|
INSCRIÇÃO: | 01170 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO01 |
|
TÍTULO: | Projeto Circulando: práticas jornalísticas que dinamizam a formação e a vida acadêmica |
|
AUTORES: | Priscila Taís Pereira da Costa (Universidade Estácio de Sá); Milton Julio Faccin (Universidade Estácio de Sá); Brenno Maia Pires Freitas (Universidade Estácio de Sá); Dayane Marinho Silva (Universidade Estácio de Sá); Marilda Nóbrega Campbell de Araújo (Universidade Estácio de Sá); Messias Justino da Silva Neto (Universidade Estácio de Sá) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | formação acadêmica, jornalismo multimídia, cotidiano, identidade profissional, Circulando |
|
RESUMO |
Diante da necessidade de resgatar os fundamentos da prática jornalística na atual sociedade midiática e, ao mesmo tempo, criar um espaço de referência, capaz de formar vínculos indenitários com a profissão, a coordenação do curso de Jornalismo, da Unidade João Uchôa, da Universidade Estácio de Sá/RJ, criou, em 2014, o Projeto Circulando. Regido por ações que mantêm interface com as teorias, as relações humanas e as diversas áreas de atuação do profissional em jornalismo, ele tem despertado nos alunos o desejo de participação ativa na vida do curso. Tais ações incluem a produção jornalística multimídia, em diferentes plataformas, o contato com a produção audiovisual e fotográfica, além de eventos periódicos de avaliação, reflexão e planejamento dos trabalhos. Todo conteúdo produzido é disponibilizado nos veículos criados pelo projeto. |
|
INTRODUÇÃO |
O nome "Circulando" é um convite à ação. Foi escolhido justamente para que seus subprojetos permitissem um passeio ao conjunto de estudantes pelo universo teórico do campo jornalístico e pelas diferentes esferas de atuação profissional nos dias atuais. Tirar os alunos que estavam até então acostumados, majoritariamente, apenas com a rotina da sala de aula foi o alvo perseguido pela coordenação de Jornalismo. Após largos anos de intensa atuação, o Núcleo de Comunicação que congrega os laboratórios do curso já não respondia mais à demanda da formação acadêmica atual e precisava adaptar-se à nova realidade do jornalismo. Assim, nasceu o Projeto Circulando. Em 2014, como um embrião. Foi uma fase de planejamento e articulações. Mas foi em 2015 que o projeto entrou, de fato, em ação. No início, vinculado à disciplina Técnica de Apuração Jornalística. Aos poucos, os alunos deram-se conta de que eram eles próprios os principais responsáveis pela construção e manutenção do seu curso e que é possível aprender (e praticar) o jornalismo para além da sala de aula. Atualmente, o projeto conta com uma equipe de 30 alunos, entre aluno líder, alunos responsáveis por subprojetos e alunos parceiros. Orientados por um professor, os alunos experimentam as as etapas do trabalho jornalístico, reúnem-se constantemente, mantêm grupos de convivência, assumem responsabilidades e cobram-se mutuamente sobre a postura profissional. As ações do projeto resultam de um planejamento estratégico que visam a postura proativa do estudante, a partir das noções de pertencimento, memória, relações sociais e responsabilidades. Em 2017, os alunos receberam certificado de participação, em uma cerimônia festiva que fez o balanço das atividades , cujo lema era: "se muito vale o já feito, mas vale o que virá". Todo o conteúdo produzido, inclusive a cobertura das ações promovidas pelo projeto, encontram-se disponíveis no site do Circulando, no Instagram, no Youtube, na fanpage do Facebook e no mailing. |
|
OBJETIVO |
