INSCRIÇÃO: 01153
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: Fora do Cárcere - relatos de liberdade e ressocialização
 
AUTORES: Carolina Gois Falandes (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Camila Mortari Marcolino (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Isabela de Castro Treza (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Alan César Belo Angeluci (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Egressos, Ressocialização, Sistema Penitenciário, ,
 
RESUMO
Fora do Cárcere – relatos de liberdade e ressocialização é um videodocumentário, com duração de 25 minutos, que aborda histórias de egressos do sistema prisional, familiares e posições de especialistas. Os depoimentos apontam que a família, os amigos e a fé são forças incentivadoras para o difícil recomeço na reinserção social, pois o ex-detento não é preparado para sair do cárcere, bem como a sociedade não está pronta para recebê-lo. Assim, busca-se com este documentário provocar um debate sobre a importância de cada indivíduo ser responsável pela questão penitenciária, mesmo que para isto tenha que se despir de valores culturais. Tudo por uma humanidade mais justa, com menos conflitos. Quando os preconceitos são vencidos, os egressos têm uma nova oportunidade para recomeçar.
 
INTRODUÇÃO
O presente texto retrata o trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, em 2017, que teve como proposta a criação do documentário Fora do Cárcere – relatos de liberdade e ressocialização. Sustentado por pesquisa bibliográfica e de campo, a produção audiovisual conta histórias de egressos do sistema penitenciário brasileiro, que não pratica adequadamente mecanismos para ressocialização de presos e ex-detentos, entre outras deficiências, apesar da existência de leis que favorecem a reintegração social. O que se vê é um amontoado de seres humanos jogados a própria sorte, quando entram ou saem das cadeias. ਀伀 瀀愀猀 琀攀洀 愀 焀甀愀爀琀愀 洀愀椀漀爀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀爀椀猀椀漀渀愀氀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 㘀㈀㈀ 洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀 瘀椀瘀攀洀 攀洀 挀愀搀攀椀愀猀 猀甀瀀攀爀氀漀琀愀搀愀猀 ⠀䤀一䘀伀倀䔀一Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀Ⰰ 猀攀洀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀漀氀愀搀愀猀 瀀漀爀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 昀愀挀攀猀 挀爀椀洀椀渀漀猀愀猀⸀ 伀 挀愀漀猀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀 攀 愀猀 爀攀戀攀氀椀攀猀 猀漀 挀漀洀甀渀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 戀漀洀戀愀ⴀ爀攀氀最椀漀 瀀爀攀猀琀攀猀 愀 攀砀瀀氀漀搀椀爀⸀   倀愀爀琀椀渀搀漀ⴀ猀攀 搀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀攀 焀甀攀 愀 氀攀最椀猀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 渀漀 琀攀洀 瀀攀渀愀 搀攀 洀漀爀琀攀 攀 瀀爀椀猀漀 瀀攀爀瀀琀甀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 琀漀搀漀 挀漀渀搀攀渀愀搀漀 甀洀 搀椀愀 瘀愀椀 瘀漀氀琀愀爀 愀漀 挀漀渀瘀瘀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀瘀攀洀 戀甀猀挀愀爀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 漀 猀椀猀琀攀洀愀 瀀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀漀Ⰰ 愀瀀氀椀挀愀渀搀漀ⴀ猀攀 瀀甀渀椀漀 攀 爀攀猀猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 猀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 漀 䔀猀琀愀搀漀 渀漀 猀攀 甀渀椀爀攀洀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 昀愀瘀漀爀瘀攀椀猀 愀 爀攀猀猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 搀攀瘀椀搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀愀 氀攀椀Ⰰ 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀椀渀挀椀搀渀挀椀愀 挀爀椀洀椀渀愀氀 攀 漀 椀渀猀甀挀攀猀猀漀 搀愀 爀攀椀渀琀攀最爀愀漀 猀漀挀椀愀氀⸀   Patrocinar a ressocialização requer mudanças de métodos e de cultura, é mais do que investir na possibilidade de recuperação de um condenado, é construir um novo futuro para o homem, pois as cadeias não devem servir apenas para remediar provisoriamente um problema. Assim, no conteúdo produzido, os espectadores têm acesso a histórias de superação vividas por personagens que conquistaram a liberdade das grades e também o direito de seguir em frente.
