INSCRIÇÃO: | 01171 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT05 |
TÍTULO: | Código Humano |
AUTORES: | Natalia Schimpf Loureiro (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Natalia Ramos (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Nádia Sayuri Yamada (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Luciano de Souza (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) |
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação, Ficção Científica, Sentimentos, Web Série, |
RESUMO | |
Esse trabalho aborda a produção de uma Web Série, em virtude de um novo caminho que surge devido os novos dispositivos móveis e o crescente uso da Internet e as plataformas de vídeo on-line e streaming. O gênero abordado na Web Série é a ficção científica, baseada em grandes referências, de Kubrick a Isaac Asimov. A Web Série é composta de episódios não seriados, inspirada em "Black Mirror", e vai explorando em cada, um sentimento diferente. Trata também os conflitos que esses sentimentos e reações causam nos seres humanos, e a relação homem X máquina e seus conflitos gerados. | |
INTRODUÇÃO | |
Quando questionadas sobre o que fazer no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), analisando o contexto de forma geral de produção audiovisual brasileira, observamos que a ficção científica não é o gênero mais abordado no audiovisual nacional, talvez por conta de público e da audiência, talvez pelo provável alto custo envolvido em sua execução. Fora do Brasil, esse gênero é muito utilizado em grandes produções de Hollywood, pois trata-se de um gênero muito consumido pela maioria das pessoas, mesmo sem que as mesmas percebam, pois a ficção científica vem combinada e entrelaçada com outros gêneros, como vemos acontecer em grandes produções de sucesso. Exemplos atuais como "Black Mirror", "Stranger Things", "A Origem", outros mais antigos, como os filmes "Star Wars", "De volta para o futuro", "Matrix", e os brasileiros "O homem do futuro", "Manual para se defender de aliens, ninjas e zumbis" onde a ficção científica é todo o plano de fundo da produção, mas que estão atreladas ao suspense, ao drama, a ação. Um novo caminho que surge em virtude dos novos dispositivos móveis e do crescimento da Internet são as web séries que estão ganhando força e espaço no Brasil e no mundo, principalmente com o Youtube e outras plataformas de vídeo on-line e streaming. Pois esse formato não depende de grandes emissoras ou estúdios para produzir as séries, e estando online, qualquer um pode assistir em qualquer lugar a qualquer hora. Segundo o diretor de cinema Guto Aeraphe, diretor da web série brasileira Heróis, "O público da internet é mais aberto. Então temos que pensar nessa experiência máxima do público. Além disso, os episódios, que vão de 8 a 20 minutos, no máximo, já são pensados para que a pessoa que está na fila de um banco ou esperando o dentista acesse e assista à série, por exemplo". Analisando tais dados, surge a ideia de uma web série de ficção científica, com episódios curtos, visando esse tipo de consumo imediato, e dinâmico, de diversos tipos de públicos, via internet. | |
OBJETIVO | |
