INSCRIÇÃO: 01216
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA08
 
TÍTULO: Vinheta audiovisual desenvolvida para o CVV - Cineses
 
AUTORES: Tainah França de Carvalho (Newton Paiva); AYRÁ SOL (Newton Paiva); BRENO RODRIGUES (Newton Paiva); GABRIEL MEIRELES (Newton Paiva); PATRICK CESÁR (Newton Paiva); RAIANY BORGES (Newton Paiva); STÉFANY MAGALHÃES (Newton Paiva); THAISLAINE SANTOS (Newton Paiva); VICTOR ÂNGELO (Newton Paiva); Christiane Rocha e Silva (Newton Paiva)
 
PALAVRAS-CHAVE: Produção audiovisual, Vinheta Audiovisual, Cinese, ,
 
RESUMO
A contemporaneidade apresenta uma necessidade de disseminação de informações em velocidade recorde. A produção audiovisual tem se firmado como um relevante meio de difusão de conteúdo, no que se refere a fatores quantitativos e qualitativos. Baseado nestas informações, este estudo tem por objetivo pesquisar a efetividade da produção audiovisual, no que tange à promoção da conscientização e alcance da sociedade moderna em relação a dúvidas, preconceitos e informações que permeiam o universo de uma das doenças que mais afetam pessoas em todo o mundo: a síndrome da depressão. A produção considera como público a ser atingido os jovens que integram a chamada geração Z, referente aos jovens nascidos a partir de 1995, que tiveram acesso a meios tecnológicos desde o nascimento. Estes jovens são considerados exigentes, velozes e capazes de executar várias tarefas ao mesmo tempo.
 
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO ਀ O presente trabalho surgiu da necessidade de utilizar a ferramenta audiovisual como transmissão de mensagens no combate a doenças, com ênfase na depressão. Apesar de o número de pessoas afetadas ser grande, o mal ainda é visto como tabu, dificultando o diagnóstico. Este foi o ponto central de discussão que levou o grupo a desenvolver este trabalho, buscando comunicar outras pessoas sobre os aspectos que contornam o tema depressão.਀ Segundo Nietzsche (2012, p.219-221): ‘’a consciência desenvolveu-se apenas sob a pressão da necessidade de comunicação [...]”. Ao compreender a importância da comunicação, acredita-se que a mídia (apresentada por meio de várias ferramentas) seja um instrumento importante para a propagação de ideias. Desse modo, no decorrer do trabalho, foi abordada uma questão considerada relevante no cenário atual do mundo, no que se refere à geração Z. Esta questão, que será detalhada nesse trabalho, abre espaço para explicitar a posição central do audiovisual nos dias atuais. Os jovens se mostram cada vez mais atraídos pelo modelo audiovisual, que é capaz de provocar os sentidos humanos. O tema em si é de escala mundial e, reconhecendo isso, o projeto Cinese vem trazer, a uma parte desse todo, o debate sobre a doença. ਀ Portanto, o trabalho buscou um meio de grande alcance para abrir novas perspectivas, sensibilizar e conscientizar o maior número de pessoas, levar conhecimento e informação no que diz respeito à síndrome da depressão, ainda desconhecida e banalizada, contribuindo para a erradicação do preconceito com o doente. Por perceber-se uma pré-disposição destes jovens em serem instigados por mídias de vídeo o grupo produziu um roteiro voltado para o estimulo de sensações, que culminassem na absorção do que, de fato, é a depressão, podendo ser então um meio eficaz de prevenção e diagnóstico da doença.਀
 