 
OBJETIVO
O objetivo geral do projeto é desenvolver um documentário com a proposta de provocar reflexão sobre a crise que afeta o sistema penitenciário brasileiro, por meio de histórias de vida de egressos. Para alcançar este objetivo, fez-se necessário atender certo número de objetivos específicos: observar o processo de ressocialização de egressos do sistema penitenciário, a partir da análise do cotidiano e depoimentos; evidenciar os meios pelos quais se pode alcançar a ressocialização, como via religião, família e trabalho; levantar os principais obstáculos que podem se interpor entre o ex-detento e a sociedade; alertar a sociedade sobre a importância de sua atuação na questão penitenciária; utilizar os recursos fotográficos de primeiros e primeiríssimos planos com o propósito de aproximar o espectador dos personagens; valer-se do crop como recurso para realçar ainda mais o close, plano predominante em todo o filme e criar uma trilha sonora original.
 
JUSTIFICATIVA
O documentário Fora do Cárcere – relatos de liberdade e ressocialização aborda um tema polêmico, as deficiências que cercam a ressocialização de egressos do sistema prisional brasileiro por conta da incapacidade do Estado em cumprir o propósito de proteger a sociedade e dar ao indivíduo preso a oportunidade de se recuperar. Também, esse assunto causa desinteresse a grande parte da população, que considera que não lhe diz respeito. A CPI do Sistema Carcerário de 2009 ressalta:“Dessa forma, após anos no cárcere, aquele que cumpriu sua obrigação legal é posto na rua sem instrução, sem capacitação, com idade avançada e o que é pior: com o atestado de preso. O resultado dessa combinação de omissões e ações irresponsáveis é a reincidência expressa em novos crimes”. ਀䰀漀最漀Ⰰ 愀 焀甀攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 琀攀洀愀㼀 倀漀搀攀ⴀ猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 挀氀愀爀愀洀攀渀琀攀 焀甀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 攀猀琀 猀攀洀瀀爀攀  瀀爀漀挀甀爀愀 搀攀 漀甀瘀椀爀 甀洀愀 戀漀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 甀洀 搀爀愀洀愀Ⰰ 甀洀愀 猀甀瀀攀爀愀漀Ⰰ 愀氀最甀洀 焀甀攀 瘀攀渀挀攀甀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 挀漀渀琀爀愀爀椀愀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀⸀ 준 愀 焀甀攀 攀猀琀攀 昀椀氀洀攀 戀甀猀挀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 甀洀 搀攀戀愀琀攀Ⰰ 漀甀 愀漀 洀攀渀漀猀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 攀最爀攀猀猀漀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 洀愀爀挀愀搀愀猀 瀀漀爀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 爀攀樀攀椀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 最甀愀爀搀愀洀 最爀愀渀搀攀猀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  Na escolha da mídia audiovisual para a realização do produto, pesou a facilidade que a tecnologia dispõe nos dias de hoje, permitindo a toda população o acesso a conteúdos, inclusive por meio de dispositivos móveis. Outro fator de mesma relevância é o impacto que a imagem pode causar instantaneamente, a emoção que entra pelo olhar, conduzindo o espectador a reflexões sobre um tema que vai na contramão da realidade praticada nas pautas das grandes redes de comunicação (a responsabilidade de cada cidadão junto ao sistema prisional e a ressocialização de egressos). Gomes (2015, p. 62) aponta:਀ᰀ䄠 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀愀 洀搀椀愀 搀攀昀椀渀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀猀漀 搀攀 洀甀渀搀漀 搀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀搀漀 愀琀椀琀甀搀攀猀 攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀⸀ ⠀⸀⸀⸀⤀ 搀ⴀ猀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀昀漀爀洀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀椀氀漀 焀甀攀 漀猀 洀愀猀猀 洀攀搀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 挀漀洀漀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 琀攀渀搀攀 愀 爀攀昀漀爀愀爀 挀漀渀搀甀琀愀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀猀 焀甀愀椀猀 栀愀樀愀 甀洀 洀愀椀漀爀 渀瘀攀氀 搀攀 挀漀渀猀攀渀猀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 攀瘀椀琀愀 搀攀猀愀最爀愀搀愀爀 愀 猀甀愀 挀氀椀攀渀琀攀氀愀⸀ 伀昀攀爀攀挀攀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀最爀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀愀戀攀 焀甀攀 猀攀爀 戀攀洀 愀挀攀椀琀漀 ⠀氀椀搀漀Ⰰ 漀甀瘀椀搀漀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀愀搀漀 攀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀⤀ᴀ⸠  Com essa cultura, são poucos os conteúdos jornalísticos que tratam o assunto em âmbito de cidadania. Quando as notícias sobre o sistema prisional passam pelo processo de produção jornalística, geralmente chegam aos receptores carregadas de comoção. Hernandes (2012, p. 68) explica: ਀ᰀ倠椀攀搀愀搀攀 攀 琀攀爀爀漀爀 搀攀昀椀渀攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瀀愀椀砀攀猀 搀椀猀昀爀椀挀愀猀 洀漀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 