Ser um espaço de reflexão sobre o jornalismo e de convivência em grupo (pertencimento, memória, relações, responsabilidades) e também um espaço de experimentação da prática profissional jornalística, valorizando as inclinações e disponibilidade de cada aluno participante é o objetivo geral do Projeto Circulando. Para isso, alinham-se os seguintes objetivos específicos: - Reforçar a autoestima dos estudantes, a partir da criação de vínculos sociais mais eficazes; - Aproveitar as reais condições humanas, logísticas e materiais disponíveis para o curso, capaz de absorver as expectativas dos participantes; - Estimular a apuração de informações jornalísticas, através da produção de conteúdo; - Acompanhar o cotidiano do curso de Jornalismo, através da cobertura permanente; - Resgatar a história de quem passou pelo curso; - Estimular a visão crítica sobre o fazer jornalístico; - Valorizar a profissão jornalística, através da visibilidade do cotidiano da área. Para alcançar tais objetivos, o projeto trabalha com diferentes gêneros do jornalismo e explora as seguintes plataformas multimídias: site, Facebook, Youtube e Instagram, além de ações via meiling. As tarefas são distribuídas ao maior número possível de participantes, aproveitando a potencialidade de cada aluno. O projeto mobiliza um discurso auto referencial do jornalismo e age com transparência para que as expectativas dos participantes sejam compartilhadas. A equipe do Circulando também convive em grupo (fisicamente e por WhatsApp), que faz com que os participantes apliquem e aperfeiçoem noções de pertencimento, memória, relações e responsabilidades. |
|
JUSTIFICATIVA |
O Projeto Circulando se impôs como uma resposta ao novo cenário ao qual o curso de Jornalismo, da Unidade João Uchôa, estava imerso. Nos últimos anos, tem se vislumbrado mudanças na produção de conteúdo e relacionamentos sociais advindas por intermédio das novas tecnologias de comunicação disponíveis; mas também o surgimento de novos paradigmas da profissão jornalística. Além disso, existia no curso uma estrutura laboratorial pouco explorada pelos estudantes de Jornalismo, aliada à falta de percepção de traços indenitários que pudessem dar força ao trabalho de formação acadêmica. Assim, o projeto tornou-se relevante porque ofereceu aos estudantes uma oportunidade de conhecer o funcionamento de um veículo de comunicação, seja na parte de gestão de pessoas, na produção de conteúdo, no trabalho de reportagem, como também na utilização das mídias sociais. O fato de o projeto garantir a coesão dos seus propósitos, permitiu a sua expansão para além do seu público alvo, mas sem perder a sua identidade. Ex-alunos, funcionários da universidade, professores, gestores e familiares dos estudantes já integram a grande rede de relacionamento do Circulando. Por isso mesmo, ele se faz presente em eventos ligados ao bairro onde é localizado e à universidade, eventos de outros cursos e, também, aqueles da universidade, assim como dá visibilidade às pessoas que frequentam o campus e às diferentes atividades de extensão da Unidade João Uchôa. Por fim, o projeto justifica-se pela possibilidade de experimentação por parte dos estudantes. Segundo Cotta (2005, p.171), "a universidade é o lugar privilegiado onde o estudante de comunicação poderá fazer e refazer; errar e errar de novo, até acertar. Lá fora, no mercado de trabalho, o erro trará punição e, inclusive, a perda de emprego". Com a determinação do professor orientador e a motivação dos alunos da equipe, o projeto passou a ser referência no campus, recebendo convites para participar de coberturas de eventos externos como a campanha de doação de sangue, promovida pela Agência Sapiens, em conjunto com o Hemorio, além das atividades de comemoração de aniversário dos bairros do entorno da Universidade (Rio Comprido, 142 anos; Tijuca, 258 anos). Este último foram três dias de evento, com cobertura. Alguns quadros em vídeo completaram um ano de existência, como o Ao Vivo da Semana. Em média, ele chega a mil visualizações. Em 2017, o projeto ganhou o prêmio de melhor prática de ensino da Universidade Estácio de Sá, durante o 7 Fórum Nacional Docente. