INSCRIÇÃO: 01160
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT07
 
TÍTULO: Know
 
AUTORES: Camila Christina Sales Carneiro (Universidade Federal de Uberlândia); Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia); Felipe Gustavo Guimarães Saldanha (Universidade Federal de Uberlândia); Aléxia Pádua Franco (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Luiza Pereira Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Gustavo Vilela Ribeiro (Universidade Federal de Uberlândia); Rosangela Gomes Daniel (Universidade Federal de Uberlândia); Raphaela Augusta Alcântara Amorim (Universidade Federal de Uberlândia); Mariana Solis Corrêa (Universidade Federal de Uberlândia); Anatália Amorim Cruz (Universidade Federal de Uberlândia); Gabriela Cardoso Bonatto de Sousa (Universidade Federal de Uberlândia); Giovanna Caldeira Tedeschi (Universidade Federal de Uberlândia); Cassiana Batista da Cruz Silva (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Júlia Gotardelo (Universidade Federal de Uberlândia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo digital, multimídia, website, ,
 
RESUMO
'Know' é um site desenvolvido pelos alunos da oitava turma de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) durante o primeiro semestre de 2017 para as disciplinas Projeto Interdisciplinar em Comunicação III, Jornalismo Digital e Tecnologias Contemporâneas em Comunicação e Educação. Inicialmente, foi criado com o objetivo de postagens de mídias-resenhas e reportagens longform produzidas em aula; entretanto, atualmente, a plataforma é utilizada pelos alunos para a postagem de qualquer produção de conteúdo jornalístico.
 
INTRODUÇÃO
O campo da comunicação vem passando por profundas transformações em razão às tecnologias cada vez mais avançadas e modernizadas. Assim, é natural a necessidade do jornalismo se adaptar ao remodelado cenário, utilizando, então, produtos que misturam diferentes linguagens como texto, vídeo, fotografia e som. ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 栀椀瀀攀爀洀椀搀椀琀椀挀愀猀 攀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀椀猀 猀攀 瘀攀攀洀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀  "As narrativas digitais superam as limitações da tradição da oralidade e da escrita, pois não buscam sentido em isolar ou fragmentar o sentido do texto ou do discurso, mas, ao contrário, em ampliar a rede de significações" (NOJOSA, 2007, p.74). ਀䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 愀焀甀椀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀椀最椀琀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀  responsáveis na produção da plataforma (Projeto Interdisciplinar em Comunicação III, Jornalismo Digital e Tecnologias Contemporâneas em Comunicação e Educação), os discentes desenvolveram um site jornalístico, onde publicam seus trabalhos.਀伀 渀漀洀攀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 䬀渀漀眀Ⰰ  甀洀 琀爀漀挀愀搀椀氀栀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀洀 椀渀最氀猀 ᰀ欠渀漀眀ᴀ†⠀猀愀戀攀爀⤀ 攀 ᰀ渠漀眀ᴀ†⠀愀最漀爀愀⤀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 椀洀攀搀椀愀琀漀 攀 愀 琀漀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀⸀
 
OBJETIVO
Os alunos inicialmente utilizaram o site para postar nove mídias-resenhas – que, segundo Franco e Tonus (2016), “são produções midiáticas a respeito de textos acadêmicos por meio de diferentes tecnologias e plataformas digitais” -, sobre obras literárias que abordam a presença das tecnologias de informação e comunicação em diferentes cenários. Também, aproveitando a possibilidade multimidiática que plataformas digitais oferecem, reportagens produzidas pelos alunos foram postadas usando das mais diversas mídias - como hiperlinks, vídeos, imagens, áudios, quizzes informativos, entre outros. ਀䔀猀猀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀漀猀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 挀漀洀漀 攀砀椀最渀挀椀愀 瀀愀爀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 挀甀爀猀愀搀愀猀 渀愀 瀀漀挀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 一漀 昀椀渀愀氀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀漀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 瀀攀氀愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀攀猀琀攀猀 挀漀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 愀氀椀愀搀愀  爀攀挀甀猀愀 攀洀 搀攀椀砀ⴀ氀愀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀漀椀 愀挀漀爀搀愀搀漀 攀渀琀爀攀 愀 琀甀爀洀愀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀爀椀愀 甀猀愀搀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀猀琀愀爀 漀甀琀爀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 ጀ†挀漀洀漀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 瀀攀爀昀椀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀⸀
 