渀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 瀀爀漀樀攀漀 攀洀瀀琀椀挀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀猀 搀爀愀洀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ 䄀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 猀攀 椀洀瀀攀洀Ⰰ 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 愀昀攀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 漀爀愀 琀攀渀琀愀洀 挀漀渀昀甀渀搀椀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 洀漀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 瀀攀氀漀 琀攀洀漀爀 ጀ†漀 洀攀搀漀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 愀 椀洀瀀漀琀渀挀椀愀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 愀漀 搀漀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀 ጀ†漀爀愀 瀀漀爀焀甀攀 昀愀稀攀洀 愀昀氀漀爀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 椀爀洀愀渀愀洀 氀攀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀Ⰰ 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 漀甀瘀椀渀琀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 搀爀愀洀愀猀 搀攀 昀愀洀氀椀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀愀 最甀攀爀爀愀 攀 搀漀 琀攀爀爀漀爀椀猀洀漀Ⰰ 搀愀 昀漀洀攀Ⰰ 搀攀 琀爀愀最搀椀愀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 搀攀 椀渀樀甀猀琀椀愀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 琀椀瀀漀猀ᴀ⸠  De modo geral, os programas de jornalismo policial costumam explorar a emoção dos receptores, com detalhes da violência e impunidade que afligem a segurança pública do país e têm como foco narrativo cobrar punição. Assim, as notícias chegam ao público-alvo, afloram os sentimentos e interferem no seu dia-a-dia. ਀䰀漀最漀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀Ⰰ  愀 搀攀猀椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 挀漀洀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀  愀戀漀爀搀愀搀漀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 伀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀洀 爀愀爀愀猀 攀砀挀攀攀猀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 挀攀渀愀猀 搀攀 最甀攀爀爀愀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀猀猀椀猀琀攀 攀 猀攀 琀爀愀渀挀愀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a realização do documentário Fora do Cárcere – relatos de liberdade e ressocialização foi necessário percorrer as etapas pertinentes a uma obra audiovisual, desde a fase de pesquisa e planejamento a finalização. ਀一愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 甀洀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 洀琀漀搀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 爀漀琀攀椀爀漀 瀀爀漀瘀椀猀爀椀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 氀漀挀愀攀猀 攀 昀漀渀琀攀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 挀漀渀琀愀琀愀搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 猀攀渀搀漀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀猀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 猀甀爀最椀渀搀漀 攀 猀攀渀搀漀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀猀 瘀椀愀 攀ⴀ洀愀椀氀 攀 琀攀氀攀昀漀渀攀⸀  Ainda, nesse momento, foram analisados os custos financeiros da produção a ser realizada com recursos próprios, chegando-se a conclusão de que o maior investimento seria despesas com deslocamentos para fazer as entrevistas. Daí, partiu-se para a aplicação mais profunda da pesquisa e iniciação das filmagens. ਀䄀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 最甀椀愀搀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 挀漀洀 洀甀椀琀愀 昀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀愀洀椀渀栀漀⸀ 䌀漀洀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀 漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀猀猀攀洀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀愀猀 愀猀 搀愀琀愀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 搀愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀攀 搀甀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 瀀愀爀焀甀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 匀愀渀琀漀 䄀渀搀爀 ⴀ 匀倀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 猀漀氀椀挀椀琀愀漀 搀攀 愀甀琀漀爀椀稀愀攀猀⸀  A obra conta com o total de nove fontes, seis personagens (Leonardo Precioso, Vanda Precioso, Paulo Precioso, Danilo Duarte, Francislaine Santos, Robson Santos e Sebastião Paz) e três especialistas (o advogado criminalista Fernando Parente, a psicóloga Sirlene Miranda e o empresário Thiago Oliveira), encontrados a partir de pesquisas na Web, indicação de conhecidos e por sugestão dos próprios personagens. Na maior parte dos casos, o primeiro contato ocorreu por meio de e-mails e telefonemas, sendo explicado o tema, a proposta e demais questionamentos para a aceitação da entrevista. ਀䄀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 猀攀洀椀攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀漀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀挀甀爀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀渀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 昀漀爀愀 搀愀猀 