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O editorial-inaugural que marcou o início das atividades do Circulando foi publicado no site do projeto, em 23 de maio de 2015. Através dele, o professor responsável convocava os alunos, como explicitado no trecho: "Se você está na nossa rede, é porque em algum momento você decidiu ser jornalista e procurou conhecer o maravilhoso universo da informação. Talvez seu desejo seja ajudar a promover o bem comum na sociedade, ou quem sabe contribuir para que as pessoas se entendam cada vez mais e melhor, ao lidarem com a comunicação cotidiana. Não importa qual seja sua inclinação. O que pretendemos aqui é justamente ajudá-lo a concretizar seus sonhos, pelo menos no que diz respeito à sua motivação e formação acadêmica, à medida que viabilizamos a circulação das principais informações e debates sobre o campo jornalístico." Os trabalhos do projeto atingem seu ápice durante a Semana da Comunicação de 2016, realizada no final de outubro. Na ocasião, a aluna líder, Priscila Costa, responsável pela chefia de reportagem, faz primeira experiência de transmissão ao vivo, na fanpage. Houve entrada no ar em todas as palestras realizadas no evento e foram gravadas 33 entrevistas com palestrantes, professores, organizadores e alunos de diferentes cursos. Por ser ao vivo, usou-se o celular. Apesar de alguns problemas iniciais, como os de áudio, a cobertura foi uma novidade e serviu de marco para uma nova etapa do projeto. A partir daquele momento, ele tornou-se respeitado pela comunidade acadêmica. A equipe de alunos aumentou, pois até então havia apenas três participantes fixos. Passada a Secom, logo chegaram as férias. Foi aí que se planejou a produção de vídeos de final de ano, que seriam postados na fanpage. Assim, o período de férias acadêmicas foi dedicado à publicação de uma série de depoimentos dos alunos de Jornalismo sobre o que planejaram para o recesso das aulas. Ao todo, foram 3.947 pessoas alcançadas. Na Secom de 2017, surgiram novidades: a preparação para a cobertura iniciou com reuniões e definição das equipes de trabalho. A primeira ação jornalística foi a série "Esquenta Secom", que rendeu muitas visualizações na fanpage e criou um clima de expectativa para o evento. O planejamento da cobertura contou com diversos formatos, como foi o quadro "Ao Vivo da Secom". Em sistema de rodízio na apresentação, a cada dia da semana um aluno de jornalismo apresentava a agenda do dia. Outro formato foi o "Ao Vivo Flashes Secom", que procurou mostrar os melhores momentos das palestras, com transmissão ao vivo. Outra ação diária da cobertura foi o "Em Busca da Notícia", realizada no final de cada dia, com o propósito de fazer um balanço dos trabalhos. Os alunos tinham o compromisso de fechar a matéria logo após o final das palestras para que fosse publicada no período previsto. O quadro "Repórter 3G" foi adaptado para a cobertura especial do evento. Através dele, buscava-se informar os bastidores das oficinas. Em termos de cobertura fotográfica, o formato "Book Fotográfico" também caiu no agrado dos alunos. Ele apresentava diariamente uma coletânea dos principais momentos do dia. Outro quadro que se destacou foi a "Entrevista do Ponto". Diversos alunos de jornalismo tiveram a oportunidade de exercitar as técnicas de entrevistas aprendidas em sala de aula. Todos os palestrantes e professores que ministraram oficinas, além dos professores do curso que circularam pelo evento foram entrevistados, a partir de uma pauta de temática especializada. Uma entrevista especial com um dos professores mais antigos do curso foi realizada, em comemoração aos 20 anos da Secom, e atingiu mais de 12 mil visualizações. Resguardadas as devidas condições objetivas e materiais que são dadas pela instituição aos alunos de Jornalismo para executarem as ações previstas no projeto, o resultado é positivo. Os alunos são orientados a desenvolverem suas tarefas articuladas à noção