O projeto visou a construção de uma web série, onde os alunos do grupo foram responsáveis pela elaboração do projeto, desde seu roteiro até a elaboração de um vídeo final (episódio piloto). É uma web série com episódios entre 15 a 20 minutos cada. E trata-se de um roteiro de ficção científica, com episódios não sequenciais, trazendo ao público as emoções humanas, sendo cada emoção trabalhada em um episódio diferente, como amor, raiva, alegria, euforia, gula, etc… Sendo os mesmos veiculados em plataformas livres da internet, como Youtube, Vimeo, Spacecine. Essa produção se destina aos usuários, a partir de 16 anos, de plataformas on-line e/ou streaming de vídeos, que gostem do gênero de ficção. Visou também: Conhecer o mercado de ficção científica no Brasil e no mundo; Desenvolver narrativa coerente com o formato de web série, respeitando o curto espaço de tempo para a resolução do conflito; Construir a narrativa com foco nos personagens; Atingir o público fã de ficção científica, que faz uso da internet. | |
JUSTIFICATIVA | |
Os produtos finais desse trabalho visam atender a crescente demanda por produtos audiovisuais segmentados de qualidade. Postura cada vez mais observada entre as plataformas de visualização de vídeos on-line e streaming. Há uma crescente exponencial no uso da internet por quase todas as faixas etárias e classes sociais nas últimas décadas no Brasil. E o conceito de web série, com filmes curtos, dinâmicos, que seguem o ritmo da internet e de seus usuários é uma tendência, tendo em vista os canais de Youtube como o "Porta dos Fundos" e "Parafernalha", e a web série de drama "Red" no Vimeo, entre outros exemplos de canais como o brasileiro Scapecine de diversos gêneros, há muitos canais brasileiros na web que discutem ficção científica, e há poucos canais voltados à produção de ficção científica como por exemplo a web série "Kimassacre". Essa é uma serie de ação, suspense e comédia embalada por um grande mistério de ficção científica. Baseada em uma "brincadeira" criada no perfil do VINE de Reinaldo Montalvão, autor da série, o elenco ainda conta com influenciadores digitais no elenco principal. E temos também a série brasileira "3%", que nasceu de um projeto acadêmico dentro da USP e hoje tem investimento da Netflix, a série trabalha conflitos políticos e revoltas violentas que levaram ao desmoronamento da ordem mundial, deixando a população a sua própria sorte. O público denominado "web-espectadores" está mais abertos para as novidades, não sendo tão conservadores, assim os temas abordados podem ser mais abrangentes e mais provocantes, em questão intelectual, ao público, sem causar censuras e pudores excessivos conforme acontece ainda hoje na televisão, principalmente nos canais abertos. E as empresas estão adotando o streaming como modelo econômico de serviço, como por exemplo a decisão da Disney de sair da Netflix e desenvolver seu próprio serviço de streaming, como também a Fox, a HBO e diversos canais de TV por assinatura estão fazendo. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
A web série tem seu episódio piloto "A cor da ira" disponíveis no YouTube no canal N3 Filmes, no link: https://youtu.be/9PvaEzfGVH8 A etapa inicial foi elaborar um cronograma, de produção e finalização. A realização do casting se deu via internet, com vídeos enviados pelos atores interessados, para que houvesse um dinamismo com um tempo de produção reduzido. Os atores trabalharam voluntariamente, e as instalações e locações para as gravações também foram cedidas sem custos ao grupo para a realização do trabalho. Para cenário, a direção de arte se baseou na coleta de referencias de filmes e séries