挀攀渀愀猀⸀ 伀猀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䨀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀⸀ 倀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 搀攀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 甀洀愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 洀愀椀猀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀Ⰰ ᰀ漠氀栀漀 渀漀 漀氀栀漀ᴀ†攀 甀洀愀 爀攀愀漀 洀愀椀猀 漀爀椀最椀渀愀氀 攀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀⸀  Também, em visita a Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, localizada em Guarulhos – SP, a convite da ONG Gerando Falcões (que atua com projetos sociais em Poá – SP), o grupo assistiu a uma cerimônia protagonizada por atores e músicos presidiários que fazem parte de um projeto cultural. Na ocasião, não foi permitida a gravação pela diretoria do presídio. Porém, o grupo conversou com diversos detentos ao término da apresentação, o que valeu muito como experiência de vida. ਀ऀ伀 昀椀氀洀攀 琀愀洀戀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 瘀漀稀 攀洀 漀昀昀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䔀搀甀愀爀搀漀 䰀礀爀愀Ⰰ 昀甀渀搀愀搀漀爀 搀愀 伀一䜀 䜀攀爀愀渀搀漀 䘀愀氀挀攀猀Ⰰ 焀甀攀 氀 愀 搀攀搀椀挀愀琀爀椀愀 焀甀攀 攀猀挀爀攀瘀攀甀 攀洀 甀洀 氀椀瘀爀漀 攀渀瘀椀愀搀漀 愀漀 愀洀椀最漀 䰀攀漀渀愀爀搀漀 倀爀攀挀椀漀猀漀 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀攀 愀椀渀搀愀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀攀猀漀⸀  Com todo o universo de conteúdos nas mãos, começa a etapa de pós-produção/finalização. Primeiramente foi feita a decupagem, separando-se os vídeos e áudios por personagens e assuntos, com devido apontamento em planilhas, que apresentam a minutagem e os temas das entrevistas, o que facilitou o processo de montagem do documentário. O roteiro definitivo passou a ser criado a partir desta seleção de imagens e assuntos, definindo-se neste momento a estrutura do filme. ਀倀愀爀愀 倀甀挀挀椀渀椀 ⠀㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㐀⤀Ⰰ 愀 昀愀猀攀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 洀愀椀漀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀洀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 愀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 搀攀 昀椀挀漀㨀 “Além da falta de um roteiro que traga um esboço de uma estrutura para o filme, o montador de documentários é obrigado a trabalhar com uma grande quantidade de material filmado, o que dificulta enormemente seu processo de seleção (...). Como consequência, a montagem passa a exigir um período de tempo bem maior do que a de filmes de ficção (...). Esses fatores fazem da montagem de documentários uma função chave para o sucesso do filme, elevando o status do montador/editor a coautor do filme”. ਀ Para a produção do documentário, foram gravadas aproximadamente sete horas de imagens e áudios, sendo quatro horas e 39 minutos de entrevistas e duas horas e 10 minutos de imagens de apoio. ਀ऀ䔀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 攀洀 甀洀愀 漀爀搀攀洀Ⰰ 昀愀瘀漀爀攀挀攀渀搀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 漀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 渀愀 洀攀搀椀搀愀 搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 洀愀猀挀愀爀愀爀 漀 挀漀爀琀攀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 猀攀最甀渀搀愀 挀洀攀爀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀瘀椀琀愀爀 甀洀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 戀爀甀猀挀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀⸀  O espaço e o tempo dos personagens no documentário não seguiram um padrão, sendo definidos pela combinação de cenas consideradas mais ou menos relevantes para se contar a história. ਀ऀ一漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀洀 椀渀椀挀椀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 挀攀渀愀猀 攀 昀爀愀猀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 挀愀甀猀愀爀 甀洀愀 椀渀琀攀爀爀漀最愀琀椀瘀愀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 昀椀挀愀爀 愀琀攀渀琀漀 愀漀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀爀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀   A abertura do vídeo mostra imagens em movimento do presídio Adriano Marrey, localizado em Guarulhos, São Paulo (filmadas dentro de um carro por haver restrição dos guardas, que impediram gravações no local). Depois muda-se o plano para uma cena estática da penitenciária, com destaque para uma placa de trânsito (proibido seguir em frente). ਀ऀ䨀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀 昀椀氀洀攀  甀洀愀 挀攀渀愀 攀洀 焀甀攀 甀洀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 䰀攀漀渀愀爀搀漀 倀爀攀挀椀漀猀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀椀渀挀椀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 瀀愀猀猀漀甀 瘀爀椀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀 渀愀焀甀攀氀愀 挀愀搀攀椀愀 洀漀猀琀爀愀搀愀 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 ᰀ挠漀洀 攀猀猀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 