teórica do "pertencimento", que prioriza aquelas iniciativas potencialmente capazes de estabelecer e manter vínculos sociais. Aos poucos, eles começam a entender que "pertencer" é sentir-se parte de um todo, é ser agente de um processo coletivo, é existir enquanto estudante, pertencendo a um curso, a um campus, a uma universidade, a uma cidade, a um país, à humanidade. Outra perspectiva teórica que tem fornecido o parâmetro estratégico das ações do Circulando é o conceito de contrato de comunicação. Ele prevê que qualquer ato comunicativo estabelece relações contínuas e de contiguidade, encaixando-se em outros atos comunicativos posteriores, formando um grande mosaico, cujo resultado é a formação de uma rede de significação típica do trabalho jornalístico, que é capaz de ordenar o chamado efeito catálogo e enciclopédico do trabalho jornalístico junto aos distintos públicos, bem como fornecer os rituais de leitura do mundo. Portanto, as ações não estão focadas simplesmente na prática pela prática, no registro objetivo da informação ou do fato, só para constar em relatórios, mas acima de tudo estão focadas na construção de um projeto coletivo de curso. Cada ação é estrategicamente planejada, para que se encaixe em um processo contínuo, que já está em curso. Nesse sentido, trabalha-se com ações auto referenciais, comportamentais, de memória social, de identidade de grupo e construção de valores profissionais. Claro que tudo isso é realizado dentro das limitações de espaço físico, equipamentos e professores orientadores. Embora com rigor profissional e avaliação constante dos resultados, as ações são gestadas, planejadas e desenvolvidas ainda sem as condições ideais de trabalho. Do ponto de vista do processo, o planejamento de cada atividade resulta de conversas informais pelos corredores do campus, de reuniões instantâneas com o coordenador de curso, do grupo de WhatsApp e da reunião mensal denominada Reunião de Pauta. Esta é a instância formal de avaliação de planejamento. Em termos de organograma, a equipe é formada por: um professor orientador, um aluno líder (fixo), alunos responsáveis pelos subprojetos (fixos), alunos participantes (fixos e sazonais: repórteres, da produção, animadores, divulgadores). Há, também, o suporte técnico do Núcleo de Comunicação da Universidade e da equipe da Sapiens (agência do curso de Publicidade). O projeto exige que os alunos participantes assumam uma responsabilidade.Cabe ao aluno líder repassar aos colegas e cobrar as demandas do trabalho de acordo com as orientações do professor responsável. Para isso, foram criados três tipos de modalidades de participação: fixo (aquele aluno que assume responsabilidades permanentes), sazonal (freelancer) e informante (aqueles que participam por intermédio dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula). Fazem parte das estratégias de trabalho, as seguintes proposições: - Pautar ações e as repercussões de todas as atividades do projeto - Distribuir tarefas sempre, em qualquer atividades, para envolver o maior número possível de alunos - Focar a atuação no curso, quando a pauta é sobre alguma situação externa - Criar espaços informativos e de comunicação regulares que reforcem os vínculos sociais dos alunos com o curso e com a profissão jornalística - Agir com transparência para que as expectativas sejam compartilhadas Algumas normas e/ou condições foram definidas para que o projeto funcione. São elas: - Acreditar no projeto; - Sentir-se responsável (estar sempre atento); - Separar amizade, coleguismo e parceria; - Compreender a logística do trabalho (distribuição de tarefas, cobranças, agendamentos, Nucom); - Cumprir prazos; - Fazer circular as informações de trabalho entre os membros da equipe. - Ter sempre uma alternativa para a execução de uma ação prevista; - Ter equilíbrio emocional, pois ele é o combustível para que a pessoa entre em movimento, mantendo foco; controlando a ansiedade e as expectativas; - Avaliar com regularidade os procedimentos práticas adotadas na execução de cada ação isolada ou de um subprojeto. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O primeiro suporte das ações do Projeto Circulando foi um site, criado em 2014, pela professora Isabel Spagnolo. Em 2015, o professor Milton Faccin criou uma página no perfil do Facebook do projeto. Mais recentemente, foram criadas contas no Instagram e no Youtube.伀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 爀攀愀猀 搀攀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 猀甀戀搀椀瘀椀搀攀洀 攀洀 猀甀戀瀀爀漀樀攀琀漀猀 ⠀瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀猀 漀甀 琀爀愀渀猀椀琀爀椀漀猀⤀ 愀 猀愀戀攀爀㨀 愀⤀ 伀昀椀挀椀渀愀猀Ⰰ 䔀瘀攀渀琀漀猀 攀 嘀椀猀椀琀愀猀 ⠀愀攀猀 搀攀 挀愀瀀愀挀椀琀愀漀⤀ 戀⤀ 匀甀瀀漀爀琀攀猀 䴀椀搀椀琀椀挀漀猀 ⠀愀攀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀⤀ 挀⤀ 䤀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀 攀 䔀猀瀀攀挀椀愀椀猀 ⠀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀猀⤀ 搀⤀ 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 ⠀愀攀猀 焀甀攀 搀漀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⤀⸀
a) Oficinas, Eventos e Visitas:ⴀ 刀攀甀渀椀漀 搀攀 倀愀甀琀愀㨀 瘀椀猀愀 爀攀甀渀椀爀 甀洀愀 瘀攀稀 瀀漀爀 洀猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 愀瘀愀氀椀愀漀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀
- Sala de Redação: espaço de troca de experiências sobre a entrada no mercado de trabalho, através de palestra com ex-alunoⴀ 䌀漀渀栀攀愀 猀攀甀 䌀甀爀猀漀㨀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 愀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 攀 愀氀甀渀漀猀 椀渀最爀攀猀猀愀渀琀攀猀
- Abraço aos Calouros: evento em que os veteranos dão boas-vindas aos calourosⴀ 嘀椀猀椀琀愀猀 吀挀渀椀挀愀猀㨀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀 愀漀猀 猀攀琀漀爀攀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀
b) Suportes Midiáticosⴀ 䌀椀爀挀甀氀愀渀搀漀 ⴀ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀㨀 猀椀琀攀 ⠀挀椀爀挀甀氀愀渀搀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀甀挀栀漀愀⸀挀漀洀⤀ 攀猀瀀愀漀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀爀愀猀 焀甀攀 愀琀甀愀洀 渀愀 爀攀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䐀攀猀琀椀渀愀ⴀ猀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀 洀漀搀漀Ⰰ 瘀椀瘀攀渀挀椀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀猀昀攀爀愀猀Ⰰ 焀甀攀爀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 渀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀Ⰰ 猀椀渀搀椀挀愀椀猀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀攀琀漀爀攀猀 搀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 渀漀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀椀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 椀渀猀琀渀挀椀愀猀 焀甀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 猀攀甀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀攀洀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䐀椀瘀椀搀攀ⴀ猀攀 攀洀 搀甀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 琀攀洀 猀攀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 愀 猀愀戀攀爀㨀 ⤀ 䄀最渀挀椀愀㨀 䌀漀琀椀搀椀愀渀漀 ⠀挀漀戀爀攀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀⤀Ⰰ 䌀氀椀瀀瀀椀渀最 ⠀愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 爀攀昀氀攀砀攀猀 琀攀爀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 猀甀愀 愀琀甀愀漀 樀甀渀琀漀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⤀Ⰰ 䌀愀洀瀀甀猀 ⠀挀漀戀爀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀愀琀漀猀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀⤀Ⰰ 䄀氀洀愀渀愀焀甀攀 ⠀愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 搀愀搀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 愀爀焀甀椀琀攀琀渀椀挀漀猀 攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀洀瀀甀猀⤀Ⰰ 䌀漀氀甀渀愀猀 ⠀攀猀瀀愀漀 搀愀猀 挀漀氀甀渀愀猀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⤀Ⰰ 匀爀椀攀猀 ⠀搀攀猀琀椀渀愀搀漀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀愀猀 猀爀椀攀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀⤀⸀ 嘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 ⠀瀀爀漀洀漀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 搀漀猀 攀砀ⴀ愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀漀 䌀椀爀挀甀氀愀渀搀漀⤀⸀ ㈀⤀ 吀嘀 䌀椀爀挀甀氀愀渀搀漀㨀 䄀漀 刀攀瀀爀琀攀爀 ⠀搀攀猀琀椀渀愀搀漀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 洀攀洀爀椀愀 攀 愀攀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 愀 猀漀氀椀搀椀昀椀挀愀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⤀Ⰰ 儀甀愀搀爀漀猀 ⠀攀猀瀀愀漀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 攀砀椀戀椀漀 搀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀猀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀猀⤀Ⰰ 䘀氀愀猀栀 ⠀搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 䌀椀爀挀甀氀愀渀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀⤀Ⰰ 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 ⠀攀猀瀀愀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 瀀攀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀洀 漀 挀甀爀猀漀⤀⸀
- Circulando pelo Curso: fanpage no Facebook (Circulando Jornalismo J. Uchôa), um espaço de informação e formação de vínculos dos alunos de Jornalismo. Destina-se ao público interno direta ou indiretamente ligado ao curso. Foi criado em 2015, devido a necessidade de o curso ter um canal de informação alinhado às novas tecnologias de comunicação. O seu propósito é estreitar entre os alunos os laços já criados nas salas de aula, corredores e espaços de convivência da universidade. Para além da informação, o Circulando visa interagir com o cotidiano do curso, pautando assuntos que envolvem a vida acadêmica. Além das matérias de rotina, conta com quadros e seções especiais, que integram a área de abrangência Intervenções e Especiais, a ser detalhada mais adiante.ⴀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 搀愀 刀甀愀 搀漀 䈀椀猀瀀漀㨀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 焀甀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 攀砀ⴀ愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 爀攀昀漀爀挀攀洀 漀 攀猀瀀爀椀琀漀 搀攀 最爀甀瀀漀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 愀 刀甀愀 搀漀 䈀椀猀瀀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 攀猀琀 猀椀琀甀愀搀漀 漀 挀愀洀瀀甀猀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀椀愀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 挀愀戀攀 愀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 愀瀀甀爀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 吀椀瀀漀猀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀㨀 猀攀氀昀椀攀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 漀甀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 爀攀最椀猀琀爀愀渀搀漀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀 ⠀昀氀渀攀甀爀⤀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 搀攀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀攀 愀氀最甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 ⠀攀洀 愀漀⤀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 搀攀 愀氀最甀洀 氀甀最愀爀 椀渀甀猀椀琀愀搀漀 搀攀 挀漀渀瘀瘀椀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 ⠀瘀椀最椀愀猀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⤀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 挀甀渀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀渀琀爀漀 漀甀 昀漀爀愀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 ⠀漀氀栀愀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⤀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 搀攀 愀氀最甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 焀甀攀 爀攀渀搀攀爀椀愀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 ⠀椀猀猀漀 搀 瀀愀甀琀愀⤀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 瀀攀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 挀漀洀 愀渀切渀挀椀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 ⠀瀀甀戀氀椀挀椀稀愀渀搀漀⤀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 ⠀琀爀椀戀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⤀ 攀 椀洀愀最攀洀 搀攀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 漀甀 攀砀ⴀ愀氀甀渀漀猀 ⠀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 搀愀 爀甀愀 搀漀 戀椀猀瀀漀⤀⸀