futuristas simples, como o caso do filme "Her". A escolha do figurino se deu através dos perfis dos personagens. Os equipamentos usados disponibilizados pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, sendo eles câmeras, microfone, tripé e gravador portátil. A direção de cada cena se deu com uma pré reunião com os atores e a equipe, para decidir posicionamento e iluminação Na produção do episódio piloto foram utilizados os softwares Adobe Premiere para edição, e Adobe After Effects para colorização e efeitos especiais, Adobe Audition para tratamento do áudio. As trilhas sonoras foram escolhida a partir da biblioteca de músicas livres de direitos autorais disponibilizada pelo YouTube. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
A escolha de trabalhar com os sentimentos humanos abre um leque grande de possibilidades, podendo se tornar uma série de muitos episódios e temporadas futuras.伀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 眀攀戀 猀爀椀攀 搀攀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀Ⰰ 猀椀琀甀愀搀愀 渀漀 昀甀琀甀爀漀Ⰰ 挀漀洀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 攀渀琀爀攀 㔀 攀 ㈀ 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 渀漀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀砀椀戀椀搀漀猀 攀洀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀愀 眀攀戀Ⰰ 猀琀爀攀愀洀椀渀最⸀ 䄀 眀攀戀 猀爀椀攀 渀漀 琀攀洀 甀洀 渀切洀攀爀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 猀攀甀 昀漀爀洀愀琀漀 渀漀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀 琀攀洀琀椀挀愀 攀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀 琀攀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 攀砀瀀攀 漀 焀甀愀渀琀漀 漀猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀猀琀漀 瀀爀漀瀀挀椀漀猀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 攀洀漀攀猀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀渀猀愀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 攀洀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀ 䔀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀攀爀 挀漀洀漀 攀猀瀀愀漀 攀 琀攀洀瀀漀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀甀琀甀爀椀猀琀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 焀甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 渀漀猀 愀瀀爀漀砀椀洀愀洀漀猀 搀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 洀愀椀猀 渀漀猀 愀昀愀猀琀愀洀漀猀 搀漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀⸀唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 昀愀渀琀愀猀椀漀猀愀 瀀愀爀愀 攀砀愀挀攀爀戀愀爀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 漀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 渀猀 琀攀洀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 渀猀Ⰰ 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀洀漀猀 漀甀 渀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 渀漀猀猀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 愀漀 渀漀猀猀漀 爀攀搀漀爀⸀ऀ O formato web-série é bastante abrangente, devido sua veiculação se dar pelo ambiente digital e ser de fácil acesso a todos com acesso a internet, seja via smartphone ou computadores e Smart TVs. 䄀 圀攀戀 匀爀椀攀 昀漀椀 渀漀洀攀愀搀愀 搀攀 ᰀ䌠搀椀最漀㨀 䠀甀洀愀渀漀ᴀ⸠ 唀洀 樀漀最漀 搀攀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 焀甀攀 戀爀椀渀挀愀 挀漀洀 漀 昀愀琀漀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀攀 挀搀椀最漀猀 攀洀 猀甀愀 昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀 漀 栀漀洀攀洀⼀栀甀洀愀渀漀 攀猀琀 挀愀搀愀 搀椀愀 洀愀椀猀 搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 樀甀渀琀漀 挀漀洀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 甀洀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀㼀 儀甀愀氀 猀攀甀 挀搀椀最漀㼀 A identidade visual da série e sua abertura, traz a referência de uma máquina sensor de batimentos cardíacos, e uma série de dados se irrompendo sobre a mesma. Os batimentos cardíacos denotam o fato de que essa é a representação da vida, através da máquina. E os dados que irrompem a tela é uma referência ao filme Matrix e a tecnologia. 