a revisão de festivais de cinema, contribuíram para o enriquecimento do currículo e portfólio de toda a equipe, como potencial fator qualificador para ingresso no mercado de trabalho e científico. |
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INTRODUÇÃO |
O curta metragem universitário Um Jardim Singular, um documentário performático, baseado no uso de materiais de arquivo diversos como fotos, filme, maquetes, pinturas, música, passam “a ser usados não apenas como evidências e ilustrações, mas como matéria-prima para jogos intertextuais” (MATTOS, 2016, p.97) que refletem sobre a relação de um jardim histórico e urbano, na cidade do Rio de Janeiro, com as pessoas que transitam por ele, num atravessamento espaço-temporal. Teve na sua trajetória, participação como finalista em roteiro não ficcional, na região sudeste, EXPOCOM 2017¹; seleção no edital Elipse 2017², para curtas universitários, organizado pela Secretaria de Cultura do Estado do RJ e CESGRANRIO, o que possibilitou a sua produção, com orçamento de R$12500,00 (doze mil e quinhentos reais) e exibição no cinema Odeon, em outubro de 2017. Se inscreveu, desde então, em diversos festivais nacionais e internacionais, de cunhos variados, sendo selecionado para alguns e ganho em outros. Com uma equipe de quatro pessoas e o apoio de um professor orientador, lançou mão da transdisciplinaridade, que resultou em artigo no INTERCOM 2017³, região sudeste. Recebeu algumas revisões internacionais4,5,6,7 (e anexo 1,2,3) no que concerne ao filme como um todo, além de pesquisa, roteiro, cinematografia, direção, edição e som, que corroboraram as expectativas para o filme, durante a sua elaboração, da ideia principal à sua exibição nos festivais, com reconhecimento de sua qualidade, tanto do mundo acadêmico, como dos profissionais do audiovisual, dando visibilidade à equipe. |
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OBJETIVO |
O filme, através dos elementos dramatúrgicos utilizados na sua narrativa, como “posicionamento de câmera, iluminação, composição, movimento, montagem, ..., narração sonora” (VAN SIJILL, 2017, p.13), visa abrir os portões do jardim do Palácio do Catete, para novas percepções, sentimentos, despertando no espectador a curiosidade e momentos de ócio, lazer, devaneios e reflexões, não lhe sendo imputado o dever de informar, orientar ou educar quem o assiste, signo próprio da imagem-tempo, substituindo a “percepção-significação-ação, ..., por algo como a relação percepção-hesitação-problematização” (BENTES, 1997, p.166).伀 挀甀爀琀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀甀渀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 瘀椀猀瘀攀氀Ⰰ 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 搀攀 戀愀椀砀漀 漀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 椀渀最爀攀猀猀漀 渀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 ⠀刀䄀䈀䤀䜀䔀刀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㌀㜀㠀ⴀ㌀㜀㤀⤀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 瀀愀猀猀瘀攀氀 搀攀 搀攀戀愀琀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀甀愀 猀攀氀攀漀 攀洀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀椀挀椀愀渀搀漀 洀愀椀漀爀 渀攀琀眀漀爀欀椀渀最 攀 昀攀攀搀戀愀挀欀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀氀愀瘀愀渀挀愀爀 渀漀瘀漀猀 渀攀最挀椀漀猀 攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀愀瘀漀爀瘀攀氀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀愀 漀戀爀愀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀愀爀愀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀愀爀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 攀砀椀戀椀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 猀甀愀 攀砀椀戀椀漀 挀漀洀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀氀愀琀攀椀愀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 瀀爀漀洀漀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀
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JUSTIFICATIVA |