- TV Jor Circulando: plataforma Youtube criada para dar visibilidade à produção em vídeo do projeto, selecionados com base na possibilidade de contribuição às reflexões sobre as principais forças que atuam no campo jornalístico. O canal está organizado nas seguintes playlist: Ação Repórter (destinado à divulgação das reportagens televisivas realizadas pelos alunos do campus sobre assuntos de intervenção social, memória e ações que visam a solidificação de identidades e valores sociais e profissionais), Institucional (divulgação de peças audiovisuais que promovem o curso), Entrevista do Ponto (série especial de entrevistas com professores e palestrantes que circulam pelo campus), Garimpo Midiático (principais reflexões sobre o jornalismo realizadas publicamente), Nós Fazemos Jornalismo - histórias de ex-aluno (programa de entrevista com profissionais formados pelo curso), Repórter Foca, quem é você? (quadro de perfil dos estudantes, através de entrevistas descontraídas).挀⤀ 䤀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀 攀 䔀猀瀀攀挀椀愀椀猀
- Ao Vivo da Semana: quadro em vídeo, transmitido ao vivo, com os principais destaques da semana de interesse dos alunos de Jornalismoⴀ 䄀洀攀渀搀漀攀椀爀愀㨀 挀漀氀甀渀愀 猀攀洀愀渀愀氀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 攀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀
- Série Professor: entrevista perfil sobre o universo teórico e engajamentos sociais dos professores do cursoⴀ 䄀氀甀渀漀 䘀漀挀愀㨀 焀甀愀搀爀漀 攀洀 瘀搀攀漀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀
- Nós Fazemos Jornalismo: série de programa televisivo baseado em entrevista realizada no estúdio com ex-alunos do cursoⴀ 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀㨀 挀漀氀甀渀愀 焀甀椀渀稀攀渀愀氀 搀攀 挀爀琀椀挀愀 搀攀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 渀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀漀猀 昀椀氀洀攀猀
- Saber&Degustação: coluna quinzenal que acompanha o cotidiano dos estudantes em torno de aspectos alimentares.ⴀ 䠀甀洀愀渀漀猀 搀漀 䌀愀洀瀀甀猀㨀 猀攀漀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 漀 挀愀洀瀀甀猀
- De Olho na Comunidade: Cobertura jornalística multimídia sobre ações, eventos e projetos de intervenção social por parte dos cursos do campusⴀ 刀攀瀀爀琀攀爀 ㌀䜀㨀 焀甀愀搀爀漀 搀攀 猀琀愀渀搀ⴀ甀瀀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 昀氀愀猀栀攀猀 搀攀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀 挀攀渀爀椀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀
- Cotidiano: cobertura sistemática dos principais fatos que fazem parte da rotina acadêmica dos alunos de Jornalismoⴀ 䐀攀 漀氀栀漀 渀漀 䌀愀洀瀀甀猀㨀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 猀椀猀琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 焀甀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀
- Circulando Musical: seção quinzenal que revela a preferência musical dos estudantes de Jornalismo搀⤀ 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 䴀攀洀爀椀愀
- Visibilidade Circulando: divulgação através de mailing semanal da produção acadêmica dos alunos, através da conexão e monitoramento das diferentes plataformas em que eles atuamⴀ 䴀甀爀愀氀 搀愀 嘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀㨀 搀椀瘀甀氀最愀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 爀攀猀甀洀漀 攀洀 昀漀氀栀愀 䄀㐀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀昀椀砀愀搀漀 渀漀 洀甀爀愀氀 搀漀 挀甀爀猀漀
- Rede Memória: monitoramento da produção das disciplinas e da repercussão das postagens dos alunos nas redes sociais para arquivo, que serve, também, como material de pautaⴀ 䐀椀氀漀最漀猀㨀 愀攀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 昀攀攀搀戀愀挀欀 搀漀猀 攀ⴀ洀愀椀氀猀 攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 樀 渀漀 挀愀戀攀 洀愀椀猀 昀愀氀愀爀 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀⸀ 伀 搀椀琀漀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 攀爀愀 搀攀 瀀漀甀挀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀最漀爀愀 樀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀漀甀 渀甀洀愀 昀愀氀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀⸀ 䄀猀 愀攀猀 搀攀猀猀攀 最爀甀瀀漀 猀漀 琀攀挀椀搀愀猀 搀椀愀 愀瀀猀 搀椀愀Ⰰ 愀漀 愀瀀猀 愀漀⸀ 䄀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀攀洀 猀椀搀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 攀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀⸀ 䄀漀猀 瀀漀甀挀漀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀爀 猀攀渀琀椀爀ⴀ猀攀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 猀攀爀 愀最攀渀琀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀⸀
Alguns relatos espontâneos destacam-se, como um deles enviado por áudio ao professor orientador: "É muito bom trabalhar com vocês" (Glaucia Coimbra). Outro aluno (Brenno Maia) comentou na fanpage a pretexto de um evento: "Hoje foi muito interessante, me dá mais foças para seguir no curso que eu escolhi." Sobre uma oficina, o aluno Wellington Lisboa postou: "Muito dez, show de bola mesmo", enquanto o outro (Ton Lindoso) disse: "Foi incrível, acho sempre muito motivador esse tipo de iniciativa". Professores como Isabel Spagnolo, também deixaram seus comentários: "Sensacional! Trabalho de primeira de todos vocês". A coordenadora do curso de Publicidade do campus, Marisa Toste avaliou: "Um trabalho essencial para o futuro profissional de jornalismo".준 渀漀琀爀椀漀 焀甀攀 漀 挀漀氀攀琀椀瘀椀猀洀漀 愀 洀愀爀挀愀 搀攀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀爀攀猀挀攀甀 搀攀瘀椀搀漀 愀 攀猀猀攀 攀猀瀀爀椀琀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀攀爀愀洀 愀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 挀漀氀攀最愀 攀 挀爀攀猀挀攀渀搀漀 樀甀渀琀漀猀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 愀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 琀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀 砀椀琀漀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀 昀漀爀愀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀洀 ㈀ 㜀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀攀洀椀愀漀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 攀渀猀椀渀漀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀愀 昀愀渀瀀愀最攀Ⰰ 攀洀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀 攀氀愀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀漀甀 愀 洀愀爀挀愀 搀攀 㔀 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 搀甀愀猀 洀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀⸀
Ainda são muito os desafios, no entanto, pode-se comemorar o sucesso do projeto. No balanço das atividades de 2017, usou-se o slogan: "Se muito vale o já feito, mas vale o que virá". O projeto demonstrou aos alunos que é possível colocar em prática o que aprendem em sala de aula, juntando a teoria e a prática.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀唀䌀䌀䤀Ⰰ 䔀甀最渀椀漀⸀ 匀漀戀爀攀 琀椀挀愀 攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006䌀伀吀吀䄀Ⰰ 倀攀爀礀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀甀戀椀漀Ⰰ ㈀ 㔀
NORA, Pierre. Entre história e memória, a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993倀䄀䤀嘀䄀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀⸀ 伀 攀猀瀀爀椀琀漀 挀漀洀甀洀㨀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀搀椀愀 攀 最氀漀戀愀氀椀猀洀漀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ 㤀㤀㠀
TRAQUINA, Neslon. Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2004㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䌀䌀䤀Ⰰ 䔀甀最渀椀漀⸀ 匀漀戀爀攀 琀椀挀愀 攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䄀刀䄀唀䐀䔀䄀唀Ⰰ 倀愀琀爀椀挀欀⸀ 䐀椀猀挀甀爀猀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ 㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀吀吀䄀Ⰰ 倀攀爀礀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀甀戀椀漀Ⰰ ㈀ 㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一伀刀䄀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 䔀渀琀爀攀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 搀漀猀 氀甀最愀爀攀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 倀爀漀樀攀琀漀 䠀椀猀琀爀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀ Ⰰ 瀀⸀ 㜀ⴀ㈀㠀Ⰰ 㤀㤀㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䤀嘀䄀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀⸀ 伀 攀猀瀀爀椀琀漀 挀漀洀甀洀㨀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀搀椀愀 攀 最氀漀戀愀氀椀猀洀漀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ 㤀㤀㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀猀氀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ 㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|