倀愀爀愀 洀漀渀琀愀爀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 眀攀戀 猀爀椀攀 瀀攀渀猀愀洀漀猀 挀漀洀漀 渀漀猀猀愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 洀愀椀漀爀 䈀氀愀挀欀 䴀椀爀爀漀爀Ⰰ 猀爀椀攀 搀攀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 搀漀 一攀琀昀氀椀砀 ⠀㈀ ⤀ 焀甀攀 戀爀椀渀挀愀 挀漀洀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 挀漀洀漀 氀椀搀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 洀愀猀 渀甀洀 昀甀琀甀爀漀 渀漀 洀甀椀琀漀 搀椀猀琀愀渀琀攀⸀ 䌀漀渀琀愀 挀漀洀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 渀漀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀洀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀⸀ 䴀椀猀琀甀爀愀渀搀漀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 挀漀洀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀⸀ 伀甀琀爀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 漀 昀椀氀洀攀 ᰀ䴠愀琀爀椀砀ᴀⰠ 昀椀氀洀攀 搀攀 㤀㤀㤀 漀渀搀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瘀椀瘀攀爀 攀洀 甀洀愀 搀椀洀攀渀猀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀椀琀愀猀 挀漀洀甀渀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 挀爀椀愀爀 挀攀渀爀椀漀猀 昀甀琀甀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀攀渀琀愀渀搀漀 洀愀渀琀攀爀 漀 戀愀椀砀漀 挀甀猀琀漀 攀 愀 椀氀甀猀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀⸀ ᰀ䠠攀爀ᴀⰠ 昀椀氀洀攀 搀攀 ㈀ 㐀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀氀漀最漀猀 攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 栀漀洀攀洀ⴀ洀焀甀椀渀愀 搀攀瘀椀搀漀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 愀昀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 琀椀挀漀猀 攀 洀漀爀愀椀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀攀渀琀爀愀氀⸀ 䔀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 挀攀渀爀椀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀漀 昀甀琀甀爀漀Ⰰ 洀愀猀 渀愀搀愀 搀攀 挀氀椀挀栀猀 挀愀爀椀挀愀琀漀猀 搀攀 挀愀爀爀漀猀 瘀漀愀搀漀爀攀猀 攀 攀琀挀⸀ 䔀 ᰀ传 栀漀洀攀洀 搀甀瀀氀漀ᴀⰠ 昀椀氀洀攀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 甀洀愀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 攀瀀椀猀搀椀漀 瀀椀氀漀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 洀攀猀洀漀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 愀 爀漀琀漀猀挀漀瀀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀 栀漀洀攀洀 瘀椀爀愀渀搀漀 搀攀猀攀渀栀漀⸀ Na parte de pesquisa verificamos que a ficção científica, quando surgiu, e por muitas gerações, foi considerado um gênero imaturo, sempre difícil de definir, mas fácil de reconhecer (TAVARES, 1992).匀攀最甀渀搀漀 䄀洀愀爀愀氀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 愀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 渀愀猀挀攀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 刀攀瘀漀氀甀漀 䤀渀搀甀猀琀爀椀愀氀Ⰰ 攀 攀猀猀愀 愀挀攀氀攀爀漀甀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 爀瀀椀搀愀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀⸀ 䔀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 瘀攀洀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀爀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 挀椀攀渀琀椀昀椀挀椀猀琀愀 搀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 攀砀琀爀愀瀀漀氀愀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ 漀渀搀攀 洀焀甀椀渀愀猀Ⰰ 爀漀戀猀 攀 瘀椀愀最攀渀猀 攀猀瀀愀挀椀愀椀猀 挀漀渀瘀椀瘀攀洀 挀漀洀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀⸀ A ficção científica como gênero literário, como todos os demais gêneros, não possui uma data específica de quando surgiu. O que