O filme reflete sobre as dimensões estéticas, espaciais, temporais, de memória, conhecimento, poder e riqueza de um jardim nascido no Brasil Império escravocrata, berço da primeira República, tombado como patrimônio histórico, no meio do caos urbano, traçando um esboço comportamental e identitário, que poderá ser complementado ou não, pelos valores, história, cultura do espectador, fornecendo “uma imagem que retrata a relação do homem com os objetos, com as máquinas e com o mundo que o rodeia ... ao explorar as possibilidades plásticas do objeto cotidiano libertando-o de nossa visão utilitária, que o aprisiona ao lhe definir certas funções.” (AUGUSTO, 2004, p.81)倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 搀攀 戀愀椀砀漀 漀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀搀漀戀爀漀甀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀甀渀攀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀瘀攀爀 漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 挀漀洀 漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 攀砀攀挀甀漀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀㬀 甀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀㬀 愀氀洀 搀攀 甀洀 洀甀猀攀氀漀最漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀Ⰰ 瀀攀氀漀 琀爀洀椀琀攀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䴀甀猀攀甀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀 攀 猀攀甀 樀愀爀搀椀洀Ⰰ 攀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 琀攀挀攀甀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䄀瀀猀 愀 猀甀愀 攀砀椀戀椀漀 渀漀 䌀椀渀攀洀愀 伀搀攀漀渀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 䔀搀椀琀愀氀 䔀氀椀瀀猀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀 漀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 瀀漀爀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 搀愀爀 瀀爀攀猀琀最椀漀 愀漀 昀椀氀洀攀 攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀猀 猀攀甀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀甀愀 猀攀氀攀漀Ⰰ 搀漀猀 瀀爀洀椀漀猀Ⰰ 搀漀 爀攀琀漀爀渀漀 搀愀 瀀氀愀琀攀椀愀 攀 搀愀猀 爀攀瘀椀猀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Após a pesquisa inicial, desenvolvimento e justificativa do roteiro não ficcional, mostrado em apresentação oral no EXPOCOM 2017 Região Sudeste e constando dos anais do Intercom Sudeste 2017¹, foi acrescentado a ficha técnica, a planilha orçamentária e o plano de filmagem para fins de proposta do projeto, para consecução do filme. A aprovação e seleção no edital público estadual do Rio de Janeiro, de incentivo aos curtas universitários, o Elipse 2017², teve como critério o mérito, através de avaliações quanto a sua originalidade, ineditismo, qualidade técnica e artística; importância para a trajetória da equipe universitária e a sua viabilidade, no que tange a sua clareza, coerência e adequação. A quantia bruta destinada ao projeto foi de R$12500,00, que retiradas as taxas, foram utilizadas em aluguel de equipamento, compra de cópias digitalizadas de alta qualidade de material de arquivo e gastos da produção com transporte e alimentação. O pró-labore de cada participante, foi doado para o projeto tornar-se realidade.䤀渀椀挀椀愀搀愀 愀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 戀椀挀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 琀攀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瀀愀爀愀 琀爀猀 搀椀愀猀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀愀洀 攀洀 搀漀椀猀 搀椀愀猀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 猀 挀漀渀搀椀攀猀 洀攀琀攀漀爀漀氀最椀挀愀猀Ⰰ 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀㬀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 琀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀猀挀漀氀栀愀猀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 愀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀愀氀最椀挀愀 渀漀 昀椀氀洀攀 攀 焀甀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀愀洀 愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 漀戀琀攀渀漀 搀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀漀爀渀愀爀 漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀Ⰰ 猀攀樀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀漀氀甀攀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀椀氀洀愀爀 搀漀 琀攀氀栀愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀愀 攀 搀攀氀椀洀椀琀愀瘀愀 漀 樀愀爀搀椀洀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 甀洀愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 搀攀 甀洀 搀椀愀Ⰰ 