攀甀 挀漀渀猀攀最甀椀 瘀椀爀愀爀 漀 樀漀最漀 攀 挀漀渀琀爀愀爀椀愀爀 愀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀⸀ᴀ† Após a montagem da estrutura narrativa dentro do tempo estabelecido (25 minutos), partiu-se para a etapa de correção de cor, ajustes de áudio e trilha sonora. Para estas atividades de finalização, toda a ajuda foi bem-vinda, inclusive da área técnica da faculdade. As principais ocorrências neste sentido foram: problemas de cores em algumas imagens, que tiveram pequenos ajustes por conta de luz insuficiente em gravações internas e do uso de objetivas diferentes nas filmagens. Já referente ao áudio, apenas em uma gravação externa houve captação de barulho de vento. Também, em uma das gravações internas, houve absorção de som externo da vizinhança. ਀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 甀琀椀氀椀稀漀甀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 ⠀䌀愀渀漀渀 吀㔀椀⤀Ⰰ 最爀愀瘀愀搀漀爀 ⠀娀伀伀䴀 䠀㄀⤀Ⰰ 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 氀愀瀀攀氀愀 ⠀夀漀最愀Ⰰ 挀漀洀 昀椀漀⤀Ⰰ 搀漀椀猀 䰀䔀䐀猀Ⰰ 琀爀猀 挀愀爀琀攀猀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 攀 琀爀椀瀀Ⰰ 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀琀攀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 琀愀洀戀洀 渀愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 洀愀椀猀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 ⠀䌀愀渀漀渀 吀㔀椀⤀ 攀 甀洀 最爀愀瘀愀搀漀爀 ⠀娀伀伀䴀 䠀㐀渀⤀ 攀洀瀀爀攀猀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀  O total de investimento para a produção do documentário efetivamente disponibilizado pelo grupo foi de R$ 1.114,25, sendo as despesas com transporte as mais significativas. Outrossim, não foram considerados os custos relacionados aos trabalhos de cada componente do grupo em todas as etapas da produção do documentário. Deve-se ressaltar também que as despesas com a trilha sonora autoral, R$ 3.440,00, foram uma cortesia da Banda TG (grupo musical gospel formado em 2011 pelo cantor Tiago Gois).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䘀漀爀愀 搀漀 䌀爀挀攀爀攀 ጀ†爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀 爀攀猀猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀  甀洀愀 漀戀爀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 ⠀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⤀ 渀漀ⴀ昀椀挀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㈀㔀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀瀀攀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 猀椀猀琀攀洀愀 瀀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 攀最爀攀猀猀漀猀⸀ 䴀爀挀椀愀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀 ⠀㈀  㘀⤀ 搀攀昀椀渀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀㨀 “é o formato de produção audiovisual que lida com a verdade, mostra fatos reais ou não imaginários, o que normalmente chamamos de "não-ficção". Aborda um tema ou assunto em profundidade a partir da seleção de alguns aspectos e representações auditivas e visuais. Para eleger um tema é preciso pensar sobre a sua importância histórica, social, política, cultural, científica ou econômica. Além disso, não devemos esquecer que o documentário pode reconstituir ou analisar assuntos contemporâneos de nosso mundo histórico vistos por uma perspectiva crítica”. ਀ A “não-ficção” é considerada a principal característica do documentário, o que não impede que a criatividade em todo o processo faça a diferença em uma produção. Assim, cada realizador coloca no filme o seu olhar, o que torna o documentário cada dia mais autoral. ਀䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀 ⠀㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀㔀⤀ 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 ᰀ渠漀 瘀搀攀漀 攀 渀漀 昀椀氀洀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 猀攀椀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 焀甀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀 挀漀洀漀 猀甀戀最渀攀爀漀猀 搀漀 最渀攀爀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀爀漀瀀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀椀琀漀㨀 瀀漀琀椀挀漀Ⰰ 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀Ⰰ 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀 攀 瀀攀爀昀漀爀洀琀椀挀漀ᴀ⸠  Analisando os modos definidos por Nichols, destaca-se nesta produção audiovisual o participativo por conta da atuação ativa da equipe no direcionamento das entrevistas. ਀ᰀ儠甀愀渀搀漀 愀猀猀椀猀琀椀洀漀猀 愀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀洀漀猀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀爀 漀 洀甀渀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀攀氀愀 焀甀愀氀 攀氀攀  爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 愀氀最甀洀 焀甀攀 渀攀氀攀 猀攀 攀渀最愀樀愀 愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 渀漀 瀀漀爀 愀氀最甀洀 焀甀攀 漀戀猀攀爀瘀愀 搀椀猀挀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 爀攀挀漀渀昀椀最甀爀愀 