demarca seu começo é a primeira grande obra que possuem suas características. Em ficção científica essa obra é “Frankenstein” de Mary Shelley em 1817. Depois temos também Júlio Verne que foi um importante escritor francês do século XIX. Suas obras mais reconhecidas são: “Viagem ao centro da terra” (1864), “Vinte mil léguas submarinas” (1870), “A volta ao mundo em oitenta dias” (1872). Temos Herbert George Wells, escrito inglês, que nasceu em 21 de setembro de 1866, e suas obras mais reconhecidas são “A máquina do tempo” (1895), “Ilha do dr. Moreau” (1896), “O Homem Invisível” (1897), “Guerra dos mundos” (1898). 䤀猀愀愀挀 䄀猀椀洀漀瘀Ⰰ 渀愀猀挀攀甀 渀愀 刀切猀猀椀愀 攀洀 ㈀ 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 㤀㈀ ⸀ 䘀漀椀 搀漀甀琀漀爀 攀洀 戀椀漀焀甀洀椀挀愀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀漀猀琀漀渀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 愀甀琀漀爀 搀攀 爀漀洀愀渀挀攀猀 攀 挀漀渀琀漀猀 搀攀 昀椀挀漀 挀漀洀漀 愀 猀爀椀攀 ᰀ䘠甀渀搀愀漀ᴀⰠ 攀洀 㤀㐀㔀 攀 漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䔠甀Ⰰ 爀漀戀ᴀⰠ 焀甀攀 搀愀爀椀愀 漀爀椀最攀洀 愀漀 昀椀氀洀攀 搀攀 洀攀猀洀漀 渀漀洀攀Ⰰ 挀氀猀猀椀挀漀 搀愀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 攀洀 㤀㔀 ⸀ 䔀氀攀 琀愀洀戀洀 攀猀挀爀攀瘀攀甀 氀椀瘀爀漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 ᰀ传 挀搀椀最漀 最攀渀琀椀挀漀ᴀ⸠ 䔀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀 爀攀昀氀攀琀攀洀 愀 猀甀愀 瀀愀椀砀漀 瀀攀氀愀 挀椀渀挀椀愀⸀ऀ E no cinema, temos a continuidade do gênero literário. É possível dizer que nos filmes, a ficção científica diferencia do terror devido ao fato desse conter mensagens políticas ou filosóficas, como por exemplos crises morais, medo do futuro, etc (PARAIRE, 1994).䤀猀猀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 洀甀椀琀漀 渀漀猀 愀渀漀猀 㔀 Ⰰ 挀漀洀 漀 挀氀椀洀愀 搀攀 最甀攀爀爀愀 昀爀椀愀 猀攀洀瀀爀攀 瀀愀椀爀愀渀搀漀 渀漀 愀爀Ⰰ 愀瀀愀爀攀挀攀渀搀漀 昀椀氀洀攀猀 挀漀洀 攀砀琀爀愀琀攀爀爀攀猀琀爀攀猀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 椀渀瘀愀猀漀 搀攀 甀洀愀 挀椀瘀椀氀椀稀愀漀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 栀漀猀琀椀氀 攀 攀猀琀爀愀渀栀愀⸀ 伀渀搀攀 漀 焀甀攀 猀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀攀爀 挀氀愀爀愀洀攀渀琀攀 愀 洀攀渀漀 搀愀 唀渀椀漀 匀漀瘀椀琀椀挀愀Ⰰ 愀 愀渀最切猀琀椀愀 搀愀 瀀漀挀愀 攀 愀 昀漀戀椀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 搀攀 甀洀愀 椀渀瘀愀猀漀 搀攀猀猀攀猀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀愀猀 渀漀猀 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 攀洀 ᰀ传 搀椀愀 攀洀 焀甀攀 愀 琀攀爀爀愀 瀀愀爀漀甀ᴀ†搀攀 圀椀猀攀 ⠀㤀㔀⤀ ⠀倀䄀刀䄀䤀刀䔀Ⰰ 㤀㤀㐀⤀⸀ De uma maneira geral, o pessimismo claro em relação a ciência se imprimi nos filmes com visões perturbadoras do futuro, que é dita como um alerta contra a eventualidade do mal que a ciência e o um desenvolvimento sem moral podem criar (PARAIRE, 1994).匀攀最甀渀搀漀 倀愀爀愀椀爀攀 ⠀㤀㤀㐀⤀Ⰰ 漀 最渀攀爀漀 瀀愀爀攀挀攀甀 最愀渀栀愀爀 渀漀戀爀攀稀愀 搀漀 搀椀愀 瀀愀爀愀 愀 渀漀椀琀攀 愀瀀猀 漀 昀椀氀洀攀 搀攀 䬀甀戀爀椀挀欀 搀攀 㤀㘀㜀Ⰰ 漀 昀愀洀漀猀漀 ᰀ㈠ ጀ†甀洀愀 漀搀椀猀猀攀椀愀 渀漀 攀猀瀀愀漀ᴀⰠ 椀猀猀漀 猀攀 搀攀甀 搀攀瘀椀搀漀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 攀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀渀琀攀 攀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀Ⰰ 漀戀猀挀甀爀漀Ⰰ 猀椀洀戀氀椀挀漀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 搀攀 猀攀爀 甀洀 最渀攀爀漀 搀攀 猀攀最甀渀搀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀Ⰰ 搀愀渀搀漀 漀爀椀最攀洀 愀漀 最爀愀渀搀攀 挀椀渀攀洀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀 搀攀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀⸀ Após Kubrick sucedem-se outros filmes de sucesso no gênero, como “Contato imediatos de terceiro de grau” de Spielberg (1977), “Guerra nas estrelas” de Lucas (1977), “Alien, o oitavo passageiro” de Scott (1979).