渀愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀Ⰰ 猀攀樀愀 渀漀 爀攀琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 挀漀爀爀攀琀愀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀渀搀漀 愀 愀樀甀搀愀 搀攀 琀漀搀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 伀 昀椀氀洀攀Ⰰ 搀攀 㔀ᤀㄠ㤀ᴀⰠ 昀漀椀 攀搀椀琀愀搀漀 攀洀 猀攀椀猀 猀攀洀愀渀愀猀 攀 漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 猀漀洀 攀 洀椀砀愀最攀洀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 ㈀ 猀攀洀愀渀愀猀⸀ 伀 挀愀爀琀愀稀 攀 昀漀琀漀猀 猀琀椀氀氀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 攀搀椀琀漀爀Ⰰ 漀 琀爀愀椀氀攀爀Ⰰ 瀀攀氀漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 猀漀洀 攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀愀 搀椀爀攀琀漀爀愀Ⰰ 昀椀氀洀愀搀愀Ⰰ 攀搀椀琀愀搀愀 攀 猀漀渀漀爀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀愀昀椀猀琀愀⸀ 吀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 攀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 攀洀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀洀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀㠀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 搀椀爀攀琀漀爀愀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 焀甀攀 漀 椀渀猀挀爀攀瘀攀甀 攀洀 挀椀渀挀漀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀Ⰰ 愀 猀愀戀攀爀 昀攀猀琀栀漀洀攀Ⰰ 眀椀琀栀漀甀琀愀戀漀砀Ⰰ 昀椀氀洀昀爀攀攀眀愀礀Ⰰ 猀栀漀爀琀昀椀氀洀搀攀瀀漀琀Ⰰ 爀攀攀氀瀀漀爀琀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 搀攀 瀀最椀渀愀猀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀猀 愀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 ᠀吠 搀攀渀琀爀漀 ጀ†昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 搀攀 挀椀渀攀洀愀ᤀⰠ ᠀䴠椀渀䌀 ጀ†䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀ᤀ†攀 漀 最甀椀愀 ᰀ䬠椀渀漀昀漀爀甀洀ᴀ†攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀
A escolha sobre qual festival participar, foi feita através de vários critérios como, inscrição em festivais gratuitos, qualificadores, competitivos, não-competitivos, especializados, documentais e experimentais. Por ser um filme híbrido, a sua catalogação em um determinado segmento, muitas vezes se tornou difícil, sendo, às vezes, inscrito como documentário, às vezes, como filme experimental. O valor das inscrições apresentou-se como caráter excludente, por não haver suporte orçamentário para tal, porém, arcou-se com o custo de algumas revisões, com a finalidade, de se ter um panorama mais real do filme, como arte e técnica, na perspectiva do outro, esse, formador de opinião. Houve a possibilidade da presença física da diretora em quatro festivais internacionais, o que proporcionou um maior entendimento da função dos mesmos, além de abrir algumas oportunidades de trabalho. Através da sua presença física, foi convidada para ser revisora de alguns filmes em um festival, teve contato com dois grandes projetos de pesquisa, foi convidada a apresentar o seu filme para a avaliação de uma rede de TV e para uma plataforma online, além do contato com outros cineastas e com o público, para perguntas e respostas, após a exibição do filme.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 昀椀氀洀攀 瀀攀爀昀漀爀洀琀椀挀漀Ⰰ 唀洀 䨀愀爀搀椀洀 匀椀渀最甀氀愀爀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 ᰀ猠甀戀氀椀渀栀愀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀攀 渀漀猀猀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 洀甀渀搀漀 愀漀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 猀甀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀猀 攀 愀昀攀琀椀瘀愀猀ᴀ†⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㘀㤀ⴀ㜀㜀⤀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀甀 挀漀洀 愀 搀椀愀氀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀椀琀愀爀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 樀愀爀搀椀洀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 洀攀椀漀 愀 甀爀戀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 渀甀洀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀氀攀氀愀 猀漀洀⼀椀洀愀最攀洀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 猀甀爀最椀爀 甀洀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀攀 猀甀愀 樀甀猀琀愀瀀漀猀椀漀 攀 瘀攀爀琀椀挀愀氀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 瀀愀猀猀攀椀愀 瀀攀氀漀 爀琀洀椀挀漀Ⰰ 琀漀渀愀氀Ⰰ 愀琀漀渀愀氀 攀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀 ⠀䔀䤀匀䔀一匀吀䔀䤀一Ⰰ 㤀㔀㤀⤀⸀ 䄀 瀀爀攀猀猀愀 搀攀 甀洀愀 