ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01135</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vida que rima</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mateus Fernandes da Silva (Centro Universitário UNA); Deborah Rhuama Barbosa de Souza (Centro Universitário UNA); Karen Viana de Azevedo (Centro Universitário UNA); Paulo Marcos Batista de Oliveira (Centro Universitário UNA); Túlio Chagas Freitas (Centro Universitário UNA); Juliana Lopes de Almeida Souza (Centro Universitário UNA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Audiovisual, Izabel Sabino, Rap, Vida que rima, Videoclipe</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O título da prospota do trabalho é Vida que rima. A proposta é um projeto desenvolvido para o videoclipe da música "Visão" da rapper Izabel Sabino com a participação da também rapper, Clara Lima. Izabel é moradora da cidade de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte e tem 20 anos. Começou a compor a partir de músicas que seu pai escutava, sendo que ele era fã dos Racionais. Izabel participa e organiza um evento voltando para o rap, realizado em seu município as quintas-feiras. O presente projeto apresentado tem como objetivo produzir o primeiro videoclipe da rapper, em que através da música retrata o seu cotidiano e suas experiências.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto tem como objetivo desenvolver um conteúdo audiovisual para uma cliente real, do ramo do entretenimento. Este pode ser denominado como:  (...) não é apenas aquilo que diverte ou distrai de uma forma sensória ou prazerosa. O conceito de entretenimento está também vinculado ao da sensação, emoção e da fruição. (AMARAL, 2008, p.64) Partindo do nosso objeto de estudo que é a cantora de rap Izabel Sabino, que por meio de sua atividade, que é cantar, oferece divertimento, cultura e diálogo com seu público, fazendo com que estas saiam de sua zona de conforto desviando de sua vida cotidiana. O termo entretenimento, do latim  inter (entre)  tenere (ter), evoluiu para o inglês  entertainment ,  aquilo que diverte com distração ou recreação ou  um espetáculo público ou mostra destinada a interessar ou divertir (GABLER, 1999, p.25). A partir dessas especificações e exigências, foi iniciado o projeto com nossa cliente, Izabel Sabino, do ramo da música, cantora de rap que tem 20 anos, moradora da cidade de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. A partir do briefing que foi feito com artista, ela nos contou que começou a compor a partir de músicas que seu pai escutava, sendo que ele era fã dos Racionais. Além disso, relatou que sua vida e o cotidiano são fontes inspiradoras para criar suas letras. Izabel participa e organiza um evento voltando para o rap, realizado em seu município as quintas-feiras. O Rap se difunde como uma das principais culturas populares, cujo intuito é instigar a reflexão acerca dos problemas do mundo contemporâneo. Esse modelo musical consegue atingir um número amplo de pessoas, haja vista os grupos de Rap que têm grandes vendagens de CD´s e lotam seus shows, apenas utilizando métodos de publicidade não convencionais (BENVIDO, 2011, p.2). Mediante todos esses detalhes e conhecendo melhor a vida da jovem Izabel, foi proposto a criação de um videoclipe para engajá-la no mercado da música. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criar o videoclipe para nossa cliente (Izabel Sabino), que tem como objetivo promover seu trabalho no cenário do rap de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O conteúdo produzido em parceria com a linha de roupas Quem, marca que destina seus produtos ao público de rap e com a rapper Clara Lima, apresenta em seu discurso visual a vivência de Izabel, sua relação de amizade com Clara e os ambientes que ela costuma frequentar e retratar em suas músicas. O videoclipe tem como intuito, portanto, dar visibilidade a rapper, por meio do conceito vida que rima. Para elaborar este conceito, foi importante conhecer seu público-alvo, suas letras músicas, seu contexto social e ainda o cenário propício para a produção da filmagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de todas as discussões sobre qual cliente escolher, foi optada a cantora de rap Izabel Sabino, uma vez que ela é de família humilde, tem pouco conhecimento na área de promoção (relações públicas), não tem dinheiro para investimento, assim como também ser nova no ramo da música. Mediante todos esses problemas, o projeto teria com foco ajudar na ascensão da carreira de Izabel Sabino, colocando em prática toda a teoria que apreendida em sala de aula, além de promover a cantora em várias plataformas musicais para que seu público tenha um acesso mais fácil ao seu trabalho, principalmente pelo fato das pessoas estarem deixando de ouvir rádio e acessarem mais aplicativos específicos de músicas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse trabalho foi proposto na disciplina de Trabalho Dirigido Interdisciplinar do Centro Universitário UNA, onde o tema