吀攀洀漀猀 愀氀最甀渀猀 渀漀洀攀猀 搀攀 瀀攀猀漀 渀漀 最渀攀爀漀 搀攀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 渀漀猀 挀椀渀攀洀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 刀椀搀氀攀礀 匀挀漀琀琀 攀 匀琀攀瘀攀渀 匀瀀椀攀氀戀攀爀最⸀ 刀椀搀氀攀礀 匀挀漀琀琀 甀洀 搀椀爀攀琀漀爀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀攀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 渀愀猀挀椀搀漀 攀洀 㤀㌀㜀 渀漀 刀攀椀渀漀 唀渀椀搀漀⸀ 䔀 琀攀洀 愀氀最甀渀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 瀀攀猀漀 攀洀 猀攀甀 挀甀爀爀挀甀氀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 琀栀爀椀氀氀攀爀 搀攀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 䄀氀椀攀渀Ⰰ 伀 伀椀琀愀瘀漀 倀愀猀猀愀最攀椀爀漀 ⠀㤀㜀㤀⤀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 琀爀猀 猀攀焀甀渀挀椀愀猀㨀 ∀䄀氀椀攀渀猀 ⴀ 伀 刀攀猀最愀琀攀 ⠀㤀㠀㘀⤀∀Ⰰ ∀䄀氀椀攀渀 ㌀ ⠀㤀㤀㈀⤀∀ 攀 ∀䄀氀椀攀渀 ⴀ 䄀 刀攀猀甀爀爀攀椀漀 ⠀㤀㤀㜀⤀∀⸀ ∀䈀氀愀搀攀 刀甀渀渀攀爀 ጀ†漀 挀愀愀搀漀爀 搀攀 愀渀搀爀漀椀搀攀猀ᴀ†⠀㤀㠀㈀⤀Ⰰ 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 昀甀琀甀爀椀猀琀愀猀 攀 椀渀攀猀焀甀攀挀瘀攀椀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀愀 漀戀爀愀 瀀爀椀洀愀 ⠀倀䄀刀䄀䤀刀䔀Ⰰ 㤀㤀㐀⤀⸀ 匀琀攀瘀攀渀 匀瀀椀攀氀戀攀爀最Ⰰ 挀椀渀攀愀猀琀愀 攀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀 渀漀爀琀攀 愀洀攀爀椀挀愀渀愀Ⰰ 渀愀猀挀椀搀漀 攀洀 㤀㐀㘀⸀ 䔀洀 㤀㜀㜀Ⰰ 挀漀洀 猀甀愀 漀戀爀愀 搀攀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 ᰀ䌠漀渀琀愀琀漀猀 椀洀攀搀椀愀琀漀猀 搀攀 琀攀爀挀攀椀爀漀 最爀愀甀ᴀⰠ 匀瀀椀攀氀戀攀爀最 琀攀瘀攀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀渀搀椀挀愀漀 愀漀 伀猀挀愀爀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 搀椀爀攀琀漀爀⸀ 䔀 攀洀 㤀㠀㈀Ⰰ 漀甀琀爀愀 漀戀爀愀 搀攀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀愀最爀漀甀 搀攀昀椀渀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ ᰀ䔠⸀吀⸀ ጀ†漀 攀砀琀爀愀琀攀爀爀攀猀琀爀攀ᴀⰠ 挀漀洀 漀甀琀爀愀 椀渀搀椀挀愀漀 愀漀 伀猀挀愀爀⸀ 䔀洀 㤀㤀㌀Ⰰ 挀漀洀 ᰀ䨠甀爀愀猀猀椀挀 倀愀爀欀ᴀ†瘀漀氀琀漀甀 愀 焀甀攀戀爀愀爀 爀攀挀漀爀搀攀猀 搀攀 戀椀氀栀攀琀攀爀椀愀Ⰰ 愀琀 愀焀甀攀氀愀 搀愀琀愀⸀ 䔀洀 ㈀ ㈀Ⰰ 氀愀渀漀甀 ᰀ䄠⸀䤀⸀ ጀ†䤀渀琀攀氀椀最渀挀椀愀 䄀爀琀椀昀椀挀椀愀氀ᴀⰠ 洀愀椀猀 甀洀 猀甀挀攀猀猀漀 搀攀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ Hoje em dia, há um alto nível de tecnologia e um baixo nível social espelhados nos roteiros, transbordando uma realidade que assusta os mais desavisados, pois há tanta similaridade com o real que o termo ficção teria que ser revisto. A obra “Matrix” acentua isso, combinando uma utopia com a distopia. Onde vivemos nossa realidade em um ambiente virtual, criado por computadores (MACHADO, 2013).㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 渀漀猀猀漀 洀愀椀漀爀 搀攀猀愀昀椀漀 昀漀椀 攀猀琀愀爀 攀洀 甀洀 渀切洀攀爀漀 爀攀搀甀稀椀搀漀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 最爀愀渀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀攀琀攀渀搀愀洀漀猀⸀ A maior dificuldade de se trabalhar com ficção científica foram os efeitos especiais na pratica e os efeitos visuais de pós produção, demandou muita pesquisa e dedicação para atingir o resultado esperado.䐀攀猀搀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 愀琀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䌀搀椀最漀㨀 䠀甀洀愀渀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀 攀砀攀挀甀琀愀搀漀 攀洀 挀愀搀愀 搀攀琀愀氀栀攀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 瘀椀猀愀渀搀漀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀洀 最攀爀愀氀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 漀 攀渀琀爀漀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 栀愀爀洀渀椀挀愀 攀 搀椀瀀氀漀洀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 瘀攀渀搀漀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 椀琀攀洀 愀 猀攀爀 猀攀最甀椀搀漀Ⰰ 攀 愀猀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀瘀攀椀琀漀猀愀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀椀渀最椀渀搀漀 渀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀洀愀渀搀漀甀 搀攀搀椀挀愀漀Ⰰ 琀攀洀瀀漀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 搀攀 攀砀攀挀甀漀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
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