JUSTIFICATIVA
É importante que os alunos desenvolvam suas capacidades no universo jornalístico digital na sua formação acadêmica. A produção de podcasts, websites, matérias, notícias e reportagens que utilizem diversas multimídias é indispensável para um jornalista do século XXI, assim como o conhecimento em mídias e nas formas de utilizá-las ao trabalhar com diversos gêneros textuais - inclusive resenhas. ਀䄀氀洀 搀漀 洀愀椀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†洀甀椀琀漀猀 搀漀猀 焀甀愀椀猀 樀 猀攀 椀渀猀攀爀攀洀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 ⴀⰀ 琀洀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀攀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀ⴀ氀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀⸀ 䔀猀猀攀 猀椀琀攀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 挀爀椀愀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀爀瀀爀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 猀攀渀琀攀洀 洀愀椀猀 猀攀最甀爀漀猀 挀漀洀 猀甀愀猀 挀爀椀愀攀猀Ⰰ 洀愀椀猀 氀椀瘀爀攀猀 攀 愀戀攀爀琀漀猀  挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 搀攀椀砀愀渀搀漀 焀甀攀 猀甀愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 猀攀樀愀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀攀猀 瀀愀爀愀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para que o produto fosse produzido, a turma discutiu as possibilidades em conjunto para que depois houvesse uma votação sobre cada elemento, tanto em relação ao design gráfico, quanto à divisão de conteúdos e nome do projeto. Assim, de maneira democrática, os aspectos visuais e textuais - como as cores e tipologias -, foram escolhidos, da mesma forma que a divisão de conteúdos, que alocaria todas as matérias em uma das seguintes categorias: Ciência e Tecnologia, Comportamento e Cotidiano, Cultura e Entretenimento, Educação e Saúde, Esporte e Lazer e Sociedade e Política.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A plataforma utilizada é o Blogger. Nele, a paleta de cores escolhidas foi azul piscina, cinza e branco, para deixá-lo simples - assim, não cansaria os leitores por excesso de informação - ao mesmo tempo que sofisticado visualmente. Na barra do menu - que acompanha a rolagem da página, para que o leitor possa sempre acessar outra parte do site de acordo com sua vontade -, há a logo no canto esquerdo e, no direito, as opções "Início", "Nosso Conteúdo" - aqui, ao passar o mouse em cima, aparecem as opções de categorias -, e "Contato". ਀䰀漀最漀 渀漀 挀漀洀攀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 椀渀椀挀椀愀氀 栀 甀洀愀 最愀氀攀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀栀愀洀愀搀愀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀 瀀漀猀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 䄀漀 搀攀猀挀攀爀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 漀 戀漀琀漀 搀漀 ∀䌀漀渀栀攀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀∀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 猀攀 猀攀渀琀椀爀攀洀 洀愀椀猀 挀甀爀椀漀猀漀猀 猀漀戀爀攀 攀氀攀Ⰰ 愀漀 氀愀搀漀 搀漀 猀氀漀最愀渀Ⰰ ∀倀漀爀焀甀攀 猀愀戀攀爀 愀最漀爀愀 椀洀瀀漀爀琀愀∀⸀ 䴀愀椀猀 瀀愀爀愀 戀愀椀砀漀 栀 挀栀愀洀愀搀愀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀搀椀愀猀ⴀ爀攀猀攀渀栀愀猀 攀Ⰰ 渀漀 昀椀洀 搀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 愀 漀瀀漀 搀攀 椀渀猀挀爀攀瘀攀爀 猀攀甀 攀ⴀ洀愀椀氀 瀀愀爀愀 爀攀挀攀戀攀爀 愀瘀椀猀漀猀 搀攀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀Ⰰ 甀洀 戀氀漀挀漀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀Ⰰ 愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 氀椀猀琀愀搀愀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 猀椀琀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 焀甀攀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀洀⸀ Toda a estrutura do produto foi escolhida para ser descomplicada para o leitor, para que ele possa navegar com mais tranquilidade, acompanhado também de uma estética visual clara e agradável.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 甀猀漀 搀攀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 瘀攀洀 挀爀攀猀挀攀渀搀漀 渀漀 洀甀渀搀漀 琀漀搀漀㬀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 䤀戀漀瀀攀 攀洀 ㈀ ㄀㈀Ⰰ 挀攀爀挀愀 搀攀 㠀  洀椀氀栀攀猀 搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 攀猀琀漀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀猀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 漀 䬀渀漀眀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀猀瀀爀攀渀搀椀搀漀Ⰰ 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀挀攀猀猀瘀攀氀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 最愀洀愀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 攀 最渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 焀甀攀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 猀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀猀 攀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀Ⰰ 瀀漀搀攀 愀搀焀甀椀爀椀爀 洀愀椀漀爀 攀砀琀攀渀猀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀刀䄀一䌀伀Ⰰ 䄀氀砀椀愀 倀搀甀愀 攀 吀伀一唀匀Ⰰ 䴀椀爀渀愀⸀ 䰀攀椀琀甀爀愀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀搀椀愀猀ⴀ爀攀猀攀渀栀愀猀 渀愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 攀搀甀挀愀漀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†刀䔀䈀䔀䨀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 瘀⸀ 㘀Ⰰ 渀⸀ ㄀㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㤀㄀ⴀ㈀ ㌀Ⰰ 樀甀氀⸀⼀搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀渀瀀樀⸀漀爀最⸀戀爀⼀爀攀戀攀樀⼀漀樀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀爀攀戀攀樀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㐀㜀㌀⼀㈀㠀㠀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀  愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一伀䨀伀匀䄀Ⰰ 唀爀戀愀渀漀 一漀戀爀攀⸀ 䐀愀 刀椀最椀搀攀稀 搀漀 琀攀砀琀漀  昀氀甀椀搀攀稀 搀漀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀⸀ 䤀渀㨀 䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 倀漀氀氀礀愀渀愀 ⠀漀爀最⤀Ⰰ 䠀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀Ⰰ 栀椀瀀攀爀洀搀椀愀㨀 愀猀 渀漀瘀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 瀀⸀ 㘀㤀ⴀ㜀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