OBJETIVO
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JUSTIFICATIVA
Com uma tecnologia afinada, o século atual, se tornou a era das comunicações instantâneas, interativas e multifacetadas. O audiovisual nunca havia tido tanto destaque como hoje e com a popularização da internet, surgem novas possibilidades a serem exploradas, a partir de meios midiáticos e contando com uma série de opções, como efeitos sonoros e visuais para a produção de materiais, visando a atingir não somente clientes e consumidores potenciais, mas pessoas.਀ Um dos fatos que comprovam o local de destaque que o audiovisual tem ocupado é a eficiência da combinação imagem, vídeo e som, por meio de mídias digitais como: Youtube, Facebook, Instagram etc., feita pela população no geral, e também pelas empresas que investem quantias enormes nas grandes produções publicitárias audiovisuais. Isto indica que os espectadores assimilam a mensagem transmitida, e se convencem de que o produto apresentado é bom e, portanto, deve ser comprado. A página da ONU Brasil no Facebook apresentou, no dia 6 de janeiro, o vídeo “Black Dog, ilustrando o que é e como esta doença afeta a vida dos indivíduos. O alcance do vídeo nas redes sociais foi grande, o que mostra a relevância do audiovisual como instrumento de comunicação.਀ Na Poética de Aristóteles, havia uma preocupação sobre os efeitos gerados pela imagem (por exemplo, o teatro por volta de 500 a.C.), o que ela faz, provoca, modifica no espectador. Ela é quem gera sensações para ele; e isso só é possível a partir do momento em que ela passa a representar a possibilidade de que fosse ele no lugar de quem interpreta, no fato de que o que acontece aos personagens e figuras imaginárias poderia acontecer com alguém em algum lugar, seja ele, pessoas próximas ou distantes, é a possibilidade imaginada que amarra o enredo na realidade (MORAES, 2007). ਀ O trabalho também se justifica por apresentar, na linguagem audiovisual, para uma geração de jovens, um assunto considerado denso e complexo em sua estrutura. Cortella (2014) defendeu a ideia de que uma das principais características de pessoas nascidas nesta faixa etária é a falta de paciência. Para ele, o jovem não consegue se apropriar da leitura de uma obra literária, por exemplo e, na maioria dos casos, apresenta aversão às bibliotecas. Há, portanto, a preferência por meios rápidos e compactados de consumir uma informação a partir de meios disponibilizados na internet e, sobretudo, aos que tenham uma versão audiovisual.਀ Ao seguir esta linha de raciocínio, conclui-se que o público a ser atingido por este projeto tende a se interessar e absorver melhor um conteúdo deste tipo. Afinal, eles primam por produtos objetivos e interativos. E se o intuito é informar, conscientizar e sensibilizar este público, o objeto deve ser expresso na própria linguagem deles. Todavia, conforme também aponta Cortella (2014), a impaciência e o senso de velocidade presentes nesta geração ajudam a intensificar os problemas de ordem mental, como a depressão. ਀ Os nativos digitais querem acompanhar a mesma rapidez da rede mundial em todos os setores de suas vidas. No entanto, quando se deparam com suas limitações humanas, o indivíduo se sente frustrado por não cumprir as necessidades de um mundo implacável, culminando em diversos problemas mentais. Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS, afirmou que os números apresentados pela entidade acerca da depressão “são um sinal de alerta para que os países repensem suas abordagens de saúde mental e tratem-na com a urgência que merece” (ONUBR, 2017). Esta abordagem, portanto, se mostra pertinente ao tratar duas questões inseparáveis destes jovens ao levar até eles um plano conscientizador referente ao universo depressivo, em que muitos fazem parte, mas poucos o conhecem de fato. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 O Projeto tem por nome CINESE, do grego “movimento”, por se tratar das mudanças de alma do personagem principal, mudanças estas que, em muitos momentos, não são vistas nem pelos mais próximos, caracterizando o que ocorre com frequência com pessoas que sofrem da síndrome. Afinal, muitas das mudanças acontecem no campo psíquico antes de serem externadas, tornando o diagnóstico ainda mais difícil de ser realizado e expressando a necessidade de atenção aos mínimos detalhes ao se tratar de outrem. ਀ Outro fator importante para a definição da narrativa audiovisual foram alguns estudos feitos anteriormente. Segundo (HERR e CRAMER, 1992) a transição entre escola e vida universitária é, para grande parcela dos jovens, um marco de independência. Por outro lado, as mudanças ambientais podem gerar modificações comportamentais, fazendo com que grande parte dos alunos em transição acabe por sofrer dificuldades em seu período de adaptação. Outros problemas permeiam este campo, como a pressão para entrada no mercado de trabalho, metas e resultados etc.