洀攀琀爀瀀漀氀攀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 氀椀搀愀洀 挀漀洀 漀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀愀漀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀攀渀漀爀攀猀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀 最攀渀爀椀挀愀 搀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 昀漀椀 愀洀瀀氀椀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 栀礀瀀攀爀氀愀瀀猀攀猀 攀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀愀猀 氀攀渀琀攀猀 漀氀栀漀 搀攀 瀀攀椀砀攀 攀 琀椀氀琀ⴀ猀栀椀昀琀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀猀 攀 氀攀渀琀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀 攀 攀洀 甀洀 切渀椀挀漀 搀椀愀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 渀漀 愀氀琀漀 搀漀 琀攀氀栀愀搀漀 搀漀 䴀甀猀攀甀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 甀猀漀 搀攀 甀洀愀 ᠀琠爀愀焀甀椀琀愀渀愀ᤀⰠ 樀 焀甀攀 渀漀 猀攀 琀椀渀栀愀 漀爀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 最爀甀愀⸀ 伀 樀愀爀搀椀洀 昀漀椀 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 昀椀氀洀愀搀漀 挀漀洀 挀洀攀爀愀 昀椀砀愀Ⰰ 爀攀猀攀爀瘀愀渀搀漀ⴀ猀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 洀漀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 瀀漀琀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 最甀愀猀 洀漀瘀攀渀琀攀猀 攀 猀椀氀攀渀琀攀猀 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 漀 挀甀 漀甀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀 爀攀昀攀爀椀爀 愀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 昀漀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀 昀爀攀渀琀攀 搀漀 洀甀猀攀甀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 瀀爀愀愀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 昀漀椀 搀攀猀氀漀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 樀愀爀搀椀洀 搀漀 瀀愀氀挀椀漀Ⰰ 渀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 瀀爀椀瘀愀搀愀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 搀攀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 渀愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 猀甀最攀爀椀猀猀攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀愀爀 瘀椀搀愀 愀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 愀猀 椀渀琀攀爀挀漀渀攀砀攀猀Ⰰ 漀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀 攀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀爀椀瘀愀搀愀猀 搀攀 焀甀愀猀攀 搀漀椀猀 猀挀甀氀漀猀 搀攀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 伀 猀漀洀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 漀 猀漀洀 渀漀 猀椀渀挀爀漀渀椀稀愀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 攀猀瀀愀挀椀愀氀椀稀愀漀 猀漀渀漀爀愀⸀ 伀 昀椀氀洀攀 挀漀爀瀀漀爀椀昀椀挀愀 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 猀漀洀 愀挀甀猀洀琀椀挀漀 ⴀ 漀 猀漀洀 昀漀爀愀ⴀ搀攀ⴀ挀愀洀瀀漀 愀琀椀瘀漀 ⠀䌀䠀䤀伀一Ⰰ ㈀ ⤀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瀀漀琀椀挀愀Ⰰ 渀愀 搀椀愀氀琀椀挀愀 搀漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 渀漀 洀甀渀搀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 一漀 栀漀甀瘀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀椀爀攀琀愀 搀攀 猀漀洀Ⰰ 猀攀渀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀漀渀猀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 戀愀猀攀 搀攀 搀愀搀漀猀 搀攀 搀漀洀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀瀀猀 猀甀愀 攀砀椀戀椀漀 渀漀 挀椀渀攀洀愀 伀搀攀漀渀Ⰰ 愀樀甀猀琀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 渀漀 琀攀洀瀀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 猀甀戀猀琀椀琀甀椀渀搀漀ⴀ猀攀 漀 昀愀搀攀 漀甀琀 愀瀀猀 漀 琀琀甀氀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀⸀
A realização do filme universitário, assim como, seu embasamento teórico, a participação em festivais, o aceite de artigos científicos em congressos de cinema e ciência social, sublinham o comprometimento da equipe na execução técnica e artística do documentário experimental Um jardim singular. Ao colocar o trabalho em evidência, torna mais robusto o currículo e portfólio, além de mostrar a capacidade da equipe para possíveis investidores e de ser um exercício para o mestrado e/ou doutorado. Dois elementos não puderam faltar, durante a presença da diretora nos quatro festivais internacionais, elementos esses sempre solicitados, como o cartão de visitas com e-mail e telefone de contato e a apresentação de um novo projeto explicitado numa logline. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀渀琀攀渀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀 搀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 漀 椀渀最爀攀猀猀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 挀愀猀漀 搀攀 唀洀 䨀愀爀搀椀洀 匀椀渀最甀氀愀爀Ⰰ 挀甀爀琀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 搀攀 戀愀椀砀漀 漀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀攀焀甀攀渀愀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀砀椀最椀甀 甀洀 洀攀琀椀挀甀氀漀猀漀 甀猀漀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀Ⰰ 洀愀琀甀爀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 琀爀愀渀猀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀⸀ 䄀瀀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀 昀氀洀椀挀愀Ⰰ 漀 椀渀最爀攀猀猀漀Ⰰ 愀 猀攀氀攀漀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀攀琀椀漀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀洀椀漀猀 攀洀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 ⠀瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⤀Ⰰ 猀攀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 椀渀瘀攀猀琀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀椀搀漀爀攀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀戀爀椀渀搀漀 甀洀 氀攀焀甀攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 昀甀琀甀爀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ⴀऀ栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀猀甀搀攀猀琀攀㈀ 㜀⼀氀椀猀琀愀开愀爀攀愀开䌀䄀 㘀⸀栀琀洀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀㈀㔀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㈀ⴀऀ栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀甀氀琀甀爀愀氀⸀挀攀猀最爀愀渀爀椀漀⸀漀爀最⸀戀爀⼀攀氀椀瀀猀攀ⴀ搀椀瘀甀氀最愀ⴀ瀀爀漀樀攀琀漀猀ⴀ挀漀渀琀攀洀瀀氀愀搀漀猀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㔀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㌀ⴀऀ栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀猀甀搀攀猀琀攀㈀ 㜀⼀氀椀猀琀愀开愀爀攀愀开䤀䨀 㐀⸀栀琀洀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 㤀 㘀ⴀ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㔀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㐀ⴀऀ栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀椀昀昀攀猀琀⸀渀攀琀⼀猀椀渀最甀氀愀爀ⴀ最愀爀搀攀渀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㔀ⴀऀ栀琀琀瀀㨀⼀⼀栀氀挀ⴀ挀甀氀琀挀爀椀琀椀挀⸀挀漀洀⼀猀椀渀最甀氀愀爀ⴀ最愀爀搀攀渀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㔀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㘀ⴀऀ栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀甀氀氀昀爀愀洀攀昀攀猀琀⸀漀爀最⼀昀椀氀洀⼀愀ⴀ猀椀渀最甀氀愀爀ⴀ最愀爀搀攀渀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
7- http://www.cinalfama.com/?p=2570. Acesso em: 25 abril. 2018.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㠀ⴀऀ栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀甀洀樀愀爀搀椀洀猀椀渀最甀氀愀爀⼀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㤀ⴀऀ䄀唀䜀唀匀吀伀Ⰰ 䴀⸀䘀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 攀 愀 氀最椀挀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀㬀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䘀唀䴀䔀䌀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 ⴀऀ䈀䔀一吀䔀匀Ⰰ 䤀⸀ 吀爀愀渀猀攀Ⰰ 挀爀攀渀愀 攀 瀀漀瘀漀⸀ 䜀氀愀甀戀攀爀 攀 漀 䌀椀渀攀洀愀 挀漀洀漀 椀渀猀琀愀甀爀愀漀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䌀椀渀攀洀愀椀猀 㔀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 䌀椀渀攀洀愀椀猀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ⴀऀ䌀䠀䤀伀一Ⰰ 䴀⸀ 䄀甀搀椀漀瘀椀猀漀⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 吀攀砀琀漀☀䜀爀愀昀椀愀㨀㈀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㈀ⴀऀ䔀䤀匀䔀一匀吀䔀䤀一Ⰰ 匀⸀ 吀攀漀爀椀愀 礀 琀挀渀椀挀愀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀猀Ⰰ 䴀愀搀爀椀搀㨀 䔀搀椀挀椀漀渀攀猀 刀椀愀氀瀀Ⰰ 㤀㔀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㌀ⴀऀ䴀䄀吀吀伀匀Ⰰ 䌀⸀䄀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 搀攀 昀愀琀漀㨀 愀渀漀琀愀攀猀 猀漀戀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀愀最甀愀琀椀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㐀ⴀऀ一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㔀ⴀऀ刀䄀䈀䤀䜀䜀䔀刀Ⰰ 䴀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀ 㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㘀ⴀऀ嘀䄀一 匀䤀䨀䤀䰀䰀Ⰰ 䨀⸀ 一愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀㨀 挀漀渀琀愀渀搀漀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀㨀 愀猀 挀漀渀瘀攀渀攀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 焀甀攀 琀漀搀漀 挀椀渀攀愀猀琀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 圀䴀䘀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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