瀀漀攀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 漀甀 洀漀渀琀愀 愀爀最甀洀攀渀琀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 攀猀猀攀 洀甀渀搀漀⸀ 伀 挀椀渀攀愀猀琀愀 搀攀猀瀀攀 漀 洀愀渀琀漀 搀漀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀 瘀漀稀ⴀ漀瘀攀爀Ⰰ 愀昀愀猀琀愀ⴀ猀攀 搀愀 洀攀搀椀琀愀漀 瀀漀琀椀挀愀Ⰰ 搀攀猀挀攀 搀漀 氀甀最愀爀 漀渀搀攀 瀀漀甀猀漀甀 愀 洀漀猀焀甀椀渀栀愀 搀愀 瀀愀爀攀搀攀 攀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 甀洀 愀琀漀爀 猀漀挀椀愀氀 ⠀焀甀愀猀攀⤀ 挀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀⸀ ⠀儀甀愀猀攀 挀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 瀀漀爀焀甀攀 漀 挀椀渀攀愀猀琀愀 最甀愀爀搀愀 瀀愀爀愀 猀椀 愀 挀洀攀爀愀 攀Ⰰ 挀漀洀 攀氀愀Ⰰ 甀洀 挀攀爀琀漀 渀瘀攀氀 搀攀 瀀漀搀攀爀 攀 挀漀渀琀爀漀氀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀⤀ ⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀㐀⤀ᴀ⸠ ਀ऀ䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀愀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀瀀漀椀漀 攀 椀渀琀攀爀愀最椀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ Como referência estrutural o grupo se baseou no documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos), lançado em 2003, dirigido por Paulo Sacramento, que conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais.਀伀 昀椀氀洀攀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 挀漀洀攀愀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 挀攀渀愀猀 搀愀 䌀愀猀愀 搀攀 䐀攀琀攀渀漀 搀漀 䌀愀爀愀渀搀椀爀甀⸀ 䐀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 䘀漀爀愀 搀漀 䌀爀挀攀爀攀 ጀ†爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀 爀攀猀猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 倀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀愀 䐀攀猀攀洀戀愀爀最愀搀漀爀 䄀搀爀椀愀渀漀 䴀愀爀爀攀礀Ⰰ 攀洀 䜀甀愀爀甀氀栀漀猀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀  Outra característica utilizada como base é o fundo preto com letras brancas para indicar o título da produção e também identificar os personagens na transição entre as sequências. Nesse fundo preto há momentos de silêncio, que são quebrados com vozes, músicas e outros sons antes mesmo da imagem aparecer, o que vai determinar a narrativa do filme. ਀ऀ䌀漀洀 爀攀氀愀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 甀猀漀 搀攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀 瀀爀椀洀攀椀爀猀猀椀洀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 瀀愀爀愀 愀挀攀渀琀甀愀爀 愀猀 攀洀漀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䰀甀挀攀渀愀 ⠀㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㐀⤀ 攀砀瀀攀 焀甀攀㨀 “Ao contrário do plano geral, que dá maior destaque ao ambiente, o plano próximo tem por objetivo eliminar o ambiente e retratar apenas o rosto do personagem, para ressaltar suas expressões. O close leva essa tendência ao extremo, procurando revelar aspectos psicológicos dos personagens”.਀  Ainda, com a utilização dos primeiros e primeiríssimos planos pretende-se causar uma intimidade maior entre espectador e personagem. ਀ऀ一漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 漀甀琀爀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀㨀 挀漀渀琀爀愀瀀氀漀渀最Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀 挀洀攀爀愀 昀椀氀洀愀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 戀愀椀砀漀 瀀愀爀愀 挀椀洀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 攀砀愀氀琀愀漀Ⰰ 攀 瀀氀愀渀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 琀漀搀漀 漀 攀猀瀀愀漀⸀ As panorâmicas horizontal e vertical (tilt) também foram realizadas no documentário, para retratar a totalidade dos ambientes e passar emoção as cenas. O uso da câmera subjetiva pode ser observado na cena em que um dos personagens é filmado dirigindo um veículo, causando um certo suspense até este aparecer. Para a filmagem das entrevistas, foram utilizadas sempre duas câmeras, uma fixa e outra na mão, em movimento.਀伀 挀爀漀瀀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 渀漀 挀漀洀漀 昀愀琀漀爀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀漀 攀 猀椀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 攀猀琀琀椀挀愀⸀ 伀 挀漀爀琀攀 渀愀猀 洀愀爀最攀渀猀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀 椀渀昀攀爀椀漀爀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 昀椀氀洀愀搀愀猀 昀漀椀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 焀甀愀渀搀漀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀洀攀爀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 猀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀 瀀爀椀洀攀椀爀猀猀椀洀漀猀 瀀氀愀渀漀猀⸀ 䔀猀猀愀 漀瀀漀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 搀愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 琀攀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 愀挀椀爀爀愀爀 愀 攀洀漀漀 搀漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀ⴀ漀猀 瀀愀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀琀漀Ⰰ 漀 挀氀漀猀攀  瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀 攀洀 琀漀搀漀 漀 昀椀氀洀攀⸀  Todo o documentário apresenta as cenas acompanhadas dos sons ambientes originários de entrevistas, relatos e imagens de apoio. A