਀ Segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em 2016, 30% dos alunos de graduação em instituições federais no Brasil procuraram atendimento psicológico dois anos antes. E mais de 10% fizeram uso de algum medicamento psiquiátrico (FOLHAWEB, 2018). Essas informações ajudaram o grupo a delimitar o ambiente no qual iria se passar a história a ser desenvolvida, ou seja, uma universidade/faculdade. Tendo essas predefinições, foi iniciada a produção do roteiro, por meio da construção dos personagens, definição de elenco, escolha de figurino e outras demandas relacionadas a uma pré-produção.਀ Na produção, o grupo escreveu um roteiro para um curta metragem. Porém, este trabalho se atém à produção específica da vinheta audiovisual. Para a gravação das cenas que compõem o projeto final, foi utilizada uma câmera de modelo Canon EOS Rebel T3i sem o uso de tripé. Foram acrescidos, na edição do material realizadas nos softwares Premiere e After Effects , efeitos sonoros de sinos e uma locução do poema No Meio do Caminho, de autoria do escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Seu conteúdo aborda os obstáculos (pedras) que as pessoas encontram na vida. Este poema faz menção ao significado do nome do personagem Pedro (Pedra) e explicita o que ele sentia naquele momento de sua vida. Para conseguir impactar o público pretendido, o grupo valeu-se de alguns conceitos da Semiótica, uma vez que foram explanados símbolos, ainda que ocultos, que buscavam levar, ao interpretante, a sensação de identificação com o personagem e de entendimento da mensagem requerida pelo que foi proposto. Este texto foi narrado em sobreposição aos acontecimentos. ਀ Em relação ao uso das mídias, o grupo não se limitou apenas ao Youtube. Para um maior engajamento do público, foi necessária a criação de contas no Instagram, Facebook e no Blogspot, colocando em prática os conhecimentos acadêmicos, para gerar visibilidade do projeto. Os hábitos de consumo dos jovens universitários se estreitam cada vez mais tornando as mídias sociais principal palco desse feito, e se é lá que eles estão, é lá que nós devemos está, afinal, eles são a motivação para a existência do CINESE. Por isso, houve a preocupação de gerar conteúdo relevante, nas principais mídias de acesso, para obter resultados mais eficazes. Todos esses pontos foram trabalhados de modo conjunto buscando levar ao resultado final esperado. Tornando evidentes os sintomas silenciosos da depressão, divulgando o CVV, e gerando um olhar de empatia da sociedade sobre o depressivo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 倀爀漀樀攀琀漀 䌀椀渀攀猀攀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 椀搀攀椀愀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 洀甀搀愀爀 愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 最攀爀愀氀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 攀猀猀攀 昀攀椀琀漀 攀 最攀爀愀爀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 猀椀最渀漀猀 焀甀攀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀洀  爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀 漀猀 搀椀氀攀洀愀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 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CONSIDERAÇÕES
O Projeto Cinese começou com uma ideia dos alunos de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva e se desenvolveu para mais do que um trabalho acadêmico, promovendo parcerias de interesse e conhecimento sobre a depressão, como doença e como uma situação de vida. Este assunto é recorrente em rodas de discussão da instituição, uma vez que os jovens têm sido - devido aos intensos estímulos do ambiente e do ambiente cada vez mais caracterizado pelo estresse e pela pressão do dia a dia – conduzidos à tal reflexão. Desta forma, acredita-se que o trabalho, ao abordar esta temática, possa servir para conscientizar as pessoas sobre os problemas decorrentes desta grave doença. ਀ O Cinese é um projeto que buscou, por meio da linguagem audiovisual, auxiliar as pessoas a entender e se sensibilizar com quem apresenta depressão. Além disso, ele mostra que em algumas situações, nem mesmo o protagonista dessa história sabe que apresenta depressão e isso pode causar consequências irreparáveis. ਀ Com intenção de atingir somente a comunidade acadêmica do Centro Universitário, o projeto ganhou proporções maiores ao alcançar pessoas que não sabiam que sofriam da doença e não faziam parte desse ambiente. Contudo, ao ter contato com o projeto esses indivíduos foram capazes de entender a condição e procurar ajuda. O grupo criou um conteúdo que retratasse, a partir do olhar dos seus integrantes, uma “realidade”, que não supervalorizasse a doença e nem fosse agressivo com as pessoas.਀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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ONUBR. Depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas e é doença que mais impacta pacientes, diz OMS. 07/04/2017. Disponível em: . Acesso em: 20 de Abr. 2018.

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