entretenimento foi discutido em conjunto por todos os integrantes do grupo. Além disso, para conhecermos o público alvo da cantora, realizamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa com o público-alvo, por meio de perguntas, como: sexo, idade, local onde reside, como conheceu a cantora e o que gostaria que Izabel Sabino lançasse para seu público. A pesquisa foi postada na página da cantora no Facebook. Outra forma que achamos para conhecer mais sobre seu público foi os dados fornecidos pelo facebook em relação a quem curtia sua página. Percebemos que são pessoas entre 18-25 anos, sexo masculino, moram em sua maioria em Belo Horizonte e Santa Luzia. As imagens foram divididas em dois ambientes; em estúdio e ambiente externo. As imagens em estúdio foram feitas apenas com a Iza, para dar maior destaque na pós- produção, já que é a artista principal. Foi escolhido um ambiente escuro com uma luz característica atrás para dar uma sensação de profundidade e pouca iluminação. O modo de filmagem utilizado foi câmera na mão, para uma maior variedade de ângulos e interação da artista com a câmera, pois a música é um rap com uma beat mais marcada. As cenas de ambiente externo tiveram o intuito de mostrar a relação de amizade das duas rappers, deixando as mais livres diante da câmera, justamente para capturar cenas mais espontâneas. As cenas do parque foram gravadas com duas câmeras, para dar mais dinamismo na pós-produção. O carro foi oferecido pela Fuscaria, o figurino pela marca Belo Horizontina Quem, e optou se por uma paleta de cores em tons mais claros. Esses elementos foram feitos para que combinassem e se destacassem com o as cores dos grafites existentes no parque e com a temperatura do dia da gravação do clipe (um dia mais frio), por questão estética. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção do videoclipe teve o objetivo de promover a sua nova música  Visão - uma vez que as pessoas se interessam em artistas que apresentam seus materiais sonoros juntamente com o visual. A música Visão aborda sobre amizade e sobre ter o que as pertence, então, a partir disso, foi desenvolvido um roteiro que fugisse do comum em clipes de rap e representasse a amizade delas (já que Iza e Clara são ex-namoradas e hoje melhores amigas). Foi escolhido o Parque Caiçara, onde acontecem algumas batalhas de Rap, com imagens espontâneas, e ao mesmo tempo, experimentais em um dia nublado e chuvoso. A partir dessa premissa e com o roteiro final em mãos, deu-se início ao processo de produção em si, como definição de orçamento, busca de locações, equipamentos e a definição dos figurinos. As gravações foram divididas em dois dias, por existir duas cenas (interna e externa). Para produção do videoclipe, realizamos um Bazar Sem Gênero na faculdade (Centro Universitário Una) e no mesmo dia um pocket show da cantora para apresentação dela. Com o dinheiro arrecadado, usamos em locomoção e alimentação no dia de gravação externa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O mercado publicitário está cada vez mais complexo e exigente, fazendo com que os profissionais da área estejam sempre se atualizando em relação a todos os assuntos, se tornando um profissional multifuncional, no qual também, é valorizado no mercado. Dessa forma, é de extrema importância do aluno de Publicidade e Propaganda conviver nesse meio durante o período acadêmico, experiência proporcionada pelo Centro Universitário Una ao aluno no 4º período. Essa experiência traz consigo a oportunidade do aluno em aplicar todo o seu conhecimento já adquirido, principalmente os conteúdos das disciplinas no período em que está cursando, nas quais, foram extremamente importantes para o desenvolvimento desse videoclipe. Munidos de todo conhecimento e do auxílio das disciplinas do semestre letivo, o desenvolvimento do trabalho foi extremamente interessante perante o desafio e a alegria de realizar um projeto com uma pessoa que não apresentava situação monetária favorável para investir em sua carreira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AMARAL, Márcia F. Os (des)caminhos da notícia rumo ao entretenimento. In: Estudos em Jornalismo e Mídia. Ano V, n°1, p. 63-73, jan-jun. 2008<br><br>BENVIDO, A. C. S. INTERCOM  Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação  Recife, PE  2 a 6 de setembro de 2011. <br><br>COAN, Emerson Ilke. Revista Ação Midiática  Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, Universidade Federal do Paraná, Vol. 2. Ano 2012.<br><br>GABLER, N. Vida, o filme: como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.<br><br>GARCÍA CANCLINI, N. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001. <br><br>IANNI, O. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.<br><br>MARIN, Elizara Carolina. Entretenimento: uma mercadoria com valor em alta, 2012.<br><br>MORAES, D. Planeta mídia: tendências da comunicação na era global. Campo Grande: Letra Livre, 1998. <br><br>PRYSTHON, A. Entretenimento como utopoia, 2010. <br><br> </td></tr></table></body></html>