trilha musical foi feita exclusivamente para o filme, uma cortesia da Banda TG, composta por Bruno Luiz (guitarra), Christian Misael (baixo), Eliabe Alves (vocal), Fábio Júlio (teclado), Gessé Nascimento (guitarra), Tiago Gois (vocal) e Wesley Gomes (bateria). A música valoriza vários instrumentos, uma mistura de rap com rock, apropriando-se da cultura das cadeias, o rap, e a implementação do rock com a simbologia de desmistificar o estereótipo de que este gênero acompanha também o dia a dia dos ex-detentos. A letra, cuja ideia principal teve versos feitos pela produção e incrementados pela Banda TG, exalta a liberdade e um novo recomeço de vida. ਀䌀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀搀愀搀攀猀 挀漀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 瀀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 瀀漀爀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 漀甀 焀甀攀猀琀攀猀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  焀甀攀 攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀猀猀愀 搀愀爀 椀渀挀椀漀 愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 挀甀氀琀甀爀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀瀀爀攀渀搀攀爀 攀 爀攀瀀愀猀猀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 漀 䔀猀琀愀搀漀 攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀 搀攀瘀攀洀 猀攀 甀渀椀爀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 猀漀氀甀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 挀漀洀 洀攀渀漀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀 搀攀昀攀渀搀攀 渀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀  猀漀洀攀渀琀攀 愀 瀀甀渀椀漀 搀漀 挀爀椀洀椀渀漀猀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 爀攀猀猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀  瀀漀甀挀漀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀⸀ 䜀爀攀挀漀 ⠀㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㐀㌀⤀ 攀猀挀氀愀爀攀挀攀㨀 ਀ᰀ倠愀爀攀挀攀ⴀ渀漀猀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀漀 挀漀渀挀漀爀搀愀Ⰰ 椀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀  瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 爀攀猀猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀搀攀渀愀搀漀⸀ 伀 攀猀琀椀最洀愀 搀愀 挀漀渀搀攀渀愀漀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀搀漀 瀀攀氀漀 攀最爀攀猀猀漀Ⰰ 漀 椀洀瀀攀搀攀 搀攀 爀攀琀漀爀渀愀爀 愀漀 渀漀爀洀愀氀 挀漀渀瘀瘀椀漀 攀洀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀ᴀ⸠  ਀ऀ䰀漀最漀Ⰰ 攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀  攀搀甀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 瘀椀猀愀 洀甀搀愀爀 攀猀琀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 焀甀攀 漀 瀀攀猀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 挀攀渀愀猀 渀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀爀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 攀 猀椀洀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 最爀愀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀  Com as mudanças tecnológicas a todo vapor, principalmente no que se refere a propagação da imagem digital, não se pode descartar o uso da Internet e das redes sociais como plataformas de veiculação e distribuição de conteúdos audiovisuais. Porém, o tema deste filme merece uma condição mais especial para ser apresentado, o que possibilitará maior eficiência para alcançar o objetivo. Sua exibição é sugerida em eventos que abordem a discussão sobre direitos humanos, bem como outros de caráter educativo, em escolas e universidades. Também, poderá ser utilizado como material de apoio para voluntários do sistema prisional e em ONGs que fazem um trabalho social junto a egressos e familiares. ਀䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 愀挀栀愀 洀攀氀栀漀爀 渀漀 搀攀氀椀洀椀琀愀爀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 愀猀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀 瀀漀搀攀 愀氀挀愀渀愀爀Ⰰ 昀愀琀漀 焀甀攀  甀洀 昀椀氀洀攀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 攀 挀愀戀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀 攀猀琀甀搀愀爀 漀甀 猀攀 爀攀挀椀挀氀愀爀 渀攀猀琀愀 洀愀琀爀椀愀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
Desde a decisão sobre a escolha do tema do projeto, o grupo tinha consciência das dificuldades que poderia encontrar pelo caminho na busca de personagens (egressos do sistema prisional) para a produção do documentário. É notável na sociedade o preconceito e o temor deliberado para com ex-detentos, o que afasta a maioria de querer se expor, além do que, as marcas do cárcere se procuram esquecer a serem lembradas. ਀倀漀爀洀Ⰰ 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 攀渀琀爀愀爀 渀攀猀猀攀 洀甀渀搀漀 搀漀 昀愀稀 搀攀 挀漀渀琀愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀渀搀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 椀猀漀氀愀 攀 猀攀 爀攀挀甀瀀攀爀愀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 挀漀洀漀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 猀攀 戀甀猀挀愀爀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀漀猀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 瀀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀  Assim, o grupo se despiu dos preconceitos moldados pela cultura social, se aprofundou em pesquisas e partiu para o trabalho de campo. ਀준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 漀 愀瀀漀椀漀 搀愀 伀一䜀 䜀攀爀愀渀搀漀 䘀愀氀挀攀猀 攀 漀 攀洀瀀攀渀栀漀 搀漀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 刀攀挀漀洀攀愀爀 ⠀焀甀攀 爀攀挀漀氀漀挀愀 攀最爀攀猀猀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⤀Ⰰ 䰀攀漀渀愀爀搀漀 倀爀攀挀椀漀猀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 搀椀猀瀀猀 愀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀椀渀搀愀 椀渀搀椀挀漀甀 漀甀琀爀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀 椀搀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀愀 䄀搀爀椀愀渀漀 䴀愀爀爀攀礀Ⰰ 攀洀 䜀甀愀爀甀氀栀漀猀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀  Durante o processo de entrevistas, por mais de uma vez, o grupo foi impactado por cenas e relatos devido a intensidade destes, o que não interferiu na continuidade do trabalho. ਀䄀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀Ⰰ 洀漀渀琀愀最攀洀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 攀砀椀最椀爀愀洀 洀甀椀琀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 攀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 渀漀 瀀愀猀猀愀瘀愀洀 搀漀猀 挀椀渀挀漀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 攀搀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀 攀 愀最漀爀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀爀愀 ㈀㔀⸀ 伀甀琀爀漀 愀瀀漀椀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀漀椀 愀 挀漀爀琀攀猀椀愀 搀愀 䈀愀渀搀愀 吀䜀 愀漀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 琀爀椀氀栀愀 愀甀琀漀爀愀氀 瀀愀爀愀 漀 昀椀氀洀攀⸀  Enfim, o maior aprendizado neste projeto se resume em duas frases: todos somos humanos e merecemos uma segunda chance, e sozinho ninguém chega a lugar algum. Em outro contexto, o resultado da pesquisa é que o sistema penitenciário brasileiro pede socorro a sociedade, ao Estado e ao egresso. É preciso querer mudar. Está aí o documentário Fora do Cárcere – relatos de liberdade e ressocialização. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䴀愀爀挀椀愀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 倀䨀㨀 䈀爀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 ጀ†䔀搀椀漀  㜀 ጀ†㈀먀 匀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀  㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㈀⸀攀挀愀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀瀀樀戀爀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀攀渀猀愀椀漀猀㜀开搀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀倀䤀 匀椀猀琀攀洀愀 䌀愀爀挀攀爀爀椀漀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 䔀搀椀攀猀 䌀洀愀爀愀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㠀  攀 ㈀㠀㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀搀⸀挀愀洀愀爀愀⸀氀攀最⸀戀爀⼀戀搀⼀栀愀渀搀氀攀⼀戀搀挀愀洀愀爀愀⼀㈀㜀 ㄀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㘀⼀ 㤀⼀㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀挀甀猀 䄀氀愀渀⸀ 䴀搀椀愀 攀 匀椀猀琀攀洀愀 倀攀渀愀氀㨀 愀猀 搀椀猀琀漀爀攀猀 搀愀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀稀愀漀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 刀攀瘀愀渀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀䔀䌀伀Ⰰ 刀漀最爀椀漀⸀ 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 匀椀猀琀攀洀愀 倀爀椀猀椀漀渀愀氀 攀 䄀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀  倀爀椀瘀愀漀 搀攀 䰀椀戀攀爀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀刀一䄀一䐀䔀匀Ⰰ 一椀氀琀漀渀⸀ 䄀 洀搀椀愀 攀 猀攀甀猀 琀爀甀焀甀攀猀㨀 漀 焀甀攀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 吀嘀Ⰰ 爀搀椀漀 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀爀 攀 洀愀渀琀攀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ ㈀⸀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀一䘀伀倀䔀一⸀ 䰀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 倀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀愀猀 ጀ†䐀愀搀漀猀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㐀 ጀ†刀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 䐀攀瀀攀渀 ⠀䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 倀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀漀 一愀挀椀漀渀愀氀⤀ 攀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 瀀攀氀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䨀甀猀琀椀愀 攀洀 ㈀㘀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀樀甀猀琀椀挀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀爀愀搀椀漀⼀洀樀ⴀ搀椀瘀甀氀最愀ⴀ渀漀瘀漀ⴀ爀攀氀愀琀漀爀椀漀ⴀ猀漀戀爀攀ⴀ瀀漀瀀甀氀愀挀愀漀ⴀ挀愀爀挀攀爀愀爀椀愀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀ ⼀ 㐀⼀㄀㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀䌀䔀一䄀Ⰰ 䰀甀椀稀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 昀愀稀攀